www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 11 jul. 09:43

Mulheres representam dois terços dos 100 principais diretores de sustentabilidade da América do Norte

Mulheres representam dois terços dos 100 principais diretores de sustentabilidade da América do Norte

Executivos provêm de uma gama diversificada de indústrias, incluindo retalho, serviços e tecnologia, com uma receita anual superior a mil milhões de dólares e pelo menos cinco mil empregados.

As mulheres representam dois terços dos 100 principais diretores de sustentabilidade (CSO, na sigla em inglês) da América do Norte, com 66 mulheres e 34 homens incluídos na lista divulgada pelo Instituto Futur/io, uma organização dedicada a fomentar a liderança na inovação sustentável a nível mundial. As empresas norte-americanas são a maioria, ocupando 91 posições, enquanto o Canadá tem nove empresas presentes.

Os executivos provêm de uma gama diversificada de indústrias, incluindo retalho, marcas de consumo, serviços e tecnologia, sublinhando a universalidade do desafio da sustentabilidade. A lista inclui empresas com sede nos EUA ou no Canadá, com uma receita anual superior a mil milhões de dólares e pelo menos cinco mil empregados.

"Queremos chamar a atenção para a importância destes líderes e para o papel dos CSO. Eles estão a desbravar novos caminhos na transição para futuros desejáveis em que o negócio e a sustentabilidade prosperam juntos, em sinergia" afirma Harald Neidhardt, CEO & Curador do Futur/io Institute. "Todos os anos, celebramos as OSC mais importantes da Europa durante a semana do Fórum Económico Mundial em Davos. Agora estamos a trazer os prestigiados CSO Awards para a Semana do Clima, em Nova Iorque, para homenagear os líderes de empresas nos Estados Unidos e no Canadá".

Para figurar na lista dos Top100, os executivos devem ser o mais alto representante da sustentabilidade da empresa ou grupo com um papel executivo, ocupar o cargo há pelo menos um ano e ser considerado um líder de pensamento.

O Prémio CSO centra-se nas grandes empresas onde as práticas de sustentabilidade têm maior impacto na redução das emissões e contribuem para mudanças inovadoras, ao mesmo tempo que enfrentam os maiores desafios.

As empresas de petróleo e gás não foram consideradas, num esforço em linha com a recente COP29 do Secretariado das Nações Unidas para o Clima (UNFCCC) para incentivar o rápido desinvestimento em combustíveis fósseis e indústrias com muitos recursos, explica o Instituto Futur/io em comunicado.

Para a lista foi compilada uma base de dados com o parceiro científico The Leonardo Centre on Business for Society da Imperial College Business School.

A lista dos Top 100 dos Prémios Futur/io CSO é o primeiro capítulo de uma iniciativa que tem como objetivo celebrar os principais responsáveis pela sustentabilidade da América do Norte.

Os Prémios Futur/io CSO América do Norte culminarão numa cerimónia de gala em Nova Iorque, a 23 de setembro, durante a Assembleia Geral da ONU e a Semana do Clima. Entretanto, o Instituto Futur/io reduzirá a lista dos Top100 a 20 nomes. Os três vencedores finais dos prémios serão anunciados na cerimónia de gala.

NewsItem [
pubDate=2024-07-11 10:43:24.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/governacao/detalhe/mulheres-representam-dois-tercos-dos-100-principais-diretores-de-sustentabilidade-da-america-do-norte
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=425
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_11_1785995094_mulheres-representam-dois-tercos-dos-100-principais-diretores-de-sustentabilidade-da-america-do-norte
, topics=[governação]
, sections=[]
, score=0.000000]