www.rtp.ptrtp.pt - 22 out. 23:32

Bairro do Zambujal. Um detido por posse de material combustível

Bairro do Zambujal. Um detido por posse de material combustível

Os desacatos das últimas horas no Bairro do Zambujal, na Amadora, levaram a uma detenção por posse de material combustível. No balanço da situação ao início da noite desta terça-feira, o superintendente da PSP, Manuel Gonçalves, confirmou que há registo de um segundo autocarro que ardeu na Portela de Carnaxide.
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa De acordo com Manuel Gonçalves, superintendente da PSP, chefe da área operacional do comando metropolitano de Lisboa, a situação está "devidamente controlada" no local onde ardeu o segundo autocarro e não há registo de feridos.
Questionado sobre a relação deste segundo incidente na Portela de Carnaxide com os acontecimentos no Bairro do Zambujal, o responsável afirma que "tudo indica" que os eventos estão relacionados, mas reconhece que as autoridades ainda não o podem "dizer com segurança".
Quanto ao detido no Bairro do Zambujal, o responsável da PSP revelou aos jornalistas que o indivíduo em causa "tinha consigo objetos que indiciavam que ia cometer um crime". O suspeito tinha consigo material combustível. "Foi abordado e em função do ambiente em que ele estava, procedemos à sua detenção". explicou o superintendente.
De acordo com o responsável, a situação no bairro estava "tranquila" pelas 22h00 de terça-feira. Questionado pela RTP, o superintendente não confirmou a deslocação da polícia a casa da companheira do homem baleado por um agente da PSP na segunda-feira.
O superintendente da PSP denunciou ainda que há registo de "várias comunicações falsas" no concelho e arredores. "Não entrem em brincadeiras, não desviem a atividade da polícia", apelou.
Em relação aos dois agentes envolvidos no incidente de segunda-feira, que provocou a morte de um cidadão, o superintendente Manuel Gonçalves indicou que ambos estão a receber apoio psicológico e que estão afastados do trabalho operacional, ou seja, "não estão no trabalho de rua".
"PSP não tolerará atos de desordem e destruição"
Entretanto, em comunicado enviado às redações sobre a situação no Bairro do Zambujal, a PSP indica que "está empenhada em repor a tranquilidade" e apela "à calma de todos os cidadãos".
"Hoje, lamentavelmente, voltámos a assistir a situações de desordem no interior do Bairro do Zambujal, designadamente a um episódio grave de violência urbana, com a subtração de um autocarro da Carris que, à posteriori, foi incendiado", lê-se no comunicado, A PSP, que "já se encontrava com um efetivo robustecido no interior do Bairro, acionou o Corpo de Bombeiros da Amadora no sentido extinguir este incêndio, preservando o local do crime para diligências de investigação".
Até ao momento, os suspeitos deste crime não foram intercetados. No entanto, a PSP confirma a detenção efetuada por posse de material combustível "que indiciava a utilização para deflagração de incêndio". "A PSP repudia e não tolerará os atos de desordem e de destruição praticados por grupos criminosos, apostados em afrontar a autoridade do Estado e em perturbar a segurança da comunidade", conclui ainda o comunicado.
Na origem dos vários incidentes e desacatos das últimas 48 horas está a morte de Odair Moniz, um cidadão de 43 anos que foi baleado por um agente da PSP no bairro da Cova da Moura, na Amadora, durante a madrugada de segunda-feira, 21 de outubro. Acabou por morrer algumas horas depois no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
Segundo a PSP, o homem terá tentado fugir e depois resistiu à detenção, tentando agredir os agentes "com recurso a uma arma branca". A PSP abriu um inquérito interno para apurar as circunstâncias desta ocorrência e também o Ministério da Administração Interna determinou, na segunda-feira, a abertura de um inquérito urgente.
Já esta terça-feira, o agente que baleou o homem foi constituído arguido pela Polícia Judiciária.
'PSP','Polícia','Amadora','Cova da Moura','Bairro do Zambujal' PUB
NewsItem [
pubDate=2024-10-23 00:32:05.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/pais/bairro-do-zambujal-um-detido-por-posse-de-material-combustivel_n1609659
, host=www.rtp.pt
, wordCount=547
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_10_22_926245029_bairro-do-zambujal-um-detido-por-posse-de-material-combustivel
, topics=[país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]