Opinião

observador.ptRui Ramos - 23 jul 00:50

Mais quatro anos de geringonça?

Não esperem o fim da geringonça simplesmente pela alteração dos equilíbrios entre os seus sócios. Só há uma maneira de acabar com a geringonça: substituí-la por uma maioria reformista.

observador.ptAntónio Cláudio Heitor - 23 jul 00:32

As lições que continuamos a não querer aprender

É mais fácil culpar o desleixo, a mão criminosa e a falta de gestão dos proprietários, do que assumir o erro de centrar as questões no combate. A raiz do problema está na desertificação do mundo rural

observador.ptTeresa Cunha Pinto - 23 jul 00:29

Vila de Rei e Mação: alguém puxou a cassete para trás

Reduziram Portugal a um campo de batalha dividido ao meio, onde num lado estão os que merecem e do outro os que não merecem. Este país profundamente só e abandonado deixa-nos a todos sem chão.

observador.ptMariana Melo Egídio - 23 jul 00:14

Aproximar a lei dos cidadãos

Actualmente os cidadãos podem mais facilmente participar no processo legislativo e regulamentar, registando-se e seguindo o diploma ou comentando-o, isto é, enviando os seus contributos.

observador.ptJoão José Brandão Ferreira - 23 jul 00:06

A reacção do MDN à entrevista do CEMGFA

Diplomata Cravinho, V. mercê é uma vergonha. Por certo conhece a lastimável frase de antigo e já desaparecido maioral do PS para um humilde guarda da PSP que apenas cumpria o seu dever. Aplica-se a si

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 23 jul 00:04

Bestas quadradas

Será que nenhum dos deputados que votou contra alguma vez deu de comer a gatos e cães que têm a infelicidade de viver na rua?

observador.ptJosé Milhazes - 23 jul 00:01

Agora não há desculpas: Zelenski não pode falhar

O êxito das políticas de Zelenski poderá ser um exemplo não só para a oposição a Putin, mas para toda a sociedade russa. Os laços que ligam os dois países são bem mais fortes do que muitos pensam.

www.jornaldenegocios.ptPatrícia Abreu - 22 jul 20:30

Publica fotos com o seu animal? Tenha cuidado

O banco espanhol, citado pela CNBC, argumenta as pessoas que publicam fotos dos seus animais de estimação nas redes sociais estão a colocar-se em risco de fraude e outros esquemas financeiros.

www.jornaldenegocios.ptHelena Roseta - 22 jul 19:42

Reabilitação urbana - fim de uma lei iníqua?

Antevejo por isso uma corrida ao licenciamento de operações de reabilitação para beneficiar de um regime temporário perverso. Melhor faria o Governo se tivesse suspendido desde já a admissão de novos processos ao abrigo desse regime.

www.jornaldenegocios.ptLisali Preußler - 22 jul 19:19

Precisa-se: investidores para salvar o planeta

Infelizmente, os “green bonds” permanecem uma pequena parte dos 100 biliões de dólares do mercado global de obrigações. Que oportunidades têm as finanças verdes no futuro?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 jul 16:15

Desporto para mulheres

Como pode uma mulher sentir-se motivada e valorizada se na remuneração, no desempenho e no reconhecimento de algumas modalidades desportivas fica a perder?

visao.sapo.ptMiguel Portela - 22 jul 17:31

Lobitos de prata, lágrimas de ouro!

É com enorme emoção e com um sentimento de inesgotável orgulho dos nossos Lobitos que escrevo este último artigo sobre o World Trophy U20

observador.ptMaria d'Oliveira Martins - 22 jul 17:05

E os direitos da “senhora lá de casa”?

É frequente negar a dignidade às prestadoras do serviço doméstico. Todos nos recordamos das expressões “a senhora cá de casa” de Judite de Sousa ou “a senhora que vem ajudar” de Francisco Louçã.

www.publico.ptantonio.rodrigues@publico.pt - 22 jul 16:46

Agora

A propósito do penteado de Robert Smith, revisitações e coisas novas.

visao.sapo.ptPedro Graça - 22 jul 15:53

Comer bem (mal) na Universidade

A passagem do ensino secundário para o ensino superior está habitualmente associada a um maior nível de autonomia e que este é um período crítico para estes jovens no que diz respeito às suas escolhas alimentares.

