Opinião

rr.sapo.ptOpinião de Filipe Santos - 4 mar. 12:46

A expansão da Católica e o papel do financiamento privado

Dado ser uma Universidade pública não estatal que já formou mais de 60 mil graduados sem qualquer financiamento do orçamento do estado, o apoio dos cidadãos e das empresas a este projeto da Católica é fundamental.

expresso.ptPaula Barriga - 4 mar. 12:12

Obesidade: a oportunidade é agora (opinião)

É tempo de dar prioridade ao investimento no tratamento da obesidade e assim contribuir para a redução da carga de doença e dos custos associados que, em Portugal, se estimam em 1,15 mil milhões de euros

expresso.ptMaria Manuel Mota - 4 mar. 12:08

Sonhadores que fazem, precisam-se

Precisamos de líderes que tenham um sonho claro para Portugal, um objetivo audacioso que inspire não apenas os eleitores, mas também aqueles que trabalham para concretizar esse sonho.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 mar. 11:40

Nós e as coisas, o tempo e os cacos

Cheirava a pó, claro. O pó do tempo. O pó que evoca envelhecimento e esquecimento e que nos conta, em silêncio, histórias do passado.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 4 mar. 11:20

Estado direito, fundos europeus e a necessidade de nivelação de controlos

A nivelação de instrumentos de proteção e controlo dos interesses financeiros da União entre os diferentes programas de financiamento europeu em curso é um dos mais importantes e urgentes objetivos que a União deverá procurar concretizar em articulação com os EM.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 mar. 10:07

Tudo o que é importante acontece na cama

Imagino sempre o que teria sido dos grandes confrontos da Humanidade, se as disputas entre líderes mundiais tivessem sido resolvidas na cama, em vez de nos campos de batalha.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 mar. 08:07

A voz ao fundo

Não dava para ouvir bem. Uma voz sumida ao fundo que parecia a da minha mãe. “Estás a ouvir?” Não era possível.

eco.sapo.ptDaniela Braga - 4 mar. 08:28

Os pilares da ética na Inteligência Artificial

Dimensão ainda mais alarmante deste problema são os deep fakes. Violam a privacidade, mas também se tornam ferramentas de desinformação, ameaçando a integridade do discurso público e a Democrático.

expresso.ptIan Buruma - 4 mar. 08:21

Alexei Navalny não morreu em vão

Os que saem da Rússia são acusados de trair o seu país em troca do luxo de viver no estrangeiro. Foi o que aconteceu na Alemanha nazi nos anos 30

expresso.ptAgostinho Lopes - 4 mar. 07:56

O partido à frente do (seu) tempo (II)

Os que dizem estar o “PCP do lado errado da história” são certamente os que, suma hipocrisia, sempre do lado errado da História, do lado do imperialismo, nunca viram invasões, massacres, crimes de guerra, destruição de países e anexações de territórios de países soberanos.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 4 mar. 06:45

​A inflação abranda

A firmeza do BCE na subida dos juros teria sido posta em causa se tivessem prevalecido os críticos de C. Lagarde.

expresso.ptDaniel Oliveira - 4 mar. 06:08

A grande fezada económica da AD

Se, desta vez, o PSD cumprisse o choque fiscal e ele não resultasse num milagre económico que quase duplicaria o nosso melhor crescimento no euro, como resolveria o rombo de 5 mil milhões de euros anuais?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 3 mar. 11:40

Aeros: um tiro de partida

A geração seguinte de satélites portugueses, que inclui a concretização da Constelação do Atlântico e está em curso desde 2022, envolve um investimento acima de 200 milhões de euros.

eco.sapo.ptFrancisco Reis - 3 mar. 09:00

O conflito da esquerda com o País

A esquerda portuguesa quer o país do poucochinho, do “o que é que não funciona?” e do “mas crescemos um bocadinho mais no último trimestre”.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 mar. 13:14

Silêncio e esquecimento

O folhetim Fábrica de Criadas será publicado em áudio ao largo de um ano com um novo episódio a cada semana, até Abril de 2024.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 mar. 06:53

Depois do Sora, o que sobra?

As questões éticas e legais relacionadas com a privacidade e a equidade vão surgir cada vez mais, e é importante que o progresso que aguarda este tipo de software seja feito com isso em mente.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 mar. 06:13

A reposição da verdade

Foi o governo presidido por José Sócrates que iniciou uma verdadeira política de austeridade; foi o PS que se rendeu às condições impostas pela troika ao país.

www.sabado.ptPedro Duro - 1 mar. 20:04

À deriva

Opinião de Pedro Duro

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 mar. 18:57

Alemanha: democracia Iliberal?

