Opinião

www.publico.ptpublico@publico.pt - 28 jan 09:04

O agente imobiliário de braços cruzados

A falta de mínimos no mercado imobiliário veio não só prejudicar o cliente final, como também elevar a fasquia aos profissionais que realmente se empenham e se esmeram visando destacar-se no seu ofício.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 28 jan 09:03

Amor entre mulheres

Nunca pensou nas tantas formas do amor, nas infindáveis metamorfoses com que se nos apresenta, só para “plimgar” uma mensagem — nunca saberemos nada.

24.sapo.ptIsabel Tavares - 28 jan 09:24

Tubo de ensaio

Francisco Rodrigues dos Santos quer voltar aos dois dígitos de Paulo Portas com ideias antigas e pessoas novas. A geração agora no poder é muito mais conservadora, nomeadamente no ...

eco.sapo.ptHenrique Pereira dos Santos - 28 jan 09:21

Ordenamento de Estado

Há uma mentalidade vigente que nos diz que o Estado consegue prever o futuro e um Zé Ninguém é um malandro que é preciso controlar.

www.jornaldenegocios.ptJoaquim Aguiar - 28 jan 09:20

Tudo é permitido

E quando não há um poder que seja gerador de confiança, promotor da estabilidade e fator de fiabilidade nas relações internacionais, tudo é permitido. - Opinião , Máxima.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 28 jan 09:00

Chorei quando tirei esta foto

Weegee, um mitómano com péssimos hábitos de higiene que perseguia sem êxito strippers que os clientes desdenhavam, saiu de casa aos 13 anos, dormiu em bancos de jardim e sobre jornais estendidos nos passeios até aprender a revelar imagens aos 14 - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 28 jan 07:30

Taça da Liga, uma prova a crescer também na arbitragem

Estamos numa fase em que o futebol, fruto de uma calendarização duvidosa, entrou em regime “non stop”, com jogos diários das mais diversas competições. Foi assim na semana passada com mais uma brilhante

www.publico.ptpublico@publico.pt - 28 jan 06:52

Leaks: tudo como dantes? Nada a mudar no Direito?

O Direito, ordem de convivência humana, orientada pela ideia de “ordem justa”, é parte integrante da realidade social, não uma abstração normativa saída da cabeça de iluminados.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 28 jan 06:35

​Defender médicos e doentes

Os médicos queixam-se, com razão, que falta proteção contra eventuais agressões. Mas também é preciso acelerar as decisões da Ordem sobre queixas dos doentes.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 28 jan 06:18

A Justiça a braços com o problema “Rui Pinto”

Se Rui Pinto vai ter de pagar pelos crimes que cometeu, aceite-se também a bondade das pistas que ele forneceu à justiça para se desmontarem negócios espúrios do futebol ou as fortunas baseadas em dinheiro de proveniência duvidosa.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 28 jan 06:16

​Deprimente

Deprimente: é o adjetivo que mais se adequa àquilo a que ontem à noite foi possível assistir no Estádio José Alvalade.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 28 jan 06:16

Bem e mal servidos

Ainda agora começou o Inverno e já somos muitos a jurar que este ano não nos vamos queixar do calor, por muito que ele seja.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 28 jan 05:30

A longa “lista negra” das escolas

Num país consciente, poder-se-ia dizer que estamos perante uma emergência nacional e que seria urgente traçar (e cumprir) um plano estratégico para a remoção do amianto das escolas e para a requalificação do parque escolar. Isso, claro, num país con

www.publico.ptpublico@publico.pt - 28 jan 05:09

Ruralização da saúde e a reaproximação ao doente

O debate em saúde tem que conhecer as imperfeições intrínsecas do mercado em saúde. Decidir atos em saúde, políticos, administrativos ou de outra natureza, ignorando a sua verdadeira essência, a vida dos indivíduos e das populações, é a irrevogável

www.publico.ptpublico@publico.pt - 28 jan 04:43

Um outro olhar sobre Angola

Em privado, até poderíamos – e deveríamos – pensar que o “seu” dinheiro era suspeito. Mas, tendo o aval do próprio regime angolano, como o dizer em público? Como lho dizer cara a cara, sem com isso afrontar a soberania de Angola?

