Opinião

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 2 out. 23:00

A história repete-se

Em 1995, Cavaco Silva saiu do PSD, dando o seu lugar a Fernando Nogueira, que naturalmente perdeu as eleições.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 2 out. 21:30

A repressão salarial do dr. João Leão

O “fine tuning” de Leão, que o Presidente da República já recomendara na semana passada, não vale nada na presente conjuntura.

24.sapo.ptMarco Neves - 2 out. 19:35

Chéquia ou República Checa?

Nos últimos tempos, começámos a ouvir um novo nome de país: Chéquia. Que é feito da velha República Checa?...

visao.sapo.ptLUIS DELGADO - 2 out. 19:19

Visão | Lula no Planalto

Bolsonaro, e não interessa agora quem está no seu espectro político, sempre tratou mal os portugueses, com arrogância, e sem o mínimo de delicadeza e sentido de Estado

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 2 out. 18:05

Fugir da política

Alguém encontra nos jovens que hoje, para além da escola, passam o seu dia no ginásio, no surf, na música ou nos videojogos algum interesse pela coisa pública? Entre eles alguém conversa sobre política ou sobre o futuro do país?

eco.sapo.ptDiogo Queiroz de Andrade - 2 out. 14:24

Algoritmos homicidas

Foi preciso morrer uma adolescente para que finalmente se reconheça o efeito nefasto dos algoritmos criados pelas redes sociais.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 out. 12:00

Adeus, Roger Federer

No fim, resta agradecer por nos ter definido a grandeza, por ter sido um modelo a seguir em todos os aspectos da sua vida e por ter refundado o ténis diante dos nossos olhos. Querendo ser apenas mais um, nunca será apenas mais um.

eco.sapo.ptMariana de Araújo Barbosa - 2 out. 09:46

De olhos bem fechados

Feitas as contas, a lista exclui 1.648 títulos que terão sido banidos em todo o país durante este ano, em mais de 5.000 escolas e afetando um total de cerca de 4 milhões de estudantes em 32 estados.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 out. 08:45

O sorriso por detrás da máscara

Se não tivermos acesso à face do outro, não conseguimos identificar os marcadores a que nos habituamos a dar atenção para fazer uma boa leitura emocional, o que dificulta a comunicação.

observador.ptObservador - 2 out. 00:20

O álbum dos dias assim-assim

Como se tem visto os eleitores premeiam quem anuncia a alta velocidade. Não apenas nos comboios mas sobretudo na fuga à realidade.

observador.ptObservador - 2 out. 00:18

O que tem Meloni a ver com Costa Silva?

Um país que não cresce é um país em que os jovens podem encontrar emprego, mas com salários tão baixos que, na primeira oportunidade, vão para o estrangeiro à procura de melhores condições de trabalho

observador.ptObservador - 2 out. 00:17

A que bebedeira conduzes os teus filhos?

Todos os bêbados, ou ex-bêbados preferencialmente, sabem que o pior que a bebida lhes fez não foi necessariamente o efeito físico consequente. A Bíblia, ainda antes de Rimbaud, entendeu isso.

observador.ptObservador - 2 out. 00:16

Três equívocos

Meloni, Truss e Marcelo são porta-vozes de três equívocos: a democracia liberal ignora as pessoas, Thatcher salvou o Reino Unido porque baixou os impostos e fugir dos problemas é uma estratégia válida

observador.ptObservador - 2 out. 00:14

Tax Lovers

Em Portugal a empresa gasta 243 dias de um trabalhador para lidar com a carga administrativa imposta pelos impostos. Na Estónia esse valor é de 50 dias, no Luxemburgo 55, na Irlanda 82, na Lituânia 95

observador.ptObservador - 2 out. 00:10

Ter ou não ter o melhor de dois mundos

Até ver, só exerce funções políticas e cargos de administração pública, electivos ou de nomeação, quem a isso se dispuser. Não existe conscrição para ser ministro, como existe para um soldado russo.

