rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 26 jul. 16:00

Tudo o que precisa de saber sobre a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

Tudo o que precisa de saber sobre a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

Evento que marca oficialmente o início dos Jogos Olímpicos é esta sexta-feira às 18h30 e pode vê-lo na RTP 1 ou na Eurosport. Pela primeira vez, a cerimónia não acontece num estádio: 94 barcos vão transportar os quase 11 mil atletas pelas margens do rio Sena até à Torre Eiffel.

Todos nos lembramos das cores vibrantes do Rio de Janeiro em 2016, da flecha com fogo disparada pelo arqueiro paraolímpico Antonio Rebollo para a pira olímpica de Barcelona em 1992 ou os 15 mil participantes que participaram nas coreografias de Pequim em 2008.

As cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos ficam sempre na memória, mas pouco se sabe sobre a programação da edição deste ano em Paris, que começa às 18h30 (hora de Lisboa) e terá uma duração de três horas.

O que podemos esperar da cerimónia de abertura?

Do que se sabe, promete ser uma cerimónia histórica. Desde logo porque, pela primeira vez nas Olimpíadas, irá acontecer fora de um estádio.

O tradicional desfile vai acontecer em barcos ao longo do rio Sena, passando por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade de Paris, como o Louvre ou a Catedral de Notre Dame, ou locais que vão disputar alguns dos eventos, como a Esplanade des Invalides ou o Grand Palais.

Quantos atletas vão fazer parte da cerimónia?

Ao todo são quase 11 mil atletas 94 barcos que vão percorrer seis quilómetros até chegarem à margem oposta à Torre Eiffel, onde a pira olímpica será acesa para declarar os Jogos Olímpicos oficialmente abertos.

As maiores comitivas entre os comités olímpicos vão ter barcos para si mesmos, como EUA, China ou França, enquanto países mais pequenos vão partilhar barcos entre eles.

É aí também que vão decorrer os restantes momentos festivos da cerimónia de abertura, com as margens do rio Sena a terem bancadas para aquela que promete ser a maior cerimónia em termos de espectadores.

Os atletas vão vestir os trajes cerimoniais que foram divulgados nos últimos meses, com Portugal a ter como porta-estandartes o canoísta Fernando Pimenta e a marchadora Ana Cabecinha.

No evento vão estar 22 dos 73 portugueses que vão competir nos Jogos, que vão estar no 60.º de 94 barcos. O Comité Olímpico Português (COP) prevê que a embarcação que estará na Ponte D'Austerlitz às 19h51 e em Iéna às 20h33, e será partilhada com as delegações da Coreia do Norte e do Qatar.

Quantas pessoas são esperadas na cerimónia de abertura?

Nas margens do Sena vão estar presentes pelo menos 300 mil pessoas, quase triplicando o recorde da última edição, com a organização a estimar que 600 mil vão poder ver a cerimónia de abertura ao vivo. Entre estes estão quase uma centena de chefes de Estado, incluindo Marcelo Rebelo de Sousa. Em representação do Governo estará o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Há bilhetes pagos, como os 104 mil nas bancadas inferiores do Sena, mas também bilhetes grátis, como os 222 mil para as bancadas superiores nas margens do rio parisiense.

A estes juntam-se 80 ecrãs gigantes pela cidade e sistemas de sons próximos do local. A organização espera ainda que 1,5 mil milhões de pessoas vejam a cerimónia por todo o mundo.

O que podemos esperar de atuações e concertos?

Da parte do espetáculo, vão estar presentes um total de três mil artistas, incluindo 400 dançarinos, que serão liderados pela core��grafa Maud Le Pladec, e que estarão em cada uma das pontes de Paris enquanto os atletas passam nos barcos pelo Sena.

Sobre atuações de cantores famosos, há rumores sobre a presença de Lady Gaga, Aya Nakamura, Celine Dion, naquele que seria o seu regresso aos palcos desde 2020, e a presença da primeira banda de heavy metal em Jogos Olímpicos, os Gojira.

Onde posso ver a cerimónia de abertura?

O evento, que começa às 18h30 portuguesas e tem o seu momento alto apontado para as 20h30, será transmitido em direto na RTP e Eurosport, além dos serviços de streaming da HBO Max e da RTP Play.

Estes também vão transmitir os outros eventos dos Jogos Olímpicos, entre 26 de julho e 11 de agosto, com a RTP2 e a RTP Play a ter entre 12 a 14 horas de transmissão diária e a Eurosport a ter direito a nove canais para a transmissão de vários desportos, em vez dos habituais dois canais.

Além disso, a HBO Max, que passou a Max em maio, terá todos os momentos da competição, com um calendário disponível dos jogos e filtros por modalidades.

NewsItem [
pubDate=2024-07-26 17:00:47.0
, url=https://rr.sapo.pt/bola-branca/especial/modalidades/2024/07/26/tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-a-cerimonia-de-abertura-dos-jogos-olimpicos/387766/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=684
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_26_2065477517_tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-a-cerimonia-de-abertura-dos-jogos-olimpicos
, topics=[bola branca, modalidades]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]