visao.ptLUIS DELGADO - 23 jul. 19:32

Visão | As razões do PR

Visão | As razões do PR

A partir de agora é a AR que governa? Haverá essa tentação, que ganhou nova vida, mas este PM não vai vergar. Passou uma vez, mas não muitas mais.

Promulgando os diplomas da AR, contra o voto dos partidos que suportam o Governo, o Presidente da República enviou três recados para 2025:

1. O respeito pelas maiorias na AR, mesmo que de conveniência, merece sempre ser legitimado. Esta é a primeira ponderação que o PR tem de fazer, e é puramente política. Mal seria que fossem devolvidos ou vetados os sete diplomas que tiveram uma forte aprovação na AR. Isto conduz-nos à segunda razão.

2. Promulgando, o PR obriga a um entendimento partidário e governamental sobre o Orçamento de Estado para 2025, e em alguns casos já este ano. Lembra que algumas das medidas terão impacto total nesse OE, e com isso responsabiliza as duas partes – Governo de Parlamento – para que exista um entendimento mínimo. Por outras palavras, o PR não quer confusões eleitorais em Outubro ou Novembro, e despacha já o OE para o próximo ano. Depois logo se verá.

3. As sete medidas que o PR promulgou, por muito esquecidos que possamos estar, são genericamente boas e importantes para os portugueses. Obviamente que o Governo pretendia que fossem as suas, mas a maioria relativa obriga a estes desfechos. Significa isto que a partir de agora é a AR que governa? Haverá essa tentação, que ganhou nova vida, mas este PM não vai vergar. Passou uma vez, mas não muitas mais.

À margem: Kamala já tem um guião, que não vai largar até Novembro. A procuradora contra o criminoso. Os bons contra os maus. A polícia e o bandido.

NewsItem [
pubDate=2024-07-23 20:32:02.0
, url=https://visao.pt/opiniao/ponto-de-vista/linhas-direitas/2024-07-23-as-razoes-do-pr/
, host=visao.pt
, wordCount=249
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_23_215522423_visao-as-razoes-do-pr
, topics=[opinião, linhas direitas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]