Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 8 ago 00:30

Enquanto o país nega, Evaristo mata

Os silêncios, as omissões, as relativizações, a secundarização e a manipulação mediática da morte de Bruno Candé Marques são sintomas do racismo estrutural, incapaz de mobilizar a comoção coletiva que envolva dimensão institucional perante a morte d

www.publico.ptpublico@publico.pt - 8 ago 00:25

Responder à crise, preparar o futuro

Sabemos que não é possível evitar todos os efeitos nefastos da pandemia e que ainda enfrentaremos meses muito duros. Mas também é inegável que, sem a intervenção do Estado e em particular dos mecanismos da Segurança Social, estaríamos muito pior.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 8 ago 00:10

A Saúde e o dinheiro que virá. É necessário planeamento

Este tem que ser o momento para que se encontrem novas alternativas. Sem elas, caminharemos para a barbárie. E ao nível da Saúde, na Europa e especificamente em Portugal, ou planeamos e executamos ou perdemos a oportunidade.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 8 ago 00:05

Quem dá menos?

O grande segredo nisto dos leilões é gostar – ou conseguir gostar ou aprender a gostar – das coisas de que mais ninguém gosta. A característica mais gritante da lei da oferta e da procura é o facto de ser tão pouco explorada.

www.publico.ptjmtavares@outlook.com - 8 ago 00:00

Os insultos do secretário de Estado João Galamba

O secretário de Estado pode agora usar um fatinho muito aprumado, mas é o mesmo João Galamba de 2009 e 2010. Esse Galamba era um adepto fervoroso de José Sócrates e do seu estilo.

www.publico.ptluis.santos@publico.pt - 7 ago 23:36

Temos de olhar para as árvores e saber ver a floresta

Temos de voltar a calcorrear os nossos bosques e florestas, abraçar as nossas árvores, temos mesmo de viver a floresta, percebê-la na sua criação, divina e humana – há que conhecer para amar e, como diz o chavão, quem ama cuida.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 7 ago 23:22

Os riscos e as oportunidades do banco de fomento

Apesar das dificuldades que se adivinham pelo historial das iniciativas públicas que envolvem grandes volumes financeiros, o desafio que o banco de fomento coloca ao país não tolera a repetição de modelos fracassados do passado.

www.publico.ptpgarcias@publico.pt - 7 ago 20:35

Seis vinhos para beber junto à água

Vinhos que combinam com o calor e que sabem bem à beira da piscina. Entre brancos, tintos e rosés, o que importa é o gosto pessoal e que sejam bons.

sol.sapo.ptFrancisco Rocha Gonçalves - 7 ago 18:16

A incompetência populista

O traço comum da generalidade dos governos populistas, ou com influência populista, é o da sua imensa incompetência.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 7 ago 15:57

As pedras da vida

No verão, a vida era-lhe mais mansa, apesar de corrida – às tantas já fazia Lisboa-Alentejo, Alentejo-Lisboa como se fosse ao pão. - Opinião , Sábado.

eco.sapo.ptTiago Ratinho - 7 ago 15:43

Como melhorar a incubação de empresas

Em regiões onde não há uma concentração de indústria significativa, o papel da incubadora passa por ligar a startup aos recursos especializados da indústria.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago 12:53

Coisas que ouvimos chamar normalmente

Aqui não há turistas nem nunca haverá. Chama-se avenida, mas é estreita, parece uma simples rua. Parece nem merecer que lhe chamemos avenida. Há uma fila interminável de carros no pára-arranca do sem&

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 7 ago 11:17

Façam menos perguntas parvas

Se queremos discutir assuntos sérios – e há muitos para discutir – temos de ir além da cretinice infantil das “guerras culturais” e da lógica tribal das claques. - Opinião , Sábado.

ionline.sapo.ptNuno André - 7 ago 10:27

Educar antes de proibir

A magia não se reduz ao ilusionismo, e muito menos à bruxaria. No seu sentido mais lato, conhecer e entender a magia é mergulhar no conhecimento do mundo que nos rodeia.

