Opinião

observador.ptMário Pinto - 24 mai 00:41

A democracia não é absoluta

Depois da enunciação da da dignidade da pessoa humana, a Constituição portuguesa faz a listagem enunciativa dos "Direitos, liberdades e garantias". E começa dizendo assim: "A vida humana é inviolável"

www.jn.ptRafael Barbosa - 24 mai 00:03

O pacto de regime

Há uma aparente unanimidade política sobre a importância do dinheiro que a União Europeia despeja todos os anos em Portugal.

www.jn.ptPedro Carlos Bacelar De Vasconcelos - 24 mai 00:01

Democracia, futebol e populismo

1. Desta vez, quis o destino que o malfadado protagonista fosse o presidente do Sporting!

visao.sapo.ptCarmo Machado - 23 mai 08:15

A depressão dos professores

Deparamo-nos por essas escolas do país, com colegas que arrastam pelos corredores a sua precariedade gritante. E nós, os que ainda possuímos alguma sanidade, nada podemos fazer

www.jn.ptNuno Melo - 24 mai 00:02

Socialismo capitalista

O que é que um lucro de 82% na venda de um apartamento que António Costa comprara 10 meses antes e a aquisição, por 600 mil euros, de uma casa em Madrid, pelo comunista espanhol Pablo Iglesias têm que ver entre si? Tudo.

www.jn.ptVasco Mina - 24 mai 00:01

A herança: os meus irmãos

A minha mãe partiu recentemente e o mesmo aconteceu com o meu pai há cerca de dez anos. Sou agora confrontado com a tarefa de desmontar a casa onde vivi desde que nasci até me casar. Por outras palavras, tratar da herança que recebi.

www.jn.ptCristina Azevedo - 24 mai 00:01

Notícias a seguir…

Escrevi aqui, na semana passada, sobre a crescente influência de Fátima no mundo católico e sobre o particular reconhecimento da sua hierarquia pelo Vaticano.

24.sapo.ptSamuel Úria - 23 mai 12:23

O nosso amor é verde

Nem sempre tenho a certeza do que é o amor, embora nunca me assole a dúvida de que ele, de facto, existe. É estranho, o amor, e simultaneamente a ...

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 23 mai 07:28

Opinião. As ilhas de Cascais

As pessoas que se preocupam com a turistificação de Lisboa deveriam passar umas horas em Cascais para ver como é sempre possível piorar. Ainda não é Albufeira mas para lá caminha a passos largos.

observador.ptLuís Aguiar-Conraria - 23 mai 07:35

Galinhas felizes e tabaco americano

Não tenha problemas em comprar o produto mais barato. A maioria das vezes, está apenas a não ceder a técnicas de marketing que têm como único fito garantir que o vendedor se apropria do seu excedente.

www.sabado.ptFlash - 23 mai 09:00

Bromidrose

O chulé restitui a individualidade da raça portuguesa, particulariza-a, constitui uma das maiores riquezas do nosso património linguístico. É o momento em que o excesso verbal do português atinge um ponto de perfeição pouco conhecido

visao.sapo.ptJosé Carlos de Vasconcelos - 23 mai 11:32

O peso das sombras

Não é justa para Joana Marques Vidal e só a pode prejudicar como procuradora--geral da República a atual espécie de campanha a favor da sua recondução

sol.sapo.ptMaria Eugénia Leitão - 23 mai 12:17

«Antes de criticarem tentem me superar»

O autor desta inscrição afirma: «antes de criticarem tentem me superar», num desabafo que, por vezes, todos temos vontade de fazer.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 23 mai 08:39

Opinião. A judicialização da crise do Sporting

Ninguém espera certamente que sejam os tribunais a apontar uma saída imediata para o labirinto de problemas, encontrando, numa ou duas semanas, uma solução milagrosa, que salve o Sporting,

observador.ptMiguel Pinheiro - 23 mai 07:23

Futebol: afinal, era tudo verdade

Os nossos aspirantes a censores querem calar os debates sobre futebol na TV. Só há um problema: segundo as autoridades, os comentadores que andam há anos a falar em golos roubados tinham razão.

