www.rtp.ptrtp.pt - 27 jul. 10:25

Cientistas querem criar "rota dos fósseis" em todas as ilhas da Macaronésia

Cientistas querem criar "rota dos fósseis" em todas as ilhas da Macaronésia

Cientistas de cinco países terminam hoje uma expedição a Cabo Verde, com o registo fossilífero do último estádio interglacial no arquipélago, uma pesquisa que querem estender a todos as ilhas da Macaronésia para criar uma "rota dos fósseis".

"Todas essas ilhas têm património paleontológico, alguns deles de relevo internacional", disse à Lusa o biólogo e paleontólogo português Sérgio Ávila, que liderou uma equipa que nas últimas três semanas realizou mais uma expedição científica a Cabo Verde.

Durante 21 dias, nove investigadores dos Estados Unidos, Espanha (Canárias), Polónia, Reino Unido e Portugal desenvolveram trabalhos de campo nas ilhas do Sal, Santiago, Boa Vista e Maio, numa coordenação da CIBIO-Açores, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos -- Açores, com sede na Universidade dos Açores.

No caso de Cabo Verde, este tipo de trabalho está a ser realizado há cerca de sete anos, e já foram detetados campos de megablocos, associados a megatsunamis gerados pelo colapso lateral de edifícios vulcânicos.

Sérgio Ávila afirmou que já foram recolhidas "informações importantes" sobre a geologia de praticamente todas as oito ilhas do país com registo fossilífero, que serão publicadas em revistas da especialidade.

A investigação começou há mais de 20 anos na ilha de Santa Maria, nos Açores, onde já foi realizada uma rota dos fósseis e criado o primeiro PaleoParque a nível mundial.

Além de Santa Maria, o biólogo e paleontólogo revelou que há registos de fósseis em duas ilhas na Madeira, em praticamente todas as ilhas da Canárias e em oito das 10 ilhas de Cabo Verde.

Por isso, a ideia é apresentar as produções científicas aos governos desses arquipélagos e criar "rotas dos fósseis" na Macaronésia.

"Esta experiência que nós temos de anos e anos de trabalho em Santa Maria, neste momento estamos a alargá-la, não só ao arquipélago da Madeira, em particular à ilha do Porto Santo, mas às ilhas do arquipélago das Canárias, e agora, mais recentemente, a Cabo Verde", afirmou.

"Tencionamos expandir a nossa experiência e produzir em todas estas ilhas rotas dos fósseis" e apresentar projetos para conservação e preservação desse património e sugerir a criação de museus, acrescentou.

A partir do momento em que as rotas estejam delineadas e os museus estejam construídos, Sérgio Ávila disse que os cientistas vão apresentar propostas a todos os governos para criarem paleoparques e, assim, "transformar artigos científicos em dividendos económicos".

Os cientistas vão criar ainda programas de televisão com todo o material recolhido, e ainda este ano vão entregar gratuitamente quatro episódios à RTP Açores, filmados na ilha de Santiago, e cujo objetivo é que passem nos canais de todos os outros arquipélagos.

A expedição é financiada pelo Governo Regional dos Açores, através do projeto "Base de Dados da PaleoBiodiversidade da Macaronésia", que pretende colocar online todo o património paleontológico de todas as ilhas da Macaronésia.

PUB
NewsItem [
pubDate=2024-07-27 11:25:24.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/cientistas-querem-criar-rota-dos-fosseis-em-todas-as-ilhas-da-macaronesia_n1589030
, host=www.rtp.pt
, wordCount=419
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_27_2133844757_cientistas-querem-criar-rota-dos-fosseis-em-todas-as-ilhas-da-macaronesia
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]