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 27 jan 20:55

Kobe Bryant era o rapaz que realizou o nosso sonho

Ver o Black Mamba jogar era como assistir ao nosso sonho tornado realidade. Ele encarnava tudo o que nós queríamos ter sido e não conseguimos - mas ele conseguiu. - Opinião , Sábado.

www.jornaldenegocios.ptPaulo Carmona - 27 jan 20:08

A acumulação é revolucionária!

Por cá, custa ter uma extrema-esquerda a defender regimes iliberais, apresentados como modelos para Portugal, em que a dita revolução socialista apenas tem servido para instalar cleptocracias. - Opinião , Máxima.

www.jornaldenegocios.ptJoão Costa Pinto - 27 jan 19:45

Os bancos e a economia - (IV)

Quanto ao BCE, dados recentes sobre o comportamento desfavorável do financiamento bancário ao tecido produtivo na Zona Euro mostram a crescente ineficácia da política monetária - apesar das taxas negativas e da injecção maciça de liquidez nos mercados .

www.jornaldenegocios.ptAdolfo Mesquita Nunes - 27 jan 19:24

Congresso do CDS

E o resultado deste debate, para além da perda de tempo já que no fim do congresso ninguém mudou as suas posições sobre coisa nenhuma, é quase sempre o mesmo: sem líder incontestado, ganha o idealista. - Opinião , Máxima.

eco.sapo.ptPatrícia Assunção Soares - 27 jan 19:10

Sustentabilidade: um caminho quase seguro

Patrícia Assunção Soares avisa que envelhecimento da população e riscos ambientais são realidades portuguesas que exigem ao setor segurador uma forte capacidade de adaptação.

eco.sapo.ptJosé A. Nogueira - 27 jan 16:35

Assim não vamos lá…

Leia aqui o artigo de opinião "Assim não vamos lá..." do managing partner da RSN Advogados, José A. Nogueira.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 jan 15:31

O autêntico ar de David Berman

Entre o muito que não se perdoa a 2019 está o desaparecimento de David Berman. Ouvido o disco dos Purple Mountains, cujas canções mudaram de sentido (ou, então, cumpriram o seu sentido) de um dia para o outro algur

24.sapo.ptFrancisco Sena Santos - 27 jan 12:03

A febre do vírus: Alerta, mas sem alarme

A mobilização global de recursos inspira confiança para afastar o alarme, sem descurar o alerta. Está a ser feito tudo, custe o que custar, para parar o vírus. Mas ...

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 27 jan 11:44

A ferro e fogo

A primeira jornada da segunda volta do nosso principal campeonato de futebol e já andam por aí mosquitos por cordas, embora se trate de uma situação não diretamente relacionada com essa prova maior.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 27 jan 07:10

A boa consideração

Desculpar é coisa que não se deve fazer do pé para a mão. A culpa é desconfortável mas é essencial à condição humana e ao nosso comportamento.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 27 jan 06:36

​A China e a epidemia

Para travar a difusão do coronavírus, que se espalha pela China e pelo mundo, as autoridades chinesas tomaram medidas drásticas, de grande violência. Medidas que uma sociedade democrática dificilmente poderia aceitar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 jan 06:15

Socialismo tóxico

Isabel dos Santos é hoje um “activo tóxico”, mas o real activo tóxico é o Socialismo, que expôs o Estado, dono de tudo, à ganância obscena das cliques privadas que o capturaram. Uma cleptocracia perfeita, foi o que o Socialismo estabeleceu em Angola.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 27 jan 05:45

Três tipos de reacionarismo

Mais do que nunca, é essencial que os outros partidos se distingam e recusem o populismo e a polarização destrutiva, venham de onde vierem.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 jan 05:40

Nos 75 anos de Auschwitz

Hoje, 75 anos após a libertação de Auschwitz, sabe-se não só onde pode levar o racismo e o anti-semitismo, como o que pode acontecer a refugiados se não forem acolhidos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 27 jan 05:10

O futuro do trabalho: uma visão crítica

Ao contrário do que apregoam alguns eufóricos propagandistas das virtudes do neoliberalismo, e das suas repetidas loas ao “Brave New World” digital do século XXI, há uma outra “Metropolis” sombria que se esconde sob esta cortina de fumo.

eco.sapo.ptJoaquim Miranda Sarmento - 27 jan 00:19

Os alertas sobre o OE2020

As instituições independentes criticam um Governo que desaproveitou a conjuntura externa muito favorável para aumentar o potencial da economia e aumentou a despesa corrente primária estrutural.

www.publico.ptsao.jose.almeida@publico.pt - 26 jan 21:25

O CDS virou a página, para a direita

A falta de respeito institucional pelas referências do portismo foi sendo um sinal de como a reverência e admiração pelos herdeiros de Portas se esfumou nos últimos dois anos.