www.jornaldenegocios.ptJeff King - 23 mai 14:00

O desafio de sustentabilidade do chocolate

Com o crescimento populacional a aumentar a procura e a reduzir a terra disponível, as empresas terão de incorporar a sustentabilidade nas suas operações. Isso significa arregaçar as mangas e ajudar a enfrentar desafios locais persistentes.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 23 mai 06:30

Opinião. Como regular o Facebook na UE

A Facebook é hoje um monopólio; Zuckerberg não conseguiu responder cabalmente à pergunta “se você não é um monopolista, quem são os seus concorrentes?”

observador.ptMaria João Marques - 23 mai 07:44

Conservadores um tudo nada modernos

É um regalo ver estas instituições conservadoras atualizando-se (mesmo se em ritmo glaciar) e mostrando que, sem comprometer a raiz, procuram oferecer respostas para o mundo no ano da graça de 2018.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 23 mai 06:40

Opinião. O ministro que deu a alma ao manifesto

Se a guerra é um assunto demasiado importante para se deixar ao cuidado dos militares, a ciência é uma questão demasiado fundamental para ficar nas mãos dos cientistas.

www.dn.ptMaria Rocha - 23 mai 01:00

Opinião - Os TSDT à espera de Godot

Samuel Beckett (1906-1989) publicou em 1952 a famosa obra do teatro do absurdo, À Espera de Godot, que não resisto em associar à luta dos TSDT (técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica).

observador.ptJosé Delgado Alves, Cláudia Almeida, Vasco M Barreto, Sílvia Conde, Alisson Gontijo, Rosalina Fonseca, Raffaella Gozzelino, Susana Lopes, César Mendes, Hugo V Miranda, Emília Monteiro, Sofia A Pereira, Mónica Roxo-Rosa, Rita Teodoro e Helena Vieira - 23 mai 00:31

Sobre o concurso singular dos projetos FCT de 2017

Já se cumpriu um ano desde a data limite de submissão das candidaturas. Há candidatos que já conhecem o resultado das avaliações, mas existem muitos colegas que não.

sol.sapo.ptEduardo Ferreira - 23 mai 08:36

Colapso

O colapso do Estado surge quando este não consegue suprir as necessidades básicas dos seus cidadãos. E é isso que, sobretudo por falta de organização, está a acontecer em Portugal.

www.jn.ptMiguel Guedes - 23 mai 00:01

A liberdade está pela hora da morte

No próximo dia 29 de Maio, o direito à vida discute-se na Assembleia da República à boleia do direito à morte assistida.

www.dn.ptViriato Soromenho Marques - 23 mai 01:00

Opinião - Democracia manchada de crude

A democracia representativa não vai bem. É imperativo reformá--la, pois continuamos sem alternativas melhores. Contudo, aqueles que gritam contra o flagelo do populismo limitam-se a atacar a febre em vez de combater a infeção que a provoca.

www.jn.ptManuel Serrão - 23 mai 00:00

O Aves e a vontade de comer

Juntou-se a fome à vontade de comer. Se a memória não me atraiçoa julgo que nunca usei esta expressão aqui no JN, mas até acho isso estranho, porque é talvez das expressões populares que mais gosto e de que mais vezes me lembro no meu dia a dia.

www.dn.ptMaria de Lurdes Rodrigues - 23 mai 01:00

Caso Contrário - A carreira de investigação

1 No âmbito da norma transitória incluída no Programa de Estímulo ao Emprego Científico, as instituições de investigação, diretamente ou através das universidades em que estão integradas, iniciaram já os procedimentos de abertura dos concursos para a contratação de investigadores doutorados.

observador.ptJorge Miguel Teixeira - 23 mai 00:25

A mais natural das direitas

O grupo de Ofir, liderado por Lucas Pires. reforça o trabalho de pensamento alternativo ao socialismo, reafirmando o papel central da Europa, da democracia e da abertura económica no Portugal moderno.

www.dinheirovivo.ptRosália Amorim - 23 mai 08:00

Falta cumprir-se Portugal!

