Clara Cardoso - 15 abr 08:42
É o Estado de direito a funcionar, estúpidos!, dirão alguns. Ao que os estúpidos, legitimamente também, responderão que então algo vai mal com o Estado de direito em Portugal
Joana Mortágua - 15 abr 09:58
Não podemos ignorar que o substrato deste crime é uma cultura de subjugação e objetificação sexual das mulheres e meninas provada pela tendência de reincidência dos agressores, protegidos pela estigmatização social e culpabilização das vítimas.
Clara Cardoso - 15 abr 08:15
A pandemia veio demonstrar, de forma clara e trágica, os riscos de Estados fracos ou fragilizados: os serviços básicos não conseguem dar resposta, a ausência de infraestruturas torna-se gritante e a pressão social conduz, inevitavelmente, à revolta e ao desespero
www.dinheirovivo.pt - 15 abr 08:07
A história da mobilidade elétrica remonta ao início do século XIX, quando, num admirável esforço conjunto internacional, a Hungria, Holanda e os Estados Unidos da América começaram a trabalhar na criação do primeiro veículo movido a eletricidade.
publico@publico.pt - 15 abr 07:31
As polémicas em que a vacina da AstraZeneca tem estado envolvida vêm-se agravando, prejudicando também a capacidade de as autoridades para passarem as mensagens aos cidadãos.
nuno.pacheco@publico.pt - 15 abr 06:00
Algumas universidades britânicas andam a testar aquilo que julgam ser um grande avanço no seu sistema de ensino: admitir erros ortográficos na escrita dos seus alunos.
www.jn.pt - 15 abr 01:02
Se estava criado um ambiente de pressão sobre o Conselho de Ministros de hoje, que vai decidir se o plano de desconfinamento se mantém e com que contornos, o presidente da República serviu de amparo.
www.jn.pt - 15 abr 01:01
Na última semana, muito se disse sobre a reunião que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, tiveram com o ditador islâmico turco Recep Tayyip Erdogan.
www.jn.pt - 15 abr 01:00
Neste ano letivo, os estudantes que pretendem aceder ao Ensino Superior viram a sua situação académica ficar mais comprometida quando, numa decisão recente, o Governo entendeu negar-lhes a possibilidade de fazerem melhoria de nota da classificação interna, condicionando assim o ingresso num determinado curso Superior.
www.jn.pt - 15 abr 01:00
Em entrevista ao Porto Canal, o eng.º Vladimiro Feliz, candidato anunciado do PSD ao Porto, mostrou-se agastado porque a Câmara do Porto aprovou um projeto para um terreno na Rua da Quinta.
www.jn.pt - 15 abr 01:00
É escandaloso. Comparando a definição oficial de "pobre" da União Europeia - escrevo-a no final deste texto - com as conclusões do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (sobre a pobreza em Portugal), morre-se de vergonha.
www.jn.pt - 15 abr 01:00
Era tão lindo o pequeno muro da minha rua. Aliás, toda a minha rua. As árvores da minha rua. O passeio, em quadradinhos, da minha rua. As paredes das casas, contra as que eu mandava bolas nas tardes em que mais ninguém podia jogar comigo à bola.
www.jn.pt - 15 abr 01:00
Nas últimas semanas vimos desaparecer pessoas por causa da covid-19 mas, também, por outro tipo de doenças associadas, que acabaram por marcar o seu tempo à sua dimensão e participação na história.
publico@publico.pt - 15 abr 00:30
No que à habitação diz respeito, é crucial que a bazuca europeia não passe de uma pistolinha de pintura para disfarce de elefantes. Mais que tudo, terá de se tornar numa alavanca.
