Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 out 02:05

DemoFuturo: quem Greta Thunberg representa?

A representação política de Greta Thunberg tem razões profundas em valores democráticos, nos fazendo notar que ainda podemos expandir as fronteiras da participação cidadã.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 21:21

A voz da geração pós-Cairo: Portugal, um oásis seco

Em Portugal temos acesso e consciência sobre direitos sexuais e reprodutivos, e já conseguimos aprovar muitas leis no que diz respeito aos direitos humanos. Mais ainda há grandes desafios a vencer.

www.jornaldenegocios.ptPedro Santana Lopes - 23 out 20:00

Desordem internacional

A Europa continua parada e infelizmente quase ninguém dá por isso. A Comissão Europeia nunca mais toma posse e o Brexit continua a arrastar-se.

www.jornaldenegocios.ptCatarina Esgaio - 23 out 19:15

IVA - liquidação e pagamento

O IVA (imposto sobre o valor acrescentado) é um tributo geral sobre o consumo que incide sobre as transmissões de bens, as prestações de serviços, as aquisições intracomunitárias e as importações.

www.jornaldenegocios.ptPedro Fontes Falcão - 23 out 18:53

Todos vão ganhar a guerra?

Presumo que a China deverá começar a direcionar mais o seu comércio para outros países, aceitando que, pelo menos durante algum tempo, as tarifas comerciais impostas pelos EUA não deverão descer.

expresso.ptHenrique Raposo - 23 out 18:26

Não taxem as horas extraordinárias dos médicos

Querem atrair jovens médicos e fixar médicos mais velhos? Não taxem essas horas extraordinárias cumpridas nas trincheiras das urgências. Não podem é pedir trabalho de sapa os médicos a troco de um aumento que é imediatamente saqueado pelo dr. Centeno

expresso.ptDaniel Oliveira - 23 out 18:24

A Catalunha, o nacionalismo e os cães de Pavlov

A questão é a democracia. É por ela que defendo o direito à autodeterminação democrática de qualquer povo e recuso a prisão de políticos que liderem movimentos pacíficos. Porque não me esqueci dos meus valores.

expresso.ptJosé António C.Moreira - 23 out 18:22

Roubo de propriedade intelectual

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) promove neste espaço semanal uma reflexão sobre as temáticas da fraude, da corrupção, da economia não-registada, da ética, da integridade e da transparência, contribuindo deste modo para a formação de uma opinião pública mais esclarecida e mais participativa

eco.sapo.ptLuís Gomes - 23 out 17:12

Eles comem tudo e não deixam nada!

Estado Social garante a nossa paz no final da vida. Esquece-se de assinalar que os trabalhadores activos terão de continuar a ser confiscados para pagar o sistema, tal como um esquema piramidal.

www.dinheirovivo.ptCarlos Francisco - 23 out 16:26

Big Data, o Big Brother do século XXI

Caminhamos a passos largos para um futuro não tão diferente daquele escrito por Orwell, em 1949. O estado hipnótico perante os “telecrãs”

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 16:15

Teatro Maria Matos celebrou 50 anos encerrado

Em Lisboa temos um palco fechado que nem sequer a sua história pode contar. A vergonha de ter um teatro público fechado devia fazer o Partido Socialista refletir e anular esta concessão falhada.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 14:02

Como fazer uma perícia psicológica em 15 minutos

Uma vez que estas avaliações periciais têm um enorme impacto nas decisões judiciais e, por conseguinte, na vida das pessoas e das famílias, devem os tribunais, os advogados e também a comunidade ter informação sobre estas más práticas, para que as p

expresso.ptHenrique Monteiro - 23 out 10:28

Por falar em ‘justiça de tabacaria’

A forma de impedir fugas ao segredo de Justiça é apenas uma: chama-se censura. E a censura tem uma consequência: o desaparecimento das denúncias (muita coisa mereceu e merece ser denunciada) do espaço público

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 10:07

Carta Aberta: Em defesa da imprensa local e regional

Uma ou várias destas alternativas poderiam fazer a diferença entre termos ou não imprensa local, já que a alternativa é, simplesmente, não termos esta importante componente da democracia local e assistirmos consequentemente a uma grave degradação da

visao.sapo.ptKiko Martins - 23 out 09:50

“Alla” México!

