Opinião

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 27 out. 20:20

IVAucher dos combustíveis: publicidade enganosa?

Nos últimos anos temos assistido, por ocasião das negociações para a apresentação do OE, a golpes ″teatrais″ entre o governo PS e os partidos que o suportam, BE e PCP.

visao.sapo.ptfilipeluis - 27 out. 20:02

Visão | Requiem pela geringonça

No final da história, nem Jorge Palma, nem José Mário Branco, nem Luís Cília terão sido os compositores mais indicados ara compor o requiem da geringonça.

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 27 out. 19:47

Opinião: O novo tempo da Web Summit

Na próxima semana a Web Summit vai marcar a agenda do empreendedorismo e da tecnologia em Lisboa e Francisco Jaime Quesado escreve sobre a importância do evento. ...

visao.sapo.ptluisdelgado - 27 out. 19:07

Visão | Um Governo que se foi!

O Governo morreu porque quis. Acreditou que tinha imunidade grupal a uma crise, achou que ninguém se atreveria a abandoná-lo, e está sem perceber, ainda hoje, o que lhe aconteceu.

visao.sapo.ptapfigueiredo - 27 out. 18:00

Visão | Sei o que fizeste no Orçamento passado

O Orçamento passou ou chumbou porque os partidos fizeram contas. Dito assim, parece uma banalidade. Mas, após um exame mais profundo, é mesmo uma banalidade. Só que não é a banalidade que parece.

visao.sapo.ptapfigueiredo - 27 out. 18:00

Visão | “Sapiens” ou “Stupidus”?

Passou o tempo destinado a alertar as pessoas para a necessidade de nos preocuparmos com as alterações climáticas. Já nada mais há a fazer nesse domínio.

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 16:15

Bem-vindo à Terra do Nunca

Não é controlável. Publicamente somos, sempre, o que as circunstâncias fazem de nós. Viver de acordo com a forma como as pessoas nos percepcionam passou a ser o novo normal. O que dizem é, para muitos, tão ou mais importante de quem somos realmente.

eco.sapo.ptPedro Sousa Carvalho - 27 out. 15:32

Para quê eleições antecipadas, Sr. Presidente?

Ainda nem o Orçamento tinha sido chumbado, e já Marcelo Rebelo de Sousa montava o circo para eleições antecipadas que aparentemente não vão resolver nada. Costa deveria governar em duodécimos.

observador.ptObservador - 27 out. 13:56

Crónica de uma crise alimentada

Só após consultado o povo soberano em novas eleições poderá emanar da Assembleia, com total legitimidade e credibilidade, o próximo Governo uma vez que é hoje manifesto que a “geringonça” se dissolveu

visao.sapo.ptPaulo Zacarias Gomes - 27 out. 11:28

Visão | A internet de valor

Goste-se ou não desta nova tecnologia, ela veio para ficar, e nada a parará. À data de hoje, o único ponto frágil desta rede de valor é a entrada de capital, onde a moeda fiduciária é transformada em criptomoeda. Depois dessa conversão: adeus lei!

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 27 out. 11:10

Transição digital e pandemia: Um salto quântico?

Neste último ano e meio muito se falou dos novos modos de trabalho e da capacitação das empresas para os adotarem. Também os escritórios do futuro, a digitalização e a adoção dos canais digitais como preferenciais foram tópicos recorrentes.

eco.sapo.ptBernardo Cunha Ferreira - 27 out. 10:29

Um orçamento para a transição energética?

Assistimos a um orçamento que tem tanto de 2022 como de 1992. Um orçamento que em suma não está alinhado com a onda de transição energética e das alterações clim��ticas que assistimos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out. 10:21

O legado da pandemia

É apontada a leitura como instrumento de desenvolvimento de conhecimento a incrementar em todos os níveis de aprendizagem, assim como as tutorias em pequenos grupos, em momentos depois das aulas.

ionline.sapo.ptEduardo Oliveira e Silva  - 27 out. 10:20

Às urnas e em força

A convocação de eleições tem de ser vista como uma solução natural, apesar de ter inconvenientes.

ionline.sapo.ptCarlos Carreiras - 27 out. 10:17

A outra pandemia: as alterações climáticas

Se nada fizermos, se não nos comprometermos com metas mais ambiciosas e com políticas concretas, até 2050 o produto interno bruto mundial será cortado em mais de 23 triliões de dólares anualmente.

eco.sapo.ptCatarina Pita Soares e Francisca Mendes da Costa - 27 out. 09:59

Hidrogénio Verde: Uma realidade próxima?

