Opinião

sol.sapo.ptFabio Sousa - 14 jun. 15:37

Virar a página das guerras

É tempo de virar a página das atuais guerras. Dar alguma esperança à paz e à diplomacia política. O recente “Índice Global da Paz de 2024” agora divulgado, já reflete em boa verdade esta dura realidade dos conflitos na Europa e no Mundo.

sol.sapo.ptJoana Andrade - 14 jun. 15:00

Gaza, Sião e os Cavaleiros Templários

Avnery foi um grande defensor da solução de dois Estados baseada no respeito nacional mútuo e no desejo genuíno de coexistência pacífica.

sol.sapo.ptJoana Andrade - 14 jun. 14:56

O Matuto, o Cabelão e o Orelhão

O Matuto sentiu-se um gentleman Inglês: Spoilt for choice! Mas, o Matuto só queria cortar o cabelo. Não queria uma bar – bearia! Para enfartar a pança escolheria o boteco da esquina.

www.sabado.ptFrancisca Costa - 14 jun. 12:48

Um mal menor

Opinião de Francisca Costa

sol.sapo.ptFabio Sousa - 14 jun. 11:00

Euroconfusões

Ao olhar para os resultados vejo-os como um reflexo da ausência de credibilidade das candidaturas apresentadas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 jun. 10:09

Professores: procuram-se

O recrutamento de outros profissionais para a docência configura um descrédito para a profissão, ao minimizar a importância da Pedagogia e das didáticas para a qualidade do ensino.

sol.sapo.ptFabio Sousa - 14 jun. 10:00

Dois pesos e duas medidas

O facto de um determinado país ser uma democracia –como é o caso de Israel – não impede que sejam violadas as leis internacionais.

expresso.ptSérgio Sousa Pinto - 14 jun. 09:43

Acenar e rir

O nosso contingente de eurodeputados está já de malas aviadas para tomar conta das ocorrências, agora reforçados pelo dr. António Costa, que refulgirá como um novo príncipe de Talleyrand

eco.sapo.ptRicardo Pinheiro Alves - 14 jun. 09:00

Portugal sofre de dissonância cognitiva (I)

Ao recusar o 25 de Novembro e ao aliar-se aos que tentaram instalar uma ditadura, o PS faz uma escolha contra a liberdade, a democracia e a economia de mercado.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 14 jun. 07:53

Um desporto “trans”?

1. Caminhando a passos largos para os Jogos Olímpicos de Paris, assistimos ao endurecer das posições de algumas federações internacionais quanto à admissibilidade da participação de mulheres tr

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 14 jun. 06:25

As dificuldades da paz entre Israel e o Hamas

Apesar de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado uma proposta dos EUA para um cessar fogo em Gaza, a paz não está próxima. Entretanto, intensificam-se os ataques do Hamas e do Hezbollah.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 14 jun. 06:23

Na Alemanha estamos em casa

A partir de terça-feira, a nossa selecção enfrenta os primeiros obstáculos, com a convicção de que a fase inicial se apresenta caracterizada por dificuldades de pouca monta.

expresso.ptRicardo Araújo Pereira - 13 jun. 22:57

¡Hasta la menos victoria, siempre!

O conceito de “menos vitória” é um contributo importantíssimo de André Ventura para a vida em geral. Não existem derrotas. Só vitórias e menos vitórias

expresso.ptJoão Silvestre - 13 jun. 22:57

Na CP quem paga é você

Foi há quase nove anos, mas o caso não deixa de impressionar: Cristina Dias saiu da CP com €80 mil de indemnização para o regulador dos transportes. Alguém se lembra de Alexandra Reis?

expresso.ptJoão Duque - 13 jun. 22:57

Chega de quê?

Agora, há cada vez menos incentivos para que os mais competentes da classe média trabalhem mais, o que para o Chega é, afinal, indiferente

expresso.ptLuís Marques - 13 jun. 22:57

Temos Orçamento!

O combate ao populismo, de esquerda e de direita, é o grande desafio dos próximos anos. Da imigração à transição ecológica, dos nacionalismos ao federalismo europeu, do egoísmo à solidariedade

expresso.ptDaniel Bessa - 13 jun. 22:57

BCE: o dilema da escolha do momento certo

Porventura mais tarde do que alguns considerariam recomendável, menos do que alguns considerariam desejável, a subida das taxas de juro cumpriu o seu papel

expresso.ptExpresso - 13 jun. 22:57

IA e o Expresso

O Expresso aprovou uma Carta de Princípios que regerá a forma como iremos abordar a questão da IA, agora e no futuro

expresso.ptMiguel Sousa Tavares - 13 jun. 22:57

Dúvidas, falsificações e mentiras

Escutar o contraditório, analisar os argumentos da outra parte, ainda que errados ou falsos, nunca fez mal a ninguém

expresso.ptRicardo Reis - 13 jun. 22:57

Volta ao mundo

Em 2024, há 65 eleições previstas pelo mundo. Até agora, muitas delas têm trazido preocupação e incerteza. A principal fonte potencial de crises económicas hoje é a política

sol.sapo.ptJoana Andrade - 13 jun. 21:43

Definhamento Demográfico

Todos sabemos os custos que criar uma criança acarreta para os pais e a falta de incentivo por parte do Estado às famílias mais jovens.