publico@publico.pt - 15 abr 00:25
Temos de evitar que no futuro os alunos de hoje sejam olhados como os náufragos da pandemia. O desafio é garantir que os programas de apoio às desigualdades ganhem novo fôlego e que os desníveis nas aprendizagens possam ser reduzidos na próxima déca
publico@publico.pt - 15 abr 00:20
Belém tem, atualmente, e relativamente à média da cidade de Lisboa, uma habitação mais cara e com um custo a aumentar mais rapidamente. Assim, a acompanhar o problema demográfico, a freguesia tem também um problema de acesso à habitação por resolver.
publico@publico.pt - 15 abr 00:15
O processo Operação Marquês coloca a justiça e o Estado de direito numa encruzilhada dramática, da qual, enquanto sociedade, temos que sair bem. As elites do poder judicial e do poder político têm que estar à altura e não nos podem falhar. Mas, nós,
publico@publico.pt - 15 abr 00:10
Desde a sua chegada a Portugal, José Sócrates tem sido objecto de um tratamento impensável num país que recuperou a Democracia após meio século de ditadura.
Ana Pina - 15 abr 00:08
As empresas que mais me preocupam são as que precisam de capital ou que dependem da abertura do mundo. A recuperação aqui será mais lenta. Os investidores vão estar apreensivos.
Ana Pina - 15 abr 00:07
Não chega criar as funcionalidades para os novos ecossistemas. É preciso que a legislação as aceite para que a economia possa evoluir. @legisladores: talvez esteja na altura de se começar a discutir o assunto?
Observador - 15 abr 00:07
Cerca de um terço dos alunos com origens imigrantes frequentam as escolas em contextos de segregação. O insucesso escolar repetido é uma das principai...
Ana Pina - 15 abr 00:05
Não se pode nunca ignorar que uma sociedade que não confia nas suas instituições, em especial nas que integram o sistema judicial, caminha a passos largos para questionar a democracia e o seu funcionamento.
opiniao@publico.pt - 15 abr 00:05
Uma velha amiga veio ter connosco: a gaivota do anzol. Foi no Verão do ano passado que a conhecemos, passeando sem rumo sobre o areal, com um anzol pendurado no bico.
Observador - 15 abr 00:04
O que é verdadeiramente marcante no plano espanhol é tratar-se de um envelope de apoios a fundo perdido cinco vezes superior ao PRR português. E a gra...
Observador - 15 abr 00:04
Marginalizando as Chefias dos Ramos da decisão política estratégica, estariam criadas as condições para a concretização de um velho projecto: submeter...
Observador - 15 abr 00:01
Premiemos os autarcas que prestam contas, que cumprem com as boas práticas de governação aberta e que publiquem e fundamentem as suas decisões em dado...
Observador - 15 abr 00:01
Se não existir renovação, corremos o risco de um ainda maior fraccionamento do sistema partidário ou até do colapso de alguns partidos.
Observador - 15 abr 00:00
A dor é o maior gatilho para a mudança. Espero que tenha doído o suficiente, para que todos façamos algo, de concreto e positivo, para mudar Portugal....
Observador - 15 abr 00:00
Um site é apenas a ponta do iceberg. Por trás da loja online existe uma série de componentes que influenciam e garantem a satisfação do cliente.
jmtavares@outlook.com - 15 abr 00:00
A lição que o grande magistrado das liberdades e garantias deu ao Ministério Público e, por extensão, aos portugueses, foi esta: é inútil ter tanto trabalho a provar o que aconteceu quando é muito mais fácil provar o que não aconteceu.
www.dinheirovivo.pt - 14 abr 23:42
Os desafios que a indústria enfrenta neste momento são difíceis: perturbações na cadeia de distribuição, confinamentos recorrentes e restrições contínuas às viagens, para nomear apenas alguns.