24.sapo.ptDiogo Faro - 26 jan 20:25

Parasitas (versão portuguesa)

Na Quinta do Mocho, o Rúben Hélder estica o telemóvel para o baixo tecto da pequena e suja casa, tentando apanhar wi-fi do vizinho. Cajó, o pai, dobra ...

www.jornaldenegocios.ptAvelino de Jesus - 26 jan 19:30

O excedente inevitável

É do interesse do país manter - e acentuar até - a trajectória de excedente nas contas públicas, por duas razões. Primeiro, para amortizar substancialmente a dívida pública. Segundo, para contribuir para o aumento da poupança nacional.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 26 jan 19:27

O CDS a fazer prova de vida

O CDS faz falta como muro de contenção da direita radical. Não o conseguiu fazer sendo um partido do centro, ambíguo e indeciso. Quase feneceu. Talvez tenha mais sucesso nesta sua reencarnação.

www.jornaldenegocios.ptAntónio Moita - 26 jan 19:02

Quando a notícia morre depressa

Estaremos no fim de um ciclo. Talvez. A crise de valores de uma sociedade em transformação conduziu-nos a este caos e a este sentimento de vazio, de impotência e de desânimo. - Opinião , Máxima.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 26 jan 17:00

O que se passa

De uma área sensível da governação à novela do Livre, da votação orçamental à clarificação do PSD, de possíveis coligações a decisões desastrosas, eis um caderno de notas sobre o nosso presente - Opinião , Sábado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 jan 15:47

Podem os Luanda Leaks ser usados pela justiça?

Uma pura e simples inadmissibilidade do material probatório agora reconhecido não só contraria as finalidades do processo penal, mas também mina as funções básicas de um Estado de Direito democrático.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 26 jan 13:00

A vitória de Rio foi um milagre

Parece que há quem vote em Rio por ser do Porto e não vote nele por não ser de Lisboa. Este tipo de votações é mau sinal para o PSD, porque acentua a regionalização dos resultados por razões que pouco têm a ver com a política - Opinião , Sábado.

eco.sapo.ptDiogo Queiroz de Andrade - 26 jan 12:33

A cultura do empreendedorismo e o sonho americano

O modelo empreendedor de Silicon Valley está corrompido e deve ser imediatamente abandonado, até porque a Europa não precisa dele para promover uma economia mais dinâmica.

www.publico.ptruben.martins@publico.pt - 26 jan 08:40

Entre o cá e o lá, uma vida que não espera

Morar nos subúrbios é ser símbolo de um tempo que todos os dias perdemos e que já não volta. Fiz as contas: este mês vou perder sete dias de trabalho entre o cá e o lá.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 jan 08:06

Azi e Nino

Os humanos pensam muito. Tanto, que até chego a acreditar que a maior parte do corpo os estorva.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 jan 07:52

Angola é nossa!

Os últimos anos revelaram numerosas situações em que foi sempre Angola a pôr condições e Portugal a ceder.

www.publico.ptteresa.de.sousa@publico.pt - 26 jan 07:35

Elogio do Reino Unido

Se o Reino Unido tem enormes desafios pela frente, a Europa não os tem menores. Tentar o mais possível enfrentá-los em conjunto ainda é o melhor caminho.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 26 jan 07:20

A Diplomata na praia

Era sábado, estava sol e eis que deste nada adormecido surge uma presença divinal para nos acordar. Era uma gata resplandecente a passear entre nós.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 jan 07:00

“Sem qualquer admissão de culpa”

Uma das revelações mais inesperadas (ou talvez não) dos “Luanda Leaks” é a extensão inusitada em Portugal do fenómeno de cobardia e hipocrisia moral suscitadas pelo dinheiro.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 26 jan 06:45

