Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 13 dez 04:46

Corrupção dourada

Ainda temos de esperar para ver se a vontade em aprofundar o combate à corrupção tem fôlego para ser consequente.

www.jornaldenegocios.ptFrancisco Seixas da Costa - 12 dez 21:05

A nova potência regional

Barack Obama chamou um dia “potência regional” à Rússia, uma expressão cujo impacto deve ter medido bem, porque, ao contrário do seu sucessor, ele conhece o peso das palavras. - Opinião , Máxima.

expresso.ptBruno Vieira Amaral - 12 dez 18:55

O amor é a coisa mais triste quando se desfaz

Uma crónica sobre o mundo tal como o desconhecemos, dos grandes temas da atualidade às questões insignificantes do quotidiano. Todas as quintas-feiras no Expresso Diário

expresso.ptHenrique Raposo - 12 dez 18:55

Agressão

Opinião de Henrique Raposo

www.jornaldenegocios.ptOscar Herencia - 12 dez 15:21

A Inteligência Artificial ao serviço dos seguros

A Inteligência Artificial já não é o futuro. Há muito que faz parte do nosso presente. Consegue identificar a primeira vez que pediu ajuda à Siri, ou perguntou ao Shazam que música era aquela no bar do café? - Opinião , Máxima.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 dez 13:19

Greta Thunberg num mundo de prioridades trocadas

Criticam-se os jovens por não se interessarem por nada. Mas quando chega a hora de se interessarem por um tema que compromete o seu futuro são acusados de terem “interesses selectivos”.

24.sapo.ptGuilherme Duarte - 12 dez 11:37

Os bananas e a arte contemporânea

O que é arte? Uma banana colada à parede com fita adesiva? Um quadro em branco? Será arte apenas compreensível para alguns ou engodo para bananas? É capaz de ...

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 12 dez 09:00

O cabo dos grupos de trabalho

A última pessoa que pôs em marcha um plano de combate efetivo ao fenómeno da corrupção acabou por não ser reconduzida no cargo de procuradora-geral. Mas o Governo está mesmo empenhado, tão empenhado que criou um grupo de trabalho...

eco.sapo.ptRui Calafate - 12 dez 07:00

Rio, Montenegro, Pinto Luz e Passos Coelho

Os sociais-democratas aguardam para que Pedro Passos Coelho volte a liderar o partido. Sim, Rio e Montenegro são apeadeiros sem história.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 12 dez 07:00

Rosa Grilo, António Joaquim e a defesa dos arguidos

Os factos que se encontram a ser julgados lembram muito os argumentos que vemos nos filmes americanos. Os homicídios em que existe um plano têm fascinado os argumentistas e realizadores da sétima arte. - Opinião , Sábado.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 12 dez 06:52

Uma chávena de chá

Sendo bilingue sou muitas vezes apanhado a dizer anglicismos dos quais não estou consciente, se é que esta própria frase não comete a mesma deselegância.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 dez 06:22

A nova rebelião das massas

Os tempos que se aproximam de desintegração e de conflito entre globalistas e soberanistas fazem definhar o centro político e colocam, frente a frente, a democracia e uma revolução maquilhada de “movimento social”.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 dez 06:17

Pode a Educação mascarar o retrocesso social?

A sociedade ocidental do século XXI perdeu a dimensão meritocrática que marcou o século XX. E não há níveis de sucesso escolar que possam ocultar isso.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 12 dez 06:15

​A ambição europeia

Se a Europa comunitária quer evitar o caminho para a irrelevância, terá de fazer a diferença na área ecológica. Apesar dos custos que o combate às alterações climáticas envolve.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 12 dez 06:07

Os extremos tocam-se? (II)

A crise dos sistemas de representação tem obrigado a que voltemos a estudar a desigualdade social como fator decisivo no comportamento político.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 12 dez 05:30

Quando a raposa entra no galinheiro por decreto

Com o novo regime das Parcerias Público-Privadas, o Governo escancarou as portas à entrada da raposa no galinheiro. É um convite à corrupção com a garantia da impunidade, ao meter o selo do Conselho de Ministros em cada decisão - Opinião , Sábado.

