expresso.ptexpresso.pt - 22 out. 19:17

Amadora: fogo que consumiu o autocarro foi extinto, bairro do Zambujal está fechado, agentes posicionam-se debaixo das arcadas dos prédios

Amadora: fogo que consumiu o autocarro foi extinto, bairro do Zambujal está fechado, agentes posicionam-se debaixo das arcadas dos prédios

Continuam os distúrbios no bairro do Zambujal, no concelho da Amadora, apesar de a PSP ter mantido um forte dispositivo no local. O fogo que consumia o autocarro já foi entretanto extinto

Um autocarro da Carris Metropolitana foi hoje ao final da tarde incendiado no bairro do Zambujal, na Amadora, distrito de Lisboa, constatou a Lusa no local.

Pelas 19h05, as equipas de prevenção e intervenção rápida da PSP que se encontravam na praça de São José deslocaram-se para o interior do bairro, com duas carrinhas e seis motas.

Em declarações à Lusa, uma moradora relatou que o autocarro foi mandado parar por um grupo de jovens do bairro que, depois de o motorista sair, lançou fogo à viatura.

As chamas consumiram o veículo, tendo-se também ouvido explosões e disparos.

Autocarro consumido pelas chamas no bairro do Zambujal Autocarro consumido pelas chamas no bairro do Zambujal MIGUEL A.LOPES

Entretanto, a polícia montou um perímetro de segurança no acesso à zona do fogo, muito próximo de prédios de habitação e, pelas 19h25, os bombeiros já se encontravam no local a combater as chamas.

A reportagem do Expresso, que chegou ao local, dá conta de um ambiente tenso, com dezenas de polícias armados posicionados debaixo de arcadas ou das entradas dos prédios, protegendo-se de eventuais agressões, pedindo aos moradores que entrem nas suas respetivas casas. Num primeiro momento, vários lasers de cor verde foram projetados para as janelas dos prédios.

A rua, que esta tarde esteve ocupada durante uma manifestação a pedir justiça, foi bloqueada em ambos os sentidos pelas autoridades. O fogo que consumiu o autocarro foi extinto.

Fonte policial garantiu que nenhum agente entrou em residências, mas enquanto as carrinhas da PSP patrulham a área ouvem-se petardos e foram arremessadas pedras de uma rua paralela e as autoridades puseram-se a caminho. Há, para já, duas situações de emergência médica: duas pessoas foram socorridas por bombeiros por inalação de fumos e altas temperaturas, junto de onde o autocarro ardeu.

Ver Twitter
Segunda noite de protestos

Na véspera, na noite de segunda-feira, pelo menos 30 pessoas causaram distúrbios no bairro do Zambujal, em Lisboa, onde morava o homem morto a tiro pela PSP na Cova da Moura. Vários caixotes do lixo foram incendiados e pelo menos uma pessoa ficou ferida, mas ninguém foi detido.

Pouco depois das 21:00 instalou-se o caos no bairro do Zambujal: caixotes do lixo a arder e outros virados ao contrário para impedir a entrada das autoridades.

Os bombeiros foram chamados e terão sido mal recebidos. Pediram ajuda à polícia, que destacou equipas de intervenção rápida da PSP e da Unidade Especial de Polícia.

[Notícia em atualização]

NewsItem [
pubDate=2024-10-22 20:17:24.774
, url=https://expresso.pt/sociedade/2024-10-22-video-amadora-fogo-que-consumiu-o-autocarro-foi-extinto-bairro-do-zambujal-esta-fechado-agentes-posicionam-se-debaixo-das-arcadas-dos-predios-c2c957fa
, host=expresso.pt
, wordCount=388
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_10_22_1910513749_amadora-fogo-que-consumiu-o-autocarro-foi-extinto-bairro-do-zambujal-esta-fechado-agentes-posicionam-se-debaixo-das-arcadas-dos-predios
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]