Diogo Queiroz de Andrade - 22 mai. 19:22
Os metadados contra a liberdade
A extraordinária insistência na questão dos metadados revela a superficialidade com que se debatem as questões importantes.
Diogo Queiroz de Andrade - 22 mai. 19:22
A extraordinária insistência na questão dos metadados revela a superficialidade com que se debatem as questões importantes.
Miguel Simões - 22 mai. 18:57
Miguel Simões, diretor de Serviços Financeiros da Minsait, do Grupo Indra, prevê que os formatos de venda de seguros deverão evoluir para três modelos distintos: Tech, Store e Social.
Marco Neves - 22 mai. 15:11
Como será contar a história não de um idioma em particular, com as suas transformações e expansões, mas sim das várias línguas que se ouviram numa só cidade, ao ...
Alexandre Gamela - 22 mai. 11:16
A guerra moderna é fascinante, não é? Mas duvido que a família de refugiados que agora vive por cima de mim lhe ache grande piada. Para eles, este filme não é um jogo.
Mariana de Araújo Barbosa - 22 mai. 10:28
Startups de Lisboa valem hoje três vezes mais do que há cinco anos, revelou um estudo do Dealroom.co. Ainda assim, apenas 10% desse valor tem como base Portugal.
Carlos Marques de Almeida - 22 mai. 10:24
Este é o poder da guerra sobre o poder da doença – não há glória ou beleza numa cama de um hospital.
publico@publico.pt - 22 mai. 08:05
Segundo o Fórum Económico Mundial, cerca de metade do PIB mundial está dependente da natureza e dos serviços por ela prestados.
www.publico.pt - 22 mai. 05:00
Violação como crime público?
Observador - 22 mai. 02:20
Aguardo que deputados e deputadas deixem de se identificar como homens e mulheres para passarem a apresentar-se como pessoa com útero, pessoa sem características definidas ou pessoa com testículos.
www.jn.pt - 22 mai. 01:02
Quase tão inevitável como a morte e os impostos, a manhã tem trazido para estas bandas o vendaval de notícias que se encontra na caixa do correio na forma deste jornal: "who wants yesterday"s papers?
www.jn.pt - 22 mai. 01:00
É a guerra na Europa, é o aumento dos casos de infeção por covid-19, é agora a varíola dos macacos... parece que a bonança está a tardar a chegar.
Observador - 22 mai. 00:20
Há na minha Igreja na Lapa gente da Lapa. É pouca, ainda assim. A grande maioria vem de fora e, por isso, é fácil encaixar-se no papel de invasor. Sinto isso no modo como nos cruzamos com os moradores
Observador - 22 mai. 00:17
Nada garante que um país que entre na União Europeia como uma democracia plena se mantenha assim. Por exemplo, a Hungria desceu em 2017 para o estatuto de um país apenas parcialmente livre.
Observador - 22 mai. 00:16
A execução deste orçamento levará provavelmente a uma política restritiva, de redução do défice maior que o previsto. Não há razões, nem económicas, nem sociais nem políticas para que assim seja.
Observador - 22 mai. 00:15
Não foi Costa quem mudou o cenário político, mas a bancarrota de Sócrates que despertou o eleitorado para problemas até então negligenciados, como a dívida e a estagnação económica que dela resulta.
Observador - 22 mai. 00:13
A 3 de Maio foi aprovado pelo Parlamento Europeu um relatório “sobre a perseguição de minorias com base na crença ou religião” – um documento que se coíbe, quase totalmente, de mencionar os cristãos.
Observador - 22 mai. 00:10
Apesar deste “forte crescimento” em 2022, só agora – uma vez decorridos 3 anos – é que o PIB português está a voltar ao valor nominal de 2019. E a partir de 2023 regressa ao magro crescimento habitual
Observador - 22 mai. 00:10
Quem não se preocupa com “algo profundamente penalizador da saúde física e mental” das mulheres? Esta “penalização” é para continuar? Até quando? Não são as mulheres dignas de ter proteção?
