rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 17 out. 21:34

Cientistas voltam a manifestar-se na quarta-feira em Lisboa contra a precariedade

Cientistas voltam a manifestar-se na quarta-feira em Lisboa contra a precariedade

O Snesup emitiu um pré-aviso de greve para a próxima quarta-feira para "dar cobertura legal a quem tenha de ausentar-se do local de trabalho para participar na manifestação".

Cientistas voltam na quarta-feira a manifestar-se em Lisboa contra a precariedade laboral, um protesto que juntará vários sindicatos e organizações numa marcha entre o Ministério da Ciência e a Assembleia da República.

Em declarações à Lusa, José Moreira, presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup), que hoje publicou no seu portal a convocatória da manifestação, disse que "é preciso saldar a dívida que o país tem" com os cientistas: "terem uma vida decente, com uma carreira".

Sem isso, segundo o sindicalista, não é possível ter "um sistema científico consolidado e mais competitivo".

José Moreira reconhece que "foram dados alguns passos", embora "muito lentos", para acabar com a precariedade, como a substituição de bolsas por contratos de trabalho, ainda que a termo, e o lançamento de um programa que permite o ingresso na carreira de investigadores com doutoramento concluído.

"

Também a Fenprof, que representa investigadores que são igualmente docentes, emitiu um pré-aviso de greve semelhante, reclamando "um mecanismo permanente de financiamento para a contratação para a carreira de investigação científica" e "financiamento consistente para o emprego científico de doutorados".

A manifestação começa com uma concentração em frente ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, segue em direção à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia e termina junto à Assembleia da República, onde em 18 de julho do ano passado houve um protesto contra a precariedade do trabalho científico quando a então ministra da Ciência, Elvira Fortunato, participava numa audição parlamentar sobre o assunto.

Também no ano passado, mas em 16 de maio, Dia Nacional dos Cientistas, investigadores saíram à rua em Lisboa contra a precariedade e em 03 de julho no Porto, quando decorria o encontro nacional de ciência.

NewsItem [
pubDate=2024-10-17 22:34:41.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/10/17/cientistas-voltam-a-manifestar-se-na-quarta-feira-em-lisboa-contra-a-precariedade/397932/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=275
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_10_17_1586930914_cientistas-voltam-a-manifestar-se-na-quarta-feira-em-lisboa-contra-a-precariedade
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]