Opinião

observador.ptTeresa Espassandim - 20 jul 00:31

Então, já sabes o que vais seguir?

A tomada de decisão vocacional não se faz por decreto, como muitos parecem crer, como se aos 18 anos todos os jovens ficassem a saber de imediato o que pretendem fazer profissionalmente.

www.jornaleconomico.sapo.ptXavier Rodríguez-Martín - 20 jul 00:30

A dimensão política e social da digitalização

Estamos perante uma genial metamorfose das relações de produção, em que milhões de pessoas não cobram ordenado nenhum, mas dedicam uma boa parte do seu tempo a gerar dividendos para os gigantes tecnológicos.

observador.ptMiguel Herédia - 20 jul 00:28

Duas doses de espinhas para levar

Num horizonte já não muito distante, é possível que as espinhas venham a ter mais valor do que o peixe que comemos, sobretudo por via das indústrias farmacêutica e nutracêutica.

www.jornaleconomico.sapo.ptFilipe Alves - 20 jul 00:20

Lobos disfarçados de cordeiros

No romance histórico que deu origem ao célebre filme de Stanley Kubrick, Howard Fast descreve o gladiador Spartacus como o líder de uma gloriosa revolta contra o brutal sistema de escravidão em que assentava a economia da Roma Antiga.

www.jornaleconomico.sapo.ptJoão Marcelino - 20 jul 00:17

Outro atentado no regime

Os 13 conselheiros do TC, nomeados pelos partidos na AR, deixaram prescrever os prazos de coimas a esses mesmos partidos por irregularidades face à lei do financiamento partidário. E não sentem que têm explicações a dar?

www.jornaleconomico.sapo.ptJosé Filipe Pinto - 20 jul 00:16

Trump e a forma norte-americana de ver o mundo

Para o Presidente da Terra do Tio Sam, a palavra “reciprocidade” não consta do respetivo vocabulário e não integra o normativo que regula as relações internacionais.

www.jornaleconomico.sapo.ptKirsty Hayes - 20 jul 00:15

Na hora da despedida

Acredito que, nos próximos meses, o Reino Unido não terá maior amigo e aliado, nem mais acérrimo defensor de um acordo sensato e construtivo, do que Portugal.

www.jornaleconomico.sapo.ptAndré Abrantes Amaral - 20 jul 00:14

Uma breve história do Portugal recente

Há dez anos não havia dinheiro para investimento público; há cinco nem para isso nem para pagar salários; agora já nem sequer para contratar enfermeiros. Não se aprendeu nada.

www.jornaleconomico.sapo.ptEduardo Teixeira - 20 jul 00:13

Alojamento local censurado?

A criação de quotas representa uma inaceitável interferência do Estado no mercado e na alocação de recursos patrimoniais.

www.jornaldenegocios.ptPatrícia Abreu - 19 jul 19:58

Buffett só confia na Berkshire para investir

Warren Buffett está sempre atento às oportunidades no mercado. Mas o bilionário, que detém a Berkshire Hathaway, parece estar a encontrar dificuldades em investir a reserva de liquidez da empresa.

observador.ptJosé Milhazes - 19 jul 19:01

Quem mente mais: Putin ou Trump?

Não sei foi Putin ou Trump quem venceu em Helsínquia, mas parece ser claro que a humanidade sofreu mais uma pesada derrota. O mundo é governado por dirigentes cada vez mais irresponsáveis.

24.sapo.ptMargarida Cruz - 19 jul 17:26

Associações de doentes: um contributo para melhorar a saúde em Portugal?

