www.publico.pt - 6 jun. 05:20
Cartas ao director
Desigualdade
www.publico.pt - 6 jun. 05:20
Desigualdade
Observador - 6 jun. 00:21
Queremos emprestar dinheiro a juros elevados a quem pagamos impostos. Esta é a maravilha das ilusões criadas pelo mundo financeiro.
Observador - 6 jun. 00:19
Se houve desconforto, lamento. Embora eu também me tenha sentido desconfortável. Não tanto na própria noite, mas no dia seguinte. É que tenho ressacas cada vez piores.
Observador - 6 jun. 00:18
A grande diferença é que Cavaco tinha, mal ou bem, uma ideia de país, e Costa tem apenas uma ideia semi-juvenil de poder. Por isso Cavaco deixou um país economicamente muito diferente, e para melhor.
Observador - 6 jun. 00:15
Para as kantianas intelligentsias ocidentais, quem iria lutar se a realidade nos devolvesse à História era uma questão que nem sequer fazia sentido, porque não acreditavam que isso fosse possível.
Observador - 6 jun. 00:12
Como se sentirá um aluno que chega ao 3.º ano e é o único de 20 que ainda não lê? Que autoestima terá quando olhar para o lado e se confrontar com o conhecimento bem mais evoluído dos colegas?
Observador - 6 jun. 00:09
As rotinas profissionais e de lazer devem ser harmonizadas. A palavra-chave é “integração”. Quebram-se barreiras entre os dois horários e promove-se uma conjugação saudável.
Observador - 6 jun. 00:07
As lideranças devem ser partilhadas, renovadas e limitadas. A limitação deve existir por princípios gerais de liderança, de visão para um bem comum maior e mais ambicioso, do que o próprio umbigo.
Observador - 6 jun. 00:04
As entidades públicas deviam fazer refletir fatores ambientais e sociais específicos nos processos de contratação de seguros, promovendo, assim, uma melhor seleção de seguradoras e corretores.
Observador - 6 jun. 00:02
Sabemos que a empatia, o tacto e a linguagem não verbal são importantíssimas numa comunicação. No extremo, como será a comunicação da “IA” na interação com o utente/paciente/cliente/cidadão?
Observador - 6 jun. 00:00
Não deixa de ser no mínimo curioso que o putativo sonho europeu de António Costa possa ser colocado em causa pela sua própria estratégia ganhadora.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 5 jun. 23:00
Editorial de Diana Ramos
publico@publico.pt - 5 jun. 21:30
Portugal bloqueou as empresas chinesas no 5G e foi dos primeiros países a colocar-se rapidamente ao lado dos EUA. Quando é amigo, Portugal é mesmo um bom amigo.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 5 jun. 21:30
Opinião de Camilo Lourenço
LUIS DELGADO - 5 jun. 20:49
Não há controlo político no território invadido que permita segurar uma frente, nem os comandantes militares russos no terreno terão autoridade e força para organizar uma defesa consistente
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 5 jun. 20:45
Opinião de Joaquim Aguiar
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 5 jun. 20:07
Opinião de João Currito
tek.sapo.pt - 5 jun. 19:29
A aposta num Novo Valor Digital não pode ser feita por decreto, defende Francisco Jaime Quesado.
Judite Mota - 5 jun. 19:12
Fidelidade ou facadinhas são ambas válidas desde que o acordo pré-nupcial seja claro.
publico@publico.pt - 5 jun. 16:24
A par da campanha hipermediática de elevada visibilidade, a equipa de Biden tem em marcha uma operação de longo curso e resultados lentos, longe dos holofotes, que visa quebrar resistências.
Maria d'Oliveira Martins - 5 jun. 16:04
Escondendo-nos atrás desta ou daquela fação na resposta à pergunta do título, sem um esforço por compreender quem pensa de forma diferente, apenas perpetuaremos o nosso papel de joguetes nas mãos daqueles que, em nosso nome, assumem o debate da igualdade, com maior preocupação pelos dividendos que podem tirar do mesmo do que pelas melhorias que o mesmo pode proporcionar a toda a sociedade
Daniel Arsénio - 5 jun. 15:03
É fundamental que as empresas adotem uma abordagem proactiva para a mitigação do risco de greenwashing.
