Opinião

24.sapo.ptFrancisco Sena Santos - 18 mar. 22:30

Para onde vai Israel?

Netanyahu parece não entender que as guerras modernas não se ganham apenas com meios militares....

www.publico.ptpublico@publico.pt - 18 mar. 20:42

Ironia e melancolia: na morte de Nuno Júdice

Multifacetado, tinha uma vocação de polígrafo que o levou a escrever excelentes narrativas, algum teatro, numerosos ensaios ou maravilhosas traduções. Mas é a poesia que concentra o seu maior legado.

visao.ptLUIS DELGADO - 18 mar. 20:58

Visão | O Indigitado

Haverá, algum dia, um indigitado indignado com a indigitação?

expresso.ptAgostinho Lopes - 18 mar. 17:07

Deixem-se de politiquices

Anda meio mundo, ou mais, a pregar a "estabilidade". Ouvem-se gritos lancinantes.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 18 mar. 15:38

TGV Português ou a Ignorância em Alta Velocidade

Neste mesmo Portugalzinho, onde sucedem desastres mortais por falta de peças, equipamentos e cumprimento de regulamentos, acham que cabe e tem sustentabilidade/viabilidade/segurança uma linha TGV?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 18 mar. 14:00

Nina

A nossa conversa teve a economia que a distância opera nas pessoas. Antes de me despedir, olhei por acaso para a mesa da entrada da casa. A minha fotografia numa moldura simples de madeira.

visao.ptRUI BARROSO - 18 mar. 15:06

Exame | As “Magníficas 7”!

Se no blockbuster "The Magnificent Seven", 7 pistoleiros ajudaram uma simples vila a defender-se de um bando de bandidos, estas 7 empresas não combatem vilões, mas generosamente "armaram" vários portfólios com muitos dólares extra, registando uns incríveis 107% de ganhos cumulativos em 2023

www.publico.ptpublico@publico.pt - 18 mar. 15:02

Se queremos a paz, temos de nos preparar para a guerra

A Rússia não se deterá na Ucrânia, tal como não se deteve há dez anos na Crimeia. Prossegue tácticas desestabilizadoras na Moldávia, Geórgia, Sul do Cáucaso, Balcãs Ocidentais e continente africano.

expresso.ptRafael Corte Real - 18 mar. 14:43

Ignorar não Chega

É tempo de repensar o teor das “linhas vermelhas”, que devem existir, mas ser de substância, implacáveis com quaisquer propostas que representem um retrocesso civilizacional ou ameacem a nossa matriz humanista.

rr.sapo.ptOpinião de Afonso Cabral - 18 mar. 14:00

​D. Kökçü I, o incompreendido

O treinador e comentador Afonso Cabral explica o que mudou em Lisboa para Kökçü e como era em Roterdão, onde era a estrela da companhia.

eco.sapo.ptAlexandra Bordalo - 18 mar. 13:50

Do estado a que se deixou chegar a justiça

O colapso está à vista. A academia pode ser bem-intencionada mas ignora a realidade e não tem força politica interna para exercer o ministério em conformidade.

expresso.ptGonçalo Ribeiro Telles - 18 mar. 12:49

Quando descobrem que o “socialismo” nunca governou

A realidade artificial adveio mesmo da quantidade de pessoas que viveram desta agenda ou que se o não fizeram, ganhariam em voltar para os bancos das universidades e estudar os mais variados sistemas políticos

eco.sapo.ptMarlene Gaspar - 18 mar. 11:37

O CEO está no limite?

Eu também sou apanhada pelo síndrome do impostor, esse canalha, que por vezes ronda por aqui, que me tem sido possível gerir, pela imposta racionalidade de não lhe poder dar qualquer espaço.

expresso.ptHenrique Raposo - 18 mar. 11:30

Não dá para pôr um judeu no Haiti?

Há um milhão e meio de pessoas a morrer à fome no Haiti, mas onde está a fúria dos indignados profissionais? Nos sites dos jornais neste momento, o Haiti não tem destaque e só teria se o vilão fosse judeu

visao.ptSARA SANTOS - 18 mar. 10:31

Visão | Votar com o dedo do meio

Há um dito que diz “quando um sábio aponta o céu, o tonto olha para o dedo”. Perante um milhão de pessoas a votar com o dedo do meio, há que saber olhar para o céu

eco.sapo.ptDiogo Moura - 18 mar. 09:24

Quanto mais ignorantes melhor?

A quem aposta na mentira e no obscurantismo, talvez não fizesse mal frequentar o projecto SEED. Por mais doutoramentos em economia que exibam, o conhecimento nunca fez mal a ninguém.