Em Portugal todos os dias há notícias sobre problemas na área da saúde e isso não acontece por não existirem excelentes profissionais, equipamentos razoáveis e políticas direccionadas para melhorar a saúde, se bem que a esse nível as constantes alterações de prioridades não tenham constituído um contributo positivo para a resolução de problemas de fundo.

www.jornaldenegocios.ptMarisa Silva Monteiro - 19 jul 15:04

Banca e crédito às empresas

O equilíbrio das posições negociais tem de fazer-se na fase de negociação do crédito e a lei tem de ser o fiel da balança.

www.publico.ptpmb@promontorio.net - 19 jul 14:25

Opinião. O País dos Arquitectos (Lado B)

Por momentos, a edição do PÚBLICO sobre a Representação Portuguesa na Bienal de Veneza fez-nos acreditar que, com o mundo a seus pés, Portugal era o nirvana da arquitectura. Lamentavelmente, e fora desta estimulante cápsula cultural, a prática disci

sol.sapo.ptPedro Ochôa - 19 jul 11:51

A hipocrisia

Trump está a ser diabolizado por estar a fazer exactamente o mesmo que o seu antecessor fez, limitando-se a cumprir uma lei que não foi por ele aprovada!

visao.sapo.ptMiguel Portela - 19 jul 10:11

Não vai deixar saudades

Se da pobreza do seu mandato já pouco poderá dizer em seu benefício, ao destratar o rugby em praça pública como o fez nesta ultima entrevista (aliás à semelhança de outra anteriores), estou em crer que nem do Juízo de fraco caracter se livrará…

visao.sapo.ptJosé Ferreira - 19 jul 09:36

A casa da corrupção

Esta cultura de caciquismo, que se perpetua no tempo e vai gerando “jobs for the boys” tem de cessar, sob pena de um futuro absolutamente comprometido!

www.sabado.ptFlash - 19 jul 09:30

Pressões há muitas, seus palermas

Esta semana, um ministro angolano referiu movimentações implícitas e explícitas para que o caso de Manuel Vicente fosse enviado para Angola, mas temos que acreditar que há separação de poderes, que os juízes são isentos e independentes e que a chuva não vai dar cabo do Verão

visao.sapo.ptMiguel Araújo - 19 jul 09:06

Crónica por um triz

Hoje foi o dia em que esse falhanço ia mesmo acontecer. Aliás, ainda pode, estou a escrever isto com a máxima velocidade que os meus polegares oponíveis permitem

visao.sapo.ptRicardo Araújo Pereira - 19 jul 08:35

Terrorismo sério e responsável

Deve ser uma delícia andar de autocarro com a Humanidade, aguardar na fila do supermercado atrás da Humanidade, ir à bola na companhia da Humanidade

observador.ptNuno Crato - 19 jul 07:35

Tordesilhas e as ‘fake news’

Custa conceber como Portugal e Castela dividiram o Mundo, mas ainda hoje se notam as consequências de Tordesilhas, em especial na América do Sul, onde a parte leste fala português e a oeste castelhano

visao.sapo.ptAntónio Lobo Antunes - 19 jul 07:34

De onde menos se espera é que não sai nada de jeito

– Ó Saramago você devia fumar. Saramago, que não era escritor, era um pregador, respondeu-lhe – Mas o tabaco faz mal. E ela, implacável – Pois faz mas você assim escrevia menos.

observador.ptPaulo Tunhas - 19 jul 07:24

O presente

Uma vez designados os agentes do Mal, definidos como os que põem as nossas crenças em questão, dispensamo-nos de analisar o que dizem e de avaliar a eventual razão que, num ponto ou noutro, possam ter

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 19 jul 06:47

Opinião. Pioras lentas

Nos últimos meses, nos temas mais importantes, quantas vezes o Governo garantiu a aprovação das suas iniciativas com o apoio da direita?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 19 jul 06:46

Opinião. Democracia corporativa

O atual regime tem por base as únicas forças vivas do mundo português – as corporações.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 19 jul 06:21

A exceção japonesa

Enquanto na Europa está na moda travar a imigração, o Japão começa a abrir-se a imigrantes. O envelhecimento da população e a decorrente falta de mão-se-obra a tal obriga.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 19 jul 06:16