Pedro Amorim - 5 jun. 14:47
43% das empresas nacionais têm objetivos de ESG identificados e 39% estão a fazer planos estratégicos nas áreas ESG compreende, mas apenas 9% declara ter o talento necessário para avançar.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 5 jun. 14:00
Opinião de Nouriel Roubini
João Schmidt - 5 jun. 12:56
São várias as questões em termos dos impactos ambientais e das instalações e é importante começar a analisar qual deve ser o papel dos produtores e distribuidores renováveis para mitigar o impacto.
António Costa - 5 jun. 12:41
O Governo mudou as regras dos Certificados de Aforro. Conseguiu explicar mal uma decisão que tem racional económico e financeiro.
SAPO Desporto - 5 jun. 12:35
O Jamor vestiu-se ontem de azul e vermelho para a grande festa da Taça de Portugal. Uma final com duas equipas do norte em que os grandes vencedores ...
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 5 jun. 12:20
Opinião de José Miguel Calheiros
publico@publico.pt - 5 jun. 11:25
Após 500 anos de destruição da Amazónia, e um depois do assassinato de Bruno e Dom, parece incrível que o debate sobre os direitos dos povos indígenas ainda exista. Mas é dele que depende o Brasil.
Pedro Ervilha - 5 jun. 11:03
As prioridades ambientais dos bancos não se esgotam nas soluções para clientes. Assumem várias dimensões internas e externas e refletem-se também nos requisitos de seleção de parceiros e fornecedores.
José Conde Rodrigues - 5 jun. 10:56
Estando nós, no dizer de muitos, à beira de uma nova crise política a reclamar a intervenção da função presidencial, como evoluirá a função e o desempenho do órgão de soberania Presidente da República?
Henrique Raposo - 5 jun. 10:39
Porque é que não sujam as mãos, por exemplo, nos matadouros em vez de andarem a vandalizar museus? Porque é que não vão até ao matadouro mais próximo exigir uma relação mais responsável e ecológica entre a alimentação humana e a carne?
publico@publico.pt - 5 jun. 10:21
A atitude da Agência A3ES revela o enviesamento ideológico de uma esquerda que tudo tem feito para impedir ou diminuir a influência dos hospitais privados na assistência aos doentes e no ensino.
Mauro Paulino - 5 jun. 10:09
Colocar a hipótese de desregular uma profissão, permitindo que todos, independentemente da sua formação ou profissão, possam exercer os atos dos psicólogos, não é só um desconhecimento brutal da realidade, não é só irresponsabilidade, é também criminoso para com a sua saúde
svicente - 5 jun. 10:00
O combate da criminalidade económico-financeira e da corrupção não é fácil. Não podemos esquecer que os potenciais investigados neste tipo de criminalidade têm muito poder
publico@publico.pt - 5 jun. 09:56
São pequenos “pecados”, ou talvez grandes, que aponto com bondade a uma série portuguesa - mesmo tendo gostado muito de a ver e estando-lhe muito grato pela oportunidade que nos deu de reflectir.
publico@publico.pt - 5 jun. 09:24
Luxo era chegar à praia de manhã cedo, quando ficar na cama não era uma opção, e avançava com o meu pai pelo areal, seguindo as pisadas das gaivotas.
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 5 jun. 09:20
Opinião de António Moita
Joaquim Miranda Sarmento - 5 jun. 09:13
A reprogramação do PRR traz um refor��o significativo das verbas ao dispor de Portugal, mas não corrige os erros iniciais. É uma oportunidade perdida. E, ao aumentar o endividamento do Estado, pode até
Carlos Marques de Almeida - 5 jun. 09:04
..Neste momento, o país está entregue a si mesmo, numa versão pós-moderna de um manicómio em autogestão. Detesto lugares-comuns mas a política merece o mais comum dos lugares.