Muitos dos intervenientes no setor consideram que os investimentos privados na produção de hidrogénio verde não são ainda financeiramente sustentáveis sem apoios públicos diretos.

ionline.sapo.ptJosé Cabrita Saraiva - 27 out. 09:37

O que tem este orçamento de diferente?

Durante cinco anos, o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda ameaçavam, criticavam, indignavam-se... mas no fim deixavam sempre passar as propostas de orçamento do Governo socialista.

eco.sapo.ptDavid Tomé - 27 out. 09:15

O clima merece mais que 12%

A inação ou atitude de “empurrar com a barriga”, causará custos irreparáveis às próximas gerações.

visao.sapo.ptClara Cardoso - 27 out. 08:15

Visão | Isto não é um acidente!

Em matéria de abuso sexual de menores no meio católico, a primeira premissa de todas deve ser que esta situação não é pontual nem acidental, mas uma forma de estar. Infelizmente. Mas este cancro tem que ser extirpado

eco.sapo.ptRicardo Arroja - 27 out. 07:51

O fim de um ciclo?

As eleições serão um momento de clarificação e se o BE e o PCP saíssem penalizados já seria um avanço. Quanto ao OE2022, não será dramático se tivermos de esperar uns meses até à sua aprovação.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 27 out. 07:40

​A maldição da Taça da Liga

O Futebol Clube do Porto só pode queixar-se de si próprio. Nem sequer há razões para justificar o desaire com o facto de o seu treinador ter apresentado uma equipa diferente da habitual.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 27 out. 07:14

Problemas no mercado mundial de energia

O mercado mundial da energia atravessa problemas complicados que não irão desaparecer tão cedo. A prioridade dos governos deverá ser evitar que o encarecimento dos combustíveis paralise a atividade económica. Não é uma tarefa fácil nem barata.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 27 out. 07:06

O acesso à informação na transformação digital

Falar de acesso à informação no contexto de transformação digital é invocar, ainda que implicitamente, a necessidade essencial e ancestral humana de estar ligada ao outro, em comunicação, assim como nomear um contexto económico onde os negócios são feitos e desfeitos, onde o social se replica e multiplica no encontro de ideias e vontades virtuais, onde o político ganha novos apoiantes ou novas tendências nascem diante das vozes discordantes.

24.sapo.ptPatrícia Reis - 27 out. 07:04

Turismo, para que te quero?

Por canais e fibra óptica chegou às minhas mãos um email que a maioria dos partidos políticos, com assento na Assembleia da República, recebeu na passada segunda-feira. Trata-...

www.publico.pts.castilho@netcabo.pt - 27 out. 06:09

Uma democracia de mercado

Governo e oposição, imprestáveis para empreender reformas sérias, digladiam-se numa romaria orçamental, com tácticas casuísticas e o mesmo objectivo estratégico: ter poder para repartir benefícios pelos prosélitos mais próximos.

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 01:01

Não é o fim nem o princípio

Os sinos dobram pela maioria de Esquerda. Uma solução política nunca antes experimentada que, graças a um momento de inspiração mordaz de Paulo Portas, ficará na história como "geringonça".

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 01:00

Fala Paula pintora

Quando vejo a pintura de Paula Rego, lembro-me sempre de pequenas tartarugas rastejantes, recém-eclodidas, em busca do mar.

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 01:00

O pecado original

Salvo qualquer golpe de teatro de última instância, estará hoje consumada no Parlamento uma crise política que poucos levavam a sério e ninguém de bom senso desejaria.

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 01:00

A culpa é de Costa

No momento em que escrevo este artigo, o chumbo do Orçamento do Estado e a dissolução da Assembleia da República são uma quase certeza. Mas mesmo que por golpe de mágica assim não seja, de uma coisa estamos certos, a geringonça quebrou.

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 01:00

A minha paixão por uma boa brasa

Devo a Matosinhos, às suas gentes, aos seus pescadores e aos seus muitos templos da restauração quase tudo o que se segue.

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 00:59

″Rebobinando a cassete″

Como esta crónica só é publicada nas semanas em que há Liga, vou "rebobinar a cassete". Vejamos a frase de Luís Filipe Vieira no dia das eleições do Benfica: "Quem for à casa de banho vai lembrar-se de mim!

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 00:59

O Braga voltou?

Só um extraordinário espírito coletivo e um sentido de sacrifício ainda maior permitiram ao Braga conquistar uma importante vitória na casa do Gil Vicente e sair de Barcelos com mais três pontos na classificação.

