Opinião

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 26 jan 08:01

Presidente Zuckerberg

Perto do centro de conferências de Pasadena, onde decorria no Verão de 2017 a terceira edição da convenção não partidária Politicon, alguém colocou um cartaz gigante onde se lia ″F*ck Zuck 2020.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 26 jan 01:39

O culto da fraqueza

O governo voltou a dar aos portugueses, em particular aos mais jovens, um exemplo absolutamente inacreditável de insensibilidade à cultura de aprendizagem, trabalho, foco e meritocracia.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 jan 00:30

A intromissão do Governo na liberdade para aprender

O atual Governo da República não está interessado em reduzir o impacto negativo da pandemia ao menor número de alunos e famílias. Com o argumento de uma falsa ideia de igualdade, o que na realidade revela é uma extrema incompetência e incapacidade d

www.publico.ptpublico@publico.pt - 26 jan 00:20

Desbloquear a esquerda plural

A situação actual reclama uma resposta política clara e mobilizadora da esquerda, pelo menos no horizonte da legislatura, servida por um acordo escrito partilhado.

www.jn.ptwww.jn.pt - 26 jan 00:11

A lente da pandemia

Marcelo Rebelo de Sousa subiu ao púlpito e começou a debitar estatísticas sanitárias relativas a uma pandemia que inunda o nosso presente de forma avassaladora. Por momentos, ele surpreendeu-me naquela noite de dia 24 de janeiro.

www.jn.ptwww.jn.pt - 26 jan 00:09

As feridas da Direita e o desafio da Esquerda

Os dados da abstenção, apesar de elevados, mostram que mais pessoas do que o esperado mobilizaram-se num contexto adverso. Já os resultados condensam reconfigurações em curso na política portuguesa.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 jan 00:08

Devemos abandonar o WhatsApp?

A perigosa estratégia do Sr. Zuckerberg parece ser a criação de uma SuperApp, pois é o que permite a fusão das informações das plataformas de que dispõe. No centro estará o WhatsApp Business.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 jan 00:07

Otimismo quanto baste

Este não é o tempo de pôr em prática estratégias partidárias que só alimentam o ceticismo e a desconfiança. É o tempo de ter humildade democrática, reconhecer os erros cometidos e unir esforços para combater a pandemia.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 26 jan 00:06

‘Revenge travel’

A indústria do turismo espera agora por uma vaga de 'revenge travel': pessoas que vão fazer viagens extraordinárias depois da crise pandémica porque estiveram impedidas de o fazer durante bastante tempo.

observador.ptObservador - 26 jan 00:05

Am(ad)ores em tempo de pandemia

Quem é o nosso Anthony Fauci, imunologista, diretor há décadas do National Institute of Allergy and Infectious Diseases? Não há. Quem é a instituição ...

www.jn.ptwww.jn.pt - 26 jan 00:05

No mercado da vacina

Sempre pareceu excessiva a largueza com que as grandes farmacêuticas produtoras de vacinas anticovid se propuseram abastecer o ávido mercado mundial.

www.jn.ptwww.jn.pt - 26 jan 00:03

Um país para todos

As eleições presidenciais marcam um ciclo de cinco anos em que o país vai enfrentar uma das mais duras crises de sempre.

observador.ptObservador - 26 jan 00:02

Porque morrem mais Portugueses?

Só iremos corrigir este aumento exponencial de casos se pararmos de brincar com medidas pouco eficazes e seguirmos um rumo virado para a audácia e rap...

www.jn.ptwww.jn.pt - 26 jan 00:02

LIPOR ao serviço de uma região

A LIPOR tem sido ao longo destes últimos 20 anos uma organização pública de sucesso e de excelência no tratamento dos resíduos urbanos, precursora de um sistema de gestão de resíduos assente nas mais exigentes normas ambientais europeias.

sol.sapo.ptMiguel Pinto-Correia - 25 jan 23:16

Responsabilidade

O contributo do CINM nas finanças regionais é inegável! Os números mais recentes disponíveis revelam uma receita fiscal efetiva de 13,3% do total das receitas da RAM (121 milhões de euros, i.e. 42,8% do total de IRC cobrado no arquipélago).

sol.sapo.ptJoão Maurício Brás  - 25 jan 23:07

Portugal é um país falhado

Em meia dúzia de anos seremos o país mais pobre da União Europeia. Que partidos políticos e nomes nos governaram nas últimas décadas? Sempre os mesmos...

sol.sapo.ptPedro Ramos - 25 jan 23:02

Galinha de Ovos de Ouro (Parte 2)