Amália Gonçalves e Teresa Amorim - 5 jun. 09:00
A pandemia, aliada ao avanço tecnológico, potenciou o comércio online, principalmente nas redes sociais, provocando um crescimento galopante deste fenómeno.
publico@publico.pt - 5 jun. 08:10
Inês Meneses recorda o maior luxo da infância.
António Filipe - 5 jun. 07:53
Dir-se-á que é o mercado a funcionar. Só que aqueles que mandam no mercado só gostam de o ver a funcionar quando as regras funcionam a seu favor.
Pedro Gomes Sanches - 5 jun. 07:50
Grei quer dizer Nação e quer dizer rebanho, e é disto que trata esta crónica: uma Nação feita rebanho, sem pastores à altura. Mas guardemos a nova temporada para depois do Verão, que o sol é de borla e a imperial ainda se consegue pagar
Daniel Oliveira - 5 jun. 07:45
Os certificados de aforro são a única concorrência a uma banca cartelizada. A segunda a oferecer uma remuneração mais baixa pelos depósitos, na UE.
Opinião de Ribeiro Cristovão - 5 jun. 07:39
Previa-se um jogo diferente daquele a que assistimos no Estádio Nacional.
Opinião de Filipa Pires de Almeida - 5 jun. 06:41
As empresas portuguesas estão alinhadas com a sustentabilidade, querem implementar estratégias mais sustentáveis, mas ainda estão aquém dos seus objetivos de implementação.
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral - 5 jun. 06:30
Um maior apoio do Estado torna-se urgente para que o sector social consiga cumprir o seu indispensável papel no combate à pobreza. É um imperativo ético. Mas se a obrigação moral não funcionar, talvez valha a conveniência política.
www.publico.pt - 5 jun. 05:00
Preconceito ou mudança?
Observador - 5 jun. 00:20
Quanto menos os portugueses dependeram do Estado para terem uma Vida Boa menos relevante será o BE. E hoje o BE luta por ser relevante. Nessa luta soluções simples e populistas são sempre uma tentação
Observador - 5 jun. 00:18
O que significa dizer que um homem que se identifica como homem não tem lugar de fala para escrever sobre uma pessoa transexual como em Pão de Açúcar? Que sentido faz impor estes limites à literatura?
Observador - 5 jun. 00:15
Não adianta continuar no jogo do empurra e no estafado discurso de que “estamos a trabalhar” nas soluções sem que a concretização surja. A longevidade, a pluripatologia e a doença crónica são factuais
Observador - 5 jun. 00:12
Portugal é um país a morrer. E estamos há um par de semanas a ver os sintomas disso mesmo no nosso subecossistema político que é, cada vez mais, feito de velhos para velhos.
Observador - 5 jun. 00:11
Reduzir a poluição por plástico em 80%, em menos de duas décadas, implica ação imediata por parte de agentes globais e locais. E cada um de nós terá, igualmente, a responsabilidade de agir.
Observador - 5 jun. 00:08
Existe um equívoco entre cidadania real e representação. Os eleitores só seriam cidadãos se houvesse círculos uninominais. Assim, os eleitores tornam-se uma abstracção para os políticos.
Observador - 5 jun. 00:06
A Lei que obriga as empresas a contratar conforme a dimensão 1% ou 2% de pessoas com uma incapacidade igual ou superior a 60% já entrou em vigor. Um marco ambicioso em comparação com o modelo espanhol
Observador - 5 jun. 00:05
Vamos não Regionalizar mas ficar com o “pior mal” apontado à Regionalização, e nem sequer é um “tacho” dado pelo voto do Povo mas pela seleção dos partidos do Poder. Porquê? Para quê? Com base em quê?
Luís Castro - 5 jun. 00:00
Sabemos como em Portugal qualquer ministro, autarca ou dirigente da Função Pública adora agradar ao seu ‘príncipe’. É vê-los a bajularem-no, a acotovelarem-se quando ele os visita. Mais ainda, quando há uma câmara de televisão por perto.
