Opinião

visao.sapo.ptClara Cardoso - 15 abr 08:42

Visão | O mercadejador de São Bento

É o Estado de direito a funcionar, estúpidos!, dirão alguns. Ao que os estúpidos, legitimamente também, responderão que então algo vai mal com o Estado de direito em Portugal

ionline.sapo.ptJoana Mortágua - 15 abr 09:58

Violação, crime público

Não podemos ignorar que o substrato deste crime é uma cultura de subjugação e objetificação sexual das mulheres e meninas provada pela tendência de reincidência dos agressores, protegidos pela estigmatização social e culpabilização das vítimas.

visao.sapo.ptClara Cardoso - 15 abr 08:15

Visão | É desta que os ricos vão pagar a crise?

A pandemia veio demonstrar, de forma clara e trágica, os riscos de Estados fracos ou fragilizados: os serviços básicos não conseguem dar resposta, a ausência de infraestruturas torna-se gritante e a pressão social conduz, inevitavelmente, à revolta e ao desespero

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 15 abr 08:07

A mobilidade elétrica ainda tem muitos mitos por desvendar

A história da mobilidade elétrica remonta ao início do século XIX, quando, num admirável esforço conjunto internacional, a Hungria, Holanda e os Estados Unidos da América começaram a trabalhar na criação do primeiro veículo movido a eletricidade.

www.jn.ptwww.jn.pt - 15 abr 01:02

Pensar no futuro

Se estava criado um ambiente de pressão sobre o Conselho de Ministros de hoje, que vai decidir se o plano de desconfinamento se mantém e com que contornos, o presidente da República serviu de amparo.

www.jn.ptwww.jn.pt - 15 abr 01:01

″Sofagate″: também tu Charles Michel?

Na última semana, muito se disse sobre a reunião que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, tiveram com o ditador islâmico turco Recep Tayyip Erdogan.

www.jn.ptwww.jn.pt - 15 abr 01:00

Queria melhorar a média mas o Governo não deixou

Neste ano letivo, os estudantes que pretendem aceder ao Ensino Superior viram a sua situação académica ficar mais comprometida quando, numa decisão recente, o Governo entendeu negar-lhes a possibilidade de fazerem melhoria de nota da classificação interna, condicionando assim o ingresso num determinado curso Superior.

www.jn.ptwww.jn.pt - 15 abr 01:00

Sobre um terreno na Rua da Quinta

Em entrevista ao Porto Canal, o eng.º Vladimiro Feliz, candidato anunciado do PSD ao Porto, mostrou-se agastado porque a Câmara do Porto aprovou um projeto para um terreno na Rua da Quinta.

www.jn.ptwww.jn.pt - 15 abr 01:00

Pobres, pobres, pobres. Por dentro e por fora

É escandaloso. Comparando a definição oficial de "pobre" da União Europeia - escrevo-a no final deste texto - com as conclusões do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (sobre a pobreza em Portugal), morre-se de vergonha.

www.jn.ptwww.jn.pt - 15 abr 01:00

Aos muros altos

Era tão lindo o pequeno muro da minha rua. Aliás, toda a minha rua. As árvores da minha rua. O passeio, em quadradinhos, da minha rua. As paredes das casas, contra as que eu mandava bolas nas tardes em que mais ninguém podia jogar comigo à bola.

www.jn.ptwww.jn.pt - 15 abr 01:00

Quatro memórias

Nas últimas semanas vimos desaparecer pessoas por causa da covid-19 mas, também, por outro tipo de doenças associadas, que acabaram por marcar o seu tempo à sua dimensão e participação na história.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 abr 00:30

Das bazucas e dos elefantes

No que à habitação diz respeito, é crucial que a bazuca europeia não passe de uma pistolinha de pintura para disfarce de elefantes. Mais que tudo, terá de se tornar numa alavanca.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 abr 00:25

Os diferentes barcos da educação

Temos de evitar que no futuro os alunos de hoje sejam olhados como os náufragos da pandemia. O desafio é garantir que os programas de apoio às desigualdades ganhem novo fôlego e que os desníveis nas aprendizagens possam ser reduzidos na próxima déca

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 abr 00:15

“Operação Marquês”: o julgamento do sistema judicial

O processo Operação Marquês coloca a justiça e o Estado de direito numa encruzilhada dramática, da qual, enquanto sociedade, temos que sair bem. As elites do poder judicial e do poder político têm que estar à altura e não nos podem falhar. Mas, nós,

www.publico.ptpublico@publico.pt - 15 abr 00:10

Sócrates: porquê tanto ódio?