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 00:59

Como a lesma

Não foi bonito. A malfadada segunda-feira mesmo ali à porta, 97 minutos de sorrisos cada vez mais rasgados a anteverem uma luz de ânimo para enfrentar nova semana de trabalho, milhares de posts e graçolas preparados...

www.jn.ptwww.jn.pt - 27 out. 00:59

Uma dupla a dar de novo

Quando Mehdi Taremi está na ordem do dia pela torrente de golos frente ao AC Milan e Tondela, há um denominador comum aos quatro jogos da retoma pós-hecatombe-Liverpool (olá, Manchester United): Evanilson.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out. 00:32

Antes a rutura do que a captura

Mesmo que as sondagens não apontem para um quadro político totalmente novo, o preço de uma ida às urnas será sempre menor do que o custo social elevadíssimo da cedência a todos os ditames de PCP e Bloco.

observador.ptObservador - 27 out. 00:20

Desde 2015 que temos razão

Por causa desta irresponsabilidade de todos, e sobretudo do PM António Costa, os portugueses devem colocar o PS na oposição. Os portugueses não podem confiar nos socialistas para os governarem.

observador.ptObservador - 27 out. 00:13

Rio e anti-Rio

Rangel tem importantes qualidades: é inteligente, experiente, culto e combativo. Mas o que está em causa nas eleições no PSD não é Rangel mas sim uma coligação anti-Rio de que ele é cabeça de cartaz.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 27 out. 00:09

“Ó Pátria Mãe”

Este incidente é, sobretudo, revelador de algum mal-estar existente nas Forças Armadas e também de uma dificuldade que permanece no seio do Exército, ao nível dos oficiais superiores, na relação com as designadas Forças Especiais.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out. 00:05

A moral e a política

Esta cimeira de Glasgow vai ser mais um momento de folclore mediático, em que interesses e contra-interesses se irão digladiar, e no final ganham sempre os mesmos.

sol.sapo.ptAfonso de Melo - 27 out. 00:00

O mais longo caminho para casa

"Nem os pés de Deus poderiam alguma vez imitar os de Quaresma. Enrolavam-se um no outro como cobras no nó das fintas"

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 out. 23:04

Heróis do mar ou salteadores?

Não caiamos na ingenuidade de classificar estes movimentos de “cancel culture” de simples “patetice”. Tal como nos EUA, este tipo de extremismo redunda numa enorme vantagem política para a extrema-direita.

visao.sapo.ptluisdelgado - 26 out. 21:04

Visão | Costa em Stress Pós-Traumático

O que atinge o PM, o que o deixa verdadeiramente traumatizado, é o enxovalho governamental com o Orçamento rejeitado pelos seus amigos da esquerda.

24.sapo.ptManuel Cardoso - 26 out. 20:40

Quantos parceiros teve o PS nos últimos anos?

Na política e no amor, a rejeição é fatal. O governo e os parceiros habituais não conseguem manter relações por causa da disfunção contábil, pelo que vão obrigar os ...

rr.sapo.ptOpinião de Cristina Sá Carvalho - 26 out. 13:32

6.000 Rosas Portuguesas

Uma boa notícia é, certamente, a campanha da Sociedade Portuguesa de Senologia, “Viver depois do Cancro da Mama”, com as suas maravilhosas embaixadoras, Carla Andrino e Joana Cruz.

ionline.sapo.ptAntónio Cluny - 26 out. 11:08

Beautiful world, where are you

Nesta obra, Sally Rooney vai descrevendo a vida desconchavada de um grupo de jovens com estudos elevados e boas qualificações que nunca conseguem estabilizar a sua situação económica, social, familiar e pessoal.

ionline.sapo.ptPedro Vaz - 26 out. 11:05

O Ponto final?

É pena que o PCP e o BE, por motivos de tacticismo partidário, estejam dispostos a que se perca todo o trabalho que se tem desenvolvido em conjunto até aqui.

eco.sapo.ptPedro Barosa - 26 out. 10:44

Até quando?

