Opinião

observador.ptHelena Garrido - 19 out 07:36

Uma tragédia escolhida por nós

António Costa é responsável por políticas que queremos e por isso a tragédia dos incêndios é também um peso para a nossa consciência. Fomos nós que escolhemos abandonar aquelas pessoas.

visao.sapo.ptRicardo Araújo Pereira - 19 out 08:30

A Madonna não tem casa em Lisbona

Uma casa em Lisboa é o fecho éclair da Madonna. Entre quem as tem mas não vende e quem vende todas as que tem ao Carlos Santos Silva, os proprietários de Lisboa parecem obstinados em não servir as necessidades da cantora

observador.ptPaulo Tunhas - 19 out 07:45

Um homem, de facto, muito perigoso

Há uma explicação para o grotesco. Costa ocupa simultaneamente dois cargos. Primeiro, é sócio-gerente da empresa Geringonça. Depois, é primeiro-ministro de Portugal. A ordem aqui não é arbitrária.

observador.ptObservador - 19 out 09:10

Mensagens de leitores: “Meu querido Portugal…”

Ao longos dos últimos dias recebemos no Observador textos de leitores que são, simultaneamente, testemunhos, desabafos, apelos. Deixamos aqui três deles, começando pelo de uma leitora de 20 anos.

visao.sapo.ptAntónio Lobo Antunes - 19 out 08:36

E pronto

Vamos tomar este comprimidinho, vamos ver a nossa temperatura, vamos beber, excepcionalmente, um golinho de água. Isto depois de me cegarem com a lâmpada do tecto, no interior da qual o insecto que eu era se agitava

www.publico.pt[email protected] - 19 out 06:29

Editorial. Costa sem escudo

Pragmático, o primeiro-ministro já deu o que Marcelo pediu. Mas ficou sem o escudo do Presidente e o da ministra. Está por conta própria. Foi no que deu o 'focus group'.

visao.sapo.ptCapicua - 19 out 08:34

Esparguete à MEC (e outras iguarias)

Quem é que sabe quem foi o Brás ou o Zé do Pipo? Quem é que se lembra do Gomes de Sá? Pois, eu também não. Mas, como fui investigar, posso fazer aqui um brilharete

24.sapo.ptPedro Rolo Duarte - 19 out 07:45

Fogo português

Há duas formas de observar e analisar a tragédia que este Verão se abateu sobre Portugal: ou continuamos a converter qualquer acontecimento num argumento para a disputa política entre os Partidos que governam e que estão na oposição, e tudo continuará como está; ou abrimos os olhos e reconhecemos que há factos que estão bem para lá do imediatismo da política de um Governo com dois anos de vida, ou de uma ministra claramente inepta para a função.

www.computerworld.com.ptIDGNS - 19 out 11:20

Lições a extrair do caso Harvey Weinstein

A sociedade e as instituições estão, finalmente, a ouvir mais as mulheres quando estas se queixam de assédio sexual no trabalho. Mas é tempo de familiares e amigos fazerem o mesmo, considera Sharon Florentine, jornalista da CIO.com.

visao.sapo.ptManuel Carlos Nogueira - 19 out 08:06

As moedas digitais

Não se deve ignorar o “processo de destruição criadora”, uma vez que as inovações são a força motriz do crescimento económico sustentado a longo prazo

rr.sapo.ptOpinião de Cristina Sá Carvalho - 19 out 10:25

​Rosa, cor da realidade

A 19 de Outubro de 2017 celebra-se o Dia Mundial de Luta contra o Cancro da Mama.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 19 out 07:22

​O modelo chinês

A ditadura do partido único reforça-se na China, que quer uma maior presença internacional.

www.dn.ptBegoña Íñiguez - 19 out 01:00

Opinião - A lista de Schindler galaico-lusa das irmãs Touza

A incrível história das três irmãs Touza, Lola, Amparo e Julia, que durante anos, desde o coração da Galiza, ajudaram desinteressadamente mais de 500 judeus a fugir do nazismo, desde Ribadavia até Portugal, para depois viajarem até aos Estados Unidos ou até Tânger (Marrocos), é um dos acontecimentos que mais me tem marcado pela positiva nestes últimos tempos de descrença nos outros e de individualismo.

www.dn.ptPedro Filipe Soares - 19 out 01:00

Opinião - Como queremos ser lembrados?

