Opinião

24.sapo.ptGuilherme Duarte - 24 mar 20:55

Ideias para Reality Shows

Casados à Primeira vista começou a nova trend da televisão portuguesa que já conta com mais programas do género como o First Dates, Carro do Amor (que é plágio ...

www.jornaldenegocios.ptAntónio Moita - 24 mar 20:21

Adolfo patrão, Adolfo costureiro

Reconquistar a confiança do eleitorado passa, entre muitas outras coisas, pela renovação das caras e dos perfis de quem nos governa.

eco.sapo.ptPaulo Ferreira - 24 mar 15:37

Centralistas em choque descobrem custo do centralismo

Se cada automóvel pagar um euro quando entra em Lisboa o subsídio dos passes fica pago sem recorrer ao Orçamento. É mais justo e eficaz. Mas é desagradável pedir dinheiro em ano de eleições, não é?

www.jornaldenegocios.ptHenrique Pereira dos Santos - 24 mar 20:42

Um bolso sem Fundo

Quase 95 milhões são afectados directamente a projectos decididos por despacho do ministro e 12 milhões são afectos concursos abertos, valor que vale a pena comparar com as despesas de funcionamento do próprio Fundo, que atingem quase 8 milhões de euros.

www.jornaldenegocios.ptRaquel Godinho - 24 mar 20:22

Todas as atenções voltadas para os juros

Sexta-feira foi uma sessão de alarme. Os indicadores publicados deixaram os investidores preocupados quanto a uma travagem mais acentuada da Zona Euro. E os sinais de alarme não passaram fatura apenas aos mercados acionistas.

observador.ptMiguel de Castro Neto - 24 mar 13:53

Dados, o novo ouro dos tolos

Os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão.

24.sapo.ptMarco Neves - 24 mar 13:54

Sorte, azar e espermatozóides

Uma crónica quer-se actual, virada para as notícias dos últimos dias. O problema é que hoje encontrei um livro antigo e deu-me para falar de espermatozóides....

rr.sapo.ptPedro Mesquita - 24 mar 16:23

A sustentabilidade da vida em Moçambique

Na Beira, “toda a gente quer reconstruir a sua vida, encontrar algum sustento, água potável e comida”. A conversa do funcionário de uma ONG com a Renascença.

eco.sapo.ptMami Pereira - 24 mar 14:30

Bênçãos e copos de água

Quem é que quer saber das tartarugas e das baleias quando pode chupar mojitos em vez de os beber e escaranfunchar ouvidos em vez de os lavar?

observador.ptJosé Miguel Pinto dos Santos - 24 mar 07:21

Os inviáveis

A contradição-interna mais gritante do estado“-social” é que, sob o pretexto de defender umas pessoas vulneráveis, permite que se liquidem outras pessoas ainda mais vulneráveis.

observador.ptHelena Matos - 24 mar 07:12

Perguntar (ainda) não ofende?

Patrões responsabilizados pelos "olhares insinuantes" trocados entre os seus empregados. Registos e mais bases de dados. Um Estado acima da lei. Portugal está entregue aos activismos. Até quando?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 mar 09:18

Foi “Amor de Perdição”, segundo Camilo Castelo Branco

Mesclando realidade e ficção, como era seu apanágio, o autor oferece-nos Amor de Perdição, com o subtítulo Memórias de uma família. E faz sentido, se soubermos que são referidos vários familiares de Camilo: pai, avô e tio. O último protagoniza a his

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 mar 07:48

Tratado das relíquias

Hoje, as crenças continuam baralhadas e há muitas religiões sem Deus: o sagrado e o profano não se entendem.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 mar 07:02

Pela nossa saúde!

