Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 19 nov 06:33

O fim anunciado das reformas antecipadas

De forma sorrateira, esta norma do OE implica o fim do regime de flexibilização para a esmagadora maioria dos trabalhadores.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 19 nov 06:28

O fenómeno regional de sobreavaliação das notas

Serão os alunos do Norte do país melhores do que no Sul? A ser verdade, os exames nacionais reflectiriam essas diferenças. E não parece haver forte evidência de capacidades distintas dos alunos nos dois maiores distritos do país.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 19 nov 07:15

Viva a Press Reader

Ando muito contente com a Press Reader. Tem bons jornais e boas revistas portuguesas, brasileiras, inglesas, francesas, americanas e de muitas outras nacionalidades.

www.publico.ptana.sa.lopes@publico.pt - 19 nov 06:43

A loucura nas escolas e a inflação de notas

O hit do momento, o senhor Jordan B. Peterson, que incendeia multidões a dizer meia dúzia de banalidades, outra dúzia de antiguidades, algumas insanidades (na entrevista ao Sol disse que “as mulheres não são assim tão fáceis de oprimir”, mostrando o

www.publico.ptpublico@publico.pt - 19 nov 06:43

Numa República não há etnias, só cidadãos

O Estado exigir aos dez milhões de residentes em Portugal que se identifiquem etnicamente ou “racialmente” implica renunciar ao objectivo de que a República seja cega, surda e muda quanto à etnia de cada cidadão.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 19 nov 06:14

O que significa o “Brexit”?

O “soft Brexit” de May mostra como não é possível a quadratura do círculo – estar fora da União e beneficiar plenamente dos seus benefícios.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 19 nov 06:11

​A Itália e o euro

Uma nova crise do euro seria gostosamente encarada pelos governantes italianos que querem destruir a UE.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 19 nov 06:06

Proveitos que contam

Agora fica a faltar um jogo que apenas conta para o cumprimento do calendário. Será em Guimarães, com a Polónia.

observador.ptAlexandre Homem Cristo - 19 nov 00:28

A vitória silenciosa de Theresa May

May meteu os promotores do Brexit a defender um segundo referendo – desta vez, sobre um Brexit de implicações concretas e não a fantasia que muitos venderam. O Brexit deixou de ser irreversível.

observador.ptEduardo Sá - 19 nov 00:04

A Escola morreu. Viva a Escola!

Todas as escolas deviam ser uma “república das crianças” onde o professor tivesse presente que, sempre que uma criança conhece, faz três perguntas: “o que é isto?”; “porquê?” e “para que é que serve?"

observador.ptDiana Soller - 19 nov 00:00

Brexit Blues

Com este acordo ganham os populistas nacionalistas e perdem os cidadãos britânicos e europeus, que mais uma vez saem defraudados por quem os deveria representar e defender os seus interesses.

observador.ptTeresa Espassandim - 19 nov 00:01

Adolescentes… pffff!

Moem a paciência a um santo! Mas mães e pais de adolescentes: é imperioso o alargamento dos espaços individuais no seio da família sem que isso deteriore o espaço e a coesão do grupo que é a família.

www.jornaldenegocios.ptLuís Marques Mendes - 18 nov 21:22

Notas da semana de Marques Mendes

As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador fala sobre a polémica das touradas, o conflito com os professores e o Brexit, entre outros temas.

24.sapo.ptGuilherme Duarte - 18 nov 11:30

IRA – Terroristas ou justiceiros?

Será que o IRA (Intervenção e Resgate Animal) é uma organização terrorista de extrema-direita ou um grupo de justiceiros? Não sabemos, mas o que sabemos é que a ...

observador.ptManuel Pestana Machado - 18 nov 16:56

Análise LG G7 ThinQ. Magreza, mas o custo é a bateria

Com o G7 ThinQ, a LG criou um concorrente leve contra os atuais smartphones topo de gama num mercado saturado na oferta. Perde-se na bateria, mas é uma clara evolução quanto ao LG G6.

www.jornaldenegocios.ptRaquel Godinho - 18 nov 17:11

Brexit tirou o sono aos traders... literalmente

O Brexit é, nesta altura, um dos temas que mais centram as atenções nos mercados financeiros mundiais. Depois do acordo alcançado entre o Reino Unido e a União Europeia, vários membros do governo de Theresa May decidiram demitir-se.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 18 nov 15:55

O improvável encontro entre Hannah Arendt e Bruno de Carvalho

Pensei sobre a inusitada ligação acima referida a propósito de uma reflexão para responder a uma questão que me foi colocada sobre a liderança de Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting. Com base na conjugação de alguns factos do domínio públic

24.sapo.ptMarcos Sá - 18 nov 10:09

Redes Sociais, Cartas Anónimas ou Tribunais?