A chuva chegou, mas não lava as mágoas. O que aconteceu foi terrível, brutal. A seca do país foi extraordinária, o calor em outubro absolutamente anormal, o vento assustador, tudo isso é verdade.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 19 out 07:40

​Jornada negativa

No fim do mês vai reatar-se a Champions com a realização da primeira jornada da segunda volta. Oxalá os resultados desse porvir não repitam aqueles que agora se registaram.

www.jornaldenegocios.ptPedro Santana Lopes - 18 out 22:15

Tão simples quanto isto

Portugal precisa muito que o Orçamento do Estado para 2018 consagre medidas e dê sinais que contribuam para manter a rota ascendente do crescimento da economia.

www.cmjornal.ptJosé Diogo Quintela - 19 out 01:30

Os psicopatos

A claque de Sócrates não pára de repetir que é um escândalo a acusação demorar 4 anos e a decisão final poder demorar mais 15.

www.dn.ptPaulo Baldaia - 19 out 01:00

Opinião - Marcelo dobrou Costa

O primeiro-ministro acabou a fazer praticamente tudo o que lhe pediu o Presidente da República porque Marcelo Rebelo de Sousa tinha toda a razão.

www.cmjornal.ptLuís Campos Ferreira - 19 out 01:30

Insistentemente

Há um primeiro responsável para toda esta situação, e esse responsável é António Costa.

24.sapo.ptPaula Cordeiro - 18 out 16:29

A key que faltava: fogos.pt

Lá atrás no tempo, bem atrás no tempo, cabeças rolaram para que o indivíduo pudesse ser mais do que isso, assumindo-se como figura central numa sociedade cujas hierarquias se transformaram.

www.cmjornal.ptFrancisco José Viegas - 19 out 01:30

Blog

Tristão da Cunha, primeiro vice-rei da Índia, nunca pôs o pé na ilha de Tristão da Cunha, que descobriu em 1506, e que é hoje domínio inglês.

visao.sapo.ptRita Rato - 18 out 11:19

Há mês a mais para o salário mínimo nacional

Quase um terço das pessoas em situação de pobreza são trabalhadores, que todos os dias se levantam para ir trabalhar, mas aquilo que levam para casa ao fim do mês não chega para as despesas básicas

sol.sapo.ptMário Ramires - 18 out 11:21

A lição de Marcelo e um “se” a mais

Marcelo Rebelo de Sousa deu ontem ao país a sua melhor lição de humildade, de sensibilidade, de cristandade até, mas sobretudo de política!

24.sapo.ptSamuel Úria - 18 out 12:02

O tom cinza de Tondela

Sou duma terra ardida, é o que sou. A minha proveniência é essa, um sítio que ardeu e um país que vem ardendo – este é o gerúndio que me entristece e enfurece na mesma medida.

www.cmjornal.ptPaulo Fonte - 19 out 01:30

Erros crassos e abutres

A ministra da Administração Interna desfruta, por fim, das férias adiadas, mas vai 100 mortos atrasada.

observador.ptSusana Claro - 18 out 16:58

Tributação com sal q.b.