Observador - 22 mai. 00:08
Os “novos” desempregados têm mais de 40 anos, licenciaturas ou mestrados pré-Bolonha, carreiras, competências e habilidades. O Governo responde com “estágios ativar”, envoltos numa extensa burocracia
Observador - 22 mai. 00:02
Não é possível obter cuidados de saúde de alta qualidade sem reter os melhores. O desperdício da capacidade formativa e dos diferentes níveis de especialização dos enfermeiros chega a ser chocante.
Observador - 22 mai. 00:00
Não podemos pensar que os populismos e os totalitarismos se extinguirão naturalmente por si. O combate político moderado não deve sofrer de tibiezas ou cedências aos extremos.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 16:28
Vivemos tempos desafiantes.
publico@publico.pt - 21 mai. 13:24
Não compliquemos a vida das famílias mais do que o estritamente necessário. Nem a dos médicos que atendem crianças, por favor. As urgências entupidas com casos pouco graves perdem a capacidade de resposta para a sua verdadeira função.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 13:05
Depois de anos de testes e hesitações, o VAR foi, em 2019, finalmente introduzido em larga escala no futebol, subsistindo vários constrangimentos na forma como é implementado.
Pedro Aniceto - 21 mai. 11:08
A iniciativa europeia sobre o Direito à Reparação vai ser um verdadeiro pesadelo para ser implementada, porque vai mexer com princípios fundamentais que a generalidade dos fabricantes tem já como a…
Ana Pina - 21 mai. 11:06
A completar cinco anos em Matosinhos, a Casa da Arquitectura alcançou mais um marco importante na construção e promoção global da visibilidade da arquitetura nacional.
publico@publico.pt - 21 mai. 10:05
O segredo das crianças “mais fáceis” e mais cooperantes é o facto de os pais conseguirem “ver” os seus filhos.
José Couto Nogueira - 21 mai. 09:00
Os tiranos também são sentimentais e também amam, casam, recasam e têm filhos. Putin não é excepção....
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 08:47
Nesta semana foi apresentado pela Comissão Europeia o REPowerEU. Trata-se de um plano para reduzir rapidamente a dependência dos combustíveis fósseis russos e acelerar a transição verde.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 08:14
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) publicou recentemente um entendimento doutrinário (Informação Vinculativa n.º 21980), que é, ao mesmo tempo, banal e surpreendente.
publico@publico.pt - 21 mai. 07:32
A velha crença popular de “vai crescer e vai esticar” não é de todo verdade nos tempos actuais, pelo que importa, antes de mais, prevenir, mas também diagnosticar cedo e intervir precocemente!
www.jn.pt - 21 mai. 01:09
Numa louvável e oportuna iniciativa, o Conselho Económico e Social, em parceria com os investigadores da Universidade do Minho Pedro Morgado e Luís Aguiar-Conraria, decidiu deitar no divã os portugueses viciados na raspadinha.
www.jn.pt - 21 mai. 01:08
Nos últimos anos, tem sido tão galopante quanto preocupante o aumento da dependência em relação ao jogo da raspadinha em Portugal.
www.jn.pt - 21 mai. 01:07
Só quem nunca se trilhou no fecho-éclair da carcela, deu uma topada com o dedo mindinho numa mesa ou tentou pedir um cartão do cidadão pode acreditar que as palavras são o que mais magoa.
www.jn.pt - 21 mai. 01:06
Entrei no café quando o televisor tinha o som absurdamente alto. Dois homens discutiam. Um falava em caca (traduzi), outro chamava-lhe boi. Reconheci o programa e os protagonistas da contenda.
www.jn.pt - 21 mai. 01:05
A felicidade é um conceito e um princípio contemporâneo. A "felicidade é epidémica", disse-me Edgar Cabanas Díaz, ao telefone, numa entrevista. É autor de um livro que compara a busca da felicidade a uma espécie de ditadura do sorriso.