ionline.sapo.ptAntónio Luís Marinho - 7 ago 10:19

A direita e as alianças

Portugal tem sido, no contexto europeu, quase um caso à parte nas novas tendências políticas, tendo-se mantido entre o centro-direita e o centro-esquerda.

ionline.sapo.ptMário João Fernandes - 7 ago 10:08

Obituário político de Juan Carlos

A monarquia em Espanha está na corda bamba e, com ela, a actual coligação governamental e, quiçá, o Estado unitário. Desaparecido o juancarlismo, poderá não haver tempo para o leonorismo.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago 10:06

Líbano: foi espectacular!

Talvez a espectacularidade ajude à publicidade da gigantesca ajuda que o Líbano precisa neste momento. Mas temo que dois ou três dias cheguem para o país deixar de ser notícia.

expresso.ptHenrique Raposo - 7 ago 09:38

Não abrir as escolas mata mais gente do que o vírus (muito mais)

Anda tudo às voltas com o “mistério” da mortalidade excessiva de Julho. Não há mistério, há vergonha, há embaraço: o #ficaremcasa, alimentado sobretudo pelo fecho das escolas, tem muito mais sangue nas mãos do que o vírus.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago 09:30

Cultura e melancolia

Assistimos há dias a mais um incidente nas relações hostis entre a ministra da Cultura e os jornalistas. A ministra parece não ter grande disposição para fazer o esforço de baixar a intensidade desta

ionline.sapo.ptVítor Rainho - 7 ago 09:30

Em defesa do reino de Espanha

É óbvio que o Rei emérito não esteve bem e não podia comportar-se como um intermediário vulgar, apesar da tradição dos árabes de o premiarem com barcos e outros “brinquedos”.

sol.sapo.ptPedro d'Anunciação - 7 ago 08:38

As obras de São Martinho

O que me chocou muito em São Martinho, foi aquele estragar da Marginal, com o apoio da respectiva Câmara a de Alcobaça, e os milhões de prédios que lá apareceram.

www.publico.ptklg@publico.pt - 7 ago 07:30

Em transe

Pedro Costa merecia o Leopardode Ouro em Locarno 2000. Recebeu-o 19 anos depois, com Vitalina Varela. Um belo acto de justiça poética.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 7 ago 07:00

Instantâneos ou quase (17)

Ver António Costa a limpar com avidez uma bola de Berlim na praia faz-me acreditar na condição humana dos políticos. É bem melhor do que aqueles que se mostram em passeios de bicicleta para as câmaras. - Opinião , Sábado.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 7 ago 05:30

Marcelo expôs o logro da descentralização

A eleição dos presidentes das CCDR serve para conservar as ineficiências, as volubilidades, os interesses opacos e os labirintos burocráticos do Estado mais centralizado da Europa, um anacronismo num país que luta por uma sociedade e uma economia co

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 7 ago 00:30

Viva o Twitter!

Que fique então este elogio do Twitter por ter começado a editar-se. Nem Trump se livrou – e isso é bom.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago 00:25

Casa e pandemia: redesenho do habitar e das políticas

Mesmo no pós-confinamento, a casa continua a ser, mais para uns do que para outros, o espaço por excelência de vivência da pandemia, lembrando que a velha máxima “lar doce lar” pode, em condições excecionalmente adversas, ter uma expressão bem amarg

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago 00:20

“Requiem” do Ministério da Agricultura, segundo ato!

Se o Governo socialista já tinha iniciado as cerimónias fúnebres do Ministério da Agricultura, a própria ministra, com esta inenarrável entrega de competências veterinárias ao Ambiente, iniciou o verdadeiro enterro do organismo que tutela.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago 00:15

Xeque ao Rei

Juan Carlos de Bourbon não é a maçã que apodreceu, é o exemplo maior de uma casta que deve ser combatida.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago 00:10

Reino Unido: da irritação ao encolher de ombros

Depois da surpresa e irritação com a decisão britânica, talvez uma eventual inclusão futura de Portugal nos corredores turísticos só possa agora ser recebida com um encolher de ombros.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 7 ago 00:05

A Europa chega até ao Líbano?

