Opinião

rr.sapo.ptOpinião de Graça Franco - 15 nov 22:00

Portugal e o nosso “atraso de vida”

As crianças nascidas no quadro do casamento, que podemos entender como famílias estáveis, que ainda em 2013 eram a maioria (52%), passam agora a ser apenas 44% do total, com tudo o que isso significa de alteração contínua e extremamente rápida da nossa sociedade.

expresso.ptHenrique Raposo - 15 nov 19:22

Utopia

Em todos estes movimentos nacionalistas, encontramos o tal desejo de êxodo para o passado; a terra prometida não é um sítio, é o calendário dos nossos avós, essa época pura em que os “pretos”, os “maricas” e as “gajas” estavam no sítio certo: gueto, armário, cozinha

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 15:22

Chumbar ou não chumbar, eis a questão

Eu que de vez em quando leio imprensa internacional vejo que Portugal continua a fazer omeletas sem ovos em quase tudo, até na educação, e é a BBC que nos dá créditos, temos que estar orgulhosos e continuar a meter inveja aos outros.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 16:29

Uma vassourada na Educação

Gostaria muito que os chumbos fossem abolidos nas escolas. Com convicção o escrevo. Com a mesma convicção defenderia a abolição das penas de prisão ou de multa, a extinção dos impostos, bem como a revogação das leis que nos impõem proibições ou dete

visao.sapo.ptMargarida Rebelo Pinto - 15 nov 15:25

Lições de amor

No Flor de Sal desta semana, Margarida Rebelo Pinto agradece "ao Universo por ter nascido portuguesa e por ter a sorte de ouvir Jorge Palma" desde a adolescência.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 11:52

Ser Voluntário… no GASNova

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

eco.sapo.ptShannon Graybill - 15 nov 10:59

O futuro dos bootcamps de programação

Ainda há desafios que precisam ser ultrapassados antes que os bootcamps possam garantir a sua permanência na indústria da educação

www.jornaldenegocios.ptManuel Falcão - 15 nov 10:32

Antiguidades modernas

O que é o PS? O partido que primeiro nega a palavra aos deputados eleitos pelos partidos estreantes no Parlamento?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 10:28

A imperdoável Vitalina

Vitalina Varela, o filme de Pedro Costa, tem a força grandiosa de elevar a personagem com esse nome à condição de paradigma. Vitalina salta do ecrã e prolonga-se no nosso mundo, como uma sobrevivência dotada

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 15 nov 09:00

A pressa de chegar

O calendário de parede com os dias que faltavam para o meu aniversário não se ia fazer sozinho - Opinião , Sábado.

ionline.sapo.ptVítor Rainho - 15 nov 08:50

O Estado quer mandar em tudo na nossa vida

Percebo que se façam grandes campanhas a alertar as pessoas para os malefícios do sal e do açúcar em excesso, bem como de fumar. Não entendo é que os consumidores de determinados produtos sejam castigados em relação a outros.

sol.sapo.ptPedro Ochôa - 15 nov 08:47

Crime com castigo

Se alguém abandonar um cão à sua sorte na via pública, será fortemente penalizado pela sociedade, independentemente dos motivos que estiveram na base dessa atitude, arriscando mesmo um processo crime.

visao.sapo.ptJosé Eduardo Agualusa - 15 nov 08:25

Uma volúpia carmim

Consta que o bode tinha sempre muita sede. – É essa a lenda. Que o bode gostava de parar para beber cerveja no bar do Moreira. Havia sempre alguém disposto a pagar-lhe uma cerveja. Até tinham uma tigela com o nome dele, no chão, num canto do bar

visao.sapo.ptMiguel Araújo - 15 nov 08:20

As reuniões de staff

A experiência de ler uma letra de uma canção sem ter conhecido ainda a sua música é uma experiência falha, apenas a melodia poderá revelar aquelas palavras

visao.sapo.ptRicardo Araújo Pereira - 15 nov 08:15

Na margem sul, toujours!