Estamos saudosistas do ano de 1998, mas a saudade não chega se não for acompanhada de ação.

www.dn.ptAdriano Moreira - 23 mai 01:00

Opinião - A busca de paradigmas éticos

Uma inquietação permanente, mas guardando frequentemente picos de inquietação pública, é a de compatibilizar, como regra, a coincidência entre a legalidade e a ética, o que em geral significa que a autenticidade da governança, em qualquer dos modelos vigentes, foi atingida para alarmar a sociedade civil.

www.jn.ptPedro Ivo Carvalho - 23 mai 00:02

Isto não é um Porto-Benfica

Ou se é a favor, ou se é contra. Não há meio-termo. Em Portugal, todos os debates se transformam em escravos desta fatalidade. Ou se ama determinada cor, ou se odeia. Ou se é a favor da vida, ou se é a favor da morte.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 23 mai 08:53

Muito mais importante

Fala-se de tudo menos do mais importante. E o mais importante é a selecção nacional de futebol.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 23 mai 08:49

Cumprir a lei

A fúria legisladora exige menos coragem do que fazer cumprir as leis que já existem; e satisfaz o ego dos autores de novas leis.

www.dn.ptPedro Delgado Alves - 23 mai 01:00

Opinião - Um exemplo a prosseguir

A aproximação do Congresso do PS tem vindo a dinamizar um debate alargado sobre qual deve ser o posicionamento do partido perante os desafios que se avolumam na União Europeia e, em particular, no seio dos partidos socialistas e social-democratas.

www.sabado.ptFlash - 23 mai 05:00

Viagens apaixonantes

Em viagem de trabalho, há sacrifícios que têm de ser feitos: no dia em que foram conhecer a Rhumerie Chamarel, destilaria no sudoeste da ilha, as jornalistas provaram 11 runs entre o meio-dia e a uma da tarde

www.jornaldenegocios.ptJorge Fonseca de Almeida - 22 mai 23:22

Corrupção no desporto

A corrupção no desporto, como na esfera política, surge aos olhos dos portugueses numa dupla vertente: a convicção firme de que houve crime em simultâneo com a constatação da incapacidade da justiça de condenar os culpados.

www.jn.ptEmídio Gomes - 23 mai 00:00

Bem hajam os que acreditam!

O Movimento pelo Interior realizou na última sexta-feira a apresentação pública das medidas que propõe para a revitalização socioeconómica dos territórios mais desfavorecidos, também designados de baixa densidade, que constituem a maior e mais desfavorecida parte do todo nacional.

observador.ptFilomena Martins - 22 mai 15:07

A hipocrisia das casas da esquerda

Costa fez negócios de especulação imobiliária com idosos que tanto criticou. Iglesias comprou um chalet de luxo e violou o código de ética que impôs no Podemos. É a hipocrisia moralista da esquerda.

www.dn.ptJoão Almeida Moreira - 23 mai 01:00

Cartas Do Brasil - Ciro e Benjamin

Benjamin é um milionário com fortuna avaliada em perto de mil milhões de reais, o equivalente a 250 milhões de euros. Banqueiro de investimentos formado em Gestão de Empresas, fundou o maior grupo têxtil da América Latina.

visao.sapo.ptMargarida Vieitez - 22 mai 12:04

Pare de dar pérolas a quem só lhe dá... porcos!

Muitas pessoas, por mais que tente, mais voltas dê, mais cores se pinte, mais repita e invente…nunca o vão querer conhecer e muito menos conseguir valorizar o que lhes dá

sol.sapo.ptJosé António Saraiva - 22 mai 16:52

A agonia do Sporting

Desde as agressões em Alcochete, o Sporting entrou em agonia.

www.jornaldenegocios.ptAntonio Flores - 22 mai 23:32

A normalização do e-commerce: o grande tema pendente

Os retailers e as marcas são cada vez mais conscientes de que, se querem que os seus negócios continuem na senda do crescimento, necessitam de realizar uma aposta clara e contundente no e-commerce.

observador.ptManuel Villaverde Cabral - 22 mai 20:20

Falta de confiança 

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade

www.publico.ptdqandrade@publico.pt - 22 mai 22:02

Editorial. A oportunidade perdida

O Parlamento Europeu falhou ontem na sua missão de representar os eleitores da União. É possível e obrigatório fazer melhor.