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 18 mar. 09:21

Vota Revolta

O voto mudou mas há quem duvide que o país tenha mudado. O confronto das narrativas é a face visível de uma vida política em que o país não é a prioridade mas em que o poder é o objectivo.

expresso.ptMiguel Tolentino - 18 mar. 07:35

Learn, Forrest, learn

As empresas que adotem esta nova cultura não só reforçarão a sua competitividade para o presente, mas estarão a melhor preparar-se para o futuro. Esta nova capacidade, pode tornar as empresas future-proof

expresso.ptLaurentino Dias - 18 mar. 07:29

O erro no ADN

A CNE, e bem, limita-se a transpor para o boletim a designação e o lettering que cada partido ou coligação têm depositado no Tribunal Constitucional. E é exactamente assim que transpõe para o boletim de voto. Nem mais!

expresso.ptPedro Gomes Sanches - 18 mar. 07:10

Não é um “não é não”; eram dois e agora são três

Nos 50 anos do 25 de Abril conseguiu a mais expressiva vitória sobre a esquerda da história da democracia e, no lugar de a aproveitar, ameaça enredar-se na mais estapafúrdia armadilha desde a Geringonça: a tese dos 3 blocos, polvilhada com ajustes de contas.

rr.sapo.ptOpinião de Maria Estarreja - 18 mar. 06:29

E se o próximo gestor ou marketeer do ano for uma máquina?

Mas como todas as inovações disruptivas, existem também os riscos e necessidades éticas e legais a acautelar. Há por isso que antecipar e mitigar riscos na geração de Inteligência Artificial.

rr.sapo.ptOpinião de Rute Agulhas - 18 mar. 06:15

Aprender com o silêncio

Quem permanece em silêncio, precisa de silêncio e merece silêncio. Um silêncio de paz e conforto, de escuta e de atenção. Um silêncio que permita a quem dele necessita sentir-se acompanhado e verdadeiramente compreendido.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 18 mar. 06:02

O forte rugido do leão

À partida para uma interrupção de duas semanas no calendário, tudo permaneceu na mesma após a intensa jornada do fim-de-semana.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 18 mar. 06:00

​Reflexões pós-eleitorais

Não será fácil levar para o governo da AD ministros de qualidade. Mas os melhores deverão encarar de bom grado este serviço a Portugal.

www.publico.ptwww.publico.pt - 18 mar. 05:00

Cartas ao director

Esquerda e direita, igualdade e liberdade

www.publico.ptpublico@publico.pt - 17 mar. 18:00

Portugal, o PS e os jovens

É importante encontrar os melhores interlocutores, algo que não aconteceu nestas eleições: dos 226 deputados eleitos (ainda sem os votos da emigração) apenas oito têm idades inferiores a 30 anos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 17 mar. 13:30

O futuro Ministério da Agricultura

O próximo Ministério da Agricultura precisa de gente capaz, com peso político, conhecimentos do setor e coragem.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 17 mar. 11:18

Um desastre anunciado

O resultado eleitoral também se deve aos partidos que (ainda?) não reconhecem que o sistema capitalista de mercado se esgotou e que as receitas do passado (mais crescimento!) já não servem.

visao.ptSARA NUNES - 17 mar. 07:43

Visão | O que ganhou o país?

Sem ser saudosista, foi graças a duas maiorias absolutas de direita que houve espaço de manobra para reformar em vários quadrantes e consolidar um Portugal mais forte. Será a história cíclica?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 mar. 10:04

Este mar que nos une

O desafio da conservação do oceano é também um desafio de integração de escalas e de visões. É aí que as organizações da sociedade civil se destacam e prestam um serviço fundamental à sociedade.

eco.sapo.ptAndré Veríssimo - 16 mar. 00:15

Rumo às próximas eleições

André Ventura quebrou o dique do bipartidarismo. Transposta essa barreira, pode continuar a alimentar-se da incapacidade dos partidos do centro, se não acertarem o passo.

visao.ptsvicente - 15 mar. 18:35

Visão | Inês é morta

Por muito que me ou nos custe, não podemos ignorar a vontade de um milhão de pessoas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 mar. 17:13

DRE e IPDJ, a mesma luta?