Assistimos a uma total liberdade do MP para realizar a investigação durante o tempo que bem entender – sem que exista qualquer controlo efetivo externo ou consequências legais concretas.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 26 out. 09:01

Quebrar o Facebook em caso de emergência

No rescaldo da insurreição que deixou o Capitólio dos Estados Unidos em frangalhos e provocou a morte a várias pessoas, o Facebook reinstituiu 25 medidas de protecção que tinham sido utilizadas durante a eleição de Novembro de 2020 para minimizar conteúdos perigosos, incluindo discurso de ódio.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 26 out. 07:16

​Enorme goleada no sufrágio em Alvalade

Nem todos os sectores da opinião pública perfilham a ideia de que os retumbantes resultados registados na última assembleia geral do Sporting Clube de Portugal tenham apenas a ver com o conteúdo da convocatória da mesma.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 26 out. 01:01

Alianças, acordos e desacordos

Desde os meados do século XX que o processo de globalização tem passado pela proliferação de acordos comerciais, económicos e monetários. O mais representativo tem sido, naturalmente, a UME - União Económica e Monetária da UE.

www.jn.ptwww.jn.pt - 26 out. 01:00

Crise inevitável?

Eleições antecipadas? Tudo se encaminha para essa solução ao parecerem esgotadas todas as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado para 2022. Garantida, salvo algum golpe de mágica, citando Jerónimo de Sousa, está uma crise política.

www.jn.ptwww.jn.pt - 26 out. 01:00

A imprevisibilidade do modelo energético

A pandemia veio abalar a ideia de segurança, conforto, estabilidade e crescimento perpétuos que se enraizou nos países desenvolvidos. É verdade que o Mundo vive crises cíclicas e que, ao longo da História, não faltaram eventos pandémicos.

observador.ptObservador - 26 out. 00:21

E ao sétimo Orçamento a esquerda quebrou

António Costa teve de escolher entre continuar no poder ou colocar o país em risco de um novo colapso financeiro. Num cenário destes, antecipar eleições é um mal menor.

observador.ptObservador - 26 out. 00:19

O Bloco e o PCP querem a virgindade de volta

Duarte Cordeiro chamou a atenção para o facto de o Bloco e o PCP já se terem despedido da castidade há muitos orçamentos. E, por mais que agora esperneiem, já não a recuperam.

observador.ptObservador - 26 out. 00:17

Costa como Sócrates durou 6 anos. E agora?

Pena que Marcelo, o maior analista político do país, não tenha percebido há dois anos o que o fraco analista Aníbal Cavaco Silva percebeu na hora. Geringonças só de papel passado.

observador.ptObservador - 26 out. 00:15

Sim, dr. Rangel, as pessoas querem subir na vida

Os jornalistas trataram como pecado o uso por Rangel da expressão “subir na vida”. Subir na vida é ambição ilegítima para quem menospreza a realidade do Zé de Rio de Mouro ou da Manuela de Valpaços.

observador.ptObservador - 26 out. 00:10

À procura de impacto

Apesar de não haver uma receita única para a criação de soluções e negócios de impacto, a cultura é um fator intrínseco a cada empresa que não pode ser descurado.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 out. 00:09

Uma carta natalista de Budapeste

“Família como chave de Sustentabilidade” foi o tema da 4ª Cimeira Demográfica de Budapeste, em Setembro. À data, nenhum país do continente europeu regista uma taxa de natalidade perto do nível de reposição geracional.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 out. 00:07

Uns momentos de iconoclasta

Que estratégia está por trás deste orçamento? Nem se falou. Um exemplo. Estamos numa subida galopante dos combustíveis. Um problema mundial e europeu, com impactos ainda imprevisíveis mas bem temerosos.

observador.ptObservador - 26 out. 00:04

Presente de Trojan para Oeiras

O vereador da Câmara de Oeiras e o CEO do Taguspark perguntaram ao Embaixador da Rússia, na inauguração da obra oferecida pelos russos, qual é o estado de saúde do líder da oposição Alexei Navalny?

sol.sapo.ptAbel Matos Santos - 26 out. 00:00

Cultura do cancelamento

É por isso que estas derivas políticas e sociais que nasceram com o marxismo há um século, ganharam força no feminismo e deram corpo à ideologia do género e agora ao cancelamento (woke), têm como objetivo primordial destruir a família, as forças de segurança, as forças armadas, o ensino privado, enfim tudo o que possa dar estabilidade, referências e ‘raízes’ às pessoas.

sol.sapo.ptFrancisco Mota - 26 out. 00:00

O CDS

Da esquerda à direita os líderes deram lugar a gestores de circunstância, que apenas reagem ao momentâneo.

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 out. 23:53

Não há Orçamento porque António Costa não quer

Depois de ter rejeitado um acordo para a legislatura, de ter falhado o cumprimento de várias medidas negociadas anteriormente, e de ter ignorado as propostas do Bloco na preparação do Orçamento, o Governo pede à Esquerda que aceite a inevitabilidade da permanência das leis da troika no país.

