Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out 10:17

Dia 113: os pais são mais jardineiros ou carpinteiros?

Aparentemente os agricultores têm de podar os pepinos para lhe dar a melhor forma. Se não o fizerem, os pepinos criam uma rama que não interessa e ficam com um sabor horrível. E aqui tem, numa explicação sucinta, a filosofia de educação mais valoriz

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 27 out 10:10

Benefícios fiscais ao investimento: CFEI II, RFAI ou DLRR?

Uma das medidas mais emblemáticas foi a criação de um benefício fiscal ao investimento, similar ao que já tinha sido criado em 2013, agora denominado por Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento II (CFEI II).

expresso.ptPaulo Baldaia - 27 out 09:36

Miragem vermelha

O sequestro do Partido Republicano por Donald Trump ameaça deixar marcas profundas num país que há décadas era visto como a liderança do mundo livre e agora não é

ionline.sapo.ptAntónio Cluny - 27 out 09:23

A raiz dos problemas

Um esfoço deve ser feito para congregar os que pensam que é necessário lidar já com a situação de frente e aqueles que julgam ser necessárias, por ora, apenas medidas provisórias

ionline.sapo.ptLuís Menezes Leitão - 27 out 09:18

A covid-19 e a suspensão dos direitos constitucionais

A Constituição estabelece que os órgãos de soberania não podem, conjunta ou separadamente, suspender o exercício dos direitos, liberdades e garantias, salvo em caso de estado de sítio ou de emergência.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out 07:45

A França, a Turquia e o islamismo radical

1. O conflito entre a França e o islamismo radical não é novo. O assassinato por decapitação de Samuel Paty, ocorrido a 16 de Outubro de 2020 nos subúrbios de Paris, foi mais um episódio trágic

ionline.sapo.ptJosé Cabrita Saraiva - 27 out 08:59

Estamos a aprender? Não, não estamos

Enquanto os próprios familiares não podiam assistir aos funerais dos seus entes queridos por causa da pandemia, carrinhas e carrinhas de todo o país convergiam para a Alameda para as importantíssimas comemorações do 1.o de Maio.

expresso.ptHenrique Raposo - 27 out 08:48

Um PS colonizado pelo Bloco

É essa a grande herança do taticismo de António Costa, que reduziu o PS à condição de cortesão-mor dos jogos florentinos: a ausência de pensamento do centro-esquerda possibilita a colonização desse centro pelo radicalismo

expresso.ptDaniel Oliveira - 27 out 08:41

Uma mensagem que muda à velocidade de Lewis Hamilton

Defendi que a Festa do Avante e o 13 de outubro preparavam o terreno para que as coisas não se deixassem de fazer, mas com cautelas. Portimão deita tudo a perder, dando razão aos que querem que nada se faça.

expresso.ptLuís Paulo Salvado - 27 out 08:36

Que visão estratégica para Portugal?

Até ao início de novembro, o Expresso, em parceria com o The Lisbon MBA Católica|Nova, publica vários contributos para ajudar a relançar o país no período do pós-pandemia, no âmbito económico, social e ambiental.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out 07:10

Lusco-fusco

Ainda estou para ouvir um argumento a favor do horário de Inverno que faça sentido nos dias de hoje

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 27 out 07:00

O diabo do cinema português

Os signatários do manifesto contra a entrada de Belzebu nas florestas virgens do Cinema Português são os mesmos que beneficiam há décadas do apoio dos contribuintes e da dízima sobre as receitas publicitárias de TV - Opinião , Sábado.

www.publico.ptfragaoliveira@sapo.pt - 27 out 06:55

A transição digital e o longo braço do trabalho

Não se pode defender a “transição digital” sem assumir também a irracionalidade económica e, sobretudo, os problemas sociais que tal pode induzir no estado actual das nossas economias e comunidades.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out 06:40

Mudem-se as regras!