Vamos imaginar que uma de vocês está na praia e o calor aperta. Com tanta sede vocês estão dispostas a pagar até 5 euros por uma bebida. Entretanto passa um vendedor que vende latas de Coca-Cola a 2 euros por lata.

sol.sapo.ptCarlos Encarnação - 25 jan 22:54

Ao Postigo

Mas é, este debate, contemporâneo do caos nos hospitais, da exaustão dos profissionais de saúde, da angústia semeada.

sol.sapo.ptFilipa Moreira da Cruz - 25 jan 22:37

Nunca mais és mãe…

As mulheres do segundo milénio têm o direito de ser solteiras, casadas, divorciadas, com seis filhos ou nenhum.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 25 jan 20:40

Como será o mercado laboral na era pós-covid?

Os empregadores podem aqui assumir um papel crucial. É necessário que criem oportunidades para estes jovens que, por circunstâncias que lhes são muitas vezes alheias, lhes foram vedadas.

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 25 jan 20:25

Opinião: O vírus que infetou as Empresas

Em 2020 muito mudou na forma como trabalhamos e as empresas foram obrigadas a repensar as ferramentas de produtividade, com soluções a contrarelógio. André Gonçalves defende que 2021 tem ...

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 25 jan 19:59

Com quem é que o PSD vai conversar?

Há um PSD disponível para conversar com André Ventura, quando Rui Rio sugere que este se modere, e há um PSD que diz que isso nunca acontecerá, quando o seu vice-presidente, David Justino, garante que “com este Chega é impossível conversar”.

sol.sapo.ptPedro Antunes - 25 jan 18:55

A derrota de Marcelo

Mas por muito que Marcelo queira, nem tudo ontem andou à volta dele e da sua “vitória” sem surpresas.

24.sapo.ptLeonor Caldeira - 25 jan 18:28

Só nos faltava agora que Abril não se cumprisse

Findas estas eleições Presidenciais, acordei esta manhã angustiada, com um sentimento que sei que é partilhado por muita gente: recuso-me a aceitar que, no meu país, 60% das ...

24.sapo.ptSamuel de Paiva Pires - 25 jan 18:10

Bem-vindos ao teatro do absurdo

As eleições presidenciais de 2021 foram certamente as mais surreais da nossa história recente. Desde logo porque se realizaram no período mais crítico da pandemia, antecipado há meses por ...

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 jan 17:19

Os direitos das crianças não estão de quarentena

Neste momento tão singular como o que atravessamos, a proteção e o bem-estar das nossas crianças e dos nossos jovens têm que ser monitorizados em todos os momentos. Somos nós, sociedade, que temos que estar à altura das circunstâncias.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 jan 16:58

O início do estertor do homo brutus

Os políticos que têm surgido em algumas democracias com o discurso do homo burtus, e que têm tido algum apoio eleitoral, estão a colher votos juntos dos que vêem o seu sistema de poder a ruir.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 jan 15:07

Portugueses do bem

Por mais difícil que seja, é preciso admitir que o discurso xenófobo, racista, sexista, discriminatório e fomentador de políticas de ódio abre caminho em Portugal e tem encontrado uma direita recetiva que lhe vai dando palco, normalizando discursos

24.sapo.ptIsabel Tavares - 25 jan 13:58

Eleições: A Grande Ilusão

São números absolutos e que colocam em perspectiva os resultados destas eleições. E alguns apelos....

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 jan 11:31

Explicar André Ventura ou um aviso à navegação

Perceberão Costa e Marcelo que é na educação letrada que pode estar uma das soluções para a crise que, no pós-covid, teremos de vencer? Da liberdade do espírito, de justiça social, de salários dignos, disso se faz a democracia.

sol.sapo.ptAntónio Rosas - 25 jan 11:26

As presidenciais e o admirável mundo da neopolítica

Acredito que se hoje fosse feito um inquérito a todos os que votaram nesta eleição, mais de 80% não conseguia dar o exemplo de uma ideia defendida por cada candidato presente no boletim.

visao.sapo.ptssantos - 25 jan 10:45

Visão | O assobio da democracia

Se é lamentável que os portugueses no estrangeiro tenham visto o seu direito ao voto atrapalhado, como são lamentáveis as dificuldades inéditas a que a pandemia nos sujeitou, votar é honrar, atacar e defender.

visao.sapo.ptsvicente - 25 jan 10:39

Visão | A suspensão da atividade dos tribunais

Para além das condições já precárias de muitos Tribunais, com algumas secções de funcionários em espaços exíguos, sem janelas e sem ser possível assegurar o necessário distanciamento entre os mesmos, magistrados do MP a dividirem gabinetes, o funcionamento pleno dos tribunais implica muita gente a movimentar-se fora e no interior do tribunal

