eco.sapo.ptJon Fath - 15 out. 16:59

Portugal 4.0: onde nasce o futuro do empreendedorismo

Portugal 4.0: onde nasce o futuro do empreendedorismo

Se continuarmos a simplificar processos e a apostar em políticas que incentivem o empreendedorismo digital, o país pode muito bem tornar-se o próximo grande centro de startups na Europa.

A digitalização veio mudar as regras do jogo no mundo dos negócios, tornando a criação de uma empresa a nível mundial acessível a qualquer pessoa com uma boa ideia e um computador. Em Portugal, essa transformação não só está a abrir portas para novos empreendedores, como também a colocar o país no mapa do empreendedorismo europeu – os números não mentem.

Portugal já é considerado o 6º melhor ambiente da Europa para criar e desenvolver uma startup, de acordo com o ranking do Financial Times “Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024”, com cerca de 4000 startups e scaleups a nível nacional. E com as condições ideais, incluindo duas incubadoras portuguesas entre as dez melhores da Europa, não há limites para o que os empreendedores podem alcançar.

No fundo, a digitalização está a fazer com que a criação de empresas em Portugal seja mais fácil do que nunca. Com o foco certo e algumas melhorias no caminho, o país pode, efetivamente, tornar-se um dos principais destinos de empreendedorismo na Europa, levando o nome de Portugal cada vez mais longe.

NewsItem [
pubDate=2024-10-15 17:59:00.0
, url=https://eco.sapo.pt/opiniao/portugal-4-0-onde-nasce-o-futuro-do-empreendedorismo/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=175
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_10_15_808241574_portugal-4-0-onde-nasce-o-futuro-do-empreendedorismo
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000187]