Nelson Tavares - 14 abr 23:06
É nas Ciências da Nutrição que encontramos as ferramentas para fazer a educação alimentar e nutricional tão importante para finalmente controlarmos a nossa saúde
Ana Roma Torres - 14 abr 22:47
As marcas, produtos e serviços fazem parte deste ecossistema e muito temos falado de toda a sua adaptação ao contexto de pandemia e como isso trouxe novas tendências, acelerou a digitalização, conectou pessoas e alterou algum foco e algumas prioridades.
tek.sapo.pt - 14 abr 20:04
Por Fernando Braz (*) Encontramo-nos num momento sem precedentes, em que nos vemos confrontados várias crises - uma crise sanitária, uma crise económica, uma crise climática e, acima de tudo, ...
acorreia@publico.pt - 14 abr 19:54
Neste momento, o que conta mais é o tempo, quer o da entrega e distribuição das vacinas, quer o da entrega e distribuição das ajudas necessárias para evitar o colapso.
publico@publico.pt - 14 abr 18:00
O que se passou há dias no Porto faz-nos pensar naquilo que pode estar a falhar na preservação da memória de um período que levou à matança organizada de cerca de seis milhões de pessoas.
publico@publico.pt - 14 abr 17:30
Ninguém pode fazer mais do que aquilo que as autoridades moçambicanas permitem que seja feito, no respeito pelo exercício legítimo da sua soberania.
www.dinheirovivo.pt - 14 abr 17:30
A marca Sócrates foi afrontada / questionada / posta em causa durante sete anos.
publico@publico.pt - 14 abr 16:25
O tumor do testículo é raro, constituindo cerca de 1% de todos os tumores no homem, sendo mais frequente no homem jovem, entre os 15 e os 49 anos.
Ana Pina - 14 abr 14:05
O bem-estar comum é a razão de ser dos decisores públicos – eleitos ou não. No ato de corrupção, o decisor público renega a sua obrigação para com o interesse geral da sociedade, tornando-se cúmplice do interesse privado.
Paulo Matos - 14 abr 13:13
“Gradualmente, assistimos a condições como trabalho remoto, formação, novas tecnologias, e fringe benefits, como fatores que determinam uma mudança profissional” – a opinião de Cláudia Sá, Specialized Recruitment Manager da Kelly Services
svicente - 14 abr 12:26
A escritora Alice Vieira escreve, com Nelson Mateus, um diário sobre as suas recordações e sobre as memórias entre as diferentes gerações.
Clara Cardoso - 14 abr 10:37
A juventude é a embriaguez sem vinho, dizia Goethe, mas quando o vinho está azedo a embriaguez passa a doença. A recorrência das crises, os surtos pandémicos e a falta de horizontes podem estar a criar uma geração perdida.
José António Moreira - 14 abr 10:21
Há propostas de aplicação de poupança que, à partida, parecem um raio de sol que perpassa as negras nuvens de um dia de chuva.
Eduardo Oliveira e Silva - 14 abr 10:18
É a eterna confusão em que Portugal anda e que faz com que nunca nada mude depois de ondas de uma indignação que logo desaparece.
Carlos Carreiras - 14 abr 10:14
Em completa articulação com o Governo, garantimos recentemente a compra e inclusive a cedência de uma patente que já apresenta excelentes resultados de imunização numa população vastíssima.
Ana Pina - 14 abr 09:26
O quadro normativo não responde às exigências da profissão, cuja rotina é atípica. Como tal, construir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um desafio diário.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 14 abr 09:20
É possível que o próximo passo seja pensar em sentido inverso: mais uma árvore plantada poderá compensar menos uma mulher num board? E por aí fora... O mundo ESG analisado assim, talvez não seja tão fabuloso quanto isso...
Vítor Rainho - 14 abr 09:12
Pessoas incompetentes decidem juntar centenas de clientes sem qualquer necessidade. Alguém algum dia irá responsabilizar o autor de tal barbaridade? Alguma vez tal criatura foi à Feira do Relógio para perceber o enorme disparate que fez?
Pedro d´Anunciação - 14 abr 08:53
Parece que, segundo o tal colunista (académico e docente), a política do Governo português faz com que Portugal seja o país com maior número de moratórias, que cresce em vez de diminuir.