www.jn.pt - 21 mai. 01:04
E estamos de volta. As máscaras, a desconfiança no olhar ao entrar num local com muita gente, aquela notícia quando chegamos ao trabalho: "então, já sabes? O Zé tem covid". E o diálogo que se segue é sempre muito parecido: "ai é? Onde apanhou?".
www.jn.pt - 21 mai. 01:03
Vão-se multiplicando os pronunciamentos políticos que enfocam o inesperado que cada crise nos apresenta, como argumento justificativo de sacrifícios impostos aos cidadãos.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 01:02
Um governo com maioria absoluta e mandato para quatro anos e meio cria a expectativa de, finalmente, começar a haver uma estratégia longo prazo, não condicionada pelo taticismo, mais ou menos populista, antes indispensável à manutenção no poder.
www.jn.pt - 21 mai. 01:02
A FIFA deu mais um passo importante para acabar com certos tabus no futebol. Pela primeira vez, poderemos ter mulheres a arbitrar jogos num Campeonato do Mundo de homens e logo num país, o Catar, que social e culturalmente as continua a menorizar.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 01:01
Primeiro foi um vírus com origem na China. Depois foi um invasor com origem na Rússia. Agora é a comida que pode provocar uma guerra, com origem em todo o lado.
www.jn.pt - 21 mai. 01:01
Belas são as honras deste guerreiro predestinado, a essência do propósito consiste na dificuldade que o aprimorou, a tristeza e desespero do passado transformaram este homem num general da superação.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 01:00
Com os impossíveis entraves que constantemente surgem a potenciais negócios e a censura ao bom desempenho das empresas bem enraizada na sociedade - a começar na mesa do café e a terminar nos governantes, os lucros são vistos como algo sujo, obtido à custa da exploração de trabalhadores e clientes, prova final de más práticas e provável ação criminosa -, o turismo volta a surgir como o salvador da pátria.
www.jn.pt - 21 mai. 01:00
As derradeiras emoções das competições do futebol profissional têm o capítulo inicial este fim de semana, com a realização da primeira mão dos play-offs da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG, que opõem Moreirense a Chaves e Sp.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 00:51
O ensino superior em Portugal tem sido atingido por uma série de controvérsias que não o beneficiam (leia aqui o caso da Universidade de Direito).
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 00:37
A sustentabilidade é atualmente um dos grandes motores ambientais, económicos e sociais da humanidade e, claro, dos negócios. Sustentabilidade já não é apenas um chavão, mas antes uma questão que as empresas levam a sério (e bem!).
Observador - 21 mai. 00:26
A quantidade de peritos preocupados com o sexo do corpo discente é directamente proporcional às consumições que o sexo alimenta. Quanto mais criaturas esmiúçam o drama, maior é o drama.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 00:26
É fácil de esquecer que passaram menos de 50 anos desde que dois computadores trocaram dados pela primeira vez. Foi em 1969, o mesmo ano em que o homem chegou à Lua e os Archies lançaram o seu grande hit ″Sugar Sugar″.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 00:23
Como trazer as pessoas das operações para a estratégia das nossas empresas.
www.dinheirovivo.pt - 21 mai. 00:21
Ou o alerta da ″Great Resignation″ para o mercado de trabalho.
Observador - 21 mai. 00:18
A nova regulação do aborto tem levado o mundo progressista à histeria. É que além do abrir o precedente da revogar de “conquistas”, a causa ainda une esquerdas antigas e modernas.
Observador - 21 mai. 00:17
“O aborto é um mal. Nisto estão de acordo todos os escritores, desde os partidários da repressão feroz até aos defensores da legalização” (Álvaro Cunhal).
Observador - 21 mai. 00:15
Vivemos numa sociedade que nos incentiva a treinar a compreensão, a evitar a raiva. Ninguém nos dá um salvo conduto dizendo que podemos, às vezes, fugir para as colinas e deixar tudo como está.