www.jornaldenegocios.ptRaquel Godinho - 22 mai 21:45

Atenção a juros de 4% na dívida dos EUA

O banco de investimento recomenda aos seus clientes que apostem em alguns títulos do sector financeiro para estarem expostos à subida dos juros. Se os juros vão subir, o melhor é estar preparado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mai 07:14

Opinião. Pablo Iglesias e uma casa de 600.000 euros

O problema é a coerência – ou a falta dela –, desde logo por causa de um tweet de 2012, em que Iglesias dizia sobre Luis de Guindos: “Entregarias a política económica de um país a alguém que gasta 600 mil euros num apartamento de luxo?

observador.ptLaurinda Alves - 22 mai 06:45

Qual é a pressa, senhores deputados?

Todos os deputados que se levantarem para votar pelo sim à eutanásia, mesmo sem mandato para isso, já sabem que estarão a votar contra a própria sociedade e até contra a Medicina. Qual é a pressa?

www.sabado.ptFlash - 22 mai 10:00

O elefante

Há duas premissas claras a este respeito: não coloco nem colocarei em causa o princípio da presunção de inocência e a corrupção não é um problema de esquerda ou de direita. É, aliás, um problema da democracia e do nosso País.

24.sapo.ptManuel Cardoso - 22 mai 16:43

La Belle Pré-Époque

Terminou a época futebolística em Portugal, do modo escatológico a que todos pudemos assistir, mas nem por isso teremos tempo para descansar do tema. Nada disso. Sem que nos ...

www.jornaldenegocios.ptHarold James - 22 mai 14:00

Dez lições de Weimar

Insegurança económica e dificuldades convencem as pessoas de que qualquer regime deve ser melhor do que o actual.

www.sabado.ptFlash - 22 mai 09:00

Espantem-se… vou falar bem de Sócrates!

O Simplex visava combater a burocracia e facilitar a vida das pessoas e das empresas na relação com o Estado. Claramente um passo no sentido certo, mas incompleto. Sócrates terá sido, podemos dizer, o grande responsável por este projeto.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 22 mai 07:11

Editorial. Obrigado, António Arnaut

Respeitar verdadeiramente o seu legado é continuar a discussão que ele queria que fizéssemos sobre o SNS.

www.sabado.ptFlash - 22 mai 09:00

O estoiro dos millennials

Em Portugal, os millennials vivem em perpétua corrida académica, sem casa própria (só arrendada, e a preços do Dubai para Lisboa ou Porto), sem poupanças e desprovidos de qualquer tipo de estabilidade laboral

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 22 mai 08:04

Opinião. Assim é melhor

Encontrei um excelente restaurante no concelho de Sintra onde só vão pessoas que trabalham ou vivem em Sintra. Não vou obviamente dizer onde é - o restaurante é um segredo.

observador.ptPaulo de Almeida Sande - 22 mai 06:51

Bater no fundo

Que país somos, afinal? Seremos talvez o país da irreverência reverente, que tanto goza como adula, sejam líderes partidários sejam (sobretudo) presidentes dos (nossos) clubes.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 mai 06:41

Opinião. Onde está a D. Isabel?

Não vamos permitir que estas agressões fiquem impunes. Não vamos permitir que se violentem os mais velhos, os mais pobres, os mais frágeis.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 22 mai 12:37

Sem solução à vista

O futuro do Sporting está já a decorrer a grande velocidade, sendo por isso urgente iniciar a sua preparação para que não seja posto tudo a perder.

www.dinheirovivo.ptAna Rita Guerra - 22 mai 09:20

Os falsos influenciadores digitais

Pior que gastar dinheiro em anúncios que chegam a toda a gente mas só convencem um nicho é investir num público bem segmentado mas que não existe

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 22 mai 12:33

Venezuela, país de emigrantes

A crise económica, social e política na Venezuela não cessa de se agravar. As “eleições” nada adiantaram.

www.sabado.ptFlash - 22 mai 02:58

Novo ciclo na Polícia Judiciária

Para obter sucesso na sua missão, a nova direcção da Polícia Judiciária terá de conseguir obter mais meios do Ministério da Justiça, rentabilizar e organizar melhor os que tem e conseguir motivar os inspectores e restantes funcionários da casa.

www.dn.ptPedro Tadeu - 22 mai 01:00

Opinião - Quem são os cúmplices de Bruno de Carvalho?

