rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 11 jul. 12:41

Missionários Espiritanos têm novo superior provincial

Missionários Espiritanos têm novo superior provincial

O padre Hugo Ventura foi eleito esta quinta-feira durante o Capítulo que decorre em Cascais. Atual responsável pela Casa Provincial da Estrela, em Lisboa, onde era presidente do Centro Padre Alves Correia (CEPAC), que apoia imigrantes. Foi missionário em Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Brasil.

“Tenho a alegria de confirmar a eleição do padre Hugo Ventura (…) para um mandato de quatro anos”, anunciou o Superior Geral dos Missionário do Espírito Santo, durante o Capítulo Geral que está a decorrer no seminário da Torre da Aguilha, em Cascais. De acordo com o comunicado enviado à Renascença, Alain Mayama garantiu ao novo responsável da Província portuguesa “o apoio, a colaboração e a união de orações” de todos os membros do Conselho Geral da congregação.

Da Amazónia a Lisboa

Hugo Ventura tem 49 anos de idade. Nasceu em Lisboa em 1975, e cresceu na zona de Tires-Cascais. Em 1987 entrou no Seminário Espiritano de Godim- Régua, onde professou em 1996. Fez o seu estágio missionário no Tefé – Amazónia, para onde seria enviado já como padre. A sua ordenação sacerdotal foi em 2002.

Em 2008 regressou a Portugal, tendo-se dedicado à Animação Vocacional e Juvenil, em Braga. Foi nessa altura que começou a trabalhar com os Jovens Sem Fronteiras. Coordenou diversas Semanas Missionárias com os JSF em Portugal, e algumas Missões ‘Ponte’ no Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. Desde 2019 é o Coordenador Nacional dos JSF e, desde 2021, Superior da Casa Provincial na Estrela, Lisboa. Era o 1.º Assistente do Provincial e presidente do Centro Padre Alves Correia (CEPAC), que apoia imigrantes em Lisboa.

Um Capítulo para relançar a Missão

‘Firmes na Fé e inabaláveis da Esperança’ é o lema do XI Capítulo Provincial dos Missionários Espiritanos, que está a decorrer até ao próximo domingo, 14 de julho. De acordo com as informações enviadas à Renascença, o encontro reúne 27 participantes, incluindo convidados. “Além dos membros professos da Província de Portugal, há delegados eleitos pelos confrades que trabalham em África, na Europa e na América. Há três Leigos Espiritanos Associados, que representam todos os movimentos e dinamismos laicais da grande Família Espiritana”. Entre os convidados estão os Superiores Espiritanos de Angola, Cabo Verde e Espanha.

Em análise ao longo desta semana está o ‘instrumentum laboris’ (documento de trabalho), que resultou de vários encontros, assembleias e colaborações pessoais prévias a este encontro. O documento está a ser “debatido por grupos temáticos e de consenso, uma dinâmica que implica todos os participantes, terminando com a votação final dos documentos”. O objetivo é “atualizar o Projeto Missionário Global da Missão Espiritana em Portugal”.

Antes do Capítulo realizou-se uma semana de retiro, seguindo a dinâmica inaciana, e a 6 e 7 de Julho decorreu a Peregrinação Anual da Família Espiritana a Fátima.

Na próxima sexta-feira, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai marcar presença no encontro – irá presidir à Eucaristia e jantar com os espiritanos. A Eucaristia de encerramento, no domingo, terá lugar na Igreja paroquial de Tires, confiada ao cuidado pastoral dos Missionários do Espírito Santo.

NewsItem [
pubDate=2024-07-11 13:41:02.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2024/07/11/missionarios-espiritanos-tem-novo-superior-provincial/385905/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=456
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_11_642974388_missionarios-espiritanos-tem-novo-superior-provincial
, topics=[religião, informação]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]