expresso.ptAscenso Simões - 25 jul. 07:00

Reinventar a Internacional Socialista

Reinventar a Internacional Socialista

O Partido Socialista português foi, ao longo da existência da IS, um dos seus principais motores. A figura de Mário Soares, que fazia a ligação entre a Europa, as Américas, África e Ásia, ainda hoje é fundacional

A internacional Socialista (IS), instituição que reúne, no espaço mundial, os partidos socialistas, trabalhistas e sociais-democratas, foi, na segunda metade do século passado, a mais importante força no fazer valer o espírito da liberdade e da democracia em todos os continentes.

. A presidência de Guterres, que fez com que a IS valesse em processos de consolidação da democracia na América do Sul e em África, foi muito relevante. Porém, a nossa Internacional não existe, no tempo corrente, para os socialistas portugueses.

Está na hora de voltarmos à ação. Aproveitando o tempo em que vamos estar na oposição construindo uma alternativa de governo, deveria Pedro Nuno Santos ganhar para si a afirmação da social democracia nas diversas partes do mundo e neste tempo difícil. Nunca esquecer que os socialistas portugueses mantêm uma enorme capacidade de influência no Mediterrâneo, na África Subsariana e na América Latina. Será, também aqui, que o líder do PS se afirmará.

NewsItem [
pubDate=2024-07-25 08:00:34.0
, url=https://expresso.pt/opiniao/2024-07-25-reinventar-a-internacional-socialista-726b6dbc
, host=expresso.pt
, wordCount=153
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_25_966027742_reinventar-a-internacional-socialista
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]