Desde a sua chegada a Portugal, José Sócrates tem sido objecto de um tratamento impensável num país que recuperou a Democracia após meio século de ditadura.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 15 abr 00:08

Menos otimista!

As empresas que mais me preocupam são as que precisam de capital ou que dependem da abertura do mundo. A recuperação aqui será mais lenta. Os investidores vão estar apreensivos.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 15 abr 00:05

E o burro sou eu?

Não se pode nunca ignorar que uma sociedade que não confia nas suas instituições, em especial nas que integram o sistema judicial, caminha a passos largos para questionar a democracia e o seu funcionamento.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 15 abr 00:05

Olha quem cá está

Uma velha amiga veio ter connosco: a gaivota do anzol. Foi no Verão do ano passado que a conhecemos, passeando sem rumo sobre o areal, com um anzol pendurado no bico.

observador.ptObservador - 15 abr 00:04

O exemplo vindo de Espanha

O que é verdadeiramente marcante no plano espanhol é tratar-se de um envelope de apoios a fundo perdido cinco vezes superior ao PRR português. E a gra...

observador.ptObservador - 15 abr 00:04

Uma reforma contra as Forças Armadas

Marginalizando as Chefias dos Ramos da decisão política estratégica, estariam criadas as condições para a concretização de um velho projecto: submeter...

observador.ptObservador - 15 abr 00:01

Os partidocratas

Se não existir renovação, corremos o risco de um ainda maior fraccionamento do sistema partidário ou até do colapso de alguns partidos.

www.publico.ptjmtavares@outlook.com - 15 abr 00:00

Sócrates está inocente daquilo de que agora é acusado

A lição que o grande magistrado das liberdades e garantias deu ao Ministério Público e, por extensão, aos portugueses, foi esta: é inútil ter tanto trabalho a provar o que aconteceu quando é muito mais fácil provar o que não aconteceu.

sol.sapo.ptNelson Tavares - 14 abr 23:06

Um triângulo explosivo para a saúde

É nas Ciências da Nutrição que encontramos as ferramentas para fazer a educação alimentar e nutricional tão importante para finalmente controlarmos a nossa saúde

sol.sapo.ptAna Roma Torres - 14 abr 22:47

Desconfinem também as marcas

As marcas, produtos e serviços fazem parte deste ecossistema e muito temos falado de toda a sua adaptação ao contexto de pandemia e como isso trouxe novas tendências, acelerou a digitalização, conectou pessoas e alterou algum foco e algumas prioridades.

www.publico.ptacorreia@publico.pt - 14 abr 19:54

Precisamos das duas “bazucas” a tempo e horas

Neste momento, o que conta mais é o tempo, quer o da entrega e distribuição das vacinas, quer o da entrega e distribuição das ajudas necessárias para evitar o colapso.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 abr 18:00

A cinco quilómetros da solução

O que se passou há dias no Porto faz-nos pensar naquilo que pode estar a falhar na preservação da memória de um período que levou à matança organizada de cerca de seis milhões de pessoas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 abr 17:30

Portugal solidário com Moçambique

Ninguém pode fazer mais do que aquilo que as autoridades moçambicanas permitem que seja feito, no respeito pelo exercício legítimo da sua soberania.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 14 abr 14:05

O caso Marquês no capitalismo

O bem-estar comum é a razão de ser dos decisores públicos – eleitos ou não. No ato de corrupção, o decisor público renega a sua obrigação para com o interesse geral da sociedade, tornando-se cúmplice do interesse privado.

visao.sapo.ptsvicente - 14 abr 12:26

Visão | O meu reino por um café

A escritora Alice Vieira escreve, com Nelson Mateus, um diário sobre as suas recordações e sobre as memórias entre as diferentes gerações.

visao.sapo.ptClara Cardoso - 14 abr 10:37

Visão | Embriaguez sem vinho

A juventude é a embriaguez sem vinho, dizia Goethe, mas quando o vinho está azedo a embriaguez passa a doença. A recorrência das crises, os surtos pandémicos e a falta de horizontes podem estar a criar uma geração perdida.

ionline.sapo.ptEduardo Oliveira e Silva  - 14 abr 10:18

A beira da estrada e a estrada da Beira

É a eterna confusão em que Portugal anda e que faz com que nunca nada mude depois de ondas de uma indignação que logo desaparece.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 14 abr 09:20