Quando se atingem níveis de tributação em que os impostos indiretos são responsáveis por metade do preço de venda dos produtos, há que indagar se não estará na altura de decidir que Estado queremos.

www.dn.ptJosé Jorge Letria - 19 out 01:00

Opinião - Todos os fogos que há no fogo

Tendo presente a realidade dramática que Portugal vive, prolongando o rescaldo do cenário de destruição e morte que se alonga por vários distritos, é natural que nos recordemos do título do livro de um grande escritor argentino.

www.dn.ptPaula Sá - 19 out 01:00

Opinião - Nada será igual, nem a coabitação

1 A tragédia do último fim de semana, 42 mortos, veio ampliar muito a que já tinha acontecido há quatro meses em Pedrógão Grande. As duas fizeram mais de cem mortos e prejuízos materiais e ambientais ainda incalculáveis.

www.jn.ptVítor Santos - 19 out 00:06

Perdão adiado

Custou, mas foi. António Costa pediu, enfim, desculpa aos portugueses, num ato de contrição tão inevitável quanto tardio, executado, ontem, no Parlamento.

www.jn.ptNuno Melo - 19 out 00:04

Obviamente, censure-se

Perante incomparavelmente menos, dizia-se à Esquerda, em 2015, que o governo de Direita não podia refugiar-se na meteorologia. Hoje, com António Costa primeiro-ministro, é tudo meteorologia. Não é normal.

www.jn.ptJosé A. Da Silva Peneda - 19 out 00:03

O grande falhanço do Estado

Sobre os incêndios que fustigaram o país neste verão, a conclusão só pode ser uma: o Estado falhou e estrondosamente.

www.jn.ptCristina Azevedo - 19 out 00:02

A promessa de Marcelo!

Fazemos parte de um teatro de sombras: um emaranhado nebuloso de que não nos conseguimos libertar e que nos faz coletivamente responsáveis por mais de 100 mortos.

www.jn.ptRaquel Fortes - 19 out 00:01

Não há nada para comer!

Bem-vindos ao mundo de uma família que se esforça diariamente por ter uma alimentação saudável. Tenho uma boa e uma má notícia para dar.

visao.sapo.ptMafalda Anjos - 18 out 10:31

Não há maturidade quando se choram os mortos

Faltou a este governo muita coisa nesta segunda tragédia que assolou o País: competência, coordenação, diligência, meios técnicos. Mas tudo custaria um pouco menos se não tivesse faltado também humanidade. Melhores palavras

observador.ptMaria João Marques - 18 out 07:34

Os escombros de Costa

Pior foi o ar sobranceiro, frio e robótico de Costa na sua declaração ao país na segunda feira. Conseguiu até exibir, após responder a uma pergunta, um meio sorriso de contentamento consigo próprio.

www.jornaldenegocios.ptAndré Veríssimo - 18 out 11:43

As desculpas que António Costa não pediu

O discurso de ontem foi o mais duro que se ouviu do Presidente desde que tomou posse. Um bom discurso, institucionalmente irrepreensível, certo no tom e nas prioridades.

observador.ptManuel Villaverde Cabral - 18 out 07:18

Uma enorme vitória?

A actual denegação das suas responsabilidades políticas ficará na nossa memória como a prova provada do feroz apego da actual coligação governamental ao poder pelo poder.

rr.sapo.ptOpinião de José Miguel Sardica - 18 out 06:54

​Os fogos: não prever, não prover… e não reconhecer

António Costa é geneticamente incapaz de reconhecer erros e de pedir desculpas. Teve de ser Marcelo, ao seu jeito, a fazê-lo, o que não deixa de ser uma humilhante desautorização do executivo.

www.sabado.ptFlash - 18 out 10:42

A Operação Marquês

Líder do Sindicato do MP critica presidente da Comissão Parlamentar que apresentou livro de José Sócrates.

www.publico.pt[email protected] - 18 out 06:29

Editorial. O Estado não é para todos

Ficava bem ao Governo assumir as suas responsabilidades pelas duas tragédias e pelo hiato de passividade entre elas. E, já agora, como sublinhou ontem Marcelo, pedir desculpa ao interior de um país abandonado pelos poderes públicos.

www.sabado.ptFlash - 18 out 01:00

Boas férias, senhora ministra

Não querendo prejudicar o descanso da senhora ministra, como contribuinte e eleitor só posso desejar-lhe umas boas férias. Quando a sua presença no combate aos incêndios e no Governo já só atrapalha, vá de férias. E não volte que não vale a pena

visao.sapo.ptPedro Norton - 18 out 11:23

O futuro do passado

Com Passos Coelho o centro perdeu importância no sistema político

observador.ptLuís Aguiar-Conraria - 18 out 00:04

Um governo debaixo de fogo

Cara ministra e caro secretário de Estado, acredito que fizestes o vosso melhor. Mas não chega. São necessárias qualidades de liderança que vós, visivelmente, não tendes. Ide de férias.

www.jornaldenegocios.ptKenneth Rogoff - 18 out 10:35

Ouro falso encriptado?