Esta semana, no México, dois homens foram queimados vivos, à porta de uma esquadra policial, por uma multidão furiosa. Qual a razão? Um rumor espalhado no WhatsApp, que dizia ...

www.cmjornal.ptFernando Ilharco - 18 nov 13:20

O lado bom do mau humor

A arrumar, a fazer contas ou a organizar a agenda, o mau humor pode ajudar - Fernando Ilharco, Correio da Manhã.

24.sapo.ptMarco Neves - 18 nov 11:50

Cinco tesouros escondidos numa livraria

Ora, hoje, mais do que tentar escrever alguma coisa, apetece-me recomendar as palavras de outros. Não, não são recomendações de Natal. Não ofereça estes livros: quando os comprar, ...

www.publico.ptpublico@publico.pt - 18 nov 08:32

Guarda partilhada ou guerra partilhada?

Se a separação for inevitável é preciso nunca esquecer que o superior interesse da criança não é satisfazer-lhe os desejos, mas satisfazer-lhe os direitos. E o direito das crianças e jovens é ter pais que não colocam os seus desejos e guerras acima

www.dinheirovivo.ptHugo Veiga - 18 nov 09:10

O colapso dos sentidos

"No final do dia, os resultados foram afixados. Ganhou o do lado direito. Achavam os mais esperançosos que todos voltassem a enxergar ambos os lados."

www.dinheirovivo.ptRicardo Reis - 18 nov 08:54

Brexit, episódio 43

"O governo de Theresa May está há dois anos absorvido pelo Brexit, incapaz de concretizar qualquer outra política relevante no país."

www.dinheirovivo.ptPaulo Nunes de Almeida - 18 nov 08:35

O maldito centralismo

"O abrandamento económico, já confirmado para o 3.0 trimestre, merece uma ação imediata."

www.dinheirovivo.ptRosália Amorim - 18 nov 08:58

Ventos frios, ventos quentes

Do Reino Unido chegam ventos frios.Do hemisfério sul, pelo contrário, começam a sentir-se alguns ventos quentes.

www.dinheirovivo.ptCarlos Pimenta - 18 nov 08:30

A lei e a ética na fraude

"A criminalidade de colarinho branco e outros fatores, como a fragilidade financeira dos Estados, podem influenciar as decisões dos tribunais."

www.publico.ptteresa.de.sousa@publico.pt - 18 nov 07:30

O “Brexit” e a crise do Ocidente

O “Brexit” que Theresa May está a defender contra tudo e contra todos, com uma determinação e uma coragem extraordinárias, permite uma defesa europeia em que o Reino Unido tenha o seu lugar.

observador.ptHelena Matos - 18 nov 01:27

Burros de carga

“Os empresários portugueses são burros”, afirmou uma delegada à convenção do Bloco de Esquerda. Está a senhora cheia de razão: só num país de burros a subserviência para com o Bloco se tornaria lei

www.publico.ptmjlopes@publico.pt - 18 nov 07:40

O pôr do Sol e a minha sobrinha de quatro anos

A minha sobrinha tem uma alegria transparente quando mergulha no mar, quando faz construções na areia, quando brinca com a cadela, quando se ri. Ela aproveita a vida com uma perna às costas, e esse talento não é assim tão simples.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 18 nov 07:25

Perigosos tempos menores

Alastra o terreno propício aos vendedores de ilusões, em que a menoridade e a mediocridade acicatam a agressividade e o autoritarismo. São tempos perigosos para os europeus.

www.publico.ptrpimenta@publico.pt - 18 nov 07:15

Palavras, expressões e algumas irritações: banda desenhada

Os criadores do Homem-Aranha, Steve Ditko e Stan Lee, já não estão neste mundo. No princípio... era a banda desenhada: “História em quadradinhos, sequência de desenhos usada para traduzir um texto de linguagem discursiva corrente.”