Observador - 21 mai. 00:15
Aprendamos com os estados “na linha da frente”, os que fazem fronteira com a Ucrânia ou a Federação Russa. Vencer o “medo nuclear” para assegurar um futuro mais seguro é a única possibilidade viável.
Vítor Rainho - 21 mai. 00:00
A amizade dos dois políticos, estou em crer, proporcionará uma das grandes fotos da campanha presidencial, quando os dois ex-presidiários estiverem juntos no palanque a gritar contra a corrupção, a favor do amor e da paz. Será uma das fotos do ano.
José António Saraiva - 21 mai. 00:00
Têm medo de falar, para não cometerem mais erros. O Exército russo, que eles idealizavam como uma força imbatível, revelou-se um tigre de papel.
www.sol.pt - 21 mai. 00:00
Creio que, nos dias que correm, se poderá acrescentar que, em regra, nos regimes democráticos, tudo o que não é proibido é permitido.
Laura Ramires - 21 mai. 00:00
O fim da obrigatoriedade da máscara na maioria dos espaços foi a maior lufada de ar fresco, não só literalmente. Foi para muitos sentido como uma despedida oficial deste contexto pandémico, a lembrar o último pôr do sol nas despedidas do verão.
Aristóteles Drummond - 21 mai. 00:00
O Brasil conseguiu entrar no clube dos dez maiores produtores de maçã do mundo. E até já exporta suco da fruta.
Mário Ramires - 21 mai. 00:00
Pela humildade democrática como soube aceitar a derrota e passar a pasta a Moedas, Medina terá sido mesmo o único a tirar as devidas ilações.
Francisca de Magalhães Barros - 21 mai. 00:00
Alguém que diz que uma mulher violada não deve ter o direito a abortar devido a esses casos (sabendo-se que mais de uma mulher é violada por dia atualmente) serem muito raros!
Dinis de Abreu - 21 mai. 00:00
O exemplo de Marcelo fez escola e teve seguidores, entre os quais emergiram Marques Mendes, Paulo Portas ou Francisco Louçã, cada um no seu registo, embora este último num patamar diferente, menos ‘entertainer’ e mais ideólogo, com uma ‘pregação’ em tons suaves, para esbater o seu radicalismo.
Observador - 20 mai. 20:13
Apesar de todas as dificuldades e contratempos, profundas transformações desenharam uma nova paisagem social e progressos notáveis marcaram a construção desta democracia emergente.
www.ionline.pt - 20 mai. 15:41
Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva têm os desafios de unir o Partido, de fazer oposição, de se aproximar da sociedade civil, mas também de preparar o partido para ganhar eleições – não nos podemos esquecer que o PPD-PSD tem uma vocação natural de poder.
www.ionline.pt - 20 mai. 15:36
O Quarto Modelo: Confronto Ideológico da Eurásia vs Atlantismo Globalista Progressista e o inevitável caminho para o Federalismo Europeu Humanista (Nova Era).
apfigueiredo - 20 mai. 15:35
A razão mais importante e a que pode levar mais pessoas a decidir visitar este evento é a possibilidade de serem assessoradas por profissionais do setor que têm produto, conhecem o mercado e têm a capacidade de ouvir, entender, perceber e, por isso, ajudar a encontrar a melhor solução para cada pessoa, para cada necessidade, para cada situação financeira e para cada estilo de vida.
www.dinheirovivo.pt - 20 mai. 15:13
Liberdade, vontade, capricho e birras. E por fim, a infelicidade. Os miúdos, ao contrário daquilo reclamam, não querem liberdade, eles querem manifestar-se, guerrilha, bater com o pé, esticar a corda.