24.sapo.ptFrancisco Sena Santos - 22 jul 13:57

Boris que passa a ser Johnson

Boris, simplesmente. Nenhum outro político britânico é habitualmente tratado apenas pelo itnome próprio. Os outros são May, Corbyn, Cameron, Brown, Blair ou Major. Boris Johnson tem sido apenas Boris ...

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 jul 11:28

Trump e a estratégia do racismo

Ao contrário do que alguns dos seus críticos pensam, Trump não é um político amador e desajeitado que comunica irrefletidamente. O presidente norte-americano é exímio na forma como decide qual deve ser a agenda política e mediática.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 jul 11:23

Saúde sem comunicação é saúde doente

Há um desinvestimento cada vez maior na prevenção e estratégias de comunicação e de educação para a saúde. As pessoas deixaram de contar. As pessoas não são números.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 jul 11:23

Saúde sem comunicação é saúde doente

Há um desinvestimento cada vez maior na prevenção e estratégias de comunicação e de educação para a saúde. As pessoas deixaram de contar. As pessoas não são números.

ionline.sapo.ptAlfredo Barroso - 22 jul 10:47

A direita aperta o cerco

Quando as coisas não correm mal, aparece sempre uma novidade a preencher o vazio. Desta vez é a promessa do caos em meados de agosto, graças a uma greve anunciada pelo inquietante Pedro Pardal Henriques.

ionline.sapo.ptAntónio Galamba - 22 jul 10:44

Pegar o toiro pelos cornos

Enquanto brincam no recreio da liberdade de expressão, não é grave. O drama é quando estes Torquemadas dos tempos modernos capturam as grandes instituições.

www.jornaldenegocios.ptUlisses Pereira - 22 jul 10:14

Ouvi dizer que o mundo acaba amanhã

A bolsa portuguesa continua o seu “Bull Market”, com pouco sumo, pouca carne mas lá vai recuperando terreno perdido.

observador.ptHelena Garrido - 22 jul 09:16

Menos forma, mais soluções

É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas

visao.sapo.ptManuel Delgado - 22 jul 08:25

Cuidados de saúde primários aquém das expetativas

O Índice de Desempenho Global (IDG) aplicado aos três modelos, mostra que alguns dos “velhos” centros de saúde, apesar de responderem a populações mais desfavorecidas e mais doentes, apresentaram em 2018, resultados aproximados aos obtidos pelas USF

observador.ptJoão Paulo Carvalho - 22 jul 07:37

O medo é livre

A Ordem fez o que lhe cabia, apoiou os enfermeiros e denunciou, quando teve de denunciar, situações que põem em risco a segurança e qualidade dos cuidados de saúde. Assobiar para o lado não é solução.

observador.ptJosé Ribeiro e Castro - 22 jul 07:24

A beira do precipício

A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 22 jul 06:39

Ágnes Heller, uma pensadora da liberdade

A tragédia está em que o último texto que Ágnes Heller publicou em vida, há poucas semanas apenas, tivesse por título “Como se pode perder a liberdade” e não fosse sobre o passado mas sim sobre o nosso presente.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 22 jul 06:30

Viva a Air Mail!

Air Mail reflecte bem os interesses bisbilhoteiros de Carter, abarrotando de snobismo e anglofilia.

www.publico.ptana.sa.lopes@publico.pt - 22 jul 06:25

Centeno no FMI? Sim, é possível

Olhando para os outros três candidatos da União Europeia, que insiste que o cargo de topo do FMI continue a pertencer a um dos seus, percebe-se que as hipóteses de Mário Centeno são grandes.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 22 jul 06:16

​Mudanças económicas na China

Abrandou o crescimento económico chinês. Mas regista-se ali uma evolução estrutural positiva. E Pequim deixará de subsidiar empresas inviáveis.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 22 jul 03:17