www.publico.ptnarciso.machado@gmail.com - 12 dez 03:06

A Grã-Ordem Afonsina recorda a morte do Rei Fundador

A vida militar de D. Afonso Henriques terminou com o desastre de Badajoz, em Abril de 1169, quando ao tentar sair da cidade a cavalo bateu com a perna no ferrolho da porta da cidade, ficando gravemente ferido e fisicamente inválido.

www.jornaldenegocios.ptPedro Santana Lopes - 11 dez 20:20

Os tempos dos Jokers

Quando esse desprezo pelos seres humanos atinge os cuidados de saúde e os serviços de proteção social a que as pessoas têm direito, fica criado o cocktail explosivo para fenómenos do tipo dos coletes amarelos, ou piores. - Opinião , Máxima.

www.jornaldenegocios.ptRita Pinho Branco - 11 dez 19:10

Não controlamos o futuro, mas podemos prepará-lo

Todos os momentos envolvendo a vontade de oferta de presentes podem ser transformados em episódios valiosos para a veiculação de uma mensagem de aforro e consciencialização de que o dinheiro não deve ser sempre gasto no presente, devendo ser poupado.

sol.sapo.ptJosé Cabrita Saraiva - 11 dez 19:01

Como ‘funciona’ uma catedral

Se alguém me dissesse, há duas semanas, que um dos livros que eu acharia mais extraordinários nos últimos tempos era um livro para crianças, eu responderia que estavam a gozar comigo.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 11 dez 19:00

Truques para vender casas

Uma das muitas peripécias de Raquel Lito aconteceu quando se perdeu num condomínio de luxo na Estrela, em Lisboa, pois a numeração estava errada.

sol.sapo.ptAna Roma Torres - 11 dez 18:58

A pensar no Natal ou já em 2020…

Quando todos só falam na Black Friday ou no Natal, mudo o shift já para o próximo ano e para algumas das tendências que a Trendwatching já lançou , antecipando oportunidades e desafios.

sol.sapo.ptHugo Ribeiro - 11 dez 18:52

Entre Nadal e Djokovic venha o diabo e escolha

Os números provam que, embora Djokovic tenha sido o nº 1 mundial de 2018, e Nadal o nº 1 de 2019, este foi indiscutivelmente o melhor dos dois últimos anos

www.jornaldenegocios.ptDaniel Traça - 11 dez 18:35

Resoluções para 2020

O crescimento da produtividade precisa do contributo de trabalhadores e empresas, mas precisa sobretudo do alinhamento de elementos como ambição, estratégia e planeamento entre as entidades públicas, as empresas e as universidades.

eco.sapo.ptRicardo Arroja - 11 dez 18:27

A economia portuguesa em 2020

Os riscos não são somente de natureza externa. Há um risco de natureza interna e não meramente conjuntural, a perda de produtividade.

expresso.ptHenrique Monteiro - 11 dez 18:04

Os tempos da delação premiada

A corrupção subiu dos pequenos negócios em que pequenos funcionários facilitavam, para grandes negócios que envolvem dirigentes importantes do Estado

expresso.ptMário Tavares da Silva - 11 dez 18:04

A “boa corrupção”

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) promove neste espaço semanal uma reflexão sobre as temáticas da fraude, da corrupção, da economia não-registada, da ética, da integridade e da transparência, contribuindo deste modo para a formação de uma opinião pública mais esclarecida e mais participativa

www.jornaldenegocios.ptRicardo Evangelista - 11 dez 17:16

Brexit: potenciais desfechos e cenários para a libra

Com a perspetiva de mudanças drásticas no panorama político britânico no horizonte pós-eleições, a relativa estabilidade atual da libra pode bem ser apenas a calma que antecede a tempestade, adivinhando-se tempos mais voláteis. - Opinião , Máxima.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 11 dez 13:37

O nervoso miudinho do PAN

PAN lida mal com defesa do Mundo Rural. - Opinião , Sábado.