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 18 nov 05:00

O milagre das rosas

Penacho no chapéu de caça do Governo, o Bloco de Esquerda revelou-se mais uma vez, na última convenção. Quem assistiu à lista de conquistas alcançadas percebe que o BE abre garrafas de espumante por obter as migalhas da burguesia.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 18 nov 07:00

A dona Theresa

Tenho de confessar que me enganei completamente acerca de Theresa May. Ela está a tornar-se uma especialista em sobrevivência política.

www.publico.ptana.sa.lopes@publico.pt - 18 nov 07:00

Loureiro dos Santos, a lucidez pura

Loureiro dos Santos desconfiou do argumento de George Bush e Tony Blair para invadir o Iraque. A lucidez pura do general que ontem morreu, aos 82 anos, esteve mais uma vez do lado certo.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 18 nov 06:36

A estupidez das guerras

Conhecendo a sua história bélica, não é pouca coisa celebrar 73 anos de paz na Europa.

observador.ptCarlos Lemos - 18 nov 01:44

Elogio da Água

Esta água é a mesma que vem das chuvas: a água que cria, que revitaliza, que regenera. Imagem perfeita do devir e do retorno, a água retoma o seu ciclo, na viagem que empreende entre o Céu e a Terra.

observador.ptFilipe Samuel Nunes - 18 nov 01:32

A Parábola, a Pintura e o Pródigo

O Filho Pródigo de Rembrandt alerta que a diferença masculino/feminino é essencial no quotidiano. E que os desdobramentos desta complementaridade nos comportamentos são absolutamente desejáveis.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 18 nov 01:00

O “novo” Bloco de Esquerda

O Bloco é muito mais agressivo verbalmente com o PS do que o PCP. PS e PCP vêem-se, como sempre se viram, como entidades distintas, que se aproximam e se afastam em função dos interesses de um e de outro sem se misturarem.

observador.ptJoão Marques de Almeida - 18 nov 01:25

Um eleitor de direita em 2019

Rui Rio comete um erro enorme: pretende impor uma pureza ideológica que o PSD nunca teve. Não há qualquer problema no PSD ser também social democrata. O problema é o PSD ser apenas social democrata.

visao.sapo.ptGonçalo Cadilhe - 17 nov 16:56

Promontórios

De cada vez que regresso a Manarola, coloco a mesma questão, sem que alguém me possa dar a resposta: porque é que deram a melhor vista aos mortos?

24.sapo.ptDiogo Faro - 17 nov 14:27

Mortos pelo WhatsApp

Mortos pelo Whatsapp, como quem diz. Foram mortos por pessoas embuídas desse bonito espírito que prolifera entre as sinapses de debilitados cérebros, e as extremidades dos dedos do corpo ...

sol.sapo.ptCarlos Encarnação - 17 nov 14:42

Cativação absoluta

Ou o PS se compromete em definitivo e abre as portas do Governo ou o Bloco bloqueia

visao.sapo.ptSandra Duarte Tavares - 17 nov 08:31

Quem cose às vezes “descoze”: Ortografia em crise

Vivendo na era da informação e da comunicação, por que razão continuamos a tropeçar diariamente em erros ortográficos? Quais as causas que poderão estar na origem desses erros? E que estratégias para os evitar

www.publico.ptfragaoliveira@sapo.pt - 17 nov 11:17

Serviço Nacional de Saúde: o trabalho dá saúde?