A forma como o anti-semitismo está a ser instrumentalizado hoje em dia na Alemanha sugere que as intervenções na área da cultura não visam proteger o pluralismo ou a democracia.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 mar. 18:00

Os que dão a vida pelo país

Entre 2009 e 2022 morreram, em serviço, 19 elementos das forças e serviços de segurança. No mesmo período, faleceram 57 bombeiros. Morrem em serviço três vezes mais bombeiros do que polícias.

eco.sapo.ptAndré Marques da Silva - 1 mar. 17:23

Apostar no luxo em 2024

O casamento entre tradição e inovação, aliado à experiência do cliente, posiciona o setor do mercado do luxo e explica o seu crescimento.

visao.ptsvicente - 1 mar. 16:50

Visão | A imigração chegou à campanha

Os discursos e as narrativas anti-imigração têm anos, foram perfeitamente orquestradas para determinados fins políticos e estão agora a dar frutos. Ir contra esta corrente pode fazer perder eleições e isso nenhuma força política pretende

expresso.ptJoão Silva Lopes - 1 mar. 15:31

A urgente conciliação da Agricultura e do Ambiente

Teremos mesmo de optar entre a agricultura e o ambiente? Serão inconciliáveis? Não. Mas só uma visão integrada do ambiente e da agricultura pode dar uma resposta positiva a este desafio

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 1 mar. 12:33

Cuidado com os simplismos

Muitos simplismos e ideias feitas, que atravessam o espaço público, decorrem da ignorância e de preconceitos. Veja-se a ilusão de que o dinheiro resolve todos os problemas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 mar. 12:08

Uma “manif” contra o “caos”

Venho apelar a uma grande manifestação nacional de todos quantos viveram situações de sucesso no diagnóstico, no tratamento e qualidade de atendimento no SNS.

eco.sapo.ptGonçalo Pina - 1 mar. 10:16

Mudar de ares

A qualidade do ar é uma escolha política com efeitos económicos. Um dia vamos olhar para o ar poluído como vemos hoje a água contaminada que antigamente existia.

eco.sapo.ptRicardo Pinheiro Alves - 1 mar. 09:52

As exportações e os programas eleitorais

As exportações são uma das poucas áreas onde a evolução da economia portuguesa foi positiva nos últimos anos e foi graças às empresas exportadoras que Portugal não se atrasou ainda mais.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 mar. 07:39

Nova legislatura, nova legislação desportiva?

1. Realizado, na semana passada, o balanço da legislatura finda, é tempo de adiantar informação sobre o que se vai propondo, quer pelas organizações desportivas – que tornaram públicas as suas p

observador.ptObservador - 1 mar. 00:22

A lição de Pedro Passos Coelho

No mundo da esquerda, Passos é Hitler, os impostos são baixos, e o país não precisa de fronteiras. Como pode a direita viabilizar o governo de quem pensa assim?

observador.ptObservador - 1 mar. 00:20

O paradoxo da campanha eleitoral

Porque tem a campanha tendência para ser pouco esclarecedora, supérflua e teatral? Porque a política tem uma série de características que a tornam especialmente propensa à utilização de “bad language"

observador.ptObservador - 1 mar. 00:18

Delícias do mar

Quem também com isto sofre é a quaresma, proclamada, hoje, como tempo de desintoxicação. O jejum é detox. A oração é mindfullness. A esmola é programa de restituição ou compensação monetária.

expresso.ptHenrique Raposo - 29 fev. 22:57

Uma campanha alegre

Os meus antepassados defenderam a reforma agrária no século XX pela mesma razão que defenderam os conventos e as ordens religiosas no século XIX.

expresso.ptPedro Mexia - 29 fev. 22:57

Giamatti

É um colérico e um perdedor, e só se permite ser colérico porque reconhece que já perdeu

expresso.ptLuís Leon - 29 fev. 22:57

Perguntas sem resposta

Os eleitores não votam nos programas, mas sim no que é discutido nos debates, comentado nas TV ou nas redes sociais

expresso.ptGonçalo M. Tavares - 29 fev. 22:57

Nós, eles, eu, eu, eu, eu, eu

Tornar o sistema de empatia um sistema abúlico, amorfo, distraído, etc. é muitas vezes o efeito de um excesso de informação de conteúdo trágico. Como não quero explodir, torno-me apático

expresso.ptDaniel Oliveira - 29 fev. 22:57

Sentimento de recentramento

Da insegurança de Passos com a imigração à vontade de Núncio recuar na IVG, passando por um programa fiscal irresponsável, nada permite falar de moderação na AD.

expresso.ptMiguel Sousa Tavares - 29 fev. 22:57

Será Portugal governável?

Penso que Portugal nunca foi um país rico e cada vez será mais difícil vir a sê-lo. Mas não está condenado a ser um país pobre. A grande mudança está na nossa cabeça

visao.ptapfigueiredo - 29 fev. 21:58

Visão | Rápido mundo novo

As salas de espera e os transportes públicos são hoje espaços de consumo de conteúdo digital. Já não é propriamente o ler “notícias” nem o “responder mensagens”: é uma corrida pelo consumo de informação.

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 29 fev. 19:27

Opinião: Telemática dinamiza setor do rent-a-car

Algumas das empresas não estão ainda a usufruir de todo o potencial de conectividade da frota, tendendo a extrair apenas uma pequena parte dos dados, que podem e devem ...

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.