Procura-se em vão por mais do que uma palavra de ocasião por parte da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ou do chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell. Para lá dos tuítes de circunstância, nenhuma visão, nenhuma proposta, nenhum

www.publico.ptperalta@novasbe.pt - 7 ago 00:00

Evitar a ressaca da orgia financeira

Será que Portugal vai estar à altura do desafio? Não vou esconder que estou pessimista. E se daqui a dez anos acordarmos da orgia com uma grande ressaca, teremos perdido a oportunidade não de uma, mas de várias gerações.

expresso.ptBruno Vieira Amaral - 6 ago 16:33

Autoquestionário de Proust

Uma crónica sobre o mundo tal como o desconhecemos, dos grandes temas da atualidade às questões insignificantes do quotidiano. Todas as quintas-feiras nos Exclusivos do Expresso

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 ago 14:03

A ciência, o último reduto da verdade

O que fazer quando recebemos uma mensagem no WhatsApp, vemos um post no Facebook ou nos deparamos com uma notícia num meio de comunicação social sobre as mais incríveis teorias “científicas” acerca do vírus SARS-CoV-2? O mais importante é refletir a

expresso.ptHenrique Raposo - 6 ago 11:18

Beirute relativiza o #ficaremcasa

A liderança europeia da reconstrução de Beirute (enviar material, dinheiro, trabalhadores e voluntários; receber pessoas) é uma exigência moral e uma necessidade política mesmo que esse esforço determine um forte aumento dos contágios

ionline.sapo.ptCarlos Zorrinho - 6 ago 10:34

Bancos bons

É legítimo esperar que o Banco Português de Fomento ajude a promover um novo ciclo de credibilidade e contributo para o desenvolvimento do país.

ionline.sapo.ptMário Bacelar Begonha - 6 ago 10:21

A Terceira Guerra Mundial já começou?

A atual pandemia veio alterar o “equilíbrio do terror” e mostrou que é possível destruir pessoas sem destruir património, mas desarticulando a vida na Terra...

ionline.sapo.ptJoana Mortágua - 6 ago 10:07

O rei em fuga

Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o subsídio anual de 200 mil euros da casa real...

sol.sapo.ptPedro d'Anunciação - 6 ago 08:21

Os custos do Fisco

Vem isto propósito dos processos que tem perdido por causa do ISV cobrado indevidamente a carros importados usados. Quem os compra é para poupar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 ago 08:00

“Fast Science”: ciência em tempos de pandemia

É a oportunidade de fazer uma ponte, agora de forma estruturada e ponderada, entre investigação, clínica e as nossas empresas. Uma ponte baseada em necessidades clínicas, em saúde pública e na nossa necessidade crónica de não estagnar a nossa econom

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 6 ago 07:17

​Recuperar empresas

Há empresas que “ressuscitam”, como a Kodak. Outras, como a TAP, apenas se manterão a voar com dinheiro dos contribuintes. Uma reestruturação da TAP poderá limitar os seus prejuízos futuros, mas não mais do que isso.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 6 ago 07:00

Estabilidade financeira para totós

Nos últimos anos, as decisões do Banco de Portugal têm custado biliões de euros aos contribuintes em nome da “estabilidade financeira”.

www.publico.ptana.sa.lopes@publico.pt - 6 ago 05:30

Michelle na Casa Branca?

Michelle tem várias razões para dizer que sim se for ela a escolhida de Biden. A mais grave crise depois da Segunda Guerra, o acordar da América para o racismo, a dolorosa agonia de Trump. É a hora de uma mulher afro-americana, é a hora dela.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 6 ago 05:30

O pior já passou?

O Governo entrou na fase de empurrar os problemas com a barriga enquanto espera que a bazuca do dinheiro europeu seja disparada. Com muita propaganda à mistura - Opinião , Sábado.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 6 ago 00:35

As chaves dos outros

Que graça é que tem comprar as ferramentas uma a uma? O que sou afinal? Algum coleccionador de cromos?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 ago 00:30

Costa Silva

A Visão Estratégica de António Costa Silva tem duas enormes qualidades e um grande defeito: em todo o documento não encontramos uma ideia nova, algo verdadeiramente inovador.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 6 ago 00:25

Fundos sem fundo!