O trabalho é e vai continuar a ser central, condicionante e determinante, na vida das pessoas e na sociedade. E, por isso, a saúde de cada um e, em geral, a saúde ao nível social, está intimamente relacionada com o trabalho.

www.publico.ptana.sa.lopes@publico.pt - 17 nov 07:53

O animalocentrismo

Felizmente, a relação dos humanos com os animais de companhia mudou muito desde o tempo em que se cantava “Atirei o pau ao gato/mas o gato/não morreu/D. Chica/assustou-se/com o berro/ com o berro/ que o gato deu&rdquo

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 17 nov 10:07

A querela dos nacionalismos

Um debate sério sobre a questão dos nacionalismos que hoje se afirmam é menos simplista do que às vezes parece. E a globalização acentuou a necessidade de instâncias internacionais.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 17 nov 07:25

O tempo da dourada

Quem faz a asneira de comer dourada do mar no Verão deveria prová-la agora. É quase um peixe diferente.

observador.ptAlberto Gonçalves - 17 nov 00:08

Ópios do povo

Um golo do Alcochetense garante sete segundos de festividades; o já lendário “terrorismo” de Alcochete implica 700 horas de emissões televisivas quase ininterruptas, de longe um terror mais desumano.

www.publico.ptsao.jose.almeida@publico.pt - 17 nov 07:36

Reabilitar a dignidade da soberania nacional

Ficou transparente que é a hierarquia do Exército e por maioria de razão o CEME quem tem de garantir a fiscalização e salvaguarda do material militar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 17 nov 06:28

Estas estranhas anomalias

Os media portugueses inventaram o estatuto e até a profissão de “comentador” que bota “opinião” em regime de concessão...

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 17 nov 05:00

A maior ressaca

A viagem para a Suécia, rumo ao título europeu sub-18, em 1999, com Vasco Faísca entre os convocados. - Opinião , Sábado.

observador.ptAntónio Covas - 17 nov 00:03

Em nome de uma sociedade europeia dos bens comuns

A crítica da razão europeia (V), tese nº4: o modelo social europeu, a revolução digital e o quarto setor numa futura federação europeia de Estados-nação que valha a pena.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 17 nov 01:00

Baile de máscaras

Perante estas duas versões, um ingénuo perguntará onde mora a verdade. A questão não faz sentido porque Costa foi verdadeiro em 2010 e em 2018.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 nov 15:50

Jordan Peterson veio a Portugal (ai que medo)

A melhor prova de que Peterson é realmente interessante está aqui: não há uma só alma que o ataque sem primeiro adulterar aquilo que ele diz.

observador.ptSebastião Bugalho - 16 nov 15:09

Um homem sem convicções

Há estadistas que mudaram de lado para melhor protegerem as suas convicções. António Costa muda de convicções para melhor proteger o seu lado. E isso não é bem a mesma coisa, pois não?

sol.sapo.ptPedro Ôchoa - 16 nov 13:34

O Exército de Tancos

Deve-se aos militares, tantas vezes com o sacrifício da própria vida, que Portugal tenha garantido a sua plena independência, afirmando-se como a Nação europeia mais antiga, atendendo-se as actuais fronteiras.

24.sapo.ptJosé Couto Nogueira - 16 nov 10:13

A inglesice, essa postura superior e equivocada

Não há como não gostar dos ingleses. Também não há como não sentir um prazer maldoso a ver que eles, que sempre nos tramaram, estão agora a tramar-se ...

visao.sapo.ptPaulo Mendes Pinto - 16 nov 12:47

O sentido da Espuma

Sobre o livro 'Desfazer da Espuma', de Pinto Sancho

ionline.sapo.ptJosé Paulo do Carmo - 16 nov 10:43

A caminho da superficialidade

Parece-me que os temas que são absolutamente decisivos para o nosso futuro próximo estão a ser postos em terceiro plano, ou nem sequer estão a ser discutidos

www.publico.ptlcanelas@publico.pt - 16 nov 14:21

Ver com John Berger, ler com Nick Cave

Uma reedição da obra fundamental do escritor e crítico de arte inglês, Modos de Ver, e o site epistolar do músico e compositor australiano. Duas sugestões para o fim-de-semana que aí vem.

www.jornaldenegocios.ptManuel Falcão - 16 nov 11:05

A lição de Marcelo em Aljubarrota

Esta semana, destaco dois factos políticos. O primeiro é apenas curioso - o Bloco de Esquerda anunciou querer ser Governo, com o PS, claro, e apontou até nomes ministeriáveis.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 16 nov 06:57

O Dr. Bruno de Carvalho, o IRA e outras touradas

Fiquei muito intrigada ontem com aquela reportagem que deu no telejornal da 4 (eu ainda digo assim, que sou das antigas e não se me ajeita os nomes novos que eles dão as coisas). - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 nov 10:42