A saúde foi o sector que mais brilhou durante décadas. A razão essencial deve-se à natureza do sector. A ciência e a técnica comandam. A ideologia está pouco presente.

observador.ptLuís Filipe Torgal - 24 mar 07:17

A caixa de Pandora

Não é preciso ser historiador, mas é necessário saber História, para compreender que a humanidade está prestes a colidir de novo com um icebergue. Os sinais não enganam.

observador.ptJoão Marques de Almeida - 24 mar 07:02

O MOV 5.7

Nos últimos 25 anos, as direitas têm servido para limpar a casa socialista quando a festa chega ao fim. Depois da casa arrumada e limpa, os socialistas regressam para mais festa. Não tem de ser assim.

www.publico.ptmjlopes@publico.pt - 24 mar 07:24

Foi uma pena ter-lhe enviado um pedido de amizade

Com este leitor, caí num erro terrível. Enviei-lhe um pedido de amizade pelo Facebook. Agora, já não recebo emails na minha caixa de correio, depois de as crónicas serem publicadas. Em vez disso, recebo um simples like no Facebook. Não é a mesma coi

observador.ptBernardo Marinho da Mata - 24 mar 07:18

Opinião, identidade e conflito social:

É saudável indignarmo-nos com uma opinião que num extremo não concordemos. Não é saudável, por sua vez, indignarmo-nos ao ponto de essa opinião deixar de existir.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 24 mar 06:20

Deus não sabia o seu nome?

O que importa é libertar a catequese, as homilias, a teologia de rotinas que impedem a alegria do Evangelho para os dias de hoje.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 mar 06:26

A alienação parental é violência doméstica

Uma criança não se aliena sozinha de um pai ou de uma mãe: é impelida a maltratá-lo(a). Ou, melhor, uma criança é maltratada por um dos pais e maltrata o outro.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 mar 06:25

O buraco negro europeu

A dependência económica é um cavalo de Tróia de que a China se serve para “invadir” a Europa. Mas os efeitos dessa invasão não são apenas económicos.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 24 mar 06:20

“Sorry my Queen”

Quando é que começará a discussão urgente da dívida de Portugal para com Madonna?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 mar 06:11

Pelo planeta que somos nós

Agora que milhares de estudantes, provavelmente a maioria oriundos de escolas do ensino básico e secundário, saem à rua em manifestação e greve estudantil pela defesa do Planeta, talvez os mais velhos comecem a acreditar que a mudança de hábitos é p

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 mar 06:08

Segurança e Defesa na Europa

Os compromissos vão passar a ser muito mais exigentes numa UE fragmentada e sem rumo em que a solidariedade deixou de estar em exercício também ao nível da segurança.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 24 mar 01:00

Cidadania em vez de História e Geografia

Podem continuar a comer nos McDonald’s e a ter preguiça para separar o lixo, mas o passo para dizerem alguma coisa, manifestando-se, é já em si um progresso.

observador.ptBruno Curto Marques - 24 mar 00:07

O papel e o valor das Cidades em Portugal

No Portugal do século XXI, a estratégia para as cidades passa menos por escrever e reescrever os tradicionais planos estratégicos de desenvolvimento, e olhar para as cidades de outra forma.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 24 mar 05:00

A verdade sobre o Novo Banco

A propósito da acusação de existência de “dívidas ocultas” no caso do Novo Banco, e de críticas severas da Comissão de Finanças Públicas, voltámos a um pouco conhecido relatório da Comissão Europeia sobre o assunto, do fim de 2017 - Opinião , Sábado.

observador.ptFilipe Samuel Nunes - 24 mar 00:01

Hipátia: para que na Quaresma não fiquemos na mesma

Hipátia ensina diferente. A Quaresma não tem apenas a ver com deixer de comer chocolate ou deixer de ingerir álcool por 40 dias. Quaresma tem tudo a ver com a minha peregrinação Cristã.

sol.sapo.ptPedro Santana Lopes - 23 mar 15:41

Direita: causas e factos

Temos dois caminhos possíveis: a direita das causas ou a direita das individualidades.

sol.sapo.ptRui Pedro Braz - 23 mar 10:43

Rui Pinto: Barba Negra ou Robin dos Bosques?