Enquanto noutros países, como é o caso da Bélgica, há profissionais de saúde infetados a trabalhar, desde que assintomáticos, por cá mantemos regras de proteção desajustadas face à intensidade da epidemia.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 out 06:29

“Fratelli Tutti” interpela a Educação

O Papa Francisco reafirma a base fundamental da Educação como atividade essencial de conhecimento, de troca, de interação, de relacionamento, de Humanidade e de construção de cada um de nós. Uma Educação de irmãos para formar irmãos.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 27 out 06:15

​O cansaço chegou cedo

Aceita-se que a sobrecarga dos próximos tempos acabe por justificar os lamentos que cedo começaram a escutar-se.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 27 out 00:08

Conspiração universal

Na ponderação entre direitos fundamentais e outros bens não menos fundamentais, como a saúde pública, os primeiros podem e devem ser sacrificados momentaneamente aos segundos.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 27 out 00:06

A iberização da banca

Com a reduzida dimensão do nosso mercado, a disrupção dos neobancos digitais europeus e os processos de consolidação com bancos espanhóis, caminhamos para uma crescente consolidação ibérica.

observador.ptObservador - 27 out 00:04

As empresas sociais resistem melhor às crises

Não estou a querer dizer que as empresas “não sociais” não resistem às crises. Também não estou a querer dizer que sou contra o lucro. Mas acredito qu...

observador.ptObservador - 27 out 00:04

OE 2021: o enigma da Saúde

Será “razoável” um Orçamento que abandona os que ficaram por cuidar por não terem seguro ADSE ou privado de saúde, agravando o seu sofrimento ou antec...

observador.ptObservador - 27 out 00:03

No regresso da direita ao poder

Não basta que PSD, CDS, Chega e IL aceitem a obrigação moral de afastar o PS do poder. É necessário que se entendam, previamente, sobre o que para lá ...

observador.ptObservador - 27 out 00:03

As dívidas gerem-se? Ou vão-se gerando?

Num momento em que o consumo de energia eléctrica diminui, o aumento de produção de fontes renováveis aumenta e o preço no mercado grossista diminui, ...

sol.sapo.ptFrancisco Mota - 26 out 22:43

O centro do poder na farsa democrática

Estamos perante uma democracia do ‘poder’ onde, nas costas do povo, se decide aquilo que está decido e se tenta branquear e legitimar esse ato a partir de uma chancela que não passa de uma tentativa revestida de oportunismo político.

www.publico.ptana.sa.lopes@publico.pt - 26 out 22:38

António, chame o Pedro Nuno

O que aconteceu não podia ter acontecido. O PS e o Bloco têm que se entender para que o Governo aguente quatro anos.

sol.sapo.ptLuís Paulino Pereira,  - 26 out 21:24

O que é fazer medicina?

Encaremos os novos tempos com outros olhos e outra maneira de pensar. Todos somos necessários a ‘fazer medicina’, e ninguém pode ser excluído. Tenho fé nesta geração mais nova e acredito nas suas capacidades para renovar o sistema.

sol.sapo.ptJoaquim Silva Pinto - 26 out 20:39

Melancolia ou Esperança

Torna-se urgente o arranque de um amplo movimento sócio-liberal só possível pelo regresso à liderança do PSD da feição de Passos Coelho, de preferência encabeçada por este.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 26 out 19:30

Pedro e o carneiro, diabo... o lobo!

A discussão a que se assiste do Orçamento do Estado para 2021 parece um argumento adaptado de uma assembleia de condóminos, em que o essencial - i.e., a sustentabilidade - está por discutir.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 26 out 18:17

E uma virgem nasceu

Quando Portugal necessitava de um Governo forte, que finalmente governasse, temos este triste espetáculo, esta ópera bufa irresponsável. Qual será a opinião do Presidente face a esta instabilidade governativa?

sol.sapo.ptJoão Manuel Garrido - 26 out 13:03

Antes e depois (as perigosas comparações)

Acerca de publicações e documentários que temos visto nos últimos tempos importa, na minha modestíssima opinião, ter coragem para fazer algumas observações imparciais, pois só o juízo objectivo conduz à verdade.