Se a Bitcoin deixar o seu estado de quase anonimato, será difícil justificar o seu preço actual.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 18 out 07:13

​A demissão do Estado

O Governo tem agora um discurso neoliberal no combate aos incêndios.

www.sabado.ptFlash - 18 out 04:53

Um Ministério chamado ajuda

Neste momento, propunha um ministério de ajuda às vítimas, supra-partidário e criado de raiz. Para coordenar a nível internacional toda a ajuda que venha, com uma organização ágil que nos implique a todos.

www.cmjornal.ptAntónio Jaime Martins - 18 out 01:30

Esbulho sem vergonha

O Orçamento do Estado 2018 cria a categoria fiscal de cidadão de segunda.

www.dn.ptMaria de Lurdes Rodrigues - 18 out 01:00

Caso Contrário - Entre a emoção e a racionalidade

1. O espaço público está tomado pela emoção. A emoção do desgosto e do pesar pela tragédia. A emoção da revolta pela incapacidade de a evitar e de minimizar os seus efeitos.

www.jornaldenegocios.ptFernando Sobral - 18 out 09:32

O jantar de Juncker com Theresa May. E o assassínio em Malta

Theresa May e Jean-Claude Juncker tiveram um jantar íntimo, segundo o Politico/Europe, em que a primeira-ministra britânica tentou conquistar o presidente da Comissão Europeia e o chefe das negociações, Michel Barnier, para as suas teses.

observador.ptRaquel Abecasis - 17 out 19:55

Queremos mesmo habituar-nos?

Na Galiza morreram duas pessoas e foram milhares os que vieram para a rua pedir responsabilidades às autoridades. E, em Portugal, achamos que isto foi um pequeno tropeço no caminho triunfal de Costa?

www.dn.ptViriato Soromenho Marques - 18 out 01:00

Opinião - A síndrome Constant da III República

Numa conferência genial (Paris, 1819), Benjamin Constant (1767-1830) caracterizou rigorosamente as potencialidades e limites da democracia representativa, nessa altura apenas a despontar no Ocidente.

observador.ptPaulo Trigo Pereira - 18 out 00:09

OE2018: a estratégia, os compromissos e… os incêndios

Discute-se muito as pensões, mas considerando apenas as actuais gerações de pensionistas. As pensões devem ser discutidas no quadro da sustentabilidade da segurança social e da justiça entre gerações.

www.dn.ptPaulo Baldaia - 18 out 01:00

Opinião - Está na hora de remodelar

O Presidente da República explicou preto no branco. Esperou que o primeiro-ministro anunciasse ao país que conclusões tinha tirado sobre o que se passou nestes quatro meses. Esperou e não gostou do que ouviu.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 18 out 07:02

​Champions de novo

Benfica e Sporting enfrentam adversários qualificados o que faz, desde logo, reduzir as possibilidades de ambos de fecharem a noite arrecadando pontos.

observador.ptGonçalo Rodrigues Brás - 18 out 00:00

Regionalização e (Des)centralização de competências?