Em princípio, todos os aviões vão ser obrigados a aterrar em ponto morto. As aeronaves que se dirigirem para aquele aeroporto terão de ir mascaradas de cegonha, para não atemorizar a avifauna local

eco.sapo.ptIsabel Ucha - 15 nov 07:55

Sustainable Finance, um novo léxico financeiro

Há uma expectativa acrescida de que o mundo financeiro contribua para o investimento nas atividades e projetos que permitam colocar o planeta na rota da sustentabilidade.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 15 nov 06:54

Que movimento para salvar o planeta?

O movimento para salvar o planeta tem de ser um movimento a favor dos factos e um movimento contra as barreiras artificiais que nos separam.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 06:52

Quanto vale um “habeas corpus”?

É feio aparecer em bicos de pés à custa de dramáticas situações humanas em que os seres quase só conservam o epíteto de “humanos” à custa de um desgraçado nominalismo.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 15 nov 06:30

​Interrogações sobre a Alemanha

Os alemães ainda não se libertaram da saudade pelo marco. Deveriam reconhecer que o euro tem beneficiado a Alemanha. E que é do seu interesse e do interesse dos seus parceiros na UE que o investimento público alemão cresça.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 06:19

O que está a esconder, sr. ministro?

O silêncio parece ser do peso na consciência de quem não está a cumprir o prometido e continua a empurrar o problema com a barriga.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 15 nov 06:18

A visita permanente

O Porto fica perto de lugares tão bonitos, onde se fala e se convive e se come tão bem, que às vezes é difícil ficar por lá, naquela grandeza que se vai escondendo à medida que a descobrimos.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 15 nov 06:17

UE e Boris Johnson perderam-se na tradução

Parece óbvio que as segundas intenções do primeiro-ministro britânico são as primeiras: dificultar a vida a Bruxelas e marcar pontos internamente.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 02:56

Macron e os elefantes no meio da sala

Há os que o consideram ingénuo. Entende-se, mas na realidade é o menos ingénuo dos políticos europeus. O que se passa é que ele é o único que procura verdadeiramente reformar, engrandecer, e salvar pelas únicas vias possíveis, o projeto europeu.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 nov 02:05

Sem vergonha

Este regime parlamentar está mal, está doente e precisa de uma revisão. O Presidente Marcelo, ex-professor de Direito Constitucional, achou por bem calar-se, excepcionalmente.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 15 nov 01:13

Troca-pés

É também por isso que, quando vejo os raros adultos que não se enterraram na seriedade do bem e do mal puro, mas se deixam levar pelo prazer da ironia, pela brincadeira simples, sinto-os mais humanos do que nunca, porque cresceram sem matar a criança.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 nov 22:00

Como está a nossa competitividade?

Segundo alguns somos o país das contas certas, tão certas que ficamos no mesmo lugar. Mais certo do que isso não existe.

www.jornaldenegocios.ptFrancisco Seixas da Costa - 14 nov 18:56

O destino das Américas

Se há coisa que a história cada vez mais nos ensina é que temos de ser muito prudentes ao ler os seus sinais. Prudentes e modestos, em especial na tentativa de dela tirar ilações para o futuro.

visao.sapo.ptFilipe Luís - 14 nov 18:53

O senso comum é populista?

O facilitismo do meu 8.º ano e a minha “não retenção” a matemática fez de mim um ignorante. O meu obrigado ao Tiago Brandão Rodrigues daquela escola

expresso.ptBruno Vieira Amaral - 14 nov 18:39

Vida de caixeiro-viajante

Uma crónica sobre o mundo tal como o desconhecemos, dos grandes temas da atualidade às questões insignificantes do quotidiano. Todas as quintas-feiras no Expresso Diário

expresso.ptHenrique Raposo - 14 nov 18:28

A fraude separatista

Nas eleições de domingo, no pico emocional da fúria separatista, os partidos pela independência só tiveram pouco mais de 40% dos votos, mas continuam a dizer que são a verdadeira voz da Catalunha. Afinal quem é que não respeita a democracia?

expresso.ptDaniel Oliveira - 14 nov 18:28

Lítio: a política do “cheira a esturro” para não discutir a política

É estranho que uma reportagem se proponha “revelar suspeitas de crime económico” sobre concessões de lítio em Montalegre e não refira as leis que definem a forma como as concessões são dadas, não averigue se foram respeitadas e não procure conhecer os termos do contrato que consubstanciaria o alegado crime.