observador.ptObservador - 2 out. 00:08

Mariquinhas pé-de-salsa

Diz o escritor americano H.P. Lovecraft que “a emoção mais antiga e mais forte do homem é o medo, e o medo mais antigo e mais forte é o medo do desconhecido”. Em Portugal levamos esta ideia ao extremo

observador.ptObservador - 2 out. 00:05

Os bons e os maus democratas

Já se torna hábito vermos serem apelidados de antidemocráticos indivíduos com preocupações sociais profundas, que valorizam a dignidade da pessoa humana e não se acobardam na defesa da vida.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 out. 21:20

Cuida do teu rasto

Sentei-me no chão e refleti por momentos no rasto que deixamos em todos os caminhos que percorremos, em tudo o que tocamos, em todas as pessoas com quem nos cruzamos.

eco.sapo.ptAndré Veríssimo - 1 out. 20:26

Um tiro pela culatra

A semana evidenciou os estragos que uma política orçamental irrefletida podem provocar e serve de aviso para outros Governos. A Semanada é uma análise integrada na newsletter do ECO.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 1 out. 13:00

Sustentabilidade, finanças e estratégia

Para gerir melhor as suas avultadas poupanças, os investidores mais seniores passaram a seguir o exemplo das gerações mais jovens, detendo também cada vez mais ativos financeiros sustentáveis.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 out. 12:04

Menos penitência, mais decência

Vivemos em tempos de rasgar vestes. Em Itália os ″maus″ ganharam, enquanto pela Europa fora os ″bons″ se cobrem de panos de saco e cinza, vociferando: ″sua culpa, sua culpa, sua tão grande culpa!

visao.sapo.ptClara Cardoso - 1 out. 11:09

Visão | Ser marido ou empresário?

Acham mesmo que acreditamos que a ministra nunca falou com o marido sobre a natureza dos fundos? Nem o marido lhe pediu informações sobre isso? Talvez não, provavelmente só falam de livros, teatro, cultura, música e pontualmente viagens

www.pcguia.ptAndré Rosa - 1 out. 10:41

Futebol e a pirataria

O racismo, a corrupção e os maus gestores é que estão a matar o futebol e a afastar os adeptos dos estádios. Não são os streams piratas.

eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 1 out. 09:58

Gás Báltico

Segredo, sabotagem, cinismo, as explosões nos pipelines Nord Stream I e II provocam uma turbulência na política Europeia que aponta para a profundidade da crise política e económica se aproxima.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 1 out. 01:58

O desmoronar do regime de Putin

Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra Especial: Guerra na Ucrânia

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 out. 01:02

Premiar fiscalmente as boas empresas

Ainda os empresários digeriam o novo pacote de medidas de apoio às empresas, quando surge a notícia de que o Governo estava a ponderar uma descida transversal da taxa de IRC.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 out. 01:01

Um país de beneficiários de ajudinhas não pode crescer

A uma semana de o governo revelar o que está a cozinhar no Orçamento do Estado para um ano marcado por instabilidade, incerteza e tendência depressiva das economias europeias, pouco se sabe senão que se arrisca a não deixar ninguém feliz.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 out. 01:01

Impostos a mais

Há quem defenda que, enquanto não chegarem para cobrir as despesas públicas, não há impostos a mais.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 1 out. 00:29

Do futebol aos jogos de computador, ninguém está a salvo

À semelhança do arranque do ano de 2022, assistimos nos últimos dias a inúmeros ciberataques em praticamente todas as áreas - futebol (Sporting e FC Porto), fintech (Revolut), imprensa (Jornal i), transportes (Uber e TAP), estatais (Forças Armadas) e ainda, videojogos (GTA).

observador.ptObservador - 1 out. 00:22

Ao contrário do dr. Costa, a realidade não engana

Dado que a trapaça do “apoio às famílias” acabou rapidamente desmontada, o dr. Costa viu-se obrigado a recorrer a múltiplos delírios socialistas, na esperança, razoável, de que se tornassem colectivos

observador.ptObservador - 1 out. 00:20

Itália: a vitória do nacionalismo popular conservador

Com claro apoio popular, a hostilidade dos grandes media e Bernard-Henry Lévy e Von der Leyen como árbitros da respeitabilidade das escolhas do povo italiano, talvez Meloni esteja no caminho certo.

sol.sapo.ptMaria de Fátima Bonifácio  - 1 out. 00:00

Marx morreu

Não há nada em Marx que nos ajude a pensar este tipo de questões, como o fascínio do consumismo e o desejo de riqueza...

sol.sapo.ptMário Ramires - 1 out. 00:00

Os valores, afinal, ainda têm valor?

