Opinião

visao.sapo.ptluisdelgado - 2 ago 21:27

Visão | O Tarantino do Governo

Siza adora este filme. Mas é apenas isso, uma narrativa da sua cabeça, que não tem nenhuma adesão com a realidade. Siza é o Quentin Tarantino deste Governo. Uma fartura de sangue e esforço. De dinheiro e de apoios

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 18:54

O farmacêutico na vacinação covid-19: oportunidade ganha ou perdida?

A questão, no momento actual e atendendo à estrutura do SNS português, não deveria ser sobre a administração destas vacinas em farmácias, mas sobre o contributo que os farmacêuticos comunitários (e também os hospitalares) poderiam ter dado, por exem

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 18:25

O vazio de Marcelo

Apesar de muitas fragilidades deste governo, o vazio que há à direita tem a ver com o próprio vacuidade desse campo. A direita não apresenta ideias em que os portugueses se revejam. Esse é o seu drama e não do país. Marcelo sofre de dores por tal va

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 18:07

O vírus é quem mais ordena

Não é possível, num mundo globalizado, impedir que uma qualquer variante emerja e circule rapidamente entre continentes, tornando-se dominante por “mérito” próprio. O que reforça a necessidade de uma cobertura global da vacinação.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 18:07

O vírus é quem mais ordena

Não é possível, num mundo globalizado, impedir que uma qualquer variante emerja e circule rapidamente entre continentes, tornando-se dominante por “mérito” próprio. O que reforça a necessidade de uma cobertura global da vacinação.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 17:45

Estado de Direito: o elefante na sala do Conselho da UE

Ninguém consegue explicar ao cidadão comum porque é que países como a Hungria e a Polónia, que viram ser activado há anos o artigo 7 por violações sistémicas do Estado de Direito, continuam impunes.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 13:46

“The Bad and the Beautiful”

Ficou-me na cabeça um documentário sobre Helmut Newton — The Bad and the Beautiful (2020), que circula por estes dias nos canais do cabo. Apesar de convencional, os depoimentos do fotógrafo, dos colaboradores e ainda mais

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 2 ago 13:42

Construir negócios na 'Década da Ação' ambiental

A generalidade das empresas está em condições de desenvolver estratégias de sustentabilidade mais intensas, para as quais deverão preparar-se verdadeiramente através de novas abordagens e critérios.

visao.sapo.ptsvicente - 2 ago 11:29

Visão | Prova digital e correio eletrónico

Assume caráter temporário, podendo deixar de existir rapidamente; é fungível, dada a facilidade de substituição dos dados informáticos por outros; é volátil, pois facilmente se escondem esses dados, podendo ser ocultados ou suprimidos, do suporte original; e é frágil, exigindo especiais cuidados no seu manuseamento

eco.sapo.ptSónia Nunes Rocha - 2 ago 10:37

Moratórias – Terá sido o suficiente?

Só o futuro nos dirá se as moratórias – públicas/privadas – nas suas diferentes modalidades (capital, juros ou total) disponibilizadas - foram suficientes e/ou ajustadas ao necessário.

visao.sapo.ptClara Cardoso - 2 ago 08:48

Visão | Finalmente, a abertura!

No essencial, parece que é desta que o vírus se tornará endémico, continuando entre nós como outros vírus, mas sem consequências maiores para as nossas vidas

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 2 ago 07:10

Cresce a desertificação, até no litoral

A desertificação do interior não apenas se acentuou na última década como alastrou ao próprio litoral. Agravou-se a concentração demográfica em torno das principais cidades, como Lisboa e Porto.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 06:48

Magia e Tecnologia

Arthur C. Clarke, famoso escritor e futurologista, escreveu em 1973 que qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 2 ago 06:32

As teletoxinas

Esta semana fomos conhecer um restaurante simpático. Gostámos muito, mas, quando voltámos para casa, houve qualquer coisa que nos deu volta à tripa.

www.publico.ptjorgebacelargouveia@live.com - 2 ago 06:00

“Não sabia que os júris académicos estão todos combinados?”