Conhecendo os dados do Índice de Transparência Municipal, no processo de descentralização deverá ser acautelada a salvaguarda do interesse público, pois é conhecida a falta de transparência autárquica

www.dn.ptRosália Amorim - 18 out 01:00

Opinião - Os portugueses têm razões para estar zangados

Os olhos brilhavam de susto. Chocados com as imagens dos incêndios por todo o país, a atenção dos meus filhos estava colada às televisões, de novo. Viram e ouviram as palavras do primeiro--ministro a lamentar o sucedido e a perda de dezenas de vidas.

www.dn.ptAdriano Moreira - 18 out 01:00

Opinião - A obra do tempo

No seu livro O Último Voo do Flamingo, Mia Couto atribuiu este desabafo à personagem de seu nome Sulplício: "O tempo é o eterno construtor do antigamente.

www.cmjornal.ptFrancisco José Viegas - 18 out 01:30

Blog

A avaliar pelo seu silêncio, os jornalistas estavam muito contentes com as respostas do primeiro-ministro naquela alegada conferência de imprensa.

www.sabado.ptFlash - 18 out 05:00

Com ou sem Photoshop?

Uma observação atenta de fotos recentes do escritor disponíveis na Internet mostra que o recurso ao Photoshop tem acontecido - e ele perguntou ao fotógrafo se o usava...

www.cmjornal.ptFrancisco J. Gonçalves - 18 out 01:30

Como perder a Catalunha

O primeiro-ministro espanhol tem tido o raro e duvidoso mérito de fazer a coisa errada na hora errada, pelas razões certas.

www.cmjornal.ptJoão Vaz - 18 out 01:30

Cegados por leis

Governo organizou um sistema que funciona mal com comandos incapazes e incompetentes.

www.jornaldenegocios.ptJorge Fonseca de Almeida - 17 out 22:07

4.467

4.467 é o número dramático de pessoas que morreram em excesso na época de gripe entre 2016/17. Em excesso significa a mais do que num ano normal de gripe. Deste total, 715 morreram devido à vaga de frio, isto é, morreram de frio.

rr.sapo.ptOpinião de José Luís Ramos Pinheiro - 17 out 20:55

​Incêndios e demissões

A incompreensível negação de responsabilidades por parte do Governo é um erro que pode gerar consequências políticas mais graves.

www.dn.ptJoão Almeida Moreira - 18 out 01:00

Cartas Do Brasil - Leis com bolor

Chef de cozinha da residência oficial do presidente da República, o Palácio da Alvorada, durante sete anos na viragem do século, criadora dos cardápios oficiais das comitivas brasileiras nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, dona de um restaurante, com estrela Michelin, na lista dos 100 melhores do mundo em 2012 e 2013, segundo a britânica Restaurant, e eleita melhor cozinheira mulher da América Latina em 2015 pela mesma revista, Roberta Sudbrack é uma celebridade no meio gastronómico.

www.jn.ptPedro Ivo Carvalho   - 18 out 00:12

A gravata preta de Costa

A gravata preta com que António Costa se dirigiu à nação, num ato solene que se esperava ser de contrição política, não comoveu ninguém.

www.jn.ptMiguel Guedes - 18 out 00:10

Uma bandeja de cinzas

António Costa terá uma só oportunidade para fazer o que tem de ser feito no Conselho de Ministros.

www.jn.ptManuel Serrão - 18 out 00:03

Isto agora ou vai ou racha!

Passei os últimos três dias revoltado, consternado, dorido, mas nunca resignado, a ler, a ouvir e a ver imagens, sons e escritos a propósito do novo conjunto de incêndios, que arrasou mais uma parte significativa do nosso património florestal, mas, muito pior do que isso, acabou com a vida de várias dezenas de pessoas.

www.jn.ptNuno Botelho - 18 out 00:01

O Orçamento dos sinais errados

Entre a acusação a Sócrates, a questão da liderança do PSD e o trágico regresso dos incêndios florestais, a apresentação do Orçamento do Estado passou relativamente despercebida.

www.jornaldenegocios.ptTiago Freire - 17 out 20:25

Esqueça o meltdown, primeiro vem o melt-up 

Donald Trump, que durante a campanha eleitoral não perdia uma oportunidade para atacar os interesses de Wall Street, rejubila agora com cada máximo das bolsas norte-americanas. E o seu twitter não tem parado de celebrar.