www.jornaldenegocios.ptDiogo Teixeira - 11 dez 09:20

Ano novo, teclado novo

Acreditamos que o caminho para baixar as barreiras à mudança passa essencialmente por criar as condições para que existam verdadeiros casos de sucesso. É preciso experimentar e investir. - Opinião , Máxima.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 11 dez 09:00

Coisas d’O Diabo

Não fui eu que encontrei O Diabo, foi O Diabo que me encontrou a mim.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 11 dez 07:18

​A UE e o diálogo com a Rússia

Macron quer relançar o diálogo europeu com a Rússia. Mas terá de atender aos compreensíveis receios da Polónia e dos bálticos em relação a Putin.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 11 dez 06:58

​Prémio de consolação

Ganhar aos russos do Zenit e seguir em frente na Liga Europa resulta de um fraco consolo para uma equipa que poderia (e deveria) ter chegado muito mais longe.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 11 dez 06:56

O Natal que não existe

Será que o ano de 2020 nos trará uma nova esperança? Não. Não sejamos ingénuos.

www.publico.pts.castilho@netcabo.pt - 11 dez 06:51

Um outro olhar sobre o PISA

O que fazemos para resolver os problemas identificados por diagnósticos que consideramos válidos e que debatemos com tanto interesse público?

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 11 dez 06:49

Quem vai perder?

É estranha uma campanha em que não se ouve falar das qualidades pessoais dos candidatos - só dos defeitos. Ou, quanto muito, da falta de defeitos daquele que se quer eleger.

rr.sapo.ptOpinião de José Miguel Sardica - 11 dez 06:44

Um país, dois sistemas? A China e as RAE

Tornou-se um ator global, e até um improvável campeão da globalização, à medida que vai preenchendo no mundo a retração do outro gigante, os EUA.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 11 dez 06:12

A salamização do mundo?

Daqui a uns anos podemos estar a viver duas ou três versões da globalização, assentes em duas ou três Internets diferentes, mas todas elas tão rápidas que nos subtraem à noção da localidade no contacto com os outros.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 11 dez 06:06

O pacto europeu para o mundo

O nosso objetivo é fazer da Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050, retardando o aquecimento global e atenuando os seus efeitos. O Pacto Ecológico Europeu permitirá reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, criar empregos e m

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 11 dez 06:01

A década prodigiosa e assustadora que está perto do fim

O PÚBLICO inicia hoje a publicação de uma série de trabalhos que pretendem recordar os dias que mudaram a década prestes a acabar e deixaram um rasto de consequências que moldam o presente e o futuro

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 22:00

O triunfo das baratas na política britânica

No livro de Ian McEwan, a metamorfose de Jim Sams, apesar de ficar com a aparência de uma barata, trouxe-lhe uma missão e grande êxito político. Com ele, o Reino Unido abandonou a União Europeia, após várias manobras políticas tortuosas.

www.jornaldenegocios.ptIsabel Stilwell - 10 dez 20:07

Os falsos Mary Poppins da gestão

Este texto sobre maus administradores exige o conhecimento prévio do filme “Mary Poppins”, aliás, de visualização obrigatória para quem quer singrar no mundo dos negócios. - Opinião , Máxima.

24.sapo.ptRita Sousa Vieira - 10 dez 19:43

Oiçam o vosso coração

Não, não é dia mundial. Esse assinala-se a 29 de setembro. Roubo o título ao tema dos Roxette que hoje não me saiu da cabeça.Num dia em ...

www.jornaldenegocios.ptEdson Athayde - 10 dez 19:25

A gente não quer só comida

Proponho então uma nova meta para o ano que vai começar: promover a arte nas empresas de forma regular. Se é funcionário, levante esta hipótese junto aos seus gestores. Se é líder, abra a cabeça para esta ideia.

www.jornaldenegocios.ptCarlos Bastardo - 10 dez 18:58

Mas afinal, quantos portugueses emigraram entre 2011 e 2018?