24.sapo.ptGuilherme Duarte - 14 nov 15:12

Pessoas demasiado positivas são chatas

“Tens de ver o lado positivo” e “Deus escreve certo por linhas tortas” são frases irritantes que as pessoas positivas e chatas passam a vida a dizer....

eco.sapo.ptFlávio Nunes - 14 nov 14:43

Google quer tratar-nos da saúde… mas em segredo

A Google obteve acesso a dados médicos de 50 milhões de norte-americanos para criar um software que melhora os cuidados de saúde. Mas fê-lo em segredo: não avisou nem os médicos, nem os pacientes.

visao.sapo.ptAna Clara Borrego - 14 nov 14:38

O programa do governo e o anúncio de “alívio fiscal” – fantasia ou realidade?

É, pois, neste ponto, caros leitores, que a leitura do programa do novo Governo se torna bastante interessante, digno de me deixar estupefacta e incrédula com o seu conteúdo: no programa governativo encontram-se várias referências ao “alívio fiscal” sentido pelas famílias portuguesas, bem como pelas empresas, nos últimos quatro anos!

www.publico.ptkarla.pequenino@publico.pt - 14 nov 12:11

Um mês à conversa com a Google Assistant

Qualquer pessoa pode agora acordar com a voz da assistente virtual do Google a falar português de Portugal. É boa a desligar o despertador, a falar sobre o estado do tempo e a dizer curiosidades. Mas ainda tem muito para aprender.

expresso.ptDavid Justino - 14 nov 11:43

De boas intenções...

A redução sustentada das taxas de insucesso e retenção só se consegue com melhor ensino e melhor aprendizagem.

eco.sapo.ptRita Gouveia - 14 nov 10:39

Pensar como o mercado

Os bootcamps vieram trazer ao nosso dia-a-dia mais um valioso canal para chegar a top talent.

expresso.ptLourenço Pereira Coutinho - 14 nov 10:06

A nova inquisição

Opinião de Lourenço Pereira Coutinho

ionline.sapo.ptCarlos Gouveia Martins - 14 nov 09:24

750 euros

Infelizmente, Portugal é um país de baixos salários. É um facto.

ionline.sapo.ptPedro Ferros - 14 nov 09:20

Crónica sobre a ditadura da maioria órfã do PREC

Potenciado pelo 25 de Abril de 1974, o 25 de Novembro – que interrompeu o PREC e libertou Portugal da influência totalitária do PCP e da linha comunista do MFA – foi o movimento verdadeiramente garante da nossa democracia e o único que verdadeiramente garantiu o pluralismo democrático em Portugal.

ionline.sapo.ptCarlos Zorrinho - 14 nov 09:18

A descolagem de Trump

O risco da posição de Trump é a corrosão dos mecanismos de implementação do Acordo de Paris.

ionline.sapo.ptMário Bacelar Begonha - 14 nov 09:16

Jornalismo ‘‘desportivo’’

O Jornalismo é uma actividade muito importante, com um papel social relevante, em Democracia, porque exige Rigor, Verdade, Independência, Ética

ionline.sapo.ptJoana Mortágua - 14 nov 09:15

O rácio do desespero nas escolas

Se o funcionamento “normal” já é um exercício de gestão de crise, a rutura está mesmo ao virar da esquina, para desespero de pais, alunos, diretores e trabalhadores.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 14 nov 09:00

Albert Speer e a Web Summit

Enquanto glorificamos eventos como a Web Summit esquecemo-nos de alertar para o que está por trás da maravilhosa e nova tecnologia apresentada ao mundo.

visao.sapo.ptKiko Martins - 14 nov 08:51

Doce mais doce não há

A cremosidade de uma mousse e a crocância de um crumble, numa sobremesa que é uma perdição

ionline.sapo.ptJosé Cabrita Saraiva - 14 nov 08:38

Uma outra forma de fascismo

Bernardo Silva colocou no Twitter uma foto do seu amigo Benjamin Mendy e uma imagem do boneco dos Conguitos, uma marca de chocolate, com uma legenda do género “descubra as diferenças”.

visao.sapo.ptMafalda Anjos - 14 nov 08:20

Falhámos-te, Salvador, desculpa-nos

Salvador, o bebé-milagre, que nasceu contra tudo e contra todos, está aí. E tem, repita-se porque nunca é demais, o direito de ser feliz.