Opinião. O Triângulo da Ciência em Portugal

O Estado deverá abrir os cordões à bolsa, nem que seja para estimular as empresas a contratar mais doutorados e realizar, assim, o sonho do ministro Manuel Heitor.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 19 jul 05:59

Opinião. Os simples

A droga de Trump é a atenção. O resto não lhe interessa. É simples. E ele também.

www.sabado.ptFlash - 19 jul 05:30

O paraíso da impunidade

Corremos o risco de uma recessão de décadas com as ideias que umas senhoras advogadas do PSD querem impor a Rui Rio, como se fossem a última Coca-Cola do deserto em matéria de justiça

www.sabado.ptFlash - 19 jul 04:39

Eça é que é Eça

Estava eu ontem muito bem na salinha de estar, já refastelada no sofá com os gatos ao colo e a descascar ervilhas quando ouvi dizer no telejornal uma notícia que me deixou desvastada: então não é que diz que vão deixar de obrigar os miúdos a ler Os Maias na escola?

www.sabado.ptFlash - 19 jul 01:00

O problema da geringonça nestes dias

A realidade é que uma parte importante do País não tem qualquer policiamento, e mesmo num crime grave denunciado enquanto ocorre, seja um assalto, um acto de violência, um rebentamento de uma caixa multibanco, tem pelo menos meia hora até aparecer alguém

observador.ptMaria João Avillez - 19 jul 00:19

Foi você que pediu um copo de oposição?

Os socialistas nunca mudam para melhor: na ex-AD não havia dinheiro pois a governação PS tinha dado cabo dele. Hoje começa a não haver dinheiro porque os mesmíssimos socialistas estão a dar cabo dele

www.jornaleconomico.sapo.ptGabriel Leite Mota - 19 jul 00:08

Por uma lei laboral inteligente e justa

A discussão actual sobre a legislação laboral deve ter isto em mente: combater ao máximo a precariedade, que é um dos grandes travões ao desenvolvimento nacional.

www.jornaleconomico.sapo.ptRicardo Leite Pinto - 19 jul 00:07

Só sei que nada sei

O primeiro-ministro duvida de si próprio e se escolheu de facto um ministro da Defesa. Os jornais duvidam que o tema seja velho e repetem as capas de há um ano.

observador.ptHelena Garrido - 19 jul 00:04

Saúde e Educação ou um problema de liderança

Por mais dinheiro que se envolva na Saúde e na Educação, o problema não se resolve. Porque a raiz da degradação dos serviços públicos está na falta de liderança.

www.jornaldenegocios.ptRaquel Godinho - 18 jul 21:13

Mudam-se os tempos, mudam-se os receios

A principal ameaça para os mercados financeiros é, neste momento, a guerra comercial. Algo que ficou mais uma vez evidente na última sondagem a gestores de fundos efectuada pelo Bank of America/Merrill Lynch.

www.publico.ptdqandrade@publico.pt - 18 jul 18:44

Editorial. A sobrevivência do modelo social europeu

A multa à Google tem tudo que ver com a sobrevivência do modelo social europeu face à economia digital. E é o maior legado que a Comissão Juncker vai deixar aos sucessores.

www.publico.pthugo.carvalho@cnj.pt - 18 jul 18:06

Opinião. Uma CPLP de jovens

Os jovens têm de estar nos partidos, nos sindicatos, nas organizações, nas associações, nos movimentos cívicos.

www.sabado.ptFlash - 18 jul 15:23

O perfil do próximo PGR

É desejável que o Ministério Público se mantenha autónomo da influência do poder político e que actue para que ninguém esteja acima da Lei.