24.sapo.ptFrancisco Sena Santos - 26 out 12:49

Cada um de nós a favor de todos

Os braços voltam a ficar esgotados para dar resposta ao ritmo das hospitalizações. A nova vaga da SARS-CoV-2 gera pessimismo e alimenta a desconfiança ampliada pelo tom ...

visao.sapo.ptsvicente - 26 out 12:12

Visão | A prova digital em processo penal

Um telemóvel, um aparelho que todos temos, armazena todo um conjunto de informação em ambiente digital que pode ser utilizado para a investigação criminal de qualquer crime.

visao.sapo.ptssantos - 26 out 12:10

Visão | O papel do setor privado em tempos de pandemia

Entre a proposta precipitada e pouco racional dos que apelam já à intervenção do privado e a diabolização deste setor, há um grande espaço de cooperação, serena, eficiente e transparente entre o Estado e os privados

eco.sapo.ptAnabela Ferreira - 26 out 11:45

Todos podemos falar em bits e bytes

Somos capazes de fazer algo que há bem pouco tempo pensaríamos impossível: passar mais tempo em casa, estar em teletrabalho, viver de relações pessoais e profissionais à distância.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 out 10:42

A ignorância é a doença que mais mata

Acreditar com muita força para que a doença se vai embora é como ir discutir com um vulcão. A natureza será sempre superior à espécie humana, e não há nenhuma alternativa ao contorno colectivo e civilizado do obstáculo que nos foi imposto.

visao.sapo.ptssantos - 26 out 10:31

Visão | Teorias da constipação

À distância, pareciam cidadãos contra a utilização obrigatória de máscara, mas logo se decifravam discursos bastante mais exóticos.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 26 out 10:10

Bolsa portuguesa sem dar sinais de força

Os problemas económicos do país começam cada vez mais a vir ao de cima e a falta de empresas tecnológicas não ajuda a nossa Bolsa.

expresso.ptMartim Silva - 26 out 10:00

O OE vai ser aprovado mas todos saem mal das negociações

Do triste espetáculo das negociações deste Orçamento do Estado ninguém se livra: nem António Costa e o seu PS, nem Rui Rio, nem Catarina Martins, nem Jerónimo de Sousa, nem sequer Ferro Rodrigues…

visao.sapo.ptsvicente - 26 out 09:56

Visão | E, apesar de tudo, resistem

Os 50 anos da CGTP, e a história do movimento operário e sindical português é um capítulo fundamental da luta antifascista e da resistência pela defesa dos direitos dos trabalhadores, pela liberdade e pela democracia

expresso.ptHenrique Raposo - 26 out 09:34

Trump está a ser punido porque não foi autoritário

Eu gostava que Trump estivesse a ser punido pelos momentos autoritários e antiliberais. Essa não é, porém, a verdade. Ele perdeu o fôlego nas sondagens quando o povo percebeu que ele não queria ser autoritário na gestão na pandemia.

expresso.ptDaniel Oliveira - 26 out 09:26

Açores, o momento andaluz da direita portuguesa?

O paralelo não é com a geringonça. É com o acordo que PP e Ciudadanos tiveram de fazer com o Vox, depois das eleições autonómicas da Andaluzia ganhas pelo PSOE sem maioria de esquerda.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 26 out 06:17

​A China e os direitos humanos

Os dirigentes chineses não acreditam em direitos humanos, que consideram uma invenção ocidental. Só que essa posição não é meramente teórica, pois se traduz em frontais e violentas agressões aos direitos humanos, dentro e fora da China.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 out 00:20

A Convenção de Faro – Presente e futuro…

O património cultural como realidade aberta apenas pode ser um fator de coesão, de cidadania, de respeito mútuo e de sustentabilidade se mobilizar vontades concretas.

observador.ptObservador - 26 out 00:08

(Con)finados

A legalidade dos diplomas aprovados não merece discussão, pelo menos? Já estamos num patamar de civilização em que os governos fazem tudo o que querem...

