www.publico.ptpublico.pt - 26 jul. 19:34

Atletas no Sena e uma cerimónia elaborada. Arrancam os Jogos Olímpicos de Paris

Atletas no Sena e uma cerimónia elaborada. Arrancam os Jogos Olímpicos de Paris

Confirma-se: é uma cerimónia "à grande e à francesa". A abertura dos Jogos de Paris fez-se em 12 actos, por alguns dos lugares mais célebres da cidade e pelo rio Sena, onde foram apresentados os atletas olímpicos.

Começaram — agora oficialmente — os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. A cerimónia de abertura trouxe muita chuva (falava-se mesmo num “desastre” meteorológico), mas quando começou já se viam cabeças descobertas prontas para receber os atletas.

É a primeira vez que a cerimónia não acontece dentro de um estádio: apesar da escolha polémica do rio Sena, a ideia foi para a frente. Uma cerimónia em 12 actos, que começou com a apresentação de cada delegação nacional, por ordem alfabética (excluindo a Grécia, que é sempre o primeiro país a aparecer), em barcos que percorrem um percurso de seis quilómetros no rio, desde a ponte Austerlitz até Trocadéro, já perto da Torre Eiffel. Os atletas exibem os trajes cerimoniais que foram divulgados ao longo dos últimos meses.

Os barcos ainda iam na letra B quando surgiu a cantora norte-americana Lady Gaga, rodeada de plumas cor-de-rosa, que iam formando corações à sua frente ou à sua volta, enquanto entoava Mon Truc En Plumes, popularizada por Zizi Jeanmaire. E ainda houve espaço para uma actuação de 80 bailarinos do Moulin Rouge.

Depois, mais de 500 bailarinos juntaram-se para celebrar a cidade de Paris, lembrando Notre Dame, enquanto a realização dos Jogos acompanhava o caminho da tocha olímpica nas mãos de uma figura misteriosa, com o rosto coberto. A chama já passou por várias mãos esta sexta-feira, desde o presidente do Comité Olímpico Internacional até ao rapper Snoop Dogg.

Pouco depois, a chuva voltou e continuou o desfile das delegações nacionais. Noutra pausa, agora para o primeiro momento solene da noite, ouviu-se A Marselhesa e foi hasteada a bandeira francesa no Trocadéro.

Homenagearam-se ainda dez heroínas da história de França, representadas por estátuas douradas que se ergueram sobre o rio: de Simone de Beauvoir a Paulette Nardal. 

A delegação portuguesa também foi apresentada no Sena, com os atletas Ana Cabecinha e Fernando Pimenta como porta-estandartes. Na mesma embarcação seguiam as delegações do Qatar e da Coreia do Norte. 

A cerimónia contou ainda com a participação de estrelas do desporto internacional como Rafael Nadal, Zinedine Zidane, Serena Williams ou Carl Lewis, além de vários espectáculos de música, dança e luzes. Céline Dion, que tem estado afastada dos palcos por questões de saúde, foi uma das surpresas da noite, ao interpretar Hymne à l'amour, de Édith Piaf, no topo da Torre Eiffel.

Entre 26 de Julho e 11 de Agosto quase 11 mil atletas vão competir em 35 modalidades, em 35 localizações da capital francesa. Portugal será representado por 75 atletas, que vão competir em 15 modalidades.

NewsItem [
pubDate=2024-07-26 20:34:49.0
, url=https://www.publico.pt/2024/07/26/desporto/fotogaleria/jogos-olimpicos-paris-2024-412336
, host=www.publico.pt
, wordCount=417
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_26_671941547_atletas-no-sena-e-uma-cerimonia-elaborada-arrancam-os-jogos-olimpicos-de-paris-em-actualizacao
, topics=[fotogaleria]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]