Mais uma mulher ou uma árvore? Cuidados a ter no mundo ESG

É possível que o próximo passo seja pensar em sentido inverso: mais uma árvore plantada poderá compensar menos uma mulher num board? E por aí fora... O mundo ESG analisado assim, talvez não seja tão fabuloso quanto isso...

ionline.sapo.ptVítor Rainho - 14 abr 09:12

O Nobel da irresponsabilidade epidemiológica

Pessoas incompetentes decidem juntar centenas de clientes sem qualquer necessidade. Alguém algum dia irá responsabilizar o autor de tal barbaridade? Alguma vez tal criatura foi à Feira do Relógio para perceber o enorme disparate que fez?

sol.sapo.ptPedro d´Anunciação - 14 abr 08:53

Moratórias de casas

Parece que, segundo o tal colunista (académico e docente), a política do Governo português faz com que Portugal seja o país com maior número de moratórias, que cresce em vez de diminuir.

eco.sapo.ptRicardo Arroja - 14 abr 08:42

O impacto da corrupção na economia

A justiça, independentemente da separação de poderes, é administração pública (e é economia). Logo, nem o Governo nem o Presidente da República se podem demitir dessa responsabilidade.

visao.sapo.ptsvicente - 14 abr 08:24

Visão | Sapato de fivela em Porches

Esta história foi-me contada na primeira pessoa pelo sapato, por esse sapato. Tinha sido transportado até ali na boca dum cão abandonado. Um cão de muitas raças e portanto de nenhuma

eco.sapo.ptPaulo Moutinho - 14 abr 07:30

Fugir com o braço à seringa

Faz sentido este alarido em torno das vacinas? Casos de coágulos acontecem, mas são uma raridade. Sucessivos alertas só geram desconfiança, aumentando o número dos que fogem com o braço à seringa.

rr.sapo.ptOpinião de José Miguel Sardica - 14 abr 07:20

​José Sócrates e a democracia portuguesa

Sim, ele averbou uma meia vitória; mas a outra metade da história, que a sua natureza mitómana omitiu, foi uma estrondosa derrota.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 14 abr 07:16

​Vitória brilhante mas insuficiente

Foi o culminar de uma caminhada brilhante e, mais uma vez, a confirmação da qualidade portista, que ajudou a reforçar o espaço que há muitos anos ocupa na Europa do futebol.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 14 abr 07:12

​Os ingleses e a Irlanda

O problema da fronteira que separa a República da Irlanda do Ulster (Irlanda do Norte) foi aparentemente superado nas negociações do Brexit. Só que a solução não agrada às comunidades protestantes do Ulster.

www.jn.ptwww.jn.pt - 14 abr 01:02

A outra vaga

1. Portugal deixou para trás a terceira vaga da pandemia. A dúvida é se virá outra.

www.jn.ptwww.jn.pt - 14 abr 01:00

A culpa é nossa

As decisões do processo de instrução da Operação Marquês chegaram à opinião pública com estrondo.

www.jn.ptwww.jn.pt - 14 abr 01:00

A Justiça e um Ctrl+Alt+Del

Primeiro foi detido e colocado em prisão preventiva. Ao fim de meio ano, aproximadamente, foi a tribunal ouvir a sua sentença. São 33 páginas (!!!), a 25 linhas cada. E uma condenação de 150 anos de prisão, que está a cumprir.

www.jn.ptwww.jn.pt - 14 abr 01:00

As sete vidas das moratórias

"A vida do dinheiro", que todos podemos ouvir na TSF e ler aos fins de semana no "Dinheiro Vivo", contou esta semana com uma interessante entrevista a Ricardo Mourinho Félix, atual vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI) e antigo secretário de Estado das Finanças de Mário Centeno.

www.jn.ptwww.jn.pt - 14 abr 01:00

#hoje, bê-á-bá para a integração de cuidados

Imagine que pretende remodelar a sua cozinha. Contrata um canalizador e um eletricista, um pedreiro para colocar o chão e os azulejos, uma empresa para colocar os novos móveis, etc.

www.publico.pts.castilho@netcabo.pt - 14 abr 00:20

A memória não prescreve

O que a análise do Iave mostra é que só ficaram para trás os alunos que já eram socialmente desfavorecidos. A solução do problema escapa maioritariamente à acção directa das escolas.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 abr 00:13

Os parceiros certos: Juntos vamos mais longe

No Man is an Island transmite a ideia que os seres humanos necessitam de fazer parte de uma comunidade para prosperar. Apesar de esta frase ter sido escrita pelo poeta John Donne no séc.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 14 abr 00:08

Perspetivas económicas

Os bancos centrais enfrentam agora o dilema típico: se endurecerem a política monetária prematuramente, podem fazer abortar a retoma económica que se perspetiva; se forem lentos a reagir a um surto inflacionista sustentado, terão depois dificuldades em controlar o processo.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 14 abr 00:07

A II Guerra Fria?