sol.sapo.ptFabio Sousa - 13 jun. 19:30

Um drama no Porto

Sérgio Conceição acabou por mostrar que não é muito diferente do célebre ‘Macaco’, ex-líder da claque portista, que também envolveu a mulher e a filha nas guerras do clube.

expresso.ptBruno Vieira Amaral - 13 jun. 14:28

Palavra da semana #84: Musa

Françoise Hardy morreu aos oitenta anos, mas nas evocações escritas é como se habitasse para sempre o mundo da eterna juventude, um sonho de vinte anos que nunca acaba

visao.ptsvicente - 13 jun. 08:30

Visão | Europa, olhai para nós

Sim, o populismo é um voto de protesto, a extrema-direita feita de gritos de ódio e revolta, mas para lá do repúdio que certos discursos nos causem, talvez responder com desprezo não seja a melhor forma de encarar a situação

expresso.ptCláudia Santos - 13 jun. 08:00

Robespierre, Lenine, Ventura e o imigrante da Praça do Almada

Como o leitor bem compreenderá, é impossível olhar para estas linhas e ver nelas um propósito de comparação do Ventura pátrio àquelas figuras históricas. O que se quis recordar que os aproxima é apenas o recurso ao conceito de “inimigos do povo”.

expresso.ptAscenso Simões - 13 jun. 07:09

Os novos Estados Gerais do PS

O PS é velho na mensagem, na imagem, nas redes, na forma como veste, na atitude. E há cada vez mais pessoas a não gostarem de “gente feia”.

expresso.ptJosé António C. Moreira - 13 jun. 07:02

A teoria da mola na resolução de problemas

Alternativa, o recurso à teoria da mola. Faz-se pressão sobre o défice, adiando pagamentos, fazendo cativações de despesa, não concretizando investimento no setor público… e a ilusão aparece, aos olhos dos cidadãos, simples, brilhante, bonita.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 13 jun. 07:01

O Europeu começa hoje

Do que ficou para trás na preparação deste Europeu pode falar-se de um balanço positivo.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 13 jun. 06:17

O bloco central ainda existe

O bloco central pode não existir em Portugal por conveniência política, mas não há dúvida de que, na Europa, ainda resiste por conveniência institucional. Não há nada de paroquial nisso.

www.publico.ptwww.publico.pt - 13 jun. 05:30

Cartas ao director

Selecção de cartas enviadas pelos leitores.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 jun. 22:28

A grande reforma

Para tantos problemas, a solução que esperávamos já está aqui. Estamos a viver uma transformação digital com tal impacto que desconhecemos o seu alcance. E parece que por vezes a queremos minimizar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 jun. 21:45

O Tratado Internacional Pandémico falhou?

Após o impacto devastador na saúde, bem-estar e economia da covid-19, seria natural que surgisse um desejo de melhorar a resposta comum a este tipo de ameaças.

24.sapo.ptPatrícia Reis - 12 jun. 17:52

Que livro mudou a vossa vida?

Subir e descer o Parque Eduardo VII, ver todos os stands, espreitar tesouros nos alfarrabistas, assistir a sessões com autores, pedir um autógrafo, encontrar família e amigos. Eis o ...

visao.ptapfigueiredo - 12 jun. 16:58

Visão | Boa Cama, Boa Mesa (de voto)

Tornar a votação o mais fácil possível, sem comprometer a sua integridade e sigilo, é o mínimo que se pode exigir a um país que lamenta inexoravelmente os valores da abstenção após cada ato eleitoral.

expresso.ptJosé Soeiro - 12 jun. 16:31

No rescaldo das eleições, uma pequenina luz em Bruxelas

Enquanto tantos fascistas se acotovelam para ocupar as suas cadeiras no novo Parlamento e os grupos do centrão europeu se agitam na negociação dos lugares para o continuísmo, é de pequeninas luzes bruxuleantes que pode porventura nascer outra Europa

sol.sapo.ptJoana Andrade - 12 jun. 12:01

A minha amiga cigana

A D. Fernanda era uma mulher muito limitada, sem grande instrução, mãe de vários filhos, alguns com graves problemas de saúde, mas com uma confiança ilimitada em mim.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 jun. 10:04

O humano é o animal mais exótico

Para ver pombos e comer cornettos de morango poderíamos ter ido até ao Rossio, e eu escusava de sentir tanta pena dos bichos.

rr.sapo.ptOpinião de José Miguel Sardica - 12 jun. 09:56

​Camões envergonhado

A militância wokista dos que pretendem “desconstruir” a pátria não pode deixar de ver no poeta um expoente da “negra” página dos descobrimentos portugueses.

visao.ptSARA NUNES - 12 jun. 08:30

Visão | Da Inquisição católica à islâmica

Parece inacreditável, mas o Tribunal do Santo Ofício, em época medieval e de má memória, ainda conseguia ser mais racional e humano do que a actual “inquisição islâmica”.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 12 jun. 07:55

​Depois das eleições

O terramoto eleitoral aconteceu em França. E a coligação que governa a Alemanha foi abalada. Por cá, tornou-se mais provável que, em novembro, o orçamento para 2025 seja aprovado.

expresso.ptAna Rita Gil - 12 jun. 07:05

Faz sentido um tribunal de imigração e asilo?