A confusão em torno deste caso leva a paradoxos tão disparatados como este: o Sporting, uma das vítimas dos crimes pelos quais Rui Pinto está indiciado e que inicialmente acusava o Benfica de estar na génese do Football Leaks, vê os seus adeptos ostentarem tarjas a dizer ‘Libertem Rui Pinto’

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 23 mar 17:00

O golo nana neném

Bebeto e os três golos embalados no Mundial 94, o primeiro para Leonardo, o segundo com Romário e o terceiro para selar o nascimento de Mattheus, agora a jogar no Vitória de Guimarães - Opinião , Sábado.

sol.sapo.ptVítor Rainho - 23 mar 15:37

PSD. Pior é impossível

Tenho a ideia que as famosas faltas que alguns deputados cometem para ir à sua terra não passam de passeios às concelhias locais. O desfasamento com a realidade foi bem evidente no debate do passe único.

sol.sapo.ptMário Ramires - 23 mar 10:37

Divergindo, agarrados à média e a ilusões

‘Portugal cresce acima da média europeia’ - Bem pode António Costa vociferar contra as ‘fake news’. O discurso do Governo e da ‘geringonça’, nesta matéria, nada tem de new e não podia ser mais fake.

24.sapo.ptDiogo Faro - 23 mar 13:57

#NÃOÉNORMAL, o movimento que não é meu

O movimento #nãoénormal veio para ficar e, a par de dos muitos incentivos, vieram também muitas críticas. Todas perfeitamente legítimas, mas que requerem um contraponto, porque estou realmente convicto ...

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 23 mar 13:00

Psicopolíticas

O Governo Costa, lembrando certas famílias sicilianas, lá vai distribuindo os cargos por filharada diversa. Estas práticas, que são aberrantes e deviam ser ilegais, já fazem parte da nossa normalidade democrática - Opinião , Sábado.

www.dinheirovivo.ptLuís Goes Pinheiro - 23 mar 12:50

Digital para as pessoas

A transformação digital trouxe uma cara lavada à Administração Pública que, nos dias que correm, é vista com outros olhos pelas pessoas e empresas.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 23 mar 10:47

Os ingleses e o Continente

As relações do Reino Unido com a integração europeia são há décadas tortuosas e complicadas. Os problemas do Brexit são o culminar dessa tendência.

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 23 mar 09:28

Acordo sobre o desacordo em forma de ultimato

Sendo Theresa May um híbrido político entre o vampiro e o zombie, a aprovação do Acordo de Saída poderá depender da sua demissão. Aliás, Bruxelas percebe que ela está politicamente em ventilação.

www.publico.ptdavid.pontes@publico.pt - 23 mar 08:03

O instinto fatal de Theresa May

Theresa May, a primeira-ministra britânica, cultivou nas últimas semanas a ideia do mergulho para a balas.

www.publico.ptsao.jose.almeida@publico.pt - 23 mar 07:37

Da importância do Serviço Nacional de Saúde

O inquérito da OCDE vem demonstrar a importância primordial que a saúde pública tem para os portugueses, no momento em que o Parlamento discute a nova Lei de Bases da Saúde

eco.sapo.ptDiogo Queiroz de Andrade - 23 mar 09:26

Manipulações democráticas digitais

A Comissão Nacional de Eleições não tem capacidade para verificar a (des)informação que grassa nas redes sociais e não tem maneira de controlar gastos nem períodos de transmissão de informação.

www.dinheirovivo.ptCarlos Pimenta - 23 mar 08:27

Apelo à vigilância de todos nós

Podemos afirmar com tristeza que tínhamos razão: Bruxelas considerou "um auxílio ilegal" as isenções fiscais às empresas da Zona Franca da Madeira

observador.ptAlberto Gonçalves - 23 mar 00:09

Mais 5 dias inúteis

Claro que o ar do tempo começa a tornar-se irrespirável e que uma sociedade fundamentada na desconfiança e na delação não promete um futuro risonho. Claro que me apetecia fazer queixa. Mas a quem?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 mar 06:28

Diário

A catástrofe de Moçambique descobriu repentinamente a miséria em que deixámos aquele lastimável país.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 23 mar 06:21

Os vinhos de sede

Um vinho de sede quer-se sequinho, fresco e bom. Um vinho sem personalidade ou um vinho sem encanto ou terroir não pode ter a honra de ser um vinho de sede.

www.publico.ptaarons@netcabo.pt - 23 mar 06:15

Os partidos políticos e a independência da RTP

A presença maioritária nos órgãos de gestão de pessoas diretamente designadas pelos partidos políticos e pelo Governo e a partidarização e a politização daí decorrentes representariam um evidente retrocesso no modelo de governação da RTP.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 mar 06:10