Os pais destas pessoas (numa boa parte jovens) pagaram os seus estudos, o Estado investiu na sua educação e agora, as pessoas ao emigrarem vão pagar impostos sobre o rendimento e consumo noutros países. - Opinião , Máxima.

expresso.ptRicardo Costa - 10 dez 18:26

O jornalismo na indústria digital dos media

Este texto foi escrito para a conferência sobre o financiamento dos media, onde a minha posição era em representação da Impresa. Como o assunto tem suscitado intenso debate e motivado vários artigos de opinião, fica aqui para poder ser lido por todos

expresso.ptFrancisco Louçã - 10 dez 18:18

A geringondeira, a equação madeirense em todo o seu mistério

O Governo, que há dois meses achava que podia governar como se tivesse maioria absoluta, estará agora a deixar-se encurralar num conciliábulo com o PSD-Madeira ou, pior, com receio de o recusar mesmo que tal seja somente uma jogada

www.jornaldenegocios.ptJorge Fonseca de Almeida - 10 dez 17:18

O milagre da melhoria dos resultados PISA

Temos pois que a melhoria de Portugal não é mérito próprio mas antes o resultado do alargamento dos testes PISA a um conjunto maior de países pobres, ou em guerra. Eis, pois, o grande milagre. - Opinião , Máxima.

eco.sapo.ptPaula Rios - 10 dez 17:01

A cor dos seguros

Paula Rios contesta o cinzentismo da indústria e atreve-se até a dizer que o setor segurador tem dentro de si todas as cores do arco-íris.

24.sapo.ptManuel Cardoso - 10 dez 16:24

Lloris Johnson

A última vez que alguém com o nome acabado em “oris” (Hugo Lloris) tentou impedir um imigrante (Éder) de ser feliz, as coisas não correram bem para a nação ...

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 15:38

100 anos depois da Revolução Alemã

Quem hoje justifica a ascensão da extrema-direita com a suposta debandada da esquerda das causas tradicionais dos mais deserdados do capitalismo não percebeu que, muitas vezes, quem se mobiliza pelas causas identitárias é quem sofre maior exploração

sol.sapo.ptPedro Ochôa - 10 dez 12:42

Proibido chumbar

Há uns dias vi-me na contingência de substituir os azulejos de uma casa de banho. Contratei um pedreiro local, que executou um excelente trabalho, mas fez-se pagar como bem entendeu.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 12:03

Castração química ou racionalidade castrada?

André Ventura sabe que o proposto nunca pode ser aprovado e, se o fosse, o Tribunal Constitucional lá estaria para não permitir tamanha monstruosidade. Fá-lo então porque pretende ganhar voto fácil, apelando ao sentimento mais básico de qualquer ser

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 11:38

Queriam-na recatada e do lar…

Para o Prof. André Lamas Leite, a Conselheira Clara Sottomayor já tem um lugar no pelourinho para ser executada, por violação do dever de recato e sem presunção de inocência.

www.jornaldenegocios.ptJoaquim Aguiar - 10 dez 10:10

Receber o poder

O poder é como a maçã de Isaac Newton: a questão não está em a maçã ter caído, a questão está na cabeça que estava na trajectória da maçã e formulou a lei da gravidade. - Opinião , Máxima.

www.jornaldenegocios.ptPaulo Carmona - 10 dez 09:20

Salazar e as regiões

Veio a revolução e a estrutura centralista e autoritária permaneceu a mesma, mantendo-se a fidelidade dos seus funcionários ao Estado, seja qual for o regime em vigor. - Opinião , Máxima.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 10 dez 09:00

Só mais um cofre, mãezinha

Nas escutas que constam da Operação Visconde fazem-se referências a 794 cofres-fortes, baús, armários falsos e fundos de colchões de arguidos sujeitos a provável inquirição em 2020 (o mais tardar em 2032) - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 07:36

ADSE, mais uma oportunidade perdida

Pela minha parte, a solução que preconizo passa por entregar a responsabilidade da gestão aos quotizados. Essa gestão deveria contar com a participação da Ordem dos Médicos e de representantes dos prestadores de cuidados de saúde, quer dos públicos,

www.dinheirovivo.ptAna Rita Guerra - 10 dez 07:26

Canábis: entre o mito e o milagre

Há empresas que alegam que os seus produtos com CBD podem curar cancros, Alzheimer’s e outras doenças sem terem evidências. E isso é mau para todos