Se se pretende levar a sério o combate contra a endogamia, duas são as vias alternativas: a constituição de júris nacionais, como há em Espanha, e a imposição de quotas de entrada exclusivamente reservadas para candidatos externos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 06:00

Estratégia 50-50

É simbólico projetar na comemoração dos nossos 50 anos que a hospitalização privada tende para representar 50% da atividade hospitalar do país.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago 06:00

Envelhecimento ativo e Código Contributivo

Ao contrário daquilo que é referido frequentemente pela “opinião publicada”, o sistema de segurança social não dificulta a participação dos pensionistas no mercado de trabalho.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 2 ago 05:59

Portugal e o Brasil têm uma conversa adiada

A língua continua a aproximar povos, a justificar renovados fluxos migratórios entre os dois países, mas está longe de o conseguir entre Estados. Com Bolsonaro no Planalto, Portugal e Brasil perderam-se na tradução

www.jn.ptwww.jn.pt - 2 ago 01:10

De Belém chega ruído

Para que servem afinal as autoridade da saúde? Para regulamentar, coordenar e orientar as atividades nessa área, emitir normas e orientações, apoiar a definição das políticas, prioridades e objetivos do Ministério da Saúde.

www.jn.ptwww.jn.pt - 2 ago 01:05

A nova ″identidade nacional″

Com o país concentrado na pandemia, nas "medidas" e, sobretudo, nas férias, saber quantos somos, e estamos, e onde é que estamos ou deixamos de estar, é com certeza coisa de pouca monta para o português médio.

www.jn.ptwww.jn.pt - 2 ago 01:00

A ″economia corajosa″ de Francisco

Uma das perversões do capitalismo é o lucro desenfreado que tudo subalterniza, até as pessoas. Para conseguir maiores proveitos, até seres humanos são vendidos e comprados.

observador.ptObservador - 2 ago 00:08

Desconfinados

O documento do Governo tem pouca assertividade sobre o que deve continuar a ser feito e omite tudo o que se refere a usos de máscaras e lotações em áreas de aglomeração como lojas e restaurantes.

observador.ptObservador - 2 ago 00:06

As consequências das políticas “anti-bebé”

A maternidade foi desqualificada através de uma mentalidade hedonista e individualista. Ter filhos não faz parte dos planos de muitos jovens. Isto é reflexo do ambiente egocêntrico e materialista.

observador.ptObservador - 2 ago 00:05

Cai a máscara à liberdade

Pergunto de forma clara: quando vamos, finalmente e de uma vez por todas, recuperar a vida normal em sociedade e qual o caminho que o governo pretende com estas medidas?

observador.ptObservador - 2 ago 00:04

O delírio regulatório

A “festa regulamentar” do período pandémico teria várias cerejas em cima do bolo. Escolhemos uma que valerá por todas quanto à minúcia e ao delírio regulatório vigente: o despacho do gel desinfectante

observador.ptObservador - 2 ago 00:03

Uma Câmara Alta Parlamentar/Senado em Portugal

A Democracia em Portugal está em perigo de se imobilizar e precisa de se reinventar. De entre as várias reformas possíveis, uma adquire centralidade política: a implementação de um Senado em Portugal.

observador.ptObservador - 2 ago 00:00

Será que os bancos devem recear as GAFAM?

As GAFAM colocam uma questão de fundo na mudança económica e numérica: a da transformação das profissões, da flexibilidade e da agilidade que os Neobancos souberam utilizar para se adaptarem ao futuro

visao.sapo.ptluisdelgado - 1 ago 20:04

Visão | O voo de Patrícia

Naquele estádio, que se teria levantado para aplaudir, Patrícia não precisou de asas para saltar mais de 15 metros. Se as tivesse, as asas, ainda estaria a voar. Pelas leis da aerodinâmica

sol.sapo.ptHenrique Pinto de Mesquita - 1 ago 16:10

Tratumblr Simplus-Amoroticus

Assaltam-nos pensamentos que nos rompem estruturas outrora sólidas: morais, afetivas, sexuais. Consolidamo-los com leituras frustradas, numa busca obsessiva por algo que não existe. «There is no there».

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 ago 11:30

O acesso privado ao espaço é um bem para toda a humanidade

Estará Pedro Filipe Soares realmente de acordo que o acesso ao espaço fique apenas nas mãos da China, da Rússia e dos EUA? Recordemos que, sob Trump, os EUA tinham praticamente paralisado as Ciências da Terra baseadas no espaço. O crescente sector d

www.pcguia.ptAlexandre Gamela - 1 ago 11:23

A vida fora da caixa

O mundo digital transformou-se numa caixinha que nos aprisionou em vez de abrir mais caminhos para o mundo real.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 ago 10:01

Cancro do pulmão e a inovação em radioterapia

A integração das novas modalidades avançadas de radioterapia, nas quais se destaca a CyberKnife, conjugadas com o aparecimento de novos tratamentos sistémicos, permite-nos a obtenção de níveis de controlo tumoral nunca antes alcançados