A teatralização do embuste em Luanda

Cabe ao Presidente da República, alto expoente da vida da nação, dar o primeiro passo: em nome do Governo e do MPLA assumir a responsabilidade histórica pela tragédia do 27 de Maio e, consequentemente, apresentar um pedido formal de desculpas a quan

observador.ptP. Gonçalo Portocarrero de Almada - 23 mar 00:01

Pedofilia na Igreja: a luz ao fundo do túnel

Desde há mais de quinze anos que já não há denúncias de abusos de menores, por membros do clero, em muitas dioceses norte-americanas, mas a protecção das crianças ainda não é uma realidade no mundo.

observador.ptAlexandre Patrício Gouveia - 23 mar 00:47

O meu amigo Augusto Cid

Sem Augusto Cid Camarate teria, para sempre, sido descrito como mero acidente, e os portugueses teriam vivido com uma mentira relativamente à morte do seu primeiro-ministro e do seu ministro da Defesa

observador.ptAntónio Cruz Gomes - 23 mar 00:57

Votar ou não votar é já uma questão?

Votar acertadamente torna-se cada vez mais difícil. Os meios de comunicação social, que crescem em variedade e preponderância, nem sempre contam a verdade.

observador.ptMiguel Alvim - 23 mar 00:01

O peso das escolhas

O único, exclusivo e fundamental ponto é este sinal imensamente negativo dado à sociedade: é que, afinal, parece que o cargo não executivo na Galp é mais importante do que ser vice-presidente do CDS.

observador.ptAntónio Menezes Rodrigues - 23 mar 00:09

Crédito ao consumo: um novo quadro regulatório

Os valores de crédito concedido não são, em si mesmos, preocupantes. E sabemos que há momentos em que a concessão de crédito até pode servir como alavanca de crescimento económico.

www.dinheirovivo.ptRosália Amorim - 23 mar 00:01

Mais reformas, precisa-se!

As reformas estruturais são uma espécie de doença crónica do país. Estão lá, presentes durante toda a vida, e nunca se tratam verdadeiramente.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 22 mar 21:00

Os professores e a negociação interminável

Centeno não se afasta um milímetro do papel de ministro cumpridor das regras orçamentais e Mário Nogueira faz o mesmo no seu papel de arquétipo sindical.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mar 14:03

Um género de ideologia

As reacções violentas e a cruzada contra o género e todas as questões teóricas e pragmáticas que ele envolve chegaram a Portugal e vão subindo de tom. Aproximamo-nos progressivamente de um debate p&ua

sol.sapo.ptPedro Ochôa - 22 mar 11:37

Lavagem ao cérebro infantil

Desta vez a seita da ideologia do género ultrapassou todos os limites da razoabilidade, desprezando ostensivamente os valores éticos que regulam a sociedade.

24.sapo.ptJosé Couto Nogueira - 22 mar 13:22

A dinastia Le Pen entra na terceira geração

Marine Le Pen, a presidente da Frente Nacional, teve 33,9% dos votos na segunda volta das presidenciais francesas de 2017. No primeiro turno tinha ficado em segundo lugar ...

visao.sapo.ptRicardo Araújo Pereira - 22 mar 08:00

Porco selvagem é o senhor

O facto de cada história acabar com um banquete entusiasmava muito o pequeno alarve que eu era

visao.sapo.ptMafalda Anjos - 22 mar 08:57

Jerónimo, o democrata relutante

O que será preciso mais para o PCP reconhecer que a Coreia do Norte é uma ditadura belicista e autoritária? Homicídios públicos?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mar 09:49

Um mundo sem portugueses

Desde há 500 anos que há portugueses em todos os cantos do mundo. Ao longo de séculos espalharam pela Terra invenções e maneiras de fazer, como a introdução das armas de fogo no Japão, a tempur

visao.sapo.ptMiguel Araújo - 22 mar 08:00

Ballad of a Thin Man

Eu tenho precisamente a mesma idade que o David Susskind tinha quando os Beatles apareceram no Ed Sullivan Show. Mas eu sei que quem determina os caminhos do mundo são as legiões de rapazes e raparigas de 14 anos

