www.rtp.ptrtp.pt - 26 jul. 13:51

"Isto vai ser histórico". O apoio dos Obama a Kamala Harris

"Isto vai ser histórico". O apoio dos Obama a Kamala Harris

Barack Obama e Michelle Obama garantem que vão fazer "tudo" o que puderem para ajudar a eleger Kamala Harris como "a próxima presidente dos Estados Unidos". A vice-presidente norte-americano tem agora o apoio de todas as principais figuras - politicamente ativas - do Partido Democrático para ser nomeada candidata à Casa Branca.
Kamala Harris ao telefone com o casal Obama que a apoia.

Kamala Harris ao telefone com o casal Obama que a apoia. Reuters Num vídeo divulgado nas redes sociais da vice-presidente dos Estados Unidos, vê-se Kamala Harris a falar ao telefone. Do outro lado ouve-se, em primeiro lugar, a voz de Michelle Obama: “Não posso fazer este telefonema sem dizer à minha amiga Kamala: estou orgulhosa de ti. Isto vai ser histórico”. A seguir Obama afirma: “Telefonámos a dizer que a Michelle e eu não podíamos estar mais orgulhosos de te apoiar e fazer tudo o que pudermos para que superes esta eleição e chegues à Sala Oval”. Kamala Harris não esconde a satisfação com o apoio dos Obama e agradece, até porque o silêncio do antigo presidente democrata estava a alimentar a ideia de que este era a favor de uma competição com vários nomes para garantir a nomeação na Convenção Nacional Democrata do próximo mês, em Chicago.  
No entanto, na rede social X, Obama escreve que Kamala Harris “será uma fantástica presidente dos Estados Unidos”. “Tem todo o nosso apoio. Neste momento crítico para o nosso país, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que ela ganhe em novembro”. A seguir o apelo ao voto: “Esperamos que se juntem a nós.”

Earlier this week, Michelle and I called our friend @KamalaHarris. We told her we think she’ll make a fantastic President of the United States, and that she has our full support. At this critical moment for our country, we’re going to do everything we can to make sure she wins in… pic.twitter.com/0UIS0doIbA

— Barack Obama (@BarackObama) July 26, 2024

O ex-presidente manteve o silêncio após a decisão de Joe Biden de se retirar da campanha, o que agora alguns analistas garantem que teve como objetivo não pôr em segundo plano a mensagem elogiosa para Joe Biden, após ter desistido. Já a estação televisiva norte-americana NBC garante que o silêncio de Obama, até agora, foi pensado ao milímetro para escolher o momento certo.
Este apoio acontece numa altura em que a campanha de Kamala Harris tem planeadas inúmeras ações para marcar os 100 dias que faltam para a eleição presidencial.
Na História dos Estados Unidos, Obama foi o primeiro presidente negro do país e agora apoia Kamala Harris, que, vencendo Trump, seria a primeira mulher, a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência do sul da Ásia a chegar à Casa Branca.
'Kamala Karris','Partido','Democrático','Democrata','Estados Unidos','Barack Obama','Michelle Obama','Donald Trump','Eleição','Presidencial' PUB
NewsItem [
pubDate=2024-07-26 14:51:11.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/isto-vai-ser-historico-o-apoio-dos-obama-a-kamala-harris_n1588853
, host=www.rtp.pt
, wordCount=407
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_26_1566238490_-isto-vai-ser-historico-o-apoio-dos-obama-a-kamala-harris
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]