Um petisco ideal para partilhar com os amigos, num final de tarde de verão

ionline.sapo.ptMário Ramires - 23 out 09:50

A democracia não chega à direita?

É ridículo que o CDS, em 2019, 45 anos depois do 25 de Abril, não tolere o incómodo de os seus deputados terem de ceder passagem ao deputado eleito pelo Chega para que este possa tomar o seu assento parlamentar.

www.jornaldenegocios.ptJosé Miguel Júdice - 23 out 09:30

Partidos a esquadro e regra?

A minha tese é que seria mais sensato que os dirigentes partidários da direita passassem a gostar mais dos seus eleitores e com isso a falarem para o que eles querem e não para o que acham que os eleitores devem querer.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 23 out 09:00

Bebés prematuros

Um bebé de 24 semanas custa ao hospital, em média, entre 2 mil e 4 mil euros por dia.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 08:34

Deixa a papa, Joana deixa a papa

Durante a infância, as crianças apresentam uma grande diversidade de padrões alimentares, sendo que, na maior parte dos casos, esta variedade não constitui um problema alimentar.

visao.sapo.ptJosé Brissos-Lino - 23 out 08:15

A estranha teoria da educação de Edir Macedo

É estranho como um país que gerou educadores notáveis como Paulo Freire (1921-1997) esteja hoje refém de indivíduos com mentalidade obscurantista como Edir Macedo

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 23 out 07:39

​Em casa de ferreiro…

A Ordem dos Médicos tem chamado a atenção para problemas sérios na área da saúde. Mas os atrasos em avaliar suspeitas de erros profissionais de médicos pode minar a sua credibilidade.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 23 out 07:15

​​Aproveitar a oportunidade

O jogo desta quarta-feira é decisivo para o futuro do campeão português na competição. Defrontar o Lyon não parece tornar-se uma tarefa muito complicada dadas as dificuldades por que está a passar o representante francês.

eco.sapo.ptAlexandre Miguel Andrade e Cláudia Boa Vista - 23 out 07:05

Projetos de I&D colaborativa. Uma nova oportunidade

Concurso para apoiar projetos de referência assentes em atividades de I&D, de empresas em co-promoção com outras empresas e centros de interface tecnológico foi prorrogado até 31 de janeiro.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 23 out 07:00

O grande retorno

Contamos como foi a vida dos retornados nos hotéis mais luxuosos do País, então transformados numa espécie de camaratas; mostramos como um grupo de empreendedores está a aproveitar a proibição das palhinhas de plástico; e temos um desenho de Astérix exclusivo para os nossos leitores - Opinião , Sábado.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 23 out 07:00

Francisca Van Dunem e os desafios da Justiça

No mandato anterior, as propostas do Ministério da Justiça foram sucessivamente torpedeadas pelo próprio grupo parlamentar do PS, sendo certo que alguns dos intervenientes ainda continuam no Parlamento. - Opinião , Sábado.

ionline.sapo.ptCarlos Pimenta - 23 out 06:55

Mudanças qualitativas na fraude

Em meados do século XX aumenta a preocupação com esta problemática, com destaque para os estudos de Sutherland e Cressey

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 06:55

Podem chamar-me bota-de-elástico

As máquinas, por mais perfeitas que sejam, jamais conseguirão replicar valores como a prudência, a compaixão e o equilíbrio, que são intrínsecos ao acto de julgar.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 23 out 06:50

Lanchar na Várzea

Vem-se de Galamares para Colares para apanhar a entrada triunfal de plátanos e folhas verdes onde a luz solar salta ao eixo. Se vier até cá por estes dias pare na Várzea de Colares junto à ponte que atravessa a ribeira.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 23 out 06:48

O Mito do Eterno “Brexit”