Morrerão de velhos no Restelo

Porquê tanta excitação? Porque anos de luta invisibilizada estão a dar frutos sob a forma de propostas concretas para ultrapassar a constituição colonial que ainda nos rege.

observador.ptJoão Pedro Marques - 22 jul 00:08

Haiti, escravos e outras histórias mal contadas

Como Tocqueville disse, na linguagem algo teatral e dramática do seu tempo, “o fim da escravatura não foi conseguido pelos punhais de Espártacos negros mas pela ilustrada vontade dos senhores”.

observador.ptDavid Gaivoto - 22 jul 00:04

Um pai do século XXI

Ao longo da minha experiência enquanto pai tenho também aprendido que por vezes são eles que nos educam, por vezes são eles que nos apelam à nossa consciência com a sua gigante e preciosa inocência

observador.ptPedro Afonso - 22 jul 00:01

Os castigos do trabalho em Portugal

Esta é uma geração que para trabalhar abdica de quase tudo o resto; renuncia a constituir família, aos amigos, ao lazer e até à sua própria saúde. O mundo laboral sofre hoje uma grave desmoralização.

observador.ptEduardo Sá - 21 jul 21:30

Uma família é o lugar onde estamos em casa

Uma família não precisa de ser exemplar. Pode ser desajeitada. Pode ser desarrumada. Pode ser desafinada! O que não pode ser é amiga do silêncio e, ao mesmo tempo, ser a nossa casa.

24.sapo.ptDiogo Faro - 21 jul 20:50

Proíba-se a ideologia de género nas escolas

Um grupo de deputados do PSD e do CDS entregou um requerimento no Tribunal Constitucional “pedindo a fiscalização sucessiva das normas que enquadram a educação para a identidade e ...

www.jornaldenegocios.ptAlexandra Machado - 21 jul 18:09

May the force be with... Trump?

A ameaça de intervir neste processo de atribuição da plataforma JEDI por parte de Trump está a pôr as empresas nervosas, quer a Amazon, quer a Microsoft.

www.jornaldenegocios.ptAntónio Moita - 21 jul 16:53

Políticas para as pessoas

Fartos de ver uns a empurrar culpas para os que os antecederam, os eleitores querem soluções para os seus problemas e esperam ver resultados. E nem os problemas nem os resultados são património exclusivo da direita ou da esquerda.

sol.sapo.ptAna Roma Torres  - 21 jul 16:20

Férias… e um ‘bocadinho’ de Gaming

É assim claro que o video-gaming se tornou mainstream, o que é comprovado não só pela transversalidade dos targets mas também pelo aumento do número de subscrições a nível mundial, mostrando bem o nível de engagement dos utilizadores com este universo.

sol.sapo.ptFilipe Pinhal,  - 21 jul 14:22

A maioria tem sempre razão?

"A escola velha não chegava para os dois cachopos que lá andam? E daqui a três anos…já nem haverá miúdos para irem à escola..."

eco.sapo.ptPaulo Ferreira - 21 jul 13:52

E o que fez o Parlamento com as faltas de José Silvano?

Onde o Ministério Público vê indícios de crime o Parlamento aceita a justificação de faltas de José Silvano sem explicar porquê. Tudo na semana de mais um “pacote da transparência. Não é hilariante?

sol.sapo.ptCarlos Chaves - 21 jul 12:20

Por nada… e por tudo

"Sou a favor de uma estrutura das Forças Armadas com um só comandante (o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas); sou contra a ‘proliferação’ de estrelas nas Forças Armadas"

www.publico.ptmjlopes@publico.pt - 21 jul 07:22

Meta o turbo e medite. Seja rápido, até a abrandar

Se praticar mindfulness ou meditar, não quero fazê-lo em modo turbo ou expresso, mas no tempo que me apetecer. No tempo vagaroso de um passeio, de me deitar ao lado da minha filha bebé e ficar só a ouvir a respiração dela. Só isso. E isso é muito ma