visao.sapo.ptRui Tavares Guedes - 14 nov 08:15

O Orçamento e a pólvora da revolta

Temos, portanto entre nós, a mesma “pólvora” da revolta que o resto do mundo. E, como se tem visto, não é preciso muito para a fazer explodir – basta não conseguir corresponder às expectativas

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 14 nov 06:54

O óptimo é amigo

O que eu tenho de fazer não é emagrecer (quem me dera) mas desengordar. Tenho de ficar menos gordo.

www.publico.ptjmtavares@outlook.com - 14 nov 06:42

A reeducação de Bernardo Silva

Este caso dos Conguitos é a caça aos gambuzinos do racismo, e só é pena Bernardo Silva não poder mandar a federação inglesa meter o seu programa de reeducação no local em que ele merecia estar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 nov 06:39

Ai Weiwei

Esta história de vida de um artista extremamente criativo, longe da reforma, estimula, a meu ver, uma reflexão sobre valores.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 14 nov 06:17

​Em defesa dos princípios

O presidente Marcelo e o Presidente italiano Mattarella advogam uma Europa unida, incluindo no drama da imigração. Não terão resultados no imediato. Mas mostram uma saudável fidelidade a princípios básicos de civilização.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 14 nov 05:30

O trágico espelho espanhol

Se os partidos não regressarem ao básico da política, o serviço à comunidade, bem podem mirar-se no trágico espelho da estagnação eleitoral espanhola. Porque é isso que os espera.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 nov 01:02

Afinal, o querem os nossos “aliados naturais”?

A exigência de reconhecimento - e de quase vénia – que é feita aos sujeitos racializados pelos “aliados naturais” por causa do seu compromisso antirracista soa a chantagem e acaba por transformar o racismo num problema só das vítimas e não da socied

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 14 nov 01:00

Gajos de Alfama

Araújo Pereira apresentou-nos o Gajo de Alfama a debitar leis como se estivesse entre tremoços. André Silva é uma espécie de Gajo de Alfama, versão 2.0, porque não come tremoços: os tremoços são seres vivos.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 13 nov 23:35

Os chumbos dividem o país, o salário mínimo não

O que importa discutir é o que fazer para acabar com essa chaga que leva a escola e os professores a desistirem de lutar pelos alunos com mais problemas sem cair na tentação de iludir esse drama através das passagens administrativas.

www.jornaldenegocios.ptJoaquim Aguiar - 13 nov 19:50

Fragmentação dos eleitorados

As eleições em Espanha do dia 10 mostram que o eleitorado nem consegue afastar os que não satisfazem, nem consegue formar uma plataforma de poder que permita formar um governo.

www.jornaldenegocios.ptJorge Marrão - 13 nov 19:25

A fragmentação da sociedade

Temos de ir atrás de ideias ditas progressistas, vanguardistas e pós-modernas, baseadas em estudos discutíveis e “soundbytes”, para acreditar naquilo em que não podemos acreditar, ou que não nos foi provado que devíamos acreditar.

www.jornaldenegocios.ptLino Maia - 13 nov 18:50

XXII Governo Constitucional

Se o Governo, e muito bem, pretende que, sem medo, se avance em matéria de rendimentos e política salarial, tem exatamente nesse percurso um valor referencial para assumir a sua corresponsabilidade na sustentabilidade do setor social e solidário.

expresso.ptHenrique Raposo - 13 nov 18:24

Secção 230

O Expresso ou o FT têm responsabilidades, não podem publicar um texto de incitamento ao ódio. É um crime. O Facebook pode, publica e ganha dinheiro com isso, quando é objetivamente um veículo de média e da consequente publicidade.

expresso.ptRute Serra - 13 nov 18:22

Ajuste não tão direto, s.f.f.