O que trouxe Boris Johnson ao seu Parlamento? Um acordo muito pior (para o Reino Unido) do que o de Theresa May. E perante esta brutal passagem de cavalo para burro, que fez o Parlamento britânico? Aprovou o acordo na globalidade.

eco.sapo.ptRicardo Arroja - 23 out 06:35

A Segurança Social tem licença para extorquir

A administração pública está na idade das trevas, veste de negro, e é inimputável. Para perseguir vale tudo, mas para responder perante os cidadãos nada.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 23 out 06:25

Os supostos grupos opacos que disputam o PSD

Pelo que Rui Rio e alguns dos seus mais empenhados defensores dizem, o seu combate faz-se contra a ameaça de organizações concebidas para viciarem as escolhas democráticas e apropriarem-se dos recursos públicos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 04:49

“Brexit”: cuidado com os referendos

As feridas do referendo que levou ao “Brexit” vão deixar a sua marca por muito tempo. No Reino Unido, bem entendido. Mas na Europa também.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 out 02:40

Política das Drogas ou Droga de Políticas

Os serviços vivem hoje asfixiados por uma incapacidade de tomar decisões. No todo nacional há falhas na coerência e uniformidade de atuação, bem como, fragmentação do planeamento à operacionalidade das intervenções.

www.jornaldenegocios.ptEdson Athayde - 22 out 21:15

O homem que viveu três vezes

Somos o que narramos sobre nós mesmos e sobre os outros. Somos também o que eles narram de nós. Em boa verdade, não existimos. Somos linhas de uma história escrita na areia da praia num dia de mar revolto.

www.jornaldenegocios.ptIsabel Stilwell - 22 out 20:30

A escola pública a destruir a escola pública

É urgente um “ranking” do tempo letivo que cada escola efetivamente oferece aos seus alunos, até para que se pudessem cruzar esses dados com os famosos “rankings” do sucesso escolar.

www.jornaldenegocios.ptClara Raposo - 22 out 20:15

A digitalização ao serviço do investidor (e vice-versa)

Vivemos este processo de digitalização na primeira pessoa - processamos informação de todos os tipos apenas com o nosso olhar e com os nossos dedos, os mesmos dedos que encerram em si aquilo que cada um tem de único, a sua impressão digital.

www.jornaldenegocios.ptFrancisco Mendes da Silva - 22 out 19:49

De empate em empate até à vitória de Nigel Farage?

O perigo é que o Reino Unido fique dividido entre o nacionalismo inglês, o nacionalismo escocês e Jeremy Corbyn, que transformou o Labour num partido da esquerda radical, dominado por caciques rufias e acusado de anti-semitismo sistémico.

expresso.ptHenrique Raposo - 22 out 18:30

O odioso nacionalismo catalão

Os separatistas dizem agora que um catalão que não lute pela independência é um traidor. E isto, como salienta o escritor catalão Javier Cercas, é que é a grande traição.

expresso.ptDaniel Oliveira - 22 out 18:28

Se o PSD for um partido normal...

Montenegro e Pinto Luz são candidatos para queimar. Se o PSD for um partido normal, Rui Rio vai continuar à experiência. Se vier uma crise, o poder vai cair-lhe no colo. Se cheirar a poder, verdadeiros candidatos tentarão derrubá-lo.

expresso.ptVítor Matos - 22 out 18:26

O 'fake-tweet' de Rio e as virtudes da recandidatura

O líder do PSD pôs em causa a manchete do Expresso no Twitter, mas avançou na mesma: a recandidatura do líder do PSD é de louvar porque permite ao partido escolher entre dois caminhos muito claros.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 out 18:21

O problema internacional da independência da Catalunha

1. A Catalunha poderia muito bem ser um Estado independente. Tem argumentos históricos para isso. Tem uma identidade própria que se manifesta em termos linguísticos e culturais. Ao mesmo tempo, sendo uma das regiões mais

www.jornaldenegocios.ptJorge Fonseca de Almeida - 22 out 16:51

Morte, incêndios e responsabilidades

Em Portugal nunca ninguém investiga a REN como causadora de incêndios florestais, mas a verdade é que as linhas de alta tensão atravessam, como na Califórnia, várias áreas de floresta. Por lá causam fogos por cá, estranhamente, não.