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 out 00:08

Incongruências e falhas

Revejo-me em Mariana Mazzucato. O Estado empreendedor não é “o sector público em combate com o sector privado, mas um Estado com efeito catalisador e motor do desenvolvimento económico, assente na inovação”.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 out 00:07

2020: perdido por cem, perdido por mil

Nestes anos, qual poderá ser a tentação dos gestores? Se o ano está perdido e está, se já vamos apresentar tão maus resultados, então porque não apresentar piores ainda?

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 out 00:06

O orçamento fóssil

Este é o Orçamento do Estado que se agarra à esperança de que, quando acabar o confinamento, o sistema ainda se encontre mais ou menos intacto.

observador.ptObservador - 26 out 00:06

Orfãos de pai

O que está em causa, na “inseminação post mortem” é a deliberada e intencional geração de uma criança órfã, privada de um pai. O seu bem é sacrificado...

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 out 00:00

Sensibilidade e bom senso

São frágeis os argumentos usados tanto pelos que defendem a obrigatoriedade do uso do StayAway Covid como pelos que temem os riscos para a privacidade. Como em tantos outros casos, estamos perante uma situação onde não existe nem a desejada sensibil

www.publico.ptdavid.pontes@publico.pt - 25 out 23:57

Os Açores não são uma ilha

O PS venceu as eleições, mas ao fim de 24 anos de poder socialista volta ao princípio: se conseguir constituir governo – a geometria parlamentar permite também ao PSD pensar no poder – terá de o fazer sem a maioria absoluta, o que não acontecia desd

visao.sapo.ptluisdelgado - 25 out 22:27

Visão | Orçamento sem Bloco

Governar ao sabor da vontade política de outros partidos é demasiado inseguro, arriscado, e de futuro incerto. E tanto pior será, quanto maior a crise pandémica e económica

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 25 out 21:10

A reinvenção do trabalho

De que serve impor o aumento do salário mínimo quando muitas empresas não o vão conseguir pagar. Mas que bom seria que outras tantas empresas, não se agarrassem à fixação deste mesmo salário mínimo para pagar menos do que podem.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 25 out 20:28

Imposto do lixo sobe 100%

Numa altura em que se debate o Orçamento de Estado para 2021, o Governo decidiu duplicar o montante da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR), passando-a de 11€/Tonelada para 22€/Ton, já a partir de janeiro.

eco.sapo.ptDiogo Queiroz de Andrade - 25 out 17:08

O capitalismo contra os monopólios

Foram finalmente dados os primeiros passos para permitir a próxima onda de inovação digital. Para lá chegar é essencial regular os gigantes da internet.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 25 out 17:00

A transição americana

Ganhe Trump ou Biden, a próxima América não será a mesma. Importa assim perceber o que se vai passar na “transição”. - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 17:00

“StayAway Trust”

O desenvolvimento de novas tecnologias, de uso alargado e com potenciais impactos na sociedade, merece ser debatido com diferentes actores sociais na procura de soluções que melhor resposta poderão dar aos objetivos propostos e que minimizem os pote

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 16:55

Serra da Estrela: está na hora de dizer basta

Como se ousa sequer pensar em continuar a danificar, provavelmente para sempre, um território tão sensível e que é património de todos? Não podemos continuar a permitir que se repitam erros sobre os erros do passado e que uma das principais jóias na

eco.sapo.ptMónica Marques - 25 out 16:44

Francisco e Artemisia

Se há alguém a levar a história até um lugar interessante é este Papa, amigo de um Deus simpático, moderno, musical, encorajador do progresso e contra o obscurantismo das gerações.