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 ago 08:45

Atletas pela verdade

Existe sempre a tendência de se atribuir a determinada dieta, alimento ou suplemento a razão do sucesso ou longevidade de algum jogador, quando o pensamento deveria ser exatamente o oposto.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 ago 08:15

Fraternidade, liberdade, igualdade

Talvez as pessoas que não se querem vacinar estejam a fazer uma certa confusão entre liberdade e autonomia, na medida em que agem como se não estivessem enterradas até ao pescoço na tessitura do mundo, como todos estamos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 ago 07:36

Desculpem lá a maçada

Dei uma aula sobre resistência bacteriana à Sofia. Disse-lhe dezenas de vezes que as sobras de antibióticos se entregam na farmácia e falei-lhe na importância de cumprir sempre na íntegra os tratamentos prescritos.

www.publico.ptvbelanciano@publico.pt - 1 ago 07:06

Muito debate, pouco diálogo

Há poucas coisas tão maravilhosas como uma boa conversa, estabelecer confiança, discorrer sobre questões biográficas ou colectivas, deixar o tempo dissipar-se, comunicar de forma viva, mas serena, discorrendo e sabendo ouvir, coincidindo ou divergin

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 1 ago 05:30

A China sem limites

O mundo torna-se demasiado pequeno para a ambição bulímica de Xi Jiping. O que é uma questão de sobrevivência para Taiwan é uma questão de glória para o expansionismo chinês.

www.jn.ptwww.jn.pt - 1 ago 01:10

Não é preciso pedir desculpa

Rochele Nunes, não desiludiste Portugal. Antoine Launay, não tens de pedir desculpa ao país. Mais importante que medalhas, é sair dos Jogos Olímpicos sem casos de doping, sem casos de assédio, sem escândalos.

www.jn.ptwww.jn.pt - 1 ago 01:05

A corrupção… uma séria ameaça à democracia (conclusão)

Sendo fundamental a disponibilidade desta paleta multifacetada de normas incriminatórias e a disponibilização dos meios técnicos, tecnológicos e humanos, a fornecer pelo Estado, há que apostar, sobretudo, na prevenção do fenómeno, sem, no entanto, ultrapassar a linha vermelha de um Direito Processual Penal, Humanista e Democrático.

www.jn.ptwww.jn.pt - 1 ago 01:00

As maravilhas da cultura populista

Esta semana, foi notícia a contestação do montante de uma fatura de telefone pela Câmara de Ponte da Barca. Quem nunca contestou uma conta, não é?

observador.ptObservador - 1 ago 00:05

Costa Esmeralda

Não sei que sucederá a Ricardo Salgado. Sei que as suas escolhas reflectem-no. É a imagem da impunidade a passear por Porto Cervo, onde não se fazem estudos genéticos nem avaliações neuropsicológicas.

observador.ptObservador - 1 ago 00:04

Autocracia (II)

É necessário retirar a esquerda e a extrema-esquerda do poder. Mas a solução política para tal não pode incluir a extrema-direita. Substituir a extrema-esquerda pela extrema-direita é mais do mesmo.

observador.ptObservador - 1 ago 00:04

Três etapas para voltar ao paraíso

Apesar das vacinas atuais poderem controlar a variante delta, temos de ter em conta o número muito reduzido de pessoas vacinadas na Índia, nos Países Africanos e da América do Sul.

observador.ptObservador - 1 ago 00:03

Está na hora de termos uma conversa sobre Odivelas

Odivelas continua a ser um dormitório de Lisboa, continua a não ter uma agenda atractiva, apesar das condições endógenas de excelência, continua a não ser exigente com o lixo e com o espaço público.

observador.ptObservador - 1 ago 00:00

Outro caminho para Almada

Na Iniciativa Liberal não nos resignamos com um concelho pobre, envelhecido e parado no tempo quando temos todas as condições para ser um dos mais desenvolvidos do país.

observador.ptObservador - 1 ago 00:00

Bruno Horta Soares: Plano B, sem ideias e sem equipa?