A História não se repete, é frequentemente dito, mas parece inspirar-se em si mesma, reeditando-se sob novas versões. Espera-se que não seja este o caso mas, se o for, o mundo livre tem que estar preparado para um novo conflito.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 14 abr 00:06

Pobres trabalhadores

Um quinto da população portuguesa é pobre? A dura e crua conclusão é que a maior parte das pessoas que trabalha em Portugal está em situação de pobreza! Isto nos diz o mais recente estudo da FFMS.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 abr 00:05

A escolha de Ivo

Se os corruptos não cuidarem de se incriminar, bem podemos desistir de vez de investigar e punir a corrupção – porque nunca se conseguirá provar.

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 14 abr 00:05

Os equilibristas

Os ingleses sentem-se abandonados pela União Europeia que abandonaram. Ficaram viciados nas negociações: davam-lhes importância.

observador.ptObservador - 14 abr 00:04

Sermão do polvo aos Portugueses

A chave está precisamente aí, na união, no desprendimento da mentalidade dos obséquios e gentilezas. Mude-se a estratégia e, ao invés de tachos, temos...

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 abr 00:04

A multiculturalidade em contexto laboral

Qualquer que seja o contexto, conviver com diversidade cultural é imensamente enriquecedor e estimulante. Uma das formas mais frequentes de o fazer é viajando, mas também no ambiente laboral é possível fazê-lo quando a cultura empresarial o promove.

observador.ptObservador - 14 abr 00:03

Operação Marquês for dummies

Não está em causa sacrificar José Sócrates sem julgamento para agradar às massas. Pelo contrário, a Justiça exige um processo adequado e não pode ser ...

observador.ptObservador - 14 abr 00:03

Uma audição parlamentar

A escolha de juízes para o Tribunal Constitucional não pode estar condicionada por uma posição que seja favorável ou não à que defendem alguns Deputad...

www.publico.ptopiniao@publico.pt - 14 abr 00:01

Ena, tantos coveiros do regime

Eu sei, eu sei. São os coraçõezinhos vermelhos, não são? Os coraçõezinhos vermelhos nas redes sociais — por debaixo de cada tweet, de cada post, de cada clip — são para as elites do comentariado um vício pior do que as raspadinhas.

observador.ptObservador - 14 abr 00:00

Juiz(os) de fora

Muito há a fazer para melhorar o atual estado de coisas. É verdade. Mas não é solução ir a correr legislar, sob pena da supressão ou limitação radical...

observador.ptObservador - 14 abr 00:00

Almada “illusion district”

Os almadenses riem-se do “innovation district” porque já foram enganados com o “Lisbon South Bay” e a “Cidade da Água”. A realidade é esta: Almada per...

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 abr 00:00

Aconteceu mesmo, em Portugal

O juiz Ivo Rosa, com a sua intervenção instrutória (?) no chamado Processo Marquês, veio lançar um manto de lama no nosso sistema.

sol.sapo.ptLuís Paulino Pereira - 13 abr 22:28

Memórias de um confinamento penoso

Parar o país é sempre uma medida arriscada e perigosa, por tudo o que ela acarreta; por isso, tem de ser criteriosamente ponderada, e utilizada apenas como último recurso

visao.sapo.ptluisdelgado - 13 abr 22:04

Visão | O bailinho da Madeira do juiz Ivo Rosa

Ivo Rosa deu-lhes, a todos, pares, superiores, MP e até advogados, mais Conselhos e outros, o verdadeiro bailinho da Madeira. O original. O puro. Esta é a Justiça que temos, concluiu mentalmente o odiado juiz.

www.publico.ptmanuel.carvalho@publico.pt - 13 abr 21:43

O Governo deve acolher a proposta dos juízes contra a corrupção

Tudo o que puder ser feito para aumentar a eficácia da luta contra corrupção tem de ser feito e os cidadãos não compreenderão o comodismo resignado de Francisca Van Dunem. Resta ao Parlamento corrigir a sua teimosia.

sol.sapo.ptJosé Manuel Azevedo - 13 abr 21:40

Confina…, desconfina! Desconfina, mesmo?