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 07:19

Malabarismos com as rendas

Que uma pessoa tenha poucos rendimentos pode ser um problema do indivíduo, mas que os rendimentos de uma pessoa a impeçam de viver com dignidade é sempre um problema da sociedade.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 07:00

Cultura: tem graça, mas pouca

Os concursos da DGArtes são, teatralmente falando, uma farsa de péssimo gosto, um serviço que não serve o público.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 10 dez 06:37

​A corrupção e a concorrência

Parece que o Governo começa a encarar a sério o combate contra a corrupção, incluindo através de meios como a delação premiada. Convinha que não ignorasse o papel da concorrência.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 10 dez 06:31

Os senhores Lemos

Claro que choro o fim da minha loja favorita. Mas a culpa também é de clientes como eu e do chamamento da Internet.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 10 dez 06:29

O ruidoso silêncio na relação Costa-Centeno

Costa vai deixando instalar a ideia de que o seu homem das Finanças não é o ministro, mas apenas mais um ministro. Ao fazê-lo, porém, é a sua própria imagem política que se altera.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 10 dez 06:18

​O fim do túnel

A carreira dos benfiquistas no exterior é pobre. Tendo iniciado a fase de grupos por entre uma forte dose de otimismo, a equipa de Bruno Lage chega à última jornada com apenas quatro pontos conquistados.

www.publico.ptjmtavares@outlook.com - 10 dez 06:02

O jornalismo não precisa de ser salvo pelo Estado

Enquanto escrutinar o governo for mais importante do que escrutinar um grupo económico, será sempre preferível o “mecenato ideológico” ao financiamento público.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 06:00

A Educação numa encruzilhada?

Os resultados do PISA mostram-nos um copo meio vazio ou meio cheio, conforme as perspetivas. Mas o que realmente importa é saber se o vamos continuar a encher ou se o começamos a esvaziar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 05:22

Tudo o que é sólido desvanece nos ares

Mais aeroportos, mais aviões, mais turismo, mais delapidação de recursos, mais emissões de gases carbónicos, mais minas, mais materiais, mais lixo, lixo mesmo em cima das pessoas (e a única coisa que não está roto são os seus bolsos), das aldeias e

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 04:40

O Ponto G do tecno-totalitarismo

Quando se trata da implantação de um sistema que é uma porta escancarada para um mundo ultra conectado, ultra automatizado, ultra vigiado onde a liberdade individual não terá mais qualquer significado, não somos chamados a consentir porquê?

www.publico.ptluciavazpedro@gmail.com - 10 dez 04:20

Vamos tomar um café?

“Tomar um café” deixou de ser, apenas, um ato isolado de se pedir um café ao empregado, de o beber e de se vir embora. “Tomar um café” é uma forma de nos sentirmos vivos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 10 dez 03:43

A falácia do voto obrigatório

Debata-se a problemática do abstencionismo nacional e entenda-se o fenómeno muito para lá da política. Tomem-se medidas que ajudem a combatê-lo.

www.jornaldenegocios.ptGustavo Soares - 9 dez 18:55

O luxo e o imobiliário

No caso específico das propriedades, o luxo continua a ser um negócio de nicho que em termos gerais, representa entre 10 a 12 mil transações por ano, equivalentes a 8 mil milhões de euros e representando cerca de 30% do valor total das transações realizadas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 9 dez 18:03

Os lances duvidosos nos jogos de Benfica e FC Porto

Um dos casos de jogo mais interessante sob o ponto de vista da análise de arbitragem, pois envolve o protocolo VAR, a alteração das leis para esta época e a eterna discussão da bola na mão, tudo num s&oacute

www.jornaldenegocios.ptJosé Veiga Sarmento - 9 dez 17:48

Joacine perdeu a Palestina

Se houve a ilusão de que a retirada militar de Gaza abria caminho a um entendimento entre Estados, rapidamente o pesadelo voltou a impor-se. O Hamas não queria ser vizinho de Israel, queria simplesmente acabar com Israel. - Opinião , Máxima.