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 22 mar 09:00

A roupa suja

Era assim mesmo: a cada ciclo, metíamos a moeda e vinha de lá o amaciador, gratuito, sem fazer perguntas - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mar 08:10

A água em Portugal na próxima década

1. Assinalando este Dia Mundial da Água de 2019, a APDA propõe ao Sector da Água e ao país o lançamento do necessário debate sobre o que pretendemos para a gestão da água em Portugal na pr&oacu

eco.sapo.ptDavid Dinis - 22 mar 07:06

Eleitoralismo: O PSD a cair na cataplana

O PSD deixou a esquerda apropriar-se, sozinha, da medida mais transversal deste OE: a redução dos passes sociais. A crítica de eleitoralismo faz ricochete e mostra como ainda lhe falta muito caminho

www.jornaldenegocios.ptManuel Falcão - 22 mar 09:30

A esquina do Rio

As Câmaras Municipais de Lisboa e Porto realizaram cerca de mil despejos de habitação social ao longo da ultima década, a maior parte por rendas em falta.

rr.sapo.ptOpinião de Henrique Raposo - 22 mar 06:46

​Bach ajuda

Repare-se que nem toda a música clássica tem esta respiração teológica. Quando oiço compositores do século XIX, como Sibelius e Beethoven, sinto que estou a ouvir música de homens que tentam criar o seu próprio universo.

www.publico.ptbreis@publico.pt - 22 mar 06:30

O milagre do Portugal sem padres pedófilos

O microcosmos madeirense faz parte do padrão internacional: um padre pedófilo, um bispo conivente, uma diocese silenciosa, uma Conferência Episcopal muda.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 22 mar 06:29

Uma suspensão da decência democrática

Isto não é suspensão de Orbán coisa nenhuma. É uma suspensão da decência democrática. É uma suspensão da vergonha na cara.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mar 07:01

A atualidade e o futuro da Estratégia Alimentar Nacional

Portugal tem feito um caminho consistente. As várias áreas do Governo têm sido cada vez mais sensíveis à importância de hábitos alimentares adequados, o que tem sido determinante para que o país seja considerado uma referência nesta área a nível int

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mar 06:08

O caminho do sucesso

É na construção de uma escola que favoreça percursos diferenciados e emancipatórios, integrando as diferentes áreas do conhecimento e valorizando os múltiplos processos de ensino e aprendizagem que devemos apostar.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 22 mar 06:55

Um dia teremos amas-secas no Parlamento

Querer transformar os deputados em delinquentes potenciais é puro ilusionismo e uma cedência absurda ao populismo que se alimenta do horror à democracia e aos seus representantes.

www.publico.ptperalta@novasbe.pt - 22 mar 06:42

Impostos na UE: Unanimidade? Não, obrigada!

É precisa mais coordenação fiscal na UE, não para aumentar a carga sobre as classes médias e as pequenas empresas, mas para garantir que os indivíduos mais ricos e as empresas maiores paguem a sua fatia.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mar 06:40

A RTP é do Povo, não é de Moscovo

As propostas de PCP e Bloco são um retrocesso para a partidarização da empresa pública e correm o risco de trazer de volta, compreensivelmente, a questão da privatização.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mar 06:15

Da fluidez à deriva

Arriscamos a que a líquida fluidez, em que bolinamos, nos faça naufragar na pior das derivas: a deriva de nós mesmos.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 22 mar 06:08

Almoçar bem

Perguntem-me como é que se sente um homem a almoçar polvo e grelos perfeitos ao ar livre rodeado pelas três mulheres que mais ama. Muito, muito, muito bem.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 22 mar 06:35

​Uma tímida penalização

O partido de Orbán, primeiro-ministro da Hungria, não foi expulso do PPE, apenas suspenso. E por decisão voluntária.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 22 mar 06:15

Hoje jogamos nós

A série de oito desafios que agora a nossa seleção começa terá os pontos altos quando lhe couber defrontar a Ucrânia e a Sérvia, os seus mais difíceis adversários na fase de grupos.