Agitar o fantasma do regresso do fascismo de Mussolini ou dos perigos para a democracia e para o Estado de Direito de um Governo liderado por Giorgia Meloni é um enorme disparate.

sol.sapo.ptVítor Rainho - 1 out. 00:00

O exemplo da Uber e como Neymar sabe fintar

Tenho tanta simpatia por Bolsonaro como por Lula, isto é: nenhuma e seria incapaz de votar num deles. Mas por que carga de água um é de extrema-direita e o outro não é de extrema-esquerda?

sol.sapo.ptJosé António Saraiva - 1 out. 00:00

O Portugal dos Pequeninos ou um elefante em loja de porcelanas

Costa Silva não vê as empresas como ameaças aos cidadãos, centros de exploração dos trabalhadores, perigosas células de capitalistas gananciosos apostados em enriquecer à custa do povo; Costa Silva vê as empresas como centros criadores de riqueza.

sol.sapo.ptDinis de Abreu - 1 out. 00:00

Um Governo em autogestão…

O segundo Governo de António Costa parece gasto, dividido, cansado, descoordenado, com ministros e secretários de Estado em ‘roda livre’...

sol.sapo.ptLaura Ramires - 1 out. 00:00

Na mesma corrida da vida

A saúde mental dos atletas tem sido um tema cada vez mais recorrente nos últimos tempos.

ionline.sapo.ptwww.ionline.pt - 30 set. 22:01

Canais de Denúncia – Uma obrigatoriedade

A lei estabelece um quadro punitivo para o incumprimento das medidas previstas, com contraordenações graves e muito graves, puníveis com coimas que podem chegar aos 250 mil euros no caso de pessoas coletivas e 25 mil euros no caso de pessoas singulares.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 set. 16:43

Pagar por estudos

Estava eu a dar os primeiros passinhos no jornalismo, numa época em que ter filhos era ainda uma miragem e os fins do dia eram a melhor parte do dia - há mil anos, portanto - e já tinha escrito uma ou outra notícia pouco importante sobre o TGV ou o velho-novo aeroporto.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 30 set. 11:45

Desencontros governamentais

Nos últimos dias houve duas crises, mais duas, no Governo.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 set. 11:07

″É para amanhã bem podias fazer hoje″

Escrevi num artigo anterior que perante a crise que na altura vivíamos era muito importante para as empresas como um todo, mas particularmente para as empresas familiares: planear, inovar, adaptar, investir, decidir e comunicar.

observador.ptObservador - 30 set. 10:59

Como posso prevenir o cancro digestivo?

Uns 44,5% dos cancros estão associados a fatores de risco que podem ser evitados correspondendo a 4,45 milhões de mortes por ano. No caso dos cancros digestivos muitos desses riscos conseguimos evitar

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 30 set. 10:40

A minha masterclass com os Coldplay

Confirmo que um concerto dos Coldplay é mesmo uma experiência do outro mundo, sustentada numa atuação de liderança e empatia nunca antes vista.

eco.sapo.ptAugusto Almeida Correia - 30 set. 10:37

O whistleblowing e as relações laborais

Muito mais do que a criação de um canal de denúncias, esta Lei veio prever uma série de obrigações e ónus legais sobre as empresas, nomeadamente ao nível laboral e da privacidade/proteção de dados.

eco.sapo.ptRicardo Pinheiro Alves - 30 set. 10:31

O Reino Unido, o “cão” de Pavlov e o FMI

O FMI é cada vez mais um porta-voz dos ideais socialistas que defendem consecutivas subidas de impostos e aprofundam cada vez mais o sentimento de estagnação que predomina nas economias desenvolvidas.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 30 set. 10:02

A armadilha da felicidade

Não acredito é que o caminho para a felicidade possa ser prescrito em dez passos. Mais: tenho dúvidas de que o caminho para a felicidade seja aquele que tem a felicidade como objetivo final.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 30 set. 10:00

Novo aeroporto sim. De raiz não!