24.sapo.ptSamuel Úria - 18 jul 15:21

Sempre o melhor de sempre – parte V

Esta é a 5ª e última semana em que me debruço sobre os Mundiais de Futebol. Tenho escrito como quem faz radiografias ao torax do planeta, não para explicar ...

www.jornaldenegocios.ptJim O'Neill - 18 jul 14:00

O futuro incerto da economia global

Espera-se que alguém próximo de Trump possa fazê-lo mudar de ideias antes que as suas políticas façam descarrilar a tão esperada recuperação do mundo.

www.publico.ptmiguelromao@fd.ulisboa.pt - 18 jul 12:15

Opinião. O local e a prudência

Não se veja aqui qualquer declaração de amor incondicional às virtudes infinitas da burocracia de Lisboa ou ao “Terreiro do Paço” enquanto sinónimo de autismo.

sol.sapo.ptMaria Eugénia Leitão - 18 jul 12:01

«Amar é ser cúmplice do delito que é viver»

Amor e amizade são, pois, as muralhas que nos defendem do exterior e, muitas vezes até, de nós próprios; são o castelo que vamos construindo e consolidando para protegermos os nossos mais íntimos segredos, aqueles que só partilhamos com pessoas especiais.

visao.sapo.ptJosé Carlos de Vasconcelos - 18 jul 11:26

Horizonte 2019: OE e legislativas

PS, BE e PCP não chegarem a acordo para a aprovação do OE de 2019 seria uma falta de inteligência política, que só prejudicaria, até eleitoralmente, os três partidos

visao.sapo.ptJosé Eduardo Martins - 18 jul 11:21

Tutti quanti

Quer isto dizer que o eventual novo partido de Pedro Santana Lopes poderá ser um problema para o PSD? Não creio. Falta, em absoluto, novidade

www.publico.ptpublico@publico.pt - 18 jul 09:52

Opinião. Tancos ainda “vive”

Tudo não passou de uma farsa, para acentuar e dramatizar ainda mais os ataques ao Governo, devido aos trágicos incêndios do Verão passado.

www.sabado.ptFlash - 18 jul 09:00

Paisagem doméstica

Curvado outra vez sobre o computador, estendo-me em considerações várias, ricas de anotações políticas, históricas, sociológicas sobre as mulheres e as viúvas dos escritores portugueses, coisas solidamente arquitectadas que tento à força conter dentro dos limites razoáveis.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 18 jul 07:40

Opinião. João Semedo: o lugar da fala

O lugar da fala de João Semedo permanece, e prolongar-se-á como exemplo para todos, independentemente do lugar de onde falemos.

observador.ptMaria João Marques - 18 jul 07:36

Não, não tinha de ser assim

Se a direita se tornar o que Trump defende e representa, então trairá a direita civilizada, apreciadora da diversidade e igualdade de oportunidades, da defesa do capitalismo e do comércio livre.

observador.ptLuís Aguiar-Conraria - 18 jul 07:32

She for he?

Atacar os homens que defendem a guarda alternada dizendo que o que pretendem é "não pagar pensão de alimentos e infernizar a vida das crianças e das mães” é alimentar o ódio e o preconceito de género.

observador.ptMiguel Pinheiro - 18 jul 07:20

Marcelo, Santana e a direita arrumadinha

Marcelo não resiste: quer tutelar a direita a partir de Belém. O Presidente tenta telecomandar o PSD, controlar o CDS e domesticar Santana. Tal como aconteceu com Eanes e Soares, vai dar mau resultado

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 18 jul 06:23

Crónica. Ases alfacinhas

As vogais não são fechadas para ninguém as poder ouvir. São abertas para dar prazer a toda a gente.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 18 jul 06:15

O aliado de Putin

Nunca antes se havia visto um presidente americano a cometer aquilo que alguns classificaram de traição à pátria.

www.sabado.ptFlash - 18 jul 05:00

Autópsia de um saque

Reconstituímos o saque que esvaziou aquela que chegou a ser a mais rica empresa portuguesa – e que ainda hoje é difícil de entender

observador.ptJosé Manuel Fernandes - 18 jul 00:01

Má sorte não ser funcionário público (e não ter ADSE)

