Opinião

sol.sapo.ptJoana Andrade - 6 out. 20:27

Prendam mas é o Moedas!

Ninguém se admire se começar a haver polícias verdadeiros a prender polícias falsos.

observador.ptObservador - 6 out. 18:01

Os guardadores do ar

O sonho arruma-nos o corpo e põe a cabeça a respirar. E ensina-nos que dormir não é meio-sustento. Mas os sonhos, sim! Vendo bem, o sonho é um costureiro de imagens. Ele liga-as e liga-as num enredo.

www.pcguia.ptAndré Rosa - 6 out. 11:01

IA e desinformação

Opinião: a Quinta Coluna de André Rosa. Este mês há boas e más notícias relacionadas com o uso de inteligência artificial.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 out. 09:09

Receita para empreendedores

O empreendedor vitorioso é aquele que consegue se livrar do próprio ego e prioriza o pragmatismo. Isso vale para quem pretende construir um negócio no Brasil ou em Portugal.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 out. 07:54

As crianças anseiam por limites

Nas famílias, assiste-se a uma crescente dificuldade em definir limites e em fazer cumprir regras, o que tem impacto nas escolas.

observador.ptObservador - 6 out. 00:22

O rural

Nunca subestimem um rural. Esta é a primeira lição dos quase sete meses que Montenegro leva em São Bento. A segunda não é uma lição mas uma pergunta: o rural está disposto a fazer algo pelo país?

observador.ptObservador - 6 out. 00:20

A falta de visão dá nisto

Luís Montenegro não mostrou ímpeto reformista nem obrigou PS e Chega a revelarem-se. Preferiu o mais fácil. Se o OE for aprovado, serão muitos mais a subir as escadarias da Assembleia da República.

observador.ptObservador - 6 out. 00:16

Ter medo do mundo

São os inimigos aqueles que temos de encarar ainda mais do que os amigos. Os amigos vivem geralmente ao nosso lado. Os inimigos devem ser olhados de frente.

observador.ptObservador - 6 out. 00:15

Círculos uninominais

A democracia é o melhor modo de organizar escolhas periódicas de bens menores que não repugnam às maiorias; e essas escolhas são encorajadas por sistemas uninominais.

observador.ptObservador - 6 out. 00:14

Netanyahu, Persona non grata

Há sempre uma narrativa por detrás de uma guerra, sobretudo quando se trata de invadir outro país. Há sempre uma justificação. Putin e Netanyahu têm a sua.

observador.ptObservador - 6 out. 00:14

O pónei de Úrsula

O lobo é estritamente protegido desde 1979 e, daí para cá, a espécie tem-se expandido a enorme velocidade a ponto de nalguns casos países sem lobos há 200 anos terem hoje populações bem estabelecidas

observador.ptObservador - 6 out. 00:13

Maria vai com as outras

Somos Marias que vão com as outras. Como meço eu o que é bom? Pela quantidade de gente que gosta. É o princípio da “ligação preferencial”, como foi batizada a equivalência entre a medida e a causa.

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 5 out. 20:51

Saber viver

Fernanda Montenegro, Sophia Loren, Brigitte Bardot e Ruy de Carvalho: o melhor dos 90 anos, do trabalho aos brindes à vida

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 5 out. 20:43

Justiça, ricos e pobres

A preocupação parece ser com a melhor justiça para os ricos, por terem mais meios, não parece ser com a pior justiça para pobres, por terem menos meios…

eco.sapo.ptPatrícia Azevedo Lopes - 5 out. 16:29

Proteção de Dados Pessoais no Setor Segurador em Portugal

Patrícia Azevedo Lopes, sócia Atlaw, atualiza a situação quanto a proteção de dados em todos os parceiros da indústria seguradora, os cuidados internos e externos a manter para não serem surpreendidos