Ricardo Arroja - 14 abr 08:42
A justiça, independentemente da separação de poderes, é administração pública (e é economia). Logo, nem o Governo nem o Presidente da República se podem demitir dessa responsabilidade.
svicente - 14 abr 08:24
Esta história foi-me contada na primeira pessoa pelo sapato, por esse sapato. Tinha sido transportado até ali na boca dum cão abandonado. Um cão de muitas raças e portanto de nenhuma
Paulo Moutinho - 14 abr 07:30
Faz sentido este alarido em torno das vacinas? Casos de coágulos acontecem, mas são uma raridade. Sucessivos alertas só geram desconfiança, aumentando o número dos que fogem com o braço à seringa.
Opinião de José Miguel Sardica - 14 abr 07:20
Sim, ele averbou uma meia vitória; mas a outra metade da história, que a sua natureza mitómana omitiu, foi uma estrondosa derrota.
Opinião de Ribeiro Cristovão - 14 abr 07:16
Foi o culminar de uma caminhada brilhante e, mais uma vez, a confirmação da qualidade portista, que ajudou a reforçar o espaço que há muitos anos ocupa na Europa do futebol.
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral - 14 abr 07:12
O problema da fronteira que separa a República da Irlanda do Ulster (Irlanda do Norte) foi aparentemente superado nas negociações do Brexit. Só que a solução não agrada às comunidades protestantes do Ulster.
www.jn.pt - 14 abr 01:02
1. Portugal deixou para trás a terceira vaga da pandemia. A dúvida é se virá outra.
www.jn.pt - 14 abr 01:01
Hoje a esperança tem nome de discoteca.
www.jn.pt - 14 abr 01:00
As decisões do processo de instrução da Operação Marquês chegaram à opinião pública com estrondo.
www.jn.pt - 14 abr 01:00
Primeiro foi detido e colocado em prisão preventiva. Ao fim de meio ano, aproximadamente, foi a tribunal ouvir a sua sentença. São 33 páginas (!!!), a 25 linhas cada. E uma condenação de 150 anos de prisão, que está a cumprir.
www.jn.pt - 14 abr 01:00
"A vida do dinheiro", que todos podemos ouvir na TSF e ler aos fins de semana no "Dinheiro Vivo", contou esta semana com uma interessante entrevista a Ricardo Mourinho Félix, atual vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI) e antigo secretário de Estado das Finanças de Mário Centeno.
www.jn.pt - 14 abr 01:00
Imagine que pretende remodelar a sua cozinha. Contrata um canalizador e um eletricista, um pedreiro para colocar o chão e os azulejos, uma empresa para colocar os novos móveis, etc.
s.castilho@netcabo.pt - 14 abr 00:20
O que a análise do Iave mostra é que só ficaram para trás os alunos que já eram socialmente desfavorecidos. A solução do problema escapa maioritariamente à acção directa das escolas.
www.dinheirovivo.pt - 14 abr 00:20
Como podem os mercados privados contribuir para um futuro mais sustentável e reconstruir melhor a Europa?
www.dinheirovivo.pt - 14 abr 00:13
No Man is an Island transmite a ideia que os seres humanos necessitam de fazer parte de uma comunidade para prosperar. Apesar de esta frase ter sido escrita pelo poeta John Donne no séc.
Ana Pina - 14 abr 00:08
Os bancos centrais enfrentam agora o dilema típico: se endurecerem a política monetária prematuramente, podem fazer abortar a retoma económica que se perspetiva; se forem lentos a reagir a um surto inflacionista sustentado, terão depois dificuldades em controlar o processo.
Ana Pina - 14 abr 00:07
A História não se repete, é frequentemente dito, mas parece inspirar-se em si mesma, reeditando-se sob novas versões. Espera-se que não seja este o caso mas, se o for, o mundo livre tem que estar preparado para um novo conflito.