A civilização contra a cultura

O diferendo não é uma mera oposição de opiniões nem se resolve accionando os mecanismos da democracia.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 nov 12:48

Vai e dá-lhes música! (“In memoriam” Mac Miller, 1992-2018)

Nessa estranha noite de Setembro, minutos antes de me perguntarem se já sabia das “novas” (quanta perversidade nisto), acabara de enviar uma mensagem: “Gostas de mac?”. Ia acrescentar o parêntesis “Mcdonald’s, do Mac Miller já sei que sim”, mas acab

24.sapo.ptAlexandra Lucas Coelho - 16 nov 07:42

Brasil: amamos e não deixamos

Já há redes de voluntários em Portugal a defender o que está em perigo no Brasil. Mas é essencial que poderes e instituições em Portugal também se envolvam. Bolsas, ...

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 16 nov 09:00

O tempo de rir

Chegamos a horas de perceber que é possível fazer um musical revisteiro e assim estragar dois géneros no mesmo acto - Opinião , Sábado.

rr.sapo.ptOpinião de Henrique Raposo - 16 nov 06:55

​O cheiro a pobre

Lamento, mas o cheiro do catolicismo não é o odor asséptico dos open space. Também não é o cheiro perfumado do luxo. Estamos mais perto da fé se estivermos à mercê do cheiro a cabelo seboso do velho que vive sozinho, por exemplo.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 16 nov 09:00

Toy Story 4: Como estará o quarto do Andy?

É oficial, Toy Story 4 estreia no verão do próximo ano. Fosse o mundo um lugar justo e já estaríamos no Toy Story 17, e apenas no Velocidade Furiosa 2. - Opinião , Sábado.

observador.ptLuís Reis - 16 nov 07:03

Quem quer casar com a Carochinha?

O Bloco não quer ser o CDS do PS, o “partido do táxi” soa muito a século XX. Mas apostaria que Louçã e Catarina sonham com o dia em que o Bloco seja consagrado como o moderníssimo “partido da Uber”.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 16 nov 07:32

O pinhão trafulha

A ASAE tem feito um bom trabalho a detectar falsificações. Não se poderia incumbi-la de investigar as trafulhices que se fazem com os frutos secos e com tantos outros produtos alimentares?

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 16 nov 06:52

Memória, media e medo

A única coisa que queria mesmo dizer é que tenho visto pouco integradas nas análises da nossa crise atual estas três variáveis essenciais a qualquer grande convulsão histórica: memória, media e medo.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 nov 06:38

Portugal e Itália: dois países unidos pela diversidade cultural

Os números são claros e evidenciam a relação de proximidade entre Portugal e Itália. Cada vez mais italianos procuram Portugal para residir e as relações económicas e comerciais entre os dois países estão cada vez mais férteis. Há muitos aspetos cul

www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 nov 06:34

“Password Web Summit”

Será que a password de José Silvano é uma destas? E que tal se o Parlamento organizasse uma oportuna Password Web Summit?

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 16 nov 06:31

​Brexit: a crise esperada

A crise agora aberta no relacionamento do Reino Unido com a UE é muito mais séria do que a crise do Suez em 1956, diz Martin Wolf.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 16 nov 06:24

A Cidadania no Parlamento

Salvo algum milagre pré-natalício, esta Iniciativa Legislativa de Cidadãos está destinada a ser “queimada” antes de chegar a debate no Parlamento.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 16 nov 06:15

​E agora? Novo tempo?

Em nenhum país como o nosso, é tão visível esta relação promíscua entre responsáveis de clubes e grupos de adeptos que julgam ter direito, e têm, a tratamento privilegiado.

www.cmjornal.ptCarlos Moedas - 16 nov 00:30

Não à política do inimigo fácil

É sempre mais fácil culpar um inimigo lá em Bruxelas do que os seus parceiros pela sua própria incapacidade. - Carlos Moedas, Correio da Manhã.

observador.ptJoana Almeida - 16 nov 00:41

Do que falamos quando falamos de inclusão?

Numa escola inclusiva, são os professores, com toda a responsabilidade que lhes está inerente, que ajudam a regular, a equilibrar as expectativas e as aflições de muitos pais.