Ângelo Pereira - 5 jun. 00:00
Estamos a poucos meses das Jornadas Mundiais da Juventude que, como todos sabem, serão o maior evento realizado em Portugal desde 2004. Mas estamos também no ano que todos os indicadores apontam que será o melhor de sempre para o nosso turismo.
Alexandre Faria - 5 jun. 00:00
No relatório global acerca da desigualdade de género, do Fórum Económico Mundial, Portugal surge na 29ª posição entre as 146 economias estudadas.
Filipa Chasqueira - 5 jun. 00:00
A vida das redes sociais alimenta-se do desejo de exibir uma realidade que não existe. É uma imitação falsa e retocada da vida, o que acarreta várias consequências...
Marlene Nunes Silva - 5 jun. 00:00
A promoção da atividade física na área da saúde em Portugal (i.e.
Edgar Clara - 5 jun. 00:00
Não nos mandem areia para os olhos… Nós vemos as movimentações… maridos e mulheres ao serviço da política controlam os ministérios e os serviços públicos. Já vimos bem onde fomos encontrar a Dra. Constança Urbano de Sousa?
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 4 jun. 23:00
Editorial de Diana Ramos
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 4 jun. 21:36
Opinião de Camilo Lourenço
jng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 4 jun. 21:29
Opinião de Luís Marques Mendes
Marco Neves - 4 jun. 19:50
Deixo-me ficar a ver televisão e, por causa duma série norte-americana, lembro-me duma bandeira espanhola com símbolos portugueses. As nossas cabeças são máquinas complicadas....
Observador - 4 jun. 19:45
O consumo continuado de ecrãs e de telemóveis, em particular, torna os adolescentes menos capazes de ser atentos. Mais impacientes. Mais sensíveis ao aborrecimento. Mais irascíveis. E mais impulsivos.
LUIS DELGADO - 4 jun. 19:28
David Petraeus, general de quatro estrelas, ex-CinC do Comando Central americano, ex-diretor da CIA, e nos últimos dias de passagem por Kiev, acredita que a contraofensiva terrestre será muito rápida e impressiva
rantunes - 4 jun. 10:47
São 5 minutos que toda a gente devia ouvir. Clara Ferreira Alves, no último Eixo do Mal, fala de vários temas que já aqui abordei, é praticamente o mesmo ponto de vista
Boaventura de Sousa Santos - 4 jun. 10:05
O sociólogo Boaventura de Sousa Santos escreve um artigo para o Expresso em que faz um mea culpa sobre o seu comportamento.
publico@publico.pt - 4 jun. 08:00
Hoje, a ansiedade e o medo são tão fortes que parecem contrastar com o desejo e o sonho. Como se as tarefas adolescentes fossem apenas estudar, preparar um futuro, defender-se da hipótese do erro.
www.publico.pt - 4 jun. 05:30
Nova lei do tabaco
Observador - 4 jun. 00:22
Um ministro chamar o SIS para intimidar alguém seria grave se Portugal tivesse um Governo. Não é o acaso. Não temos Governo. Estamos nas mão duma comissão de finalistas. De ciclo político, obviamente.
Observador - 4 jun. 00:17
A nossa obsessão por saúde mental está bastante fechada em parâmetros que aceitámos com pouco poder crítico.
Observador - 4 jun. 00:16
Devemos ser um dos países culturalmente mais homogéneos do planeta, mas vivemos cheio de medo do que vem de for a – viu-se de novo com a série 'Rabo de Peixe'. Sinceramente, já não há pachorra.
Observador - 4 jun. 00:15
Quanto a Doris parece que morreu cedo. Dionísio, inconsolável, tentou ser dramaturgo de segunda linha e uma das suas tragédias, conta outro historiador grego, chegou a ganhar o prémio Cidade de Almada
Observador - 4 jun. 00:15
O abrandamento dos preços do imobiliário resulta em boa parte da ação do BCE que, ao aumentar juros, induz uma redução da procura. Os benefícios para quem entra no mercado são diminutos.