Criar mais um custo seja 7, 8 ou 10 mil milhões de euros para as próximas gerações pagarem é não só de uma total irresponsabilidade, como um desperdício de recursos que claramente não temos.

ionline.sapo.ptClemente Pedro Nunes - 30 set. 09:55

A destruição do investimento para habitação dos portugueses

É incompreensível que o Governo comece por massacrar quem investe na habitação com contratos de arrendamento a longo prazo, aplicando-lhe sem dó nem piedade o imposto Mortágua, e queira depois aliciar esses mesmo investidores com a propaganda de Programas burocratizados como as “Rendas Acessíveis” e “Rendas Seguras”.

ionline.sapo.ptRui Patrício - 30 set. 09:53

O/a senhor/a é uma besta

Como diria a sábia avó, do alto da sua terceira classe, “dá ao desprezo, filho, dá ao desprezo, que isso é que dói”.

ionline.sapo.ptMário João Fernandes - 30 set. 09:50

Giorgia: filha política natural de Gianfranco

Como lembrou esta semana um Ministro português, o ter razão antes de tempo, quando verbalizado, arruína a saúde política. Os italianos sabem-no bem.

www.jornaldenegocios.ptjng@negocios.pt (Jornal de Negócios) - 30 set. 09:20

A austeridade em tempo de inflação vs. a jurisprudência da crise

Teremos em breve uma oportunidade única para perceber como os especialistas em Direito Constitucional – e, com menor probabilidade, os juízes do TC – encaram a austeridade quando é feita por via de cortes nominais ou por via de cortes reais no rendimento.

visao.sapo.ptsvicente - 30 set. 08:30

Visão | A estátua em segunda mão

Samora finge ignorar a solidão que o afasta da realidade. Talvez por isso, para fugir à sua condição, esteja de fato de treino

ionline.sapo.ptVítor Rainho - 30 set. 08:10

Como é que o Brasil não viu Ciro Gomes?

Voltando ao governador em questão, de seu nome Ciro Gomes, não consigo perceber como é que os brasileiros se deixaram ‘entalar’ entre um ex-prisioneiro, acusado de vários atos de corrupção, e um troglodita que pensa que é o xerife da praça, apoiado pelos evangélicos, quando existe o antigo governador do Ceará.

rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 30 set. 07:45

​Depois das eleições em Itália

Georgia Meloni parece querer uma relação construtiva com a UE. A enorme dívida italiana assim o exige. Mas Meloni foi aconselhada há anos por Steve Bannon, o ideólogo de Trump. E Trump é a maior ameaça às democracias liberais.

rr.sapo.ptOpinião de Ribeiro Cristovão - 30 set. 07:40

​O regresso às fronteiras

E é já nesta sexta-feira que o nosso futebol regressa às suas fronteiras para o reatamento dos campeonatos profissionais de futebol, com destaque especial para a primeira Liga, onde vamos ter desafios escaldantes, em relação aos quais não é muito fácil avançar prognósticos.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 30 set. 07:35

Como podemos prevenir o cancro gástrico?

No Dia Nacional do Cancro Digestivo é fundamental lembrar que o cancro gástrico é o terceiro mais mortífero, sendo um problema mundial que poderá tornar-se ainda mais grave se nada se fizer. A boa notícia é que pode ser evitado: a resposta está na p

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 set. 01:48

Programa Consolidar: os próximos desafios

O Banco Português de Fomento anunciou esta quinta-feira que foram selecionadas 14 candidaturas entre as 33 apresentadas no âmbito do Programa Consolidar, com um investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência de 500 milhões de euros, a que se soma um investimento privado de, pelo menos, 30%, pelo que a dotação final corresponderá a, pelo menos, 752 milhões de euros.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 30 set. 01:10

Ascensão da extrema-direita na Europa

Os principais pilares que sustentam a democracia estão em progressiva degradação, o que cria condições propícias para o crescimento de argumentos populistas, racistas e classistas.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 set. 01:00

Saúde mental no desenvolvimento local

Muito se tem debatido, nas últimas décadas, acerca da regionalização e acerca daquilo que se designa de municipalização.