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) promove neste espaço semanal uma reflexão sobre as temáticas da fraude, da corrupção, da economia não-registada, da ética, da integridade e da transparência, contribuindo deste modo para a formação de uma opinião pública mais esclarecida e mais participativa

www.jornaldenegocios.ptPedro Santana Lopes - 13 nov 18:18

Espanha: parece óbvio

Com o devido respeito pelos assuntos internos de Espanha, devo dizer que parece errada a opção do PSOE para a solução parlamentar de apoio ao futuro governo.

expresso.ptDaniel Oliveira - 13 nov 15:32

Pequenos partidos: o porreirismo é pai da arbitrariedade

Quando o porreirismo resolveu fazer uma atençãozinha as regras do regimento foram anuladas pela prática. Nunca poderiam ser invocadas para não dar ao Chega, à Iniciativa Liberal e ao Livre o que foi dado ao PAN

expresso.ptHenrique Monteiro - 13 nov 11:16

Uma sociedade moralista sem piedade

Felizmente, um Presidente da República crente e um grupo de advogados e magistrados com consciência manifestaram a sua perplexidade com a medida de detenção. E o caso não é para menos

www.jornaldenegocios.ptBernardo Correia - 13 nov 10:15

IRS - Deduções à coleta

Com o aproximar do final do ano, os sujeitos passivos de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), uma vez que estão prestes a dar por terminado mais um ano fiscal, devem ter em atenção, a par de outras matérias, as chamadas “deduções à coleta”.

www.jornaldenegocios.ptAlexandre Real - 13 nov 09:20

Web saloiice

O trabalho voluntário, que pela sua natureza não é remunerado, não deixa de ser enriquecedor. No voluntariado há um conjunto de competências que são adquiridas e treinadas e que são fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos voluntários.

ionline.sapo.ptEduardo Oliveira e Silva  - 13 nov 09:15

A geringonça ainda mexe

Há temas que não devem sair da agenda e ser apagados pelas questões referentes ao Orçamento do Estado.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 13 nov 09:00

Tantos e tão grandes

As pessoas possuem um desejo inconsciente por coisas grandes, procuram o grande, o maior, o mais importante. Gostam do grande porque o grande sugere importância decisiva.

visao.sapo.ptAna Alexandra Carvalheira - 13 nov 08:13

Feitiços da sexualidade. Fantasia ou fetiche?

A diferença entre fantasia e fetiche é que a fantasia não enfeitiça, e o fetiche sim. O fetiche é uma fixação num objeto ou num ato que é necessário para a excitação e gratificação sexual.

visao.sapo.ptJosé Brissos-Lino - 13 nov 07:56

A morte não se pensa

Em recente investigação desenvolvida por cientistas israelitas descobriu-se que o cérebro humano evita pensar na morte devido a um mecanismo de defesa que se desconhecia

eco.sapo.ptRicardo Arroja - 13 nov 07:08

Quando o PCP celebra a revolução de 1917

Na semana em que se celebra os 30 anos da queda do muro de Berlim, o PCP decidiu celebrar a revolução bolchevique de 1917, que marcou o início de uma experiência política que só causou miséria.

www.publico.ptnsousa@publico.pt - 13 nov 07:07

Contributo para um estádio sem bancadas

Não é preciso consultar os relatórios da FIFA ou as contas anuais dos clubes de topo para encontrarmos sinais inequívocos de que o futebol há muito que baixou a cabeça para contemplar o seu próprio um

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 13 nov 07:00

Coincidência ambiental

Entrevistámos a líder parlamentar que só se veste com roupa ambientalmente correta, mostramos como o fisco conhece todo o seu património – e lançamos um grande livro de fotojornalismo para celebrar os 15 anos da SÁBADO - Opinião , Sábado.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 13 nov 06:45

Corbyn, o empecilho

As eleições no Reino Unido serão, para todos os efeitos, o segundo referendo sobre o “Brexit”, mais ou menos disfarçado. Ocorrem porque a causa do segundo referendo foi abandonada por falta de maioria no Parla

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 13 nov 06:44

​Portugal e os imigrantes

A falta de trabalhadores está a tornar-se num empecilho ao crescimento económico português. Mais uma razão para acolher bem os imigrantes.

rr.sapo.ptOpinião de José Miguel Sardica - 13 nov 06:33

​Recordações do Muro de Berlim

O Muro caiu há 30 anos. Eu tinha, em 1989, mais ou menos a mesma idade que a maioria dos meus alunos tem hoje. Assisti, portanto, à transição da bipolaridade da Guerra Fria.