O mito de um desporto iluminado pela ética das elites greco-romanas (provavelmente uma aldrabice milenar), simbolizada pelo aforismo "mente sã em corpo são", atribuído ao poeta romano Juvenal, morreu quando eu tinha 6 anos.

www.jn.ptMariana Mortágua - 22 mai 00:01

Tirar a alma ao negócio da fraude

Passou despercebido mas na passada quinta-feira o Parlamento debateu e aprovou, na generalidade, por iniciativa do Bloco, medidas importantes para promover a transparência e combater o crime económico.

www.dn.ptJoão Pedro Henriques - 22 mai 01:00

Opinião - Sim, é o fascismo (não há volta a dar)

Vale a pena continuar a bater no ceguinho? Sim, vale a pena. Primeiro do que tudo, porque o ceguinho é tudo menos ceguinho; e depois (e acima de tudo) porque aquilo que ele representa no futebol vai muito para lá do futebol.

www.dn.ptFerreira Fernandes - 22 mai 01:01

Um Ponto É Tudo - Ah, Camões, continua a nadar...

Da cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, Cabo Verde, voltando as costas à baía, há uma elevação, não muita, nem chega a 500 metros, pedregosa e seca, o que sublinha mais o seu recorte. Por causa deste, chama-se-lhe monte Cara.

www.dn.ptSusana Amador - 22 mai 01:00

Opinião - Um Portugal inteiro

As regiões do interior representam dois terços do território nacional, contudo, metade da população reside em 5% do território, ou seja, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

www.jn.ptVítor Santos - 22 mai 00:02

Até à derrota final

O grande problema do Sporting é, na génese, o mesmo que afeta a sociedade portuguesa. Reside na total ausência de qualidade, seriedade intelectual e formação da classe dirigente.

observador.ptGabriel Mithá Ribeiro - 22 mai 00:37

O novo dicionário do terror e da fraude linguísticos

O pensamento sobrevive sequestrado pela tribo guerreira que controla o sentido das palavras-chave. O estado de sítio legitima uma declaração de guerra, romper o cerco implica definir alvos precisos.

www.jn.ptPaulo Baldaia - 22 mai 00:00

As falácias sobre o futebol

Em Portugal todos sabem porque é que as coisas acontecem e todos sabem como se resolvem depois de acontecerem. O problema é que muita gente trabalha em cima de uma série de falácias, resultado de generalizações perigosas.

www.dn.ptJosé Carlos Matias - 22 mai 01:00

Opinião - Quatro para dançar o tango

Donald Trump e Moon Jae-in prepararam-se para um encontro-chave hoje, naquela que será a quarta cimeira entre os dois desde que tomaram posse como chefes do Estado. Trump e Moon são aquilo que em inglês se designa por strange bedfellows.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 21 mai 23:51

Opinião. O elogio da polémica

Para conceber uma canção há que ter em conta que ela deve ter algo pedagogicamente necessário para a cultura ou para a defesa das causas públicas e, também, uma dose de polémica, porque esta é presentemente a variável mais importante em jogo.

www.jn.ptAntónio Fontainhas Fernandes - 22 mai 00:00

Interior: uma causa nacional

O Movimento pelo Interior apresentou na passada sexta-feira um documento que sugere um conjunto de medidas que pretendem contribuir para a inversão da persistente tendência de alargamento dos desequilíbrios entre as diferentes parcelas do território nacional.

www.computerworld.com.ptComputerworld - 22 mai 00:28

O futuro é "intelligent"

Nelson Pereira, CTO da Noesis, explica porque é fundamental dar valor às fontes de dados, ao processamento dos dados em tempo real e à análise de padrões e tendências como resposta às necessidades do mercado.