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 25 jan 09:46

A nova geração de investidores

A sensação da facilidade de se ganhar muito dinheiro nos mercados faz com que o recurso a fortes alavancagens coloque esses investidores a correr riscos excessivos.

ionline.sapo.ptAlexandra Duarte - 25 jan 09:23

Ideologia suspende a educação

O que o ministro alcançou ao tomar esta medida foi negligenciar uma grande parte dos portugueses, negando-lhes a possibilidade de normalizarem o mais possível as suas condições de confinamento.

sol.sapo.ptPedro d'Anunciação - 25 jan 08:50

Anglicismos

A verdade é que tenho vergonha de viver em ‘Oeiras Valley’, em vez de simplesmente no ‘concelho de Oeiras’.

ionline.sapo.ptVítor Rainho - 25 jan 08:45

Leituras à vontade do freguês

Quando mais de 80% dos votos estavam contabilizados, muitos deitavam foguetes e outros mantinham-se cautelosos.

visao.sapo.ptssantos - 25 jan 08:40

Visão | A Covid-19 levou-nos ao tapete

A situação atual da pandemia em Portugal tem sido, em momentos diferentes, vivida em quase todos os países, o que nos remete para outra questão relevante: o vírus não se dá a conhecer, altera as formas de intervir e apresenta-se com diferentes roupagens.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 25 jan 08:01

A Universidade 5.0

Esta crise pandémica que estamos a viver já está a alterar o comportamento da nossa economia e sociedade.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 jan 07:36

Tempo para trabalhar, tempo para viver

Há muito que a luta dos trabalhadores por melhores condições laborais reivindica o direito a ter tempo para trabalhar, tempo para a família e tempo para a sua vida pessoal.

rr.sapo.ptOpinião de Dina Isabel - 25 jan 07:11

As crianças da pandemia

Há uma mulher norte-americana que se lembra, com detalhe, de todos os dias da sua vida desde os 13 anos. Mas é isto uma coisa boa?

www.publico.ptdavid.pontes@publico.pt - 25 jan 07:00

Caderno de encargos para a covid-19

Podemos continuar a falar do Natal, mas o mais sensato era aprender com o erro e olhar em frente. O que o relaxamento do Natal nos ensina é que a política desta fase deveria ser “pecar por exagero”.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 25 jan 06:24

O conflito Grécia-Turquia e a UE

A presidência portuguesa da UE propõe-se intervir no conflito entre a Grécia e a Turquia, que se agravou desde o verão passado. Mas seria irrealista depositar grandes esperanças nessa intervenção.

www.publico.ptjose.sasportes@gmail.com - 25 jan 06:00

Quanto vale um ministro?

Alguma correcção deve ser urgentemente introduzida para não continuarmos a perder os mais preparados para o sector privado, ou para o estrangeiro. A começar pelos salários.

www.publico.ptmaria.marques@ep.europa.eu - 25 jan 05:50

Redes “vs.” Trump

As plataformas não são autoridades públicas e muito menos tribunais para se tornarem intérpretes da lei em última instância.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 jan 05:45

Propaganda ortográfica na Assembleia da República

Quando se fala de literacia, de leitura e de escrita, está a abordar-se um assunto sério e incompatível com propaganda política. Conviria por isso que o deputado Pedro Cegonho, da próxima vez, se fizesse acompanhar de um estudo a quantificar os efei

www.publico.ptpublico@publico.pt - 25 jan 05:40

TAP, reestruturação ou embuste?

São demasiadas perguntas sem resposta para as quais exigimos cabais esclarecimentos. Não chega dizer que se quer dialogar, é absolutamente necessário concretizar esse diálogo informado.

eco.sapo.ptAntónio Costa - 25 jan 01:35

O que vai fazer Marcelo com esta vitória?

Os portugueses deram uma vitória inequívoca a Marcelo Rebelo de Sousa, com mais de 2,5 milhões de votos. O que será a presidência e a relação com um Governo que está em desgoverno?

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 25 jan 01:14

O leão continua a rugir forte

O Sporting tem revelado capacidade para além daquilo que é a sua suposta qualidade e até os mais jovens jogadores, a grande maioria, têm sabido estar à altura das suas responsabilidades decorrentes do prestígio e da dimensão nacional e internacional do clube.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 25 jan 01:13

De quantas bazucas iremos precisar

Passada a pandemia, o país precisa que se produza o dobro, que o Estado gaste metade, que a carga fiscal diminua e que os credores nos perdoem boa parte da dívida contraída.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 25 jan 01:12

Um filme pornográfico não é o mesmo que sexo

Há que repensar a experiência do trabalho, educação e comércio e de outras indústrias de raiz, baseadas nos objetivos reais e alcançá-los com as tecnologias disponíveis, em vez de tentar replicar o velho, de forma digital.