Bruno Horta Soares pode até ter o carisma que faltou a Tiago Mayan no início da campanha mas, ao menos, o candidato presidencial tinha as suas ideias. Ora o que falha no Bruno? É precisamente ideias.

observador.ptObservador - 1 ago 00:00

Cancro do Pulmão: importância dos ensaios clínicos

No Dia Mundial do Cancro do Pulmão é bom esclarecer o papel que os ensaios clínicos têm na vida de muitos doentes, já que é na Investigação que têm uma oportunidade de receber um tratamento inovador.

www.publico.ptruben.martins@publico.pt - 31 jul 15:12

Uma conversa onde o sexo não é pecado: orgasmo feminino

Sentadas à mesma mesa, quatro mulheres — as jornalistas Carla B. Ribeiro e Rita Marrafa de Carvalho, a enfermeira Carmen Garcia [A mãe imperfeita] e a sexóloga Tânia Graça — conversam sobr

sol.sapo.ptFrancisca de Magalhães Barros - 31 jul 14:29

Para sempre, a proteção das crianças!

Esperei, juntamente, com mães de crianças mortas pelos agressores, que este dia acontecesse e quando lhes disse, não acreditaram!

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 11:50

500 dias

Foi a 12 de março de 2020 que a Liga Portugal foi obrigada a decretar a suspensão das competições profissionais de futebol, face à situação pandémica verificada no país e em nome da saúde pública.

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 31 jul 10:44

Otelo. Herói, terror, traidor

A Revolução é a suspensão da normalidade. E Otelo é o símbolo dessa suspensão elevada a uma potência máxima.

eco.sapo.ptMariana de Araújo Barbosa - 31 jul 10:39

A escola de empreendedorismo de Biles

Pese a importância de ter uma atleta como Simone Biles a trazer o tema da saúde mental no desporto à discussão pública, é possível tirar outras lições da "desistência" da campeã olímpica.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 31 jul 09:37

100% cidade (II)

A procura de soluções para mitigar questões ligadas à acessibilidade de pessoas com necessidades específicas está na ordem do dia, principalmente considerando o aumento da consciencialização pela igualdade de direitos das pessoas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 31 jul 06:30

Uma rapariga no meio de um velório

Nós perdemos? Não. E a prova está nesta rapariga que encontrei com à vontade e desembaraço, a meio da nave da igreja, porque queria agradecer a Otelo.

www.publico.ptprovedor@publico.pt - 31 jul 06:15

Piratagem

As razões do e-reader e as da ausência de um código na edição impressa que possibilite o acesso à versão digital do PÚBLICO.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:10

Crianças, sim. Crianças, não

Crianças, sim. Os números do emagrecimento demográfico português são expressivos, mas não deixam propriamente ninguém de queixo caído. São um "acidente" público há demasiado tempo.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:05

Campeões olímpicos e campeões da gelatina

Um dos passatempos que me dão mais gozo no verão, e que normalmente coincide com o período de férias, é, de quatro em quatro anos (ou cinco, desta vez) assistir aos Jogos Olímpicos (JO).

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:01

#pressão

A nadadora olímpica Diana Durães não conseguiu nenhuma medalha, mas merece aplausos depois de assumir, publicamente, que sofre de distúrbios alimentares e obsessão pelo treino.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:01

#estudos

Há claramente uma sobrequalificação da sociedade portuguesa.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:01

#pressão

A nadadora olímpica Diana Durães não conseguiu nenhuma medalha, mas merece aplausos depois de assumir, publicamente, que sofre de distúrbios alimentares e obsessão pelo treino.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:01

#gugudádá

Uma das memórias mais vívidas que tenho dos natais da minha meninice é o Sequim d"Ouro, festival infantil transmitido pela RTP e no qual Portugal alcançou a glória com a música "Eu vi um sapo".

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:01

#mentesã

A desistência da ginasta Simone Biles dos Jogos Olímpicos torna-se em si mesma uma grande chamada de atenção para a saúde mental, no desporto e não só.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:00

O ″julgamento″ de Otelo

Quis a TVI 24, futura CNN Portugal, fazer o "julgamento" de Otelo, no próprio dia da sua morte, com uma mesa redonda preenchida por quatro advogados, dois deles presumivelmente ainda não nascidos à data do 25 de Abril de 1974.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:00

A pandemia e a democracia

Sabemos, desde o início, que a pandemia não atingiria, como não atingiu, todos os cidadãos em pé de igualdade.

www.jn.ptwww.jn.pt - 31 jul 01:00

Tratar da mente numa viagem à Sardenha

Ah e tal, não sei quê, saúde mental para trás, saúde mental para a frente, o tema voltou à agenda do dia, depois de Simone Biles, uma espécie de CR7 da ginástica, ter fraquejado na decisão por equipas e abdicado de competir.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 31 jul 00:25

O Estado da Inovação

A inovação é um tema de regime, transversal a todos os partidos políticos, a que urge dar resposta. Há que assumir politicamente, tanto no discurso como na prática, o modelo de desenvolvimento que pretendemos para o país.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 31 jul 00:20