SARA NUNES - 20 mai. 15:06
Somos levados a pensar que somos livres de ligar e pesquisar o que bem entendermos no nosso telemóvel, que os metadados (a georreferenciação, por exemplo) até ajudaram a resolver crimes de sangue bem recentes
Elsa Veloso - 20 mai. 10:36
Precisamos de Encarregados da Proteção de Dados preparados para os constantes desafios, mas sobretudo, que as organizações tomem consciência da relevância da sua função.
Afonso de Melo - 20 mai. 09:49
Eu sei que o sangue não mente e que tu, na tua perfeita inocência, olharás em redor de perguntar-te-ás que fazes, menina tão bonita na fronteira da perfeição, rodeada de monstros feios como uma noite de tormentos?
José Paulo do Carmo - 20 mai. 09:46
É a forma como se respira vida, são as pessoas que transmitem uma sensação familiar, a comida maravilhosa que nos faz querer comer sempre um pouco mais mesmo estando já completamente cheios e logicamente o Gigi, que com a energia que o caracteriza nos embala para um tipo de experiência pouco comum.
Henrique Neto - 20 mai. 09:41
É particularmente chocante a facilidade com que as afirmações e as políticas sustentadas pelo poder passam sem o mínimo de escrutínio de base científica, ou são sustentadas pela comunicação social sem qualquer espécie de análise crítica.
www.ionline.pt - 20 mai. 09:35
A falta de água enfraquece quase toda a atividade económica, principalmente, das zonas rurais, acelerando o processo de desertificação demográfica e de estagnação.
Mário João Fernandes - 20 mai. 09:30
O ponto de vista empregue para a análise da (des)criminalização do aborto resulta da natureza e estrutura da matriz constitucional empregue como parâmetro de controlo do acto legislativo.
apfigueiredo - 20 mai. 09:20
Eu cá não sou nenhum Vasco Pulido Valente (que já agora Pinto Balsemão detestava) mas admito que, com a idade, vou estando cada vez melhor vacinado para os ímpetos reformistas do PSD que têm o mesmo efeito na mudança estrutural do país do que uma aspirina contra a varíola dos macacos
publico@publico.pt - 20 mai. 09:12
Quem trabalha hoje em dia com crianças constata que, se bem que tenham muitos interesses, estes são frequentemente voláteis, assentes na motivação para começar a pesquisar um tema da sua área de interesse, mas pouca persistência para aprofundar e co
Opinião de Henrique Raposo - 20 mai. 09:06
Um rapaz e uma rapariga começam a discutir e acabam no pugilato. Quem é que tinha razão quando tudo começou? Não interessa. Quando um rapaz e uma rapariga andam à pancada, ele perde qualquer razão a partir do momento em que usa a força contra ela.
svicente - 20 mai. 08:30
Portávamo--nos como os que não têm tento na língua. E se os nossos pais demoraram a revelar--nos, a mim e à minha irmã, alguns factos da história familiar, isso deveu-se apenas a não ter calhado
apfigueiredo - 20 mai. 08:30
Suécia e Finlândia têm oscilado as suas políticas externas por uma neutralidade sui generis, num arco que foi da não beligerância à recusa de alinhamentos militares permanentes, passando pelo aumento dos seus orçamentos de Defesa ou pela manutenção do serviço militar obrigatório.
Vítor Rainho - 20 mai. 08:10
Parece óbvio que muita coisa se está a passar nos bastidores e é natural que não tenhamos conhecimento dessas movimentações, mas não deixa de ser estranho que, quer de um lado quer do outro, se vão apresentando imagens para ‘papalvos’ se entreterem.
Ana Pina - 20 mai. 08:10
Sempre que o mercado tenta recuperar, surgem intervenções verbais que empurram as bolsas mais para baixo.
publico@publico.pt - 20 mai. 08:02
A nossa saúde depende não apenas dos cuidados, mas também dos sítios onde vivemos, da qualidade das nossas casas e dos nossos empregos, do nosso nível de escolaridade e, sobretudo, de sermos pobres ou ricos.