A APRe! – Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados questiona o modo como foram gastos 7,1 milhões de euros, do “fundo de reserva”, que tem como origem do seu financiamento as contribuições, para a Segurança Social, dos trabalhadores e da

www.publico.pttcarlos@uc.pt - 6 ago 00:15

Livros para o Verão

Como é de novo Verão, venho propor, como vem sendo hábito, algumas sugestões de livros.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 6 ago 00:10

Juan Carlos de Borbón: o epílogo

O exílio do Borbón (e esperemos que o não passe entre nós) vem mostrar que a Monarquia – juntamente com a unidade nacional, duas das opções centrais de 1978 – continua um problema em aberto.

www.publico.ptjmtavares@outlook.com - 6 ago 00:00

A procuradora que ficou em primeiro mas perdeu

O Governo transformou o que devia ser um cargo independente numa nomeação por confiança política. É uma vergonha, e uma vergonha que deve ser denunciada.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 5 ago 18:26

Cara ou coroa?

Quer se goste ou não, Juan Carlos I de Borbón pode brevemente deixar de ser rei emérito em Espanha, mas, à semelhança do nosso rei Carlos I de Bragança, conhecido pela sua paixão pela oceanografia, vai também ficar no nosso imaginário marítimo, pelo

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 5 ago 17:06

Escravatura moderna

Sem documentação, Eleazar trabalhava ilegalmente numa plantação de melancias. Levantava-se cerca das 5H00 e trabalhava mais de 11 horas por dia, com duas pequenas pausas, sob o calor intenso. Morreu no dia 1 de agosto. - Opinião , Sábado.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 5 ago 17:00

À descoberta da Costa Vicentina

Especial Costa Vicentina: o que há de novo, as praias a não perder e as histórias de algumas figuras da região.

ionline.sapo.ptFilipe Pontes - 5 ago 12:31

Correu tudo bem? Não!

Não fosse tudo isto uma desgraça e até podia ter tido graça!

24.sapo.ptPatrícia Reis - 5 ago 11:50

É para o subsídio, sua chata de um raio?

Não foi bem assim que o senhor do outro lado da linha telefónica respondeu à minha amiga, mas foi quase. Ela, que é gentil e bem-educada, não apreciou ...

expresso.ptHenrique Raposo - 5 ago 10:58

Haverá pior do que Trump

Com o capitalismo libertário à Zuckerberg que abandona o povo branco (e o povo negro e hispânico, diga-se) e com o policiamento constante do politicamente correto (que acaba sempre na diabolização do povo branco), haverá um Presidente ainda mais negro do que Trump no futuro próximo

expresso.ptPedro Moura - 5 ago 10:37

“Liberdade de Expressão, mas...”

A Liberdade de Expressão é provavelmente um dos conceitos simultaneamente mais e menos consensuais na nossa sociedade. Não, caro leitor, não há aqui paradoxo algum, apenas o fenómeno de se denominarem coisas diferentes pelo mesmo nome

ionline.sapo.ptAfonso de Melo - 5 ago 10:20

O lado quente da almofada

Quando, na pureza dos seus olhos tão azuis que herdou da bisavó Manuela, aprendeu o significado da palavra pai, a mãe, Filipa Palmeirim, suplicou-me insistente, degradante e chorosamente que só lhe disséssemos a verdade aos 18 anos, horrorizada com esse estigma de ter uma filha ilegítima.

eco.sapo.ptRicardo Arroja - 5 ago 09:56

A tragédia Trump

O que choca mais é a forma como Trump renega aos princípios de livre mercado, que nos habituámos a associar à América, ao mesmo tempo que abraça os métodos autoritários que associamos às ditaduras.

ionline.sapo.ptJosé Cabrita Saraiva - 5 ago 09:30

Uma humilhação desnecessária

Anteontem, na apresentação, Jesus disse que era hoje um treinador diferente, mas mostrou também que a sua personalidade não mudou.

expresso.ptPaulo Garrett - 5 ago 09:06

Os benefícios fiscais como fator estratégico

No contexto atual, são muito diferentes os desafios para os gestores de empresas. Vivemos uma realidade de incerteza quer para cidadãos como para empresas.

sol.sapo.ptJoão Lemos Esteves - 5 ago 09:00

Rei Emérito Juan Carlos está nos Emirados: seguir-se-á Cascais?