Ana Pina - 14 abr 00:06
Um quinto da população portuguesa é pobre? A dura e crua conclusão é que a maior parte das pessoas que trabalha em Portugal está em situação de pobreza! Isto nos diz o mais recente estudo da FFMS.
publico@publico.pt - 14 abr 00:05
Se os corruptos não cuidarem de se incriminar, bem podemos desistir de vez de investigar e punir a corrupção – porque nunca se conseguirá provar.
opiniao@publico.pt - 14 abr 00:05
Os ingleses sentem-se abandonados pela União Europeia que abandonaram. Ficaram viciados nas negociações: davam-lhes importância.
Observador - 14 abr 00:04
A chave está precisamente aí, na união, no desprendimento da mentalidade dos obséquios e gentilezas. Mude-se a estratégia e, ao invés de tachos, temos...
www.dinheirovivo.pt - 14 abr 00:04
Qualquer que seja o contexto, conviver com diversidade cultural é imensamente enriquecedor e estimulante. Uma das formas mais frequentes de o fazer é viajando, mas também no ambiente laboral é possível fazê-lo quando a cultura empresarial o promove.
Observador - 14 abr 00:03
Não está em causa sacrificar José Sócrates sem julgamento para agradar às massas. Pelo contrário, a Justiça exige um processo adequado e não pode ser ...
Observador - 14 abr 00:03
A escolha de juízes para o Tribunal Constitucional não pode estar condicionada por uma posição que seja favorável ou não à que defendem alguns Deputad...
Observador - 14 abr 00:02
Na Europa, todos os meses, mais de 100.000 pessoas desenvolvem coágulos no sangue, com ou sem COVID-19. Com todo este circo pode haver doentes a coloc...
opiniao@publico.pt - 14 abr 00:01
Eu sei, eu sei. São os coraçõezinhos vermelhos, não são? Os coraçõezinhos vermelhos nas redes sociais — por debaixo de cada tweet, de cada post, de cada clip — são para as elites do comentariado um vício pior do que as raspadinhas.
Observador - 14 abr 00:00
Muito há a fazer para melhorar o atual estado de coisas. É verdade. Mas não é solução ir a correr legislar, sob pena da supressão ou limitação radical...
Observador - 14 abr 00:00
Os almadenses riem-se do “innovation district” porque já foram enganados com o “Lisbon South Bay” e a “Cidade da Água”. A realidade é esta: Almada per...
publico@publico.pt - 14 abr 00:00
O juiz Ivo Rosa, com a sua intervenção instrutória (?) no chamado Processo Marquês, veio lançar um manto de lama no nosso sistema.
Guilherme Valente - 13 abr 23:03
"Os comunistas comem criancinhas", disse em 2012, a deputada do PPM, Aline Beuvink, explicando com admirável clareza a origem daquela expressão
Luís Paulino Pereira - 13 abr 22:28
Parar o país é sempre uma medida arriscada e perigosa, por tudo o que ela acarreta; por isso, tem de ser criteriosamente ponderada, e utilizada apenas como último recurso
luisdelgado - 13 abr 22:04
Ivo Rosa deu-lhes, a todos, pares, superiores, MP e até advogados, mais Conselhos e outros, o verdadeiro bailinho da Madeira. O original. O puro. Esta é a Justiça que temos, concluiu mentalmente o odiado juiz.
manuel.carvalho@publico.pt - 13 abr 21:43
Tudo o que puder ser feito para aumentar a eficácia da luta contra corrupção tem de ser feito e os cidadãos não compreenderão o comodismo resignado de Francisca Van Dunem. Resta ao Parlamento corrigir a sua teimosia.