sol.sapo.ptFernando Gonçalves - 22 out 16:32

Contentamento descontente

Os que ganharam, não obstante a alegria incontida que foram passando para as audiências, pouco ou nada influenciarão a nossa vida, independentemente de poderem produzir influências marginais na orientação de quem de facto irá deter o poder.

sol.sapo.ptCarlos Encarnação - 22 out 15:24

Finalmente, o PS é o partido mais votado; mas a estratégia definida antes destruiu a legitimidade deste tipo de Governo.

sol.sapo.ptRui Teixeira Santos* - 22 out 15:20

O novo ciclo político

Os casos que fizeram a campanha eleitoral prometem ficar no quotidiano da luta parlamentar nesta legislatura.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 22 out 09:00

A doce campa do tempo

O tempo parece simples: passado; presente (esse presenteia-nos pouco, fixamo-nos mais na certeza enganadora do que foi e na esperança de algo que não existe, o futuro); e o mais difuso dos tempos, o que acontecerá. Ou talvez não - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 out 08:35

Eu tive cancro mas ele nunca me teve a mim

As dores nos pés e nos músculos não foram maiores do que a alegria de acordar todos os dias e sentir-me sempre viva, a melhorar e superar os meus objectivos. A vida deu-me uma oportunidade de uma outra vida.

www.dinheirovivo.ptAna Rita Guerra - 22 out 08:05

O "momento iPhone" na era 5G

Todas as coisas serão inteligentes, tudo o que se move será autónomo, e estas coisas não terão pessoas a controlar ou supervisionar a sua operação

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 22 out 07:45

O preço da impreparação

O governo anunciou em abril uma substancial redução do preço dos passes. Mas os transportes públicos e os privados não foram previamente avisados. Daí que a oferta só deverá corresponder à procura em 2021.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 22 out 07:33

​Razões de uma crise

Sporting e as claques. Violência no desporto.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 22 out 06:24

Viva Erskine May

Se está a seguir – ou apenas a tentar compreender por alto – o que se está a passar na Casa dos Comuns saberá que um tal Erskine May está sempre a ser invocado como autoridade absoluta sobre os correctos proce

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 22 out 06:17

Um Governo para enterrar de vez a “geringonça”

Se a nomeação dos ministros foi uma decepção que traduzia conformismo e falta de ideias, a organização das secretarias de Estado, os nomes escolhidos e a sua lógica operacional dão-nos conta de uma preocupação em executar políticas que diluem a idei

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 out 06:16

Um adeus catalão

Espanha, convertendo-se cada vez mais na Sérvia do Ocidente, não conseguiu ainda perceber o problema. O seu nacionalismo cego faz com que esconda a cabeça, qual avestruz, e diga que o nacionalismo é propriedade privada dos outros: os que não querem

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 22 out 06:10

Portugal entre dois reinos plurinacionais

A república portuguesa está hoje entre duas monarquias plurinacionais, sujeitas a enormes tensões axífugas. O interesse permanente do país exige que os responsáveis políticos não ignorem a variável geopolítica.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 out 04:45

A insustentável leveza do municipalismo cultural

É a uma câmara que cabe a função de promover, por exemplo, um Festival Transcultural? Ou, pelo contrário, a sua função deve ser a de gerar políticas, ferramentas e condições de produção para que os actores sociais, designadamente minorias, construam

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 out 04:15

Carta ao (novo) MCTES

Os jovens de hoje esperam a nossa confiança para que possam correr os riscos da sua geração e levar o sistema a um novo patamar de qualidade.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 out 03:45

Emergência fiscal internacional

Apesar de parecer uma notícia técnica, a reforma proposta pela OCDE deve originar um novo sistema fiscal internacional que pode ser imposto ao mundo nas próximas décadas.

sol.sapo.ptMiguel Judas - 21 out 22:55

Médio Oriente - Uma leitura

EUA constituíram um ‘Comando Central’ que manejava todas as forças, institucionais ou ‘informais’, políticas, religiosas e armadas, suscetíveis de virem a contribuir para esses objetivos, mesmo que com objetivos específicos contraditórios...