Observador - 4 jun. 00:14
Os professores portugueses são dos que mais tempo necessitam para combater a pequena indisciplina, contra a qual não se conhece uma linha escrita pela tutela com a finalidade de a mitigar.
Observador - 4 jun. 00:13
Avançar “a galope” para a disseminação generalizada deste modelo de Unidades Locais de Saúde trata-se, provavelmente, de uma questão de fé. Fé pagã, mas fé, em todo o caso.
Observador - 4 jun. 00:06
Como ninguém, as fundações sabem gerir espaços, atividades e projetos, por isso não entendo porque em lugar de criar empresas públicas como “cogumelos”, o Estado não delega nelas mais competências.
Observador - 4 jun. 00:02
Inicia-se uma regressão civilizacional para dar início à “política de terra queimada” por parte de profissionais duvidosos a realizar atos terapêuticos reservados aos profissionais certificados.
Observador - 4 jun. 00:00
O conceito de género só lhes passa pelas cabecinhas porque há activistas a incutir-lhes uma ideologia. É perverso dizer a crianças tão pequeninas que podem mudar de sexo quando quiserem.
Vítor Rainho - 4 jun. 00:00
Como se irá livrar desta novela é uma incógnita, mas são cada vez mais os que acreditam que Costa fará uma remodelação antes de Marcelo se reunir com os seus conselheiros de Estado.
José António Saraiva - 4 jun. 00:00
Marcelo Rebelo de Sousa: enquanto a situação não se clarificar, estará de mãos atadas
Mário Ramires - 4 jun. 00:00
O concurso para médicos de família foi um copo meio cheio e meio vazio, mesmo que para o ministro tenha transbordado.
publico@publico.pt - 3 jun. 17:06
A reunião de uma taskforce vem destacar a necessidade de se enfrentar a rápida evolução do panorama das drogas de forma vigorosa.
publico@publico.pt - 3 jun. 15:57
É isso mesmo: o ministro tem de tomar uma decisão quanto à proposta da tecnoestrutura, antiga, tirada da arca congeladora e requentada, de manter a bitola ibérica na Linha de Alta Velocidade.
Alexandre Gamela - 3 jun. 11:02
Opinião: a coluna O que Vem à Rede de Alexandre Gamela.
publico@publico.pt - 3 jun. 09:32
Há uma sensualidade no luxo que o torna magnético. Mas o seu espectro é enorme e acho que vivo bem com a parte dele que o dinheiro não pode comprar.
publico@publico.pt - 3 jun. 08:58
Educar uma criança a acreditar que terá sempre o que quer e o que há de melhor é um convite ao fracasso, sobretudo o dela.
publico@publico.pt - 3 jun. 07:55
A questão é a de saber que papel deverá ter a DGPC. Trata-se de pergunta tanto mais legítima quanto agora se diz que vai ser reorganizada, na sequência da extinção das Direcções Regionais de Cultura.
publico@publico.pt - 3 jun. 07:41
O Tribunal de Justiça da União Europeia pode estar à beira de nova decisão fundamental sobre o futebol.
www.publico.pt - 3 jun. 05:30
Imperdoável
Observador - 3 jun. 00:20
Nestes últimos dias, Zeinal Bava, Isabel dos Santos, Salgado e Sócrates cruzaram-se nas páginas de Justiça dos jornais. Mas há poucos anos cruzavam-se nas páginas de Economia. Lembrem-se disso.
Observador - 3 jun. 00:20
Uma coisa são as homilias do eng. Guterres, que ninguém ouve ou respeita. Coisa distinta é ter um acólito da criatura a sabotar-nos o automóvel à porta de casa.
www.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47
A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.
www.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47
No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.
www.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46
Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.
www.dinheirovivo.pt - 1 mai. 11:46
Na próxima segunda-feira, dia 3, a AEP comemora 172 anos de vida!