Ou nos consciencializamos para a importância de cumprir as regras, ou um dia destes lá estarão o primeiro-ministro e o PR a falar-nos de retrocesso e da necessidade de travar o desconfinamento

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 13 abr 20:46

Garantir a Eficácia em Teletrabalho

Independentemente de o regime de teletrabalho ter vindo para ficar ou representar apenas uma adaptação ao contexto atual, as empresas devem adaptar as suas políticas de modo a cobrir as alterações aos métodos e processos de trabalho.

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 13 abr 19:59

Opinião: O que se segue para o edge computing?

A atual situação pandémica empurrou as empresas para a tecnologia edge, criando mudanças dramáticas nos padrões de tráfego das redes e contribuindo para a produção de quantidades significativas de ...

sol.sapo.ptAlexandre Faria - 13 abr 19:51

A identidade e as autarquias

Em Bolama, cidade histórica da Guiné-Bissau (capital da antiga colónia portuguesa até 1941) existem os maiores marcos culturais e arquitetónicos do país.

sol.sapo.ptManuel dos Santos - 13 abr 19:45

Afinal o que é uma crise política?

É necessário um forte sobressalto cívico e o Presidente parece estar disponível, para em nome de todos, o protagonizar.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 13 abr 19:05

O custo de pedir conselhos

Bem vistas as coisas, Hayley Blunden tem um conselho-chave para lhe dar: se sabe que não vai seguir o conselho que solicita, não o peça! É claro que sabe que há grande probabilidade de ninguém lhe dar ouvidos.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 13 abr 18:20

Escola passiva, sociedade passiva

Portugal tem de abandonar a passividade paralisante que nos impede o desenvolvimento. Esse abandono passa por, entre outras medidas, alterar profundamente os métodos de ensino. Porque uma escola passiva gera uma sociedade passiva.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 13 abr 17:05

Alunos pobres não são burros, mas a escola não sabe isso

O problema das populações migrantes e do sucesso escolar não é da existência de uma política de segregação. O problema é, verdadeiramente, por um lado, a trama social desfavorável a tais populações, e por outro a insuficiência das escolas em tratar

www.publico.ptpublico@publico.pt - 13 abr 17:00

Forças Armadas: reforma ou revolução?

É responsabilidade política e do Estado de direito conferir estabilidade e dignidade às FA em que o país se reveja com orgulho.

jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 13 abr 14:05

Irmãos Metralha e Coronel Cintra

A que título pode o Estado afirmar-se como “pessoa de bem” se obriga, por força da lei, os gatunos a declararem o produto da trafulhice apenas para lhes aplicar a taxa adequada?

www.jn.ptwww.jn.pt - 13 abr 11:19

O Governo enterrou legislação sobre Solos Contaminados?

Quando em novembro de 2015 se concluiu o processo de discussão pública do projeto legislativo sobre Prevenção da Contaminação e Remediação dos Solos (PRoSolos), todos pensávamos que, faltando apenas a sua revisão e publicação, estaríamos perto de ver colmatada uma grave lacuna legislativa da área ambiental.

visao.sapo.ptClara Cardoso - 13 abr 11:01

Visão | A justiça a funcionar

Num texto de opinião para a VISÃO, José Sócrates dá a sua perspetiva sobre o estado do processo Operação Marquês: é "o esplendor da perversidade"

www.publico.ptpublico@publico.pt - 13 abr 11:00

O futuro do trabalho deve ser de todos

Devemos continuar a concentrar os nossos esforços na facilitação do acesso à formação especializada para todos os afetados pela crise e para os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, para que possam fazer a transição para ocupações d

ionline.sapo.ptAntónio Cluny - 13 abr 10:23

Os novos bodes expiatórios segundo Chloé Morin

«É mais fácil apontar os bodes expiatórios do que interrogarmo-nos sobre a nossa responsabilidade no mal-estar que envolve a democracia. Os populistas não são a causa dos nossos problemas, eles são o sintoma»

www.publico.ptpublico@publico.pt - 13 abr 10:20

Avós, imponham os vossos limites

Os filhos vivem desde o início dos tempos a exigir aos pais, sem pensarem muito sobre as suas necessidades — fazemo-lo de uma forma tão natural que já nem reparamos.