Agora que, afinal, já não há dinheiro, é bom recordarmos que quando parecia que havia dinheiro se preferiu pagar mais aos funcionários do Estado mesmo quando isso implicou prestar pior serviço público

observador.ptManuel Villaverde Cabral - 17 jul 21:56

Trump e os outros

Agora os eleitores estão devidamente informados acerca de quem é Trump. Todos aqueles que, se soubessem o que sabem hoje, teriam votado em Hillary Clinton, desta vez não se absterão.

www.jornaldenegocios.ptJorge Fonseca de Almeida - 17 jul 18:30

Um museu contra a Humanidade

A democracia era condenada, o comunismo ilegalizado, o racismo aceite, a perseguição e a liquidação das minorias étnicas uma prática corrente. Assim se definia o espirito do tempo.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 17 jul 17:58

Opinião. Um sorriso que construía pontes

Curvo-me perante a memória da vida grande e cheia de João Semedo, esperando que outros, à semelhança dele, possam continuar a saber estabelecer pontes que, no diálogo aberto e franco com os demais, consigam atingir soluções comunitárias equilibradas.

www.jornaldenegocios.ptKenneth Rogoff - 17 jul 14:00

As grandes tecnológicas são um grande problema

As grandes tecnológicas poderão dizer que todo o capital que aplicam em novos produtos e serviços se destina a impulsionar a inovação, mas, muitas vezes, a intenção é cortar pela raiz a potencial concorrência.

24.sapo.ptBruno Horta - 17 jul 13:48

O homem violado

O segundo livro do jovem Édouard Louis traz uma nova perspectiva sobre o consentimento em contexto sexual. “History of Violence” não é apenas um romance....

expresso.sapo.ptDaniel Oliveira - 17 jul 12:19

Nunca nos falhaste, João

“Até ao último dia da tua vida, talvez para a morte perceber que cometia um grave erro em levar-te, soubeste merecer o teu lugar neste mundo”: Daniel Oliveira escreve sobre João Semedo, que morreu esta terça-feira

sol.sapo.ptEduardo Ferreira - 17 jul 10:25

Só estou a fazer uma pausa

Escrever é muito importante para mim, e trocar ideias também. Por isso, a todos os que me leram ao longo destes quatro anos, muito obrigado, e até uma próxima oportunidade

www.dinheirovivo.ptAna Rita Guerra - 17 jul 09:11

Livrem-se destes passarinhos em Lisboa

A invasão de Birds e outras marcas prova que existe mercado para meios alternativos de transporte, mas também está a causar problemas

www.sabado.ptFlash - 17 jul 09:00

Alta e Baixa Cultura

Por uma questão de higiene artística, desconfiem sempre dos títulos escolhidos para integrar qualquer lista de Os Livros da Minha Vida ou de Os Filmes Que Mais Me Marcaram.

observador.ptRita Fontoura - 17 jul 07:22

Portuguesas e portugueses

Todos nos chocamos com a separação de crianças dos seus pais que se encontram ilegalmente num país, mas fazem-se leis que legitimam a possibilidade de se afastar definitivamente uma criança da sua mãe

observador.ptDiana Soller - 17 jul 07:15

A NATO, a Rússia e o fim de uma era

A trave-mestra da estratégia norte-americana consiste em privilegiar a relação com a Rússia. Uma parceria para contrabalançar a China. Neste contexto os aliados europeus tornaram-se quase dispensáveis

observador.ptPaulo de Almeida Sande - 17 jul 07:09

A fábula da “croissanterie” dos ovos de ouro

Somos de extremos. E acreditamos nos que nos dizem sermos os melhores, como acreditamos quando afirmam sermos os piores, sobretudo se for dito por estrangeiros. Somos estrangeirófilos com orgulho.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 17 jul 06:52

Editorial. O distúrbio bipolar

Trump é o antidiplomata por princípio, que vê inimigos em todo o lado, mas não tanto assim em Moscovo, onde ao mesmo tempo vê um rival e um parceiro.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 17 jul 06:27

​As alterações climáticas são reais

As medidas de adaptação às alterações climáticas são ingratas de tomar. Mas proteger os portugueses é uma obrigação ética.