Não caio na armadilha da esquerda sobre Otelo

A defesa da democracia não está para brincadeiras. Os seus inimigos estão por todo o lado. Não podemos ser implacáveis com uns e redondos e compreensivos com outros. Nessa armadilha eu não caio.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 31 jul 00:15

Louvar Otelo

Se Abril nos deu a liberdade e a democracia, foi apesar de Otelo, não graças a Otelo. Otelo foi o pior que Abril nos deu.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 31 jul 00:10

A máquina do preto e branco

Pobre mundo em que vive esta gente viciada nas redes, mundo triste e solitário, enclausurado em boiões de vinagre e uma gigantesca insegurança na covardia do anonimato ou no conforto da tribo.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 31 jul 00:05

A rapidez dos pobres

Toda a gente sabe que o que conta não é a quantidade de dinheiro que se tem, mas a facilidade de arranjá-lo.

observador.ptObservador - 31 jul 00:03

Vencer a crise da democracia

Todos, mas mesmo todos, temos de fazer um esforço para elevar os padrões éticos e recuperar os valores morais do exercício de cargos públicos para que os cidadãos redescobrem a nobre Arte da Política.

observador.ptObservador - 31 jul 00:02

PAC, estratégia portuguesa e modelo de gestão

É no contexto do networking e do valor acrescentado de cada pagamento da PAC, no âmbito de um programa de desenvolvimento rural e coesão territorial, que devem ser lidas as ajudas diretas e indiretas.

observador.ptObservador - 31 jul 00:00

Meu caro Francisco

Escrevo-te publicamente para deixar claro que não sou teu opositor. O balanço far-se-á no próximo congresso. Penso ser maior prova de lealdade uma crítica frontal e aberta do que calar a minha opinião

observador.ptObservador - 31 jul 00:00

A América está de volta?

As relações exteriores estabelecidas pela China aparentam continuar insuficientes para um país que ambiciona tornar-se numa superpotência.

observador.ptObservador - 31 jul 00:00

É dia de celebrar a língua portuguesa

Coimbra incorporou a língua portuguesa na candidatura que lhe valeu o reconhecimento como Património da Humanidade. É o lugar certo para criar o Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo

www.publico.ptjmtavares@outlook.com - 31 jul 00:00

A que velocidade ia o carro?

Em 43 dias soubemos isto tudo. Só não soubemos a que velocidade se deslocava o carro do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

rr.sapo.ptOpinião de Graça Franco - 30 jul 21:36

O importante não se discute

Somos um país dividido a meio, desertificado no interior e mais povoado no litoral e somos cada vez mais velhos.

www.publico.ptscosta@publico.pt - 30 jul 20:16

Tudo mudou, nada mudou nas viagens ao Algarve

Despedimo-nos de dona E. e eu não consigo deixar de pensar quando voltarei a vê-la, se voltarei a vê-la. Ela fica a acenar à porta até ao último segundo, nós aproveitamos para dar um passeio pelas ruas de Vila Real de Santo António e recordar os mui

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 30 jul 20:01

Ao atum do Algarve (e ao Algarve) só lhe falta o amor que ele merece

Temos de aprender o que já deveríamos saber: a dar valor ao atum do Algarve, a dar valor aos algarvios e, sempre, a dar valor a quem dá valor ao atum: aos japoneses. O atum do Algarve é um tesouro mas só quando lhe dermos o valor que lhe dão os japo

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 30 jul 19:26

Opinião: Data Engineer na Cloud

Por Pedro Matos (*) Num mundo, onde a tecnologia não pára de nos surpreender com novas aplicações de modelos de Machine Learning e Data Science, onde os vários dispositivos IoT (...

www.publico.ptpgarcias@publico.pt - 30 jul 19:08

À tua, Otelo, seu patife!

É à sua memória, em jeito de agradecimento, que ergo um copo de vinho (não, não é de Barca Velha, que isso seria uma provocação gratuita).

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 30 jul 18:54

As quotas não fazem mal a ninguém

Portugal não é mais nem menos racista do que outros países. Temos é um trauma colonial para resolver e sempre que nos é possível fugimos a correr do divã do terapeuta.

eco.sapo.ptFilipa Ambrósio de Sousa - 30 jul 11:59

Onde para o Conselho Superior da Magistratura?

Mas a verdade é que nos últimos meses, o CSM (bem mais aberto à comunicação, é certo) tem funcionado como um porta voz do Ticão. Corrijo: de um determinado juiz de instrução criminal.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.