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 jan 00:59

Editorial: A esperança e os seus fantasmas

Contido, sempre sozinho nos momentos em que se deu a ver, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se, apesar de reforçado e legitimado no seu papel, plenamente consciente da situação do país.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 25 jan 00:08

Oito lições dos resultados presidenciais

Em política não há vazios e os primeiros a compreender esse movimento foram Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, que ocupam agora o Centro político, sem disputa.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 25 jan 00:07

Os custos da (des)educação

A educação aumenta o acesso a informação útil, está relacionada com melhores níveis de saúde, maior participação democrática e maior capital social. Responder à pandemia não pode pôr em causa o motor do progresso futuro.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 25 jan 00:07

Uma réstia de calma no meio da tempestade

No auge da pandemia que nas últimas semanas expôs as fragilidades do Governo a quem tem dado a mão sem reservas, Marcelo passou incólume, reforçou a sua votação face a 2016 e prepara-se um segundo mandato com mais poder.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 25 jan 00:06

Ainda faltam 21kms… mais racional, menos emocional

Já fizemos metade da prova. Temos de pensar estratégica e taticamente. As dificuldades físicas estão ainda para vir. A logística tem de estar no máximo operacional, de forma a minimizar a sanidade mental e as lesões físicas.

observador.ptObservador - 25 jan 00:02

Nos ombros de gigantes

Da criatividade publicitária espera-se o novo e o original, o que nunca foi feito. Mas isso não deve ser confundido com ignorar o que os outros fizera...

observador.ptObservador - 25 jan 00:01

Como aguentar o confinamento - parte II

É compreensível procurar o alívio e fontes de gratificação que compensem a angústia, mas sabemos bem que a realização de uma gratificação imediata tra...

observador.ptObservador - 25 jan 00:01

A morte a pedido

Devemos ter cuidado com complacências a ideias ditas “civilizadas” e atentar aos efeitos perniciosos de ordem social e cultural que podem daí advir, c...

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 jan 00:00

O futuro das eleições

Foi necessária uma pandemia para começarmos a discutir as novas formas de votação. Como acontece muitas vezes, um abanão leva-nos a pensar em mudanças óbvias, que há muito poderiam e deveriam ter acontecido.

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 jan 00:00

A escola sem sol

"Afinal, vamos embora, professor?" O lamento era fulminante. Ir embora não era o mesmo que ir para casa. Era ser arrancado a um lugar com que se identificava.

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 jan 00:00

Sem desculpas

O presidente da República é o único cargo político unipessoal. Por consequência, como aqui escrevi na semana passada, quem ganha, ganha absolutamente. E quem perde, perde absolutamente.

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 jan 00:00

Cristãos unem-se contra a xenofobia

Os católicos costumam mobilizar-se em questões como o aborto e a eutanásia: é bom que isso não seja só um costume, que os católicos estejam conscientemente do lado da vida.

www.jn.ptwww.jn.pt - 25 jan 00:00

Obrigado!

Votei ontem pela 42.ª vez em eleições nacionais ou locais, incluindo referendos. Tenho 57 anos e lembro-me dos meus pais, infelizmente já falecidos que, com 48 anos, nunca tinham votado em liberdade.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 jan 21:00

Uma eleição inconstitucional?

Ou se estende o prazo de votação ou a possibilidade de entrar no Tribunal Constitucional um pedido de impugnação desta eleição Presidencial poderá ser uma realidade.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 jan 18:45

Escolas encerradas e a tentação do nivelamento por baixo

Num Estado que reconhece a todos a liberdade de aprender e ensinar e que consagra o direito à criação de escolas privadas, escolas financiadas pelos pais tantas vezes com enorme sacrifício, é proibido proibir sem uma justificação forte, sobretudo po

www.publico.ptpublico@publico.pt - 24 jan 18:00

A asfixia da Justiça

A República Portuguesa e as suas instituições só ganharão se os tribunais condenarem um criminoso ou absolverem um inocente. Com o que nenhuma instituição nem a vida pública ganharão é que se prolongue há quase oito anos um processo como a Operação

24.sapo.ptMarco Neves - 24 jan 17:50

Viagem ao extraordinário mundo das línguas

Fechado em casa, apetece-me fazer uma viagem pelo mundo das línguas. Vou escrever um facto sobre uma língua de cada vez. A língua seguinte terá de estar ligada ...