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 5 out. 14:48

A armadilha

O mais lógico parecia ser o Governo voltar-se para o Chega para viabilizar o Orçamento. Por que não o fez? É aqui que começa a armadilha montada por Luís Montenegro ao Partido Socialista

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 5 out. 14:38

O milagre para acabar com a criminalidade

Uma socióloga portuguesa descobriu a ‘cura’ para a criminalidade: basta trazer imigrantes que os níveis de criminalidade descem consideravelmente. Está ao mesmo nível daqueles que defendem que a criminalidade é um exclusivo dos migrantes...

www.publico.ptpublico@publico.pt - 5 out. 09:22

O ponto fraco dos ditadores

Nas democracias, se um governo é impopular, políticos adversários conseguem ser eleitos com a promessa de livrar-se dele e dos seus malefícios.

expresso.ptFrancisco Assis - 5 out. 09:17

O compromisso democrático

A confirmar-se o entendimento entre o Governo e o PS, tendo em vista a aprovação desse documento de capital importância política, teremos razões para celebrar a vitalidade da nossa democracia

eco.sapo.ptJoão Galamba - 5 out. 09:00

Um IRS justo para todos e alinhado com o futuro

Mais do que um IRS jovem, Portugal precisa de ter um IRS alinhado com os objetivos futuros em matéria de rendimentos. Um IRS justo para todos e não só para alguns.

observador.ptObservador - 5 out. 00:22

A liberdade de Vera Lagoa faz-nos falta

Vera Lagoa teve coragem para enfrentar os que estavam do outro lado. Mas também teve a liberdade de enfrentar os que estavam do lado dela. Não suportava "a cambada" — e "a cambada" não lhe perdoou.

observador.ptObservador - 5 out. 00:20

O homem deles na ONU

O problema não é o ínfimo eng. Guterres, a quem Israel fechou as fronteiras como qualquer pessoa civilizada fecharia a sua casa. Nem a ONU. O problema é o mundo, ou a parte ocidental dele.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 out. 16:16

Você não tem culpa!

Ou será que tem? Qual a importância das nossas ações para impedir eventos extremos como as mudanças climáticas? Temos de fazer a nossa parte e cobrar governos, empresas e agronegócio.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 out. 13:10

Um homem não pode ser assediado sexualmente por outro homem

1. Já aqui vimos a iniciativa do PAN que pretendia consagrar o assédio – sexual e moral – como infracções disciplinares no universo federativo. Contudo, o projecto de lei "virou" o sentido e veio a s

eco.sapo.ptAntónio Costa - 4 out. 12:43

“Um orçamento em tons rosa”

O Governo cedeu, o PS teve ganhos de causa, a viabilização do orçamento está mais próxima. E o orçamento fica com tons rosa.

sol.sapo.ptGonçalo Morais - 4 out. 11:14

A minha criança em risco

Escrevi uma crónica sobre a ida do meu filho para um campo de férias e acabamos na CPCJ arrastados por uma denúncia anónima. O caso seguiu para o MP. E o mundo pula e avança.

sol.sapo.ptGonçalo Morais - 4 out. 11:11

Que país projetamos?

Portugal é hoje um país mais confuso e com menor noção da direção que quer tomar do que era nos finais da década de 80 e início de 90.

sol.sapo.ptGonçalo Morais - 4 out. 11:08

Polícia sem xerifes

As PM devem continuar a ser eminentemente um órgão administrativo, a quem cumpre fiscalizar o cumprimento das leis nacionais e dos regulamentos e normas municipais.

eco.sapo.ptVitor Cunha - 4 out. 10:59

O que é e o que se imagina

Os mestres da perceção (dos dois lados) vão tentar construir realidades paralelas para mitigar o que verdadeiramente lhes vai na alma, ou então persistir no erro porque o abismo atrai.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 out. 09:27

Desafios dos professores de hoje

Os professores esforçam-se por dar a melhor resposta a cada uma das necessidades e especificidades dos seus alunos, contudo como cada criança é única torna-se difícil dar resposta a todos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 out. 08:15