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 21 jul 06:51

A cosmopolita

Chegam dois casais ingleses, cockneys, e uma senhora morena com excelente pronúncia inglesa. Pedem a ementa e investigam-na à inglesa — até encontrar uma palavra conhecida. Folgam em descobrir “hamburger”. O al

www.publico.ptpublico@publico.pt - 21 jul 06:51

Lugares não cultivados

A torre está terrivelmente só e não há poética que a consiga resgatar dessa condição.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 21 jul 06:17

A União vira o disco

Não existe uma democracia europeia, muito menos uma cidadania europeia.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 21 jul 05:00

Balanço deste Governo

Neste texto e no da próxima semana, fazemos algo que tem de ser feito: o balanço e contas dos quatro anos de governo da “geringonça”, “cooperativa”, “arranjo” ou do “natural matrimónio político à portuguesa”, como queiram.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 21 jul 04:55

A pulsão linchadora

O medo e o ódio, sendo profundamente humanos e indiscutivelmente feios, não são, no entanto, crimes que justifiquem um linchamento pela turba de patrulheiros ideológicos e santíssimos inquisidores, sempre vigilantes e arrebatados, que explodem em al

eco.sapo.ptRui Borges - 21 jul 01:07

Será que a publicidade na Google funciona?

Em 2018 foram investidos cerca de 120 mil milhões de euros em publicidade na Google. Em alguns casos pode ser dinheiro desperdiçado pois está apenas a mostrar publicidade a quem já decidiu comprar.

eco.sapo.ptDiogo Queiroz de Andrade - 21 jul 01:07

A inépcia europeia

O gps europeu esteve avariado durante seis dias e quase ningu��m deu por isso. Porquê? Porque quase ninguém confia nele.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 21 jul 01:00

Há uma estratégia da direita radical portuguesa

O caso do Observador é exemplar. É um projecto político sem ambiguidades, financiado por empresas e empresários ligados politicamente à direita, sem ter por isso qualquer racionalidade económica - Opinião , Sábado.

observador.ptTomas Roquette Tenreiro - 21 jul 00:52

“The Wizard and the Prophet”: conservar ou modernizar?

É o confronto de duas perspectivas - a optimista e a pessimista - sobre como salvar o nosso planeta. A visão de feiticeiros e profetas através da história de dois deles, Norman Borlaug e William Vogt.

observador.ptVicente Ferreira da Silva e Miguel Granja - 21 jul 00:11

A Instrumentalização Política do Preconceito (2)

A ideia de que certos indivíduos membros da espécie humana pelo facto de partilharem alguns atributos arbitrários se esgotam em predicados grupais é objectivamente racista e sexista.

observador.ptJosé Pinto - 21 jul 00:05

Portugal: um país anestesiado

A um país anestesiado basta acenar com o Simplex, versão revisitada. Ninguém vai questionar. A anestesia é de efeito prolongado. O problema é se o país entra em coma.

observador.ptGabriel Mithá Ribeiro - 21 jul 00:04

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.

www.publico.ptvbelanciano@publico.pt - 20 jul 22:15

Envelhecer é giro, mas só com aplicativo

O sr. Rosário vai-se embora. A cidade vai ficar mais pobre. Menos diversa. Com menos opções. Algumas pessoas, como eu, vão lamentar-se. E passado algum tempo toda a gente se esquecerá.

sol.sapo.ptMário Ramires - 20 jul 17:50

Outra vez Robles, os parques e as isenções

Duas notícias desta semana trouxeram-me à memória Ricardo Robles e o célebre prédio reabilitado em Alfama e valorizado numa mão bem cheia de milhões de euros.

expresso.ptMiguel Maria Pereira/Washington University in St. Louis - 20 jul 17:20

Que impacto tem uma sondagem?