José Manuel Azevedo - 13 abr 21:40
Ou nos consciencializamos para a importância de cumprir as regras, ou um dia destes lá estarão o primeiro-ministro e o PR a falar-nos de retrocesso e da necessidade de travar o desconfinamento
www.dinheirovivo.pt - 13 abr 20:46
Independentemente de o regime de teletrabalho ter vindo para ficar ou representar apenas uma adaptação ao contexto atual, as empresas devem adaptar as suas políticas de modo a cobrir as alterações aos métodos e processos de trabalho.
tek.sapo.pt - 13 abr 19:59
A atual situação pandémica empurrou as empresas para a tecnologia edge, criando mudanças dramáticas nos padrões de tráfego das redes e contribuindo para a produção de quantidades significativas de ...
Alexandre Faria - 13 abr 19:51
Em Bolama, cidade histórica da Guiné-Bissau (capital da antiga colónia portuguesa até 1941) existem os maiores marcos culturais e arquitetónicos do país.
Manuel dos Santos - 13 abr 19:45
É necessário um forte sobressalto cívico e o Presidente parece estar disponível, para em nome de todos, o protagonizar.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 13 abr 19:05
Bem vistas as coisas, Hayley Blunden tem um conselho-chave para lhe dar: se sabe que não vai seguir o conselho que solicita, não o peça! É claro que sabe que há grande probabilidade de ninguém lhe dar ouvidos.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 13 abr 18:20
Portugal tem de abandonar a passividade paralisante que nos impede o desenvolvimento. Esse abandono passa por, entre outras medidas, alterar profundamente os métodos de ensino. Porque uma escola passiva gera uma sociedade passiva.
publico@publico.pt - 13 abr 17:05
O problema das populações migrantes e do sucesso escolar não é da existência de uma política de segregação. O problema é, verdadeiramente, por um lado, a trama social desfavorável a tais populações, e por outro a insuficiência das escolas em tratar
publico@publico.pt - 13 abr 17:00
É responsabilidade política e do Estado de direito conferir estabilidade e dignidade às FA em que o país se reveja com orgulho.
Ana Pina - 13 abr 14:05
A que título pode o Estado afirmar-se como “pessoa de bem” se obriga, por força da lei, os gatunos a declararem o produto da trafulhice apenas para lhes aplicar a taxa adequada?
Paulo Matos - 13 abr 13:16
“Tecnologia como armazenamento em cloud, software de análise de negócios e software de automação de processos são utilizadas pelo BPO para permitir que as empresas baixem os custos e sejam mais eficazes” – a opinião de Marco Santos, CIO e general-manager da Fin-Prisma
trodrigues - 13 abr 11:57
Se quiserem eficácia nas vossas recomendações, falem com quem está no terreno há trinta anos e escutem atentamente as nossas propostas
www.jn.pt - 13 abr 11:19
Quando em novembro de 2015 se concluiu o processo de discussão pública do projeto legislativo sobre Prevenção da Contaminação e Remediação dos Solos (PRoSolos), todos pensávamos que, faltando apenas a sua revisão e publicação, estaríamos perto de ver colmatada uma grave lacuna legislativa da área ambiental.
Clara Cardoso - 13 abr 11:01
Num texto de opinião para a VISÃO, José Sócrates dá a sua perspetiva sobre o estado do processo Operação Marquês: é "o esplendor da perversidade"
publico@publico.pt - 13 abr 11:00
Devemos continuar a concentrar os nossos esforços na facilitação do acesso à formação especializada para todos os afetados pela crise e para os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, para que possam fazer a transição para ocupações d
António Cluny - 13 abr 10:23
«É mais fácil apontar os bodes expiatórios do que interrogarmo-nos sobre a nossa responsabilidade no mal-estar que envolve a democracia. Os populistas não são a causa dos nossos problemas, eles são o sintoma»
publico@publico.pt - 13 abr 10:20
Os filhos vivem desde o início dos tempos a exigir aos pais, sem pensarem muito sobre as suas necessidades — fazemo-lo de uma forma tão natural que já nem reparamos.