24.sapo.ptMarco Neves - 25 out 15:01

Aventuras escondidas no alfabeto

Se olharmos para as letras com tanta atenção que elas perdem os sons que têm, o que encontramos? ...

eco.sapo.ptRui Bento - 25 out 09:08

Restaurantes abertos, na rua ou em casa

O delivery deixou de ser uma opção para se tornar numa obrigatoriedade. Na forma de sobreviver e de manter as portas abertas dos restaurantes, mesmo quando os clientes deixam de passar por elas.

eco.sapo.ptVanda Jorge - 25 out 09:05

Irónico. Provocador. Mas sem moralismos.

Sem spoilers. Sobre a lucidez de David Attenborough e a Natureza Morta em exposição na Muñoz Carmona Art & Gallery. E claro, sobre os novos desafios das marcas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 07:48

Votava neste homem?

Tenho a atenção virada para uma enormidade. Daqui a dez dias, Trump pode ganhar as eleições. Em anos comuns, podemo-nos divertir com indecisos. Desta vez, não.

www.publico.ptmjlopes@publico.pt - 25 out 07:29

A pandemia engoliu-nos, engoliu tudo

A novidade é, infelizmente, todos os dias a mesma, mas isto que vivemos continua a ser uma novidade todos os dias, pelo menos para mim. Tudo em suspenso e tudo tão acelerado.

www.publico.ptvbelanciano@publico.pt - 25 out 07:10

A poesia não contribui para o PIB

Gostamos de pensar que o amor, os afectos, o saber ou a cultura são o que de mais importante existe na vida. Mas praticamos o contrário.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 07:00

A dislexia no ensino superior

Fará sentido um movimento de escola inclusiva também no nível de ensino superior?

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 06:30

A guerra dos gordos

Os únicos momentos em que consigo esquecer o corpo são aqueles em que tenho a obrigação de me concentrar nas ideias que exprimo, porque o espetáculo está a acontecer e estou enfiada nele. Nesses momentos, livro-me do corpo por uma hora ou duas.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 25 out 06:18

A almofada das pensões está mais curta

O colapso do serviço público de saúde agora e o colapso antecipado da Segurança Social significaria a ruptura da nossa relação com o Estado e a ruptura do próprio Estado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 00:30

Covid-19: a sindemia que nos afronta e desafia

Não importa quão eficaz irá ser um tratamento ou qual a proteção de uma vacina, porque a busca de uma solução puramente biomédica para a covid-19 será um falhanço e não teremos aprendido nada.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 00:20

Da confusão

Esperamos escapar ao SARS-CoV-2, mas não estou segura de que consigamos escapar à demência.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 out 00:15

Quem diz que não há falta de médicos?

Tenho imenso respeito pela diversidade de opiniões, mas tenho ainda mais pela veracidade dos factos e sua correta interpretação. E o que os factos nos dizem é que Portugal tem, indubitavelmente, menos médicos dos que seriam necessários para responde

observador.ptObservador - 25 out 00:05

O direito de ofender

Nada se consegue reprimindo a liberdade de expressão. A liberdade de expressão não pode constituir moeda de troca para com outras virtudes como o conf...

observador.ptObservador - 25 out 00:05

The right to offend

Neither is done by clamping down on free speech. We should not treat free speech as a fungible good to be traded off against other virtues like comfor...

sol.sapo.ptFrancisca de Magalhães Barros - 24 out 20:38

Não sejas queixinhas!

Segundo a política de algumas escolas e professores não é ‘bonito’ fazer queixinhas dos colegas, mesmo que estes deem pontapés, chamem nomes, ou façam perseguições aterradoras.

sol.sapo.ptSofia Vala Rocha - 24 out 19:13

O Presidente Marcelo vai despido

O corpo dos políticos sempre foi matéria política, nos homens para exibir força física e vigor, nas mulheres para exaltação de beleza e graça.

sol.sapo.ptDinis de Abreu - 24 out 15:16

Entre o bibe, a palmatória e o recreio…

Enquanto Marcelo se mostrou de tronco nu, a pretexto de ser vacinado para a gripe sazonal – mais uma originalidade presidencial na banalização de Belém –, Costa pretende justificar medidas duras com a necessidade de controlar a pandemia.