A língua portuguesa americana

Falar português americano é também partilhar de uma herança comum construída de muitos modos, que nem sempre foram nobres ou éticos, é verdade, mas que traduzem um modo de ser e de estar no mundo.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 4 out. 07:34

​O verdadeiro Porto europeu

O Porto voltou a ser capaz de dar a volta a um resultado que a certa altura se parecia com a entrada num túnel sem luz e sem fundo.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 4 out. 07:32

A. Guterres e a ONU

Guterres foi declarado pelo governo de Israel “persona non grata” e impedido de se deslocar aquele país. Como tinha mostrado quando foi primeiro ministro de Portugal, Guterres não é pessoa para cortar com aquilo que considera errado.

observador.ptObservador - 4 out. 00:30

Ucrânia e Israel: não perguntem por quem eles lutam

Para enfrentar a Rússia e o Irão, não bastaria a lucidez geopolítica de Churchill: seria preciso também a coragem reformista de Thatcher para desatar os nós do declínio ocidental.

observador.ptObservador - 4 out. 00:18

A democracia na América

O Colégio Eleitoral é um resquício de uma era em que as “democracias” não eram totalmente democráticas, em que não se incluía a voz de todos os cidadãos da forma que hoje reconhecemos ser essencial.

observador.ptObservador - 4 out. 00:18

Uma certa desprevenção

Espanta a longevidade do “Estão lá” de Velho da Costa, à medida que vamos caminhando para uma nova era do estigma a respeito das doenças mentais: a democratização da sua aceitação.

observador.ptObservador - 4 out. 00:16

Este Sínodo não vai dar em nada

O principal problema da Igreja não é as respostas que dá mas o método e a estrutura através da qual essas respostas são dadas. Respostas essas por agir mais de cima para baixo do que como Povo de Deus

observador.ptObservador - 4 out. 00:13

The (sappers) Riot!

Não é aceitável que profissionais tão bem preparados, para todos os efeitos quase uma força de segurança pública de elite, recorram a protestos desordeiros, comportando-se como refugo.

expresso.ptJoão Vieira Pereira - 3 out. 22:57

Sobre a responsabilidade ou a falta dela

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos entrincheiraram-se dentro dos seus próprios interesses. Cada dia que passa, parece que só um milagre nos vai salvar de uma crise política

expresso.ptManuela Ferreira Leite - 3 out. 22:57

A eterna competitividade

As medidas a incluir nas propostas de Orçamento dirigem-se aos efectivos e graves problemas económicos e sociais do país ou estão na lista dos interesses partidários?

expresso.ptLuisa Schmidt - 3 out. 22:57

Não sejamos pessimistas…

Todos os indicadores provam que nunca se destruiu tanto e poluiu tanto como nos últimos anos

expresso.ptJoão Duque - 3 out. 22:57

Tese, antítese... síntese?

Não há uma associação inequívoca, simples e universal entre o nível das taxas de impostos sobre o lucro das empresas e o crescimento económico

expresso.ptMiguel Poiares Maduro - 3 out. 22:57

O pacto

Não há razões para PS e AD não fazerem um novo pacto que abranja a tributação das empresas e dos jovens

expresso.ptLuís Pedro Nunes - 3 out. 22:57

O admirável mundo Ozempic

A era da pílula contracetiva teve impactos que se sentem hoje. A do Prozac, mudanças radicais. A molécula que emagrece está a mudar a sociedade profundamente

expresso.ptJoão Silvestre - 3 out. 22:57

Os €564 milhões que voaram na Efacec

A intervenção na Efacec parece um manual de como não fazer uma nacionalização. Já esperávamos que fosse mau, foi ainda pior

expresso.ptIsabela Figueiredo - 3 out. 22:57

A mão de Johnny Depp

Fiquei sem cartão para pagamentos e dirigi-me ao meu banco para me resolverem o problema. Saí do banco triste e zangada

www.publico.ptpublico@publico.pt - 3 out. 22:18

Difícil de recusar

Luís Montenegro tinha avisado no início da semana que a contraproposta sobre o Orçamento do Estado seria “irrecusável”. E esta será seguramente difícil de recusar.