O paradeiro do Rei Emérito Juan Carlos não é, pois, uma questão de mera fofoquice de “Jet Set” (com toda a seriedade que estas encerram), nem uma nota de rodapé na história política espanhola (e internacional) que estamos escrevendo.

sol.sapo.ptPedro D'Anunciação - 5 ago 08:45

Racismos

Gostaria de saber em que ficamos.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 5 ago 07:00

Extravagantes ninharias

No que diz respeito ao hábito de “mamar na teta do Estado”, Júdice não inventou nada, limitou-se a copiar os colegas, que souberam aproveitar esta dinâmica de outsourcing.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 5 ago 00:20

DGAV, para que te quero?

A desarticulação da DGAV seria um grave atentado às necessidades da economia da saúde pública nacional e viola os compromissos do Estado com a União Europeia e as regras internacionalmente aceites de boa governança em saúde animal.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 5 ago 00:15

Abalos tectónicos da covid

Digital, economia e Europa: eis três das consequências mais claras da actual crise sanitária no setor da saúde.

www.publico.pts.castilho@netcabo.pt - 5 ago 00:10

“Para trás mija a burra!”

Que Parlamento vai ficando? O que representa o Povo ou, cada vez mais, o que os representa só a eles? Admiram-se, assim, que André Ventura cresça?

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 5 ago 00:05

O inesquecível tédio

São as décadas que passam de repente e é desse tédio que temos saudades, dessa sobrecarga de frustração, dessa riqueza de tempo, dessa sonolência de empreendimentos.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 4 ago 22:07

Espanha entre o virar de página e o fim de uma era

O melhor mesmo é virar a página com o exílio de Juan Carlos, esperar que seja escrutinado pela Justiça e acreditar que Felipe VI é o chefe de Estado de que a Espanha precisa para navegar nestas águas turbulentas.

sol.sapo.ptManuel Boto  - 4 ago 22:04

Calores de Verão

Temos um Governo que em resposta a uma benesse de Rio sobre os debates quinzenais acena provocatoriamente com uma aliança à sua esquerda, com partidos totalmente antieuropeus?

sol.sapo.ptJoão Lemos Esteves  - 4 ago 20:42

Rei Emérito Juan Carlos está nos Emirados: seguir-se-á Cascais?

Se o Rei Juan Carlos estivesse em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa já teria feito uma nota oficial no site da Presidência; falado três ou quatro vezes na TV; já teria convidado o Rei Emérito para almoçar ou jantar; já teria convidado o Rei a fazer compras no Jumbo de Cascais em calções; já teria ido nadar com o Rei Juan Carlos, tirando uma bela fotografia…

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 4 ago 18:43

Precisamos de mais amor

Todos julgamos, criticamos, avaliamos previamente com base no nosso próprio julgamento porque, na maior parte das vezes, julgar é apenas um reflexo da nossa imagem ao espelho, do medo, dos traumas e inseguranças que temos. - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 4 ago 16:42

Ensino do Direito em tempos de pandemia – algumas lições

Os últimos meses de pandemia, por que todos temos passado, foram férteis em adversidades, mas também em oportunidades. Em particular no ensino superior, e como resultado da quarentena, tornou-se impossível a realiza&ccedi

expresso.ptFrancisco Louçã - 4 ago 15:50

O zoom dos imperadores

Nunca na história moderna houve empresas tão poderosas e nunca as empresas mais poderosas foram as de comunicações, o que significa que desenham o poder.