Regressar a Auschwitz

As ideias virulentas derrotam-se à nascença, o que não está a acontecer. Recordar o horror de Auschwitz é a melhor forma de colher argumentos para esse combate.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 26 jan 05:30

Não às canonizações apressadas

Enquanto esta narrativa não for o guia de todos os ministérios na Igreja, ordenados ou não, masculinos ou feminismos, nenhuma reforma será possível.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 jan 05:15

Passado e futuro na Rotunda da Boavista

Será este o modelo de desenvolvimento que queremos para as nossas cidades, e para o Porto em particular, no atual contexto das alterações climáticas? Um “progresso” assente num consumo desenfreado, sobretudo numa área já servida de várias superfície

sol.sapo.ptDinis de Abreu - 25 jan 23:22

Medina perdeu a cabeça...

O esquema é clássico: quando os atores políticos se sentem ‘acossados’ com algo que lhes escapa ao controlo, inventam logo uma ‘cortina de fumo’ para provocar um sururu qualquer e neutralizar o alastramento da má noticia.

sol.sapo.ptRui Teixeira Santos - 25 jan 17:45

Narrativas poderosas e mexicanização

Para já, Rui Rio vai limpar o PSD dos seus adversários. Não cometerá, de novo, a ingenuidade de os deixar dentro de casa

sol.sapo.ptFilipa Roseta - 25 jan 13:30

Cidades com Futuro

O primeiro passo para desenhar uma política de habitação é pensar além subsídios, identificando num mapa, por Município, as propriedades devolutas que pertencem ao Estado central e local.

www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 25 jan 13:00

O valor da raça

O Livre até pode expulsar Joacine quando as câmaras não estiverem ligadas. Mas será preciso fazer um desenho para explicar às crianças que Joacine, agora, vale mais do que o seu partido?

expresso.ptJoseph Stiglitz - 25 jan 11:25

A verdade sobre a economia de Trump

O desempenho económico dos Estados Unidos nos últimos quatro anos é a Prova A da acusação para não confiar nos indicadores do PIB e das bolsas

expresso.ptDiogo Agostinho - 25 jan 11:20

Economia de pés de barro

Mais uma vez, parecendo ser a regra, os reguladores e supervisores nacionais ficam mal no retrato. Não podemos viver de escândalo em escândalo

expresso.ptJoão Silvestre - 25 jan 11:19

Ensaio sobre a cegueira

É possível viver em Portugal, ser alfabetizado, ter TV em casa e nada saber sobre as dúvidas acerca da fortuna de Isabel dos Santos?

expresso.ptManuela Ferreira Leite - 25 jan 11:18

A aparente leveza do ‘Brexit’

Os esclarecimentos sobre o ‘Brexit’ têm-se limitado a questões de nacionalidade e às implicações possíveis no mercado do trabalho, incluindo no desportivo

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 25 jan 11:04

Pneumonia em Mandarim

Na impenetrável e perfeita ideologia que suporta a ascensão da China, a entidade vírus simplesmente não existe, não integra a equação do desenvolvimento, nem figura no arsenal político.

www.dinheirovivo.ptLuís Miguel Ribeiro - 25 jan 10:39

Cooperação: uma aposta inevitável

Temos que continuar a aproveitar muito bem as ferramentas à nossa disposição para robustecer a concertação de esforços entre o público e o privado

expresso.ptLuís Marques - 25 jan 10:23

Angola: quem acredita em bruxas?

A realpolitik em relação a Angola começou ainda nos Governos de Cavaco Silva. Continuou com António Guterres e António Costa. Há cumplicidades que não se apagam da fotografia

expresso.ptJoão Duque - 25 jan 10:22

Mais um banco?

Foi só depois do comunicado da administração do EuroBic que o Banco de Portugal se pronunciou e que Isabel dos Santos anunciou a sua intenção de saída do capital

expresso.ptManuel Ennes Ferreira - 25 jan 10:21

Eco, afinal pólvora seca do ano?

A Nigéria desconfiava e agora Ouattara pode ter deitado tudo a perder, mas a França não está isenta

expresso.ptLuisa Schmidt - 25 jan 09:59

Verdes verdades

Lisboa Verde resiste ao emparedamento da zona ribeirinha pelos projetos imobiliários que para lá se preveem?