Opinião de Ribeiro Cristovão - 20 mai. 07:20
Milhares de portistas vindos de todas as partes do país não deixarão de colorir o Vale do Jamor de azul e branco, convencidos de que a força está do seu lado, e conquistar a Taça de Portugal será apenas uma questão de minutos.
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral - 20 mai. 07:17
A “máquina exportadora” chinesa parece ter avariado. As severas restrições por causa da covid 19 prejudicam o crescimento económico da China. A situação em Shanghai é dramática.
www.publico.pt - 20 mai. 05:50
A covid veio mesmo para ficar?
Ricardo Pinheiro Alves - 20 mai. 01:19
A atitude de negação da verdade para impor a mentira progressista é uma constante da história do fanatismo, pelo menos desde a revolução francesa.
www.jn.pt - 20 mai. 01:04
Felizmente, vivemos numa época de combate a estereótipos, mas também numa altura onde o equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos de várias situações é vítima da pressão de publicar e comentar nas redes sociais, à conquista de notoriedade e alcance, o que dificulta a capacidade de discernir sobre os factos.
www.jn.pt - 20 mai. 01:03
Os exercícios de adivinhação sucedem-se. Se há momento evidente em que os números de infecções com covid não só não são exactos, como estão muitíssimo abaixo da realidade, é este.
www.jn.pt - 20 mai. 01:02
Fortemente afetado pela covid-19, o sistema alimentar global é agora atingido por uma guerra inesperada. Antes da invasão da Ucrânia, o Programa Alimentar Mundial já havia avisado que 2022 seria terrível.
www.jn.pt - 20 mai. 01:01
Temos pela frente uns anos plenos de desafios e oportunidades, que iremos viver num ambiente privilegiado de estabilidade política e com vultuosos meios financeiros para transformar o país.
www.jn.pt - 20 mai. 01:00
O planeamento estratégico determina a preparação cuidada de um conjunto de ações e iterações. É desenhado em função de cenários de médio, longo prazo, em que se antecipam cenários em função dos objetivos e tipo de organização.
Observador - 20 mai. 00:20
Não é aceitável, e corresponde até a um objetivo bem documentado do Kremlin, alegar desinformação para anular a discussão séria de factos bem documentados, como os crimes de guerra russos na Ucrânia.
Filipe Alves - 20 mai. 00:20
Será possível crescer de forma sustentada, no médio e longo prazo, sem uma profunda reforma do Estado, sobretudo em áreas como a Justiça e a Educação?
Ana Pina - 20 mai. 00:18
Boa parte do tempo em que as taxas de juro estiveram extraordinariamente baixas foi perdido em temas colaterais de agenda política, em vez de colocar-se o foco no crescimento económico.
Observador - 20 mai. 00:16
A Grande Substituição é o título de um livro de Renaud Camus, de 2012, onde se defende que a Europa branca sofre uma colonização inversa que a extinguirá conforme a conhecemos.
Ana Pina - 20 mai. 00:15
Não se percebe porque é que o Governo não actualizou os escalões de IRS com a sua – muito optimista – previsão de inflação.
www.dinheirovivo.pt - 14 mai. 11:47
A resistência do Banco Central Europeu em iniciar o movimento de subida das taxas de juro parece ter chegado ao fim, com a sinalização de Christine Lagarde, que indica que o início desse movimento vai começar com o fim do programa de compra de ativos, ou seja, no início do próximo trimestre.
www.dinheirovivo.pt - 30 abr. 11:47
No dia 3 de maio, a AEP celebra o seu 173º aniversário, cuja sessão comemorativa contará com a presença do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia.
www.dinheirovivo.pt - 5 jun. 11:46
Os resultados não mentem: desde o início deste século, o País quase estagnou. A presente década será decisiva: Portugal terá forçosamente de alterar a sua abordagem para alcançar sucesso económico.
www.dinheirovivo.pt - 1 mai. 11:46
Na próxima segunda-feira, dia 3, a AEP comemora 172 anos de vida!