www.jornaldenegocios.ptLídia Pereira - 21 out 21:15

Mais importante do que trabalhar mais é trabalhar melhor

O crescimento económico muitas vezes não tem tanto que ver com trabalhar mais, mas sobretudo com trabalhar melhor. Por outras palavras, é necessário usar os fatores de produção de forma mais eficiente.

www.jornaldenegocios.ptJoaquim Aguiar - 21 out 20:40

Interiorizar o exterior

Em Portugal, houve crescimento económico e convergência com as economias mais desenvolvidas enquanto houve impulsos externos que alargaram a escala dos mercados e atraíram investimentos externos.

sol.sapo.ptJosé António Saraiva - 21 out 20:18

A gaguez como arma política

Ninguém se sente bem a repetir a mesma sílaba durante longos segundos com toda a gente a olhar para ela.

www.jornaldenegocios.ptÁlvaro Nascimento - 21 out 20:10

Concertar o passo... primeiro

As divisões crescentes (excessivas, até) que se registam em várias dimensões - rendimento, riqueza, estima, lugar, geração,... - fragmentam e fragilizam a UE e, não menos importante, os países.

expresso.ptDaniel Oliveira - 21 out 18:00

O PAN venceu, mas caminhou em campo aberto

O PAN foi o partido que mais claramente venceu estas eleições. Mas ficou na patamar mais baixo das previsões das sondagens. Não acho que estivessem erradas. Aconteceu alguma coisa durante a campanha.

expresso.ptMauro Paulino - 21 out 17:58

Crianças, funerais e cemitérios

Entre as crenças e a ciência sobre a participação das crianças em cerimónias fúnebres. Na segunda das duas crónicas bimensais de outubro, o psicólogo clínico e forense Mauro Paulino escreve sobre um assunto de difícil abordagem por muitas famílias

sol.sapo.ptFilipe Pinhal - 21 out 15:05

Salazar não foi um acaso

Salazar não foi um déspota igual aos ‘lá de fora’, porque Portugal não tem dimensão para gerar ditadores.

24.sapo.ptFrancisco Sena Santos - 21 out 13:46

Espanha no labirinto à beira de eleições

Já só faltam três semanas para a repetição das eleições gerais em Espanha e reforça-se a perspetiva de impasse ainda maior para a formação de governo em Madrid, ...

eco.sapo.ptSimão Mendes de Sousa - 21 out 12:44

A arbitragem e a contratação pública

Na prática o legislador desfere um golpe fatal na arbitragem em matérias de contratação pública ao coartar, sobremaneira, uma das suas principais vantagens: a celeridade na resolução de litígios.

visao.sapo.ptFilipa Namora - 21 out 11:58

Faça acontecer!

Futuramente, e quando o projeto está feito, se estivermos a falar de um conceito que choque, isso está rapidamente associado a algo que as pessoas vão querer visitar. Quase que se torna uma obrigação conhecer.

visao.sapo.ptJosé Carlos de Vasconcelos - 21 out 09:50

Conversas do “diabo”

Se o PSD tivesse como líder Montenegro (ou Santana), o seu resultado teria sido bem pior do que foi. E para o partido será decerto desastroso seguir uma orientação e condutas como as por ele preconizadas

www.jornaldenegocios.ptUlisses Pereira - 21 out 09:45

O muro

A Bolsa portuguesa tem estado em recuperação, desde meados de Agosto, mas continua sem conseguir ultrapassar aquele que tem sido um autêntico muro para o PSI20

visao.sapo.ptManuel Delgado - 21 out 09:03

Falemos de Saúde Pública

O trabalho e a dedicação que muitos profissionais põem na Saúde Pública nem sempre é visível e reconhecido.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 21 out 07:40

​A traição de Trump aos curdos

O alegado cessar-fogo no ataque da Turquia aos curdos no Nordeste da Síria reforça a ideia de que os EUA de Trump não merecem confiança.