1. No texto constitucional o direito à informação jurídica integra o direito de acesso ao direito e tutela jurisdicional efectiva (artigo 20.º). Ser bem informado, desde logo pelos poderes públicos, sobre a le

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 15 mar. 13:39

Em noite europeia sortes diversas

​Benfica e Sporting jogavam, ontem à noite, a sorte futura do futebol português no contexto internacional.

eco.sapo.ptFilipa Pantaleão e Francisca Norton de Matos - 15 mar. 13:29

A Diversidade na Governança: O Seu Lugar Estratégico

A diversidade geracional enriquece a força de trabalho com variadas perspetivas e competências, trazendo oportunidades e desafios para inclusão e equidade.

visao.ptRUI BARROSO - 15 mar. 13:18

Exame | Educação para a inovação

Conseguirão estes dois temas ocupar um dia o lugar central que merecem na visão de um projeto de país em Portugal?

eco.sapo.ptFilipa Ambrósio de Sousa - 15 mar. 12:46

O pesadelo em BES street

O julgamento marcado para 28 de maio - e agora adiado para 18 de junho - pode estar em risco por dezenas de recursos, nulidades ou de irregularidades, culminando em várias decisões contraditórias.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 15 mar. 12:14

O dilema do PSD

O esquema mental do PSD e o cordão sanitário em relação ao Chega se não se tornar mais frouxo pode fazer com que o Chega continue a subir muito.

expresso.ptIúri Ferreira de Morais - 15 mar. 12:03

Carta a Marcelo Rebelo de Sousa

A comunicação que lhe dirijo tem como fundamento a minha tristeza, não só para consigo, mas, principalmente, comigo próprio que, na despreocupação e descuidado dos meus vinte e um anos, depositei em si – no ano de 2016 – a confiança para exercer os bons ofícios de Presidente da República

expresso.ptPaulo Lopes - 15 mar. 11:57

Onde anda a responsabilidade na IL?

Rui Rocha falhou à promessa na noite eleitoral, optando pela postura tradicional do PCP, falou em consolidação e em crescimento, quando os mais de 40 mil votos de acréscimo são apenas uma pequena parte do aumento de participação eleitoral e estão bem longe dos mais de 130 mil votos que teria de ganhar para cumprir as metas que traçou

expresso.ptPaulo Lopes - 15 mar. 11:57

Onde anda a responsabilidade na IL?

Rui Rocha falhou à promessa na noite eleitoral, optando pela postura tradicional do PCP, falou em consolidação e em crescimento, quando os mais de 40 mil votos de acréscimo são apenas uma pequena parte do aumento de participação eleitoral e estão bem longe dos mais de 130 mil votos que teria de ganhar para cumprir as metas que traçou

eco.sapo.ptPedro Pimentel - 15 mar. 11:38

Uma questão de ADN

O que aconteceu no ato eleitoral de domingo, fará mais pela perceção do problema levantado pelos look-a-likes do que dezenas de textos ou de apresentações que se possam fazer sobre o assunto.

ionline.sapo.ptMário Bacelar Begonha - 15 mar. 10:27

O 'Zé' de Portugal e o Desporto

Mas o “Zé” é também aquele português típico que aos 17 anos dizia que o seu progenitor “não sabia nada”, ele é que sabia tudo, que aos 35 de idade, e perante uma decisão importante a tomar, diria “que antes de decidir terá que pedir conselho ao seu pai”, e que aos 65, se confrontado com um dilema, dirá “que pena o meu pai já ter morrido”…

visao.ptapfigueiredo - 15 mar. 08:44

Visão | Do caos, à oportunidade

O pequeno caos criado a 10 de março é uma fonte de grande incerteza, mas é das incertezas que saem oportunidades. Certeza, haverá apenas uma: a democracia portuguesa tem muito trabalho pela frente.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 mar. 08:07

Professores: indução e mentoria

A investigação sobre a formação dos professores, a valorização da carreira docente tanto no início como no seu decurso é sempre bem recebida para quem está no mundo da educação.

eco.sapo.ptGonçalo Pina - 15 mar. 07:11

O novo quadro operacional do Banco Central Europeu

Em 2012, Draghi disse que o BCE faria “whatever it takes” para salvar o Euro. Em 2019, a piada já era que “it takes forever”. Em 2024 começamos a caminhar para uma política monetária convencional.

eco.sapo.ptRicardo Pinheiro Alves - 15 mar. 07:11

O povo falou e disse “Direita”

O povo disse que queria um governo de direita. Mas não só. As pessoas querem mudar a sua vida para melhor e estão fartas do paternalismo da esquerda socialista.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 mar. 06:51

O caso Worldcoin: Vending machine de dados pessoais?

O caso Worldcoin preocupa pessoas e modelos de negócio assentes em dados pessoais sensíveis. O equilíbrio entre a proteção dos direitos individuais e a operação ambiciosa de empresas é o desafio.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.