sol.sapo.ptmagalhaes.afonso@newsplex.pt - 3 out. 21:54

Amuletos e cabeças cortadas

«Cabeças de bichos, pequenos chifres de cabras do mato, unhas de animais ferozes, anéis de ferro, frutos secos, estatuetas esculpidas em madeira, bocados de espelhos, medalhas»: eis as estranhas ferramentas de trabalho do feiticeiro

sol.sapo.ptJoana Andrade - 3 out. 18:56

Um salto qualitativo

Não vale a pena continuar a derreter dinheiro no fogo, porque isso não conduz a nada. A prova está feita. Partamos para outro patamar, ousemos dar um salto usando um potencial que já existe e está inteiramente por explorar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 3 out. 17:32

A batalha por Portugal

O que quer dizer “hoje é o primeiro sinal de que o país muda ou nós faremos mudar o país”? Trata-se de uma ameaça? É preocupante que alguém vá atrás de afirmações desta natureza.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 3 out. 15:13

Escola: um novo recomeço, cheio de esperança

Voltar a olhar para a educação e a tudo com o que ela se relaciona, sejam recursos humanos ou materiais, é saber que não se constrói valor e competitividade sem conhecimento.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 3 out. 12:49

Quem tem medo das rendeiras de bilros?

Com ou sem feminismo, com ou sem direitos laborais, direitos humanos, direitos cívicos, se há coisa que as mulheres sempre fizeram, em todas as sociedades, desde que o mundo é mundo, foi trabalhar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 3 out. 11:47

A volta do dumbphone

Tecnologia quer deixar crianças a salvo das tentações. Mas não há mais crianças dumb. Adultos, sim.

eco.sapo.ptPedro Vidigal Monteiro e Ana Ferreira Neves - 3 out. 11:36

Início de uma nova era para a inteligência artificial

O Regulamento IA representa um marco na regulamentação da inteligência artificial, com um enfoque na proteção dos direitos fundamentais e na segurança dos indivíduos.

eco.sapo.ptRuben Obadia - 3 out. 10:51

O fantasma do cliente desaparecido

Otimistas, seguimos em frente, criando planos desde "vamos dominar o mundo" até "com sorte conseguimos fazer uns posts no Insta". O problema é que o cliente quer o primeiro... com o budget do segundo.

expresso.ptMiguel da Câmara Machado - 3 out. 07:59

A valsa dos “veeps”

No quase certo último debate destas eleições americanas, os candidatos a vice-presidente foram moderados e equilibrados.

expresso.ptLeonor Canadas - 3 out. 07:38

Vamos falar sobre fogo posto?

As condições atmosféricas, cada vez mais características no território mediterrâneo - de seca e calor extremos - acompanhadas de ventos fortes, humidade baixa e calor que não baixa à noite, aliadas a terrenos abandonados e extensas monoculturas de eucalipto, criam as condições perfeitas para o deflagrar de incêndios com as proporções e impactos como os que mataram 66 pessoas em Pedrogão Grande em 2017, 45 pessoas a 15 de Outubro do mesmo ano e mataram sete pessoas na semana que passou

www.publico.ptpublico@publico.pt - 3 out. 07:33

Como a alteração climática redefine nossos pratos

As alterações nos padrões climáticos, como o aumento das temperaturas, as secas e as inundações, têm feito com que a produção de alimentos se torne cada vez mais imprevisível e desafiadora.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 3 out. 07:23

Noite de gala na Luz

Ficou também à vista a remodelação em curso, sob os bons auspícios de Bruno Lage que Rui Costa e seus pares decidiram trazer de volta,

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.