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 out. 23:53

Não há Orçamento porque António Costa não quer

Depois de ter rejeitado um acordo para a legislatura, de ter falhado o cumprimento de várias medidas negociadas anteriormente, e de ter ignorado as propostas do Bloco na preparação do Orçamento, o Governo pede à Esquerda que aceite a inevitabilidade da permanência das leis da troika no país.

24.sapo.ptFrancisco Sena Santos - 25 out. 18:56

G20 e COP26: Os líderes saberão ser valentes?

A política serve para resolver os problemas das pessoas, no âmbito da comunidade. Há neste momento, de modo cristalino, quatro problemas gerais que requerem determinação política para que sejam ...

visao.sapo.ptsarasa - 25 out. 18:08

Exame Informática | Aquele momento no tempo

As conferências Solvay marcaram a história da Ciência na primeira metade do século XX. Provavelmente a maior concentração de 'cérebros' por metro quadrado - a opinião da jornalista Sara Sá

24.sapo.ptFilipa Silveira e Castro - 25 out. 16:50

O luto de uma vida não cabe em cinco dias

Sou uma orgulhosa mãe de quatro filhos que até ao dia 5 de Agosto de 2013 nunca parou para pensar neste tema, só de imaginar já era doloroso. Por ...

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 25 out. 13:42

Um país (des)ligado

O PRR é uma oportunidade, não só para recuperar os sectores mais atingidos pela crise, mas, fundamentalmente, para modernizar o país, e para isso, para além de discursos possantes, é preciso coragem e ação.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 25 out. 13:12

O futuro da cibersegurança com o 5G

A evolução para a chamada quinta geração de comunicações móveis ou 5G apresenta inúmeros desafios, tanto a nível tecnológico como de segurança.

eco.sapo.ptFilipa Ambrósio de Sousa - 25 out. 12:13

A doença de Alzheimer não é para todos

Um magistrado que estivesse perante o mesmo relatório mas com um arguido 'desconhecido', concluiria o mesmo? Até quando os magistrados vão estar reféns do que chamo de “efeito fuga de João Rendeiro"?

eco.sapo.ptRaquel Galinha Roque - 25 out. 11:50

Oportunidade perdida no OE 2022 para o Imobiliário?

Dificilmente conseguiremos acompanhar o crescimento económico e a retoma pós-pandémica dos nossos parceiros europeus, nem mesmo com o dinheiro proveniente dos financiamentos da “bazuca”.

ionline.sapo.ptAntónio João Maia - 25 out. 10:42

Contribuir para uma cidadania mais fortalecida e para uma sociedade responsavelmente mais informada e intransigente face ao problema da fraude e da corrupção – propósitos do Observatório de Economia e Gestão da Fraude

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude procura contribuir para uma sociedade mais consciente, responsável e envolvida sobre a importância da ética e da integridade na vida pública e nas organizações, designadamente das circunstâncias, dos efeitos e dos custos da fraude, da corrupção e da economia não registada.

eco.sapo.ptJosé Conde Rodrigues - 25 out. 10:32

A grande ilusão

Afinal das contas, são os países com maior estabilidade legislativa, aqueles que mais valor dão à perenidade do seu direito e da sua justiça.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 25 out. 10:27

Os novos desafios do emprego

A crise pandémica que tivemos no último ano e meio está a ter profundos impactos ao nível da economia e sociedade.

ionline.sapo.ptCarlos Pinto - 25 out. 10:22

Lisboa e a política nacional

Lisboa pode ser posto de observação. Será talvez exagero falar-se em apagamento dos Estados, mas facto é que as comunidades locais ganharam estatuto na cidadania europeia.

ionline.sapo.ptAntónio Galamba - 25 out. 10:19

O problema das massas e a vertigem do orçamento

Nada do que está a acontecer em torno do OE para 2022 é inesperado, dada a inconsistência do exercício governativo e do compromisso com os parceiros escolhidos para a governação.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out. 09:46

Quem aponta os impostos aos pobres?

Foi o Governo PSD/CDS - então apoiado por Francisco Mendes da Silva - que, em 2014, criou a fiscalidade verde que é clara nos seus propósitos: “uma reorientação de comportamentos” e substituir os impostos sobre os rendimentos. E no programa do atua

visao.sapo.ptClara Cardoso - 25 out. 09:38

Visão | E depois do adeus

Ao fim de meses de peste, o “depois de Corona” chegou. A pandemia não acabou, mas a Era Covid chegou ao fim. Está na altura de virar a página. Nesta última “crónica d.C”, proponho um balanço de como chegámos aqui

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.