Opinião de Miguel Maria Pereira/Washington University in St. Louis

www.dinheirovivo.ptJoão Coutinho - 20 jul 13:14

Os reis da conveniência

Quando comecei a instalar no novo telefone as aplicações que uso normalmente, apercebi-me da quantidade de serviços que uso através de aplicações

www.dinheirovivo.ptAlberto Castro - 20 jul 11:49

O meu lugar no mundo

Quando os recursos não chegam é preciso optar. As que estão a ser feitas têm os preconceitos de quem decide, e não os destinatários, no centro

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 20 jul 10:22

Viver com juros baixos

Os juros baixos são ótimos para diminuir os encargos do Estado com o pagamento de juros devidos pela dívida pública. Mas dificultam a poupança das famílias de rendimentos médios.

www.dinheirovivo.ptÓscar Afonso - 20 jul 09:27

As nossas elites extrativas

Espera-se que a fraca expressão da sociedade civil não se torne tão fraca que chegue o dia em que os cidadãos desistem todos da democracia

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 20 jul 09:18

Tóxico, Tweet, Trump

O tweet de Trump é a voz de uma América em forma de conjugação uniforme de raça, religião, respeito pelo ideal de uma Nação que se sente ameaçada na sua identidade por uma parcela dos seus cidadãos.

www.dinheirovivo.ptJoana Petiz - 20 jul 08:08

Escolhas

Seria sensato apostar na criação de condições para captar investimento privado, português ou vindo de fora.

www.dinheirovivo.ptVital Moreira - 20 jul 07:39

Arranque auspicioso

Ursula von den Leyen assumiu perante o Parlamento Europeu um conjunto de compromissos políticos assaz positivos para o seu mandato.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 20 jul 07:24

Trump: o racismo está a ficar “mainstream”

O que o populismo de extrema-direita nos impinge como ideologia mais perigosa é o medo de estarmos a ser invadidos e atacados por hordas de imigrantes ameaçadores e terroristas, que põem em causa a nossa cristandade.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 20 jul 06:54

Os falsos gatos

Se calhar somos capazes de representar búfalos ou corvos – mas acho que não. Fazer de gato, então, é a coisa mais difícil de todas. Porque é impossível.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 20 jul 06:47

O que é que as pessoas guardam?

O que é que as pessoas guardam? Principalmente quatro coisas: os livros da sua infância, os cadernos escolares, livros de cozinha e missais.

www.publico.ptsao.jose.almeida@publico.pt - 20 jul 06:25

SNS e eleitoralismo

No plano eleitoral a Lei de Bases da Saúde é uma magnífica tábua de salvação para o PS, o BE e o PCP.

www.publico.ptjmtavares@outlook.com - 20 jul 06:13

E se a Constituição ficar nas mãos da esquerda?

O estado calamitoso da direita portuguesa não vai custar apenas a cabeça a Rui Rio – pode muito bem vir a custar uma alteração radical nos equilíbrios políticos do país.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 20 jul 06:10

Diário

Vasco Pulido Valente sobre a direita: “Quando tudo está perdido, o diabo ajuda”.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 20 jul 05:00

África nossa

A propósito da final da CAN entre Senegal e Argélia, quantos africanos ganham a Bola de Prata da 1ª divisão? - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 20 jul 02:19

Rui, não te sintas estúpido

Ser empresário em Portugal é ser alguém que tem tido uma grande capacidade de inovar, de investir e de crescer, onde a confiança dos agentes económicos atingiu máximos históricos.

observador.ptP. Gonçalo Portocarrero de Almada - 20 jul 02:10

Vincent Lambert e as 5 mentiras da eutanásia

A eutanásia é uma licença para matar os que desejam morrer e os que não podem manifestar a sua vontade: é uma prepotência de um Estado totalitário.

observador.ptRuth Manus - 20 jul 01:56

Em nome do Brasil, peço desculpas

Não, eu não elegi este governo. Mas o meu país o fez. Parte por acreditar na política do ódio, parte por ignorância, parte por ser vítima das tantas fake news produzidas ao longo do processo eleitoral

observador.ptAlberto Gonçalves - 20 jul 01:51

Liberdade p/assar

O descaramento do MDM e associações similares é infinito. Uma coisa, já de si irritante, é a sensibilidade contemporânea a matérias tão insignificantes que não ofenderiam o antigo arcebispo de Braga.