www.publico.ptpublico@publico.pt - 30 set. 00:20

Fenomenologia histórica do racismo

Durante anos, a posição mais anti-racista era de cariz religioso, sobretudo cristão: se “Deus criou o Homem (todos os humanos) à sua imagem e semelhança”, as posições racistas, por porem em causa essa essencial equidade ontológica entre todos os hum

jornaleconomico.ptAndré Cabrita-Mendes - 30 set. 00:19

As pessoas não podem ficar para trás na nova era

Milhões de euros de investimentos e centenas de megawatts. Ao escrever e ler sobre o mundo da energia, é normal que os grandes números sejam abordados, tal a dimensão dos projetos.

jornaleconomico.ptLígia Simões - 30 set. 00:18

A armadilha da inflação

No Orçamento chumbado de outubro do ano passado, a inflação de 2022 foi estimada em apenas 0,9%.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:18

A ilusão, do faz de conta que faz

As eleições autárquicas realizaram-se exatamente há um ano atras, e no primeiro ano de muitos autarcas eleitos e após as lutas eleitorais, veio um ano de calmia e aparente tranquilidade.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:17

A reviravolta

A recente alteração da postura dos bancos centrais, teve com consequência a subida expressiva das taxas de juro no mercado em todos os prazos.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:16

O preço da guerra

“Pagando o preço da guerra” é o título do mais recente relatório da OCDE e transmite muito bem aquilo que nos está a acontecer, em Portugal como no resto da Europa.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:16

Certificados e Depósitos

Com a próxima subida de taxas em setembro, os bancos ficam sem justificação – diria até moral – para não remunerar decentemente os depósitos.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:16

Um Orçamento para as pessoas

Não devem restar dúvidas de que o Orçamento está verdadeiramente ao serviço das pessoas, ousando um equilíbrio entre o rigor nas contas e a audácia da equidade social.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:15

Brasil, um desafio imenso pela frente

Em “Viagem ao País do Futuro”, a autora Isabel Lucas traça um roteiro de descoberta da identidade do Brasil a partir da literatura brasileira.

observador.ptObservador - 30 set. 00:14

A queda

Depois da dúvida do primeiro momento, o que senti foi pena do homem, depois angústia, a seguir raiva e agora sinto pena de todas as vítimas das circunstâncias.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:14

Um tiro no escuro no Brasil

Já muitos elaboraram que a eleição deste domingo no Brasil é um duelo entre a civilização e a barbárie, entre a democracia e a Porto-ditadura sustentada no crescimento do porte de armas entre os cidadãos brasileiros.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:13

“Trussenomics”

A revista The Economist de 22/9 inclui um artigo* que apresenta argumentos muito claros para explicar porque é que uma tentativa Truss de copiar a política de Ronald Reagan, no início da década de 80, de cortes nos impostos dos mais ricos, não irá funcionar.

observador.ptObservador - 30 set. 00:12

Rainha morta, Rei e primeira-ministra postos

Liz Truss e Carlos III não têm espaço para errar, sobretudo Truss, que possui uma posição delicada – não só em seis anos o Reino Unido teve quatro primeiros-ministros, como haverá eleições já em 2024.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:12

A normalização dos extremos na política partidária

Já muito se disse sobre a vitória do partido Irmãos de Itália, liderado por Giorgia Meloni, nas recentes eleições legislativas. Gostaria de abordar o tema introduzindo um pouco de perspetiva histórica.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:11

O preço da guerra

Boa notícia mencionada neste jornal a que foi dada por Pires de Lima. O CEO da Brisa fez saber que o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal) deverá passar das 140 empresas para as 200 no prazo de três anos.

jornaleconomico.ptPedro Neves - 30 set. 00:10

Um Orçamento para as pessoas

Em 1909, o inglês Lloyd George – à altura ainda Ministro das Finanças, mas já aliado do jovem Winston Churchill – num discurso que ficou célebre, apresentou o Orçamento Popular (People’s Budget).

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47

Inflação passa de temporária a persistente

A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47

AEP: Há 173 anos a servir as empresas

No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.

www.dinheirovivo.ptwww.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46

É apenas um pouco tarde?

Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.