eco.sapo.pteco.sapo.pt - 11 jul. 07:05

5 coisas que vão marcar o dia

5 coisas que vão marcar o dia

O presidente da NAV vai ao parlamento no mesmo dia em que o Governo leva taxa mínima de IRC sobre multinacionais a Conselho de Ministros. Lá fora, os investidores ficaram a conhecer dados da economia.

No dia em que o presidente da NAV será ouvido pelos deputados, o Governo leva a taxa mínima de IRC sobre multinacionais a Conselho de Ministros. O Banco de Portugal divulga dados do mercado de crédito e começa uma greve de 24 horas dos trabalhadores da Carris. Lá fora, os investidores ficam a conhecer dados da economia dos EUA.

Banco de Portugal divulga dados do mercado de crédito

O Banco de Portugal prepara-se para divulgar o relatório de acompanhamento dos mercados de crédito relativo a 2023, no qual é feito um balanço da evolução dos mercados do crédito à habitação e hipotecário e também do crédito aos consumidores. Já o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar dados relativos ao volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços de maio deste ano.

Presidente da NAV será ouvido no Parlamento

O presidente da NAV Portugal será ouvido pelos deputados no âmbito do requerimento do Grupo Parlamentar do CDS-PP que visa “esclarecer se houve ingerência política na distribuição de dividendos e resultados transitados” nas três empresas públicas envolvidas na redução artificial da dívida pública no ano passado. A audição está prevista para as 15h00 na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Governo leva taxa mínima de IRC sobre multinacionais a Conselho de Ministros

O Governo vai aprovar, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, a transposição da diretiva europeia que impõe a taxa mínima obrigatória de IRC de 15% sobre as multinacionais que faturam mais de 750 milhões de euros, segundo anunciou o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, esta quarta-feira no Parlamento.

Dados da economia dos EUA são divulgados

O Departamento do Comércio dos EUA vai divulgar o índice de preços dos consumidores e dados dos rendimentos reais relativos a junho de 2024. Além disso, o presidente e diretor-executivo da Reserva Federal de Atlanta, nos EUA, Raphael Bostic, irá discursar num painel no âmbito de uma cimeira sobre a diversidade.

Greves dos trabalhadores da Carris

Os trabalhadores da Carris vão fazer greve de 24 horas esta quinta-feira, por falta de resposta por parte do Conselho de Administração da Carris e da Câmara Municipal de Lisboa à sua exigência de aumento geral dos salários, redução do horário de trabalho, entre outras reivindicações. Prossegue esta quinta-feira a greve dos trabalhadores das empresas do Grupo EDP, assim como dos CTT.

NewsItem [
pubDate=2024-07-11 08:05:47.0
, url=https://eco.sapo.pt/2024/07/11/5-coisas-que-vao-marcar-o-dia-1592/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=383
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_11_1570604878_5-coisas-que-vao-marcar-o-dia
, topics=[atualidade]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]