O acesso a uma justiça especializada nunca poderá ser violadora de direitos humanos, muito pelo contrário. É a melhor forma de promover a efetividade dos mesmos

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 jun. 06:23

Uma linha vermelha a funcionar

Os resultados das eleições europeias são um bom incentivo para Luís Montenegro acreditar que as suas linhas vermelhas estão a funcionar.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 12 jun. 05:02

Cartas ao director

Selecção de cartas enviadas pelos leitores.

sol.sapo.ptGonçalo Morais - 11 jun. 22:08

Regras

As novas regras reforçam a flexibilidade sem comprometer o rigor (patente na manutenção dos valores de referência de 60% e 3% do PIB para a dívida e o défice, respetivamente).

visao.ptLUIS DELGADO - 11 jun. 20:05

Visão | A dupla tragédia de Sunak

Este PM ficará na história por péssimos motivos: abriu a porta aos populistas e extremistas de Nigel Farage, o amigo de peito de Donald Trump.

expresso.ptJosé Miguel Júdice - 11 jun. 19:50

As Causas: Internacional ou a Ode à Alegria?*

O fator político mais relevante em Portugal, para além da queda da Esquerda radical, é sobretudo a queda do CHEGA que perdeu em três meses quase 800.000 votos

tek.sapo.pttek.sapo.pt - 11 jun. 19:16

Opinião: A importância da accountability

Francisco Jaime Quesado defende que o modelo tradicional de criação de valor mudou por completo e nesta fase crítica da economia portuguesa a aposta tem que ser clara....

sol.sapo.ptGonçalo Morais - 11 jun. 19:08

Perguntas UE

É acertado dizer-se que são as eleições mais importantes desde 1979, data em que se realizou o o primeiro sufrágio para Estrasburgo?

visao.ptRUI BARROSO - 11 jun. 12:40

Exame | O futuro da banca é inteligente

Imagine que acede à app bancária ao visitar uma agência, pode ter logo um assistente virtual que o reconhece, dá as boas-vindas e pergunta se precisa de ajuda. Quer perceber melhor aquele novo fundo de investimento?

expresso.ptAgostinho Lopes - 11 jun. 12:28

Os homens mais perigosos do mundo, segundo Pacheco Pereira

O que é extraordinário nesta abordagem de Pacheco Pereira (e de outros e outras) do estado actual do mundo e da Europa é que tudo se resuma ao papel destas duas personagens, Trump e Putin, aparentemente sem nada a ver com as placas tectónicas do imperialismo em movimento e a profunda crise do sistema capitalista.

expresso.ptPaulo Santos - 11 jun. 12:18

O que se passa nas Forças de Segurança?

Será tão difícil entender que não se trata de uma mera questão apenas sócio profissional, mas uma questão de dignidade dos profissionais e da sobrevivência das Instituições?

eco.sapo.ptAntónio Costa - 11 jun. 10:47

O fim do BES, dez anos depois

No dia 11 de junho de 2014, o BES conseguiu fechar um aumento de capital de mais de mil milhões de euros, dois meses antes da derrocada. Há dias, Pinho e Salgado foram condenados a prisão efetiva.

expresso.ptHenrique Raposo - 11 jun. 10:39

Estão a gostar de ver a realidade pelos olhos de Bin Laden?

Enquanto escrevia alegadas reportagens em inglês sobre Gaza – citadas pelos média ocidentais e pelo circuito obscuro de “think tanks” e ONG que junta a esquerda radical ao fascismo islamita –, Abdalla al-Jamal era um dos terroristas.

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 11 jun. 09:24

Checkpoint Gémeas

Não existe um checkpoint entre os dois lados do Atlântico. Mas a viagem das gémeas é também a história de um mundo que falhou na sua aspiração independente e soberana.

24.sapo.ptFrancisco Cordeiro de Araújo - 11 jun. 08:50

Que Parlamento Europeu temos para os próximos 5 anos?

Volvidos 5 anos, porque os mandatos aqui vão mesmo até ao fim, a Europa, ou parte dela, foi novamente chamada às urnas para reafirmar a sua vitalidade. Cidadãos dos ...

sol.sapo.ptJoana Andrade - 10 jun. 19:48

O chumbo de Beethoven

Há quase uma década, uma equipa internacional de investigadores iniciou a análise do ADN de várias mechas de cabelo do compositor (algumas provaram ser fraudulentas).

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.