expresso.ptexpresso.pt - 11 jul. 12:15

Entre banhos de rio e de cultura, em Braga é tempo de celebrar a frescura dos vinhos verdes

Entre banhos de rio e de cultura, em Braga é tempo de celebrar a frescura dos vinhos verdes

A iniciativa Vinho Verde Fest serve de pretexto para um percurso por “Bracara Augusta”, a capital do Minho. Conheça o património histórico incontornável, mas também pontos de interesse inusitados na cidade de Braga. Roteiro de Fim-de-semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa com o apoio do Recheio

Com mais de 2000 anos de história, Braga é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Foi fundada pelos romanos no ano 16 a.C. e denominada de “Bracara Augusta” em honra do imperador César Augusto. A longa história da cidade é visível nos monumentos e igrejas, sendo a catedral um exemplo de tantos e tantos estilos, do romano ao barroco. Quem visita Braga, faz uma viagem desde a Pré-História. A cidade é cosmopolita, com numerosos projetos artísticos contemporâneos e uma forte dinâmica cultural dos vários museus. Entre jardins, praias fluviais e trilhos existem muitos recantos de natureza no concelho para explorar, criando uma mistura de oferta entre o rebuliço da cidade e tranquilidade e bem-estar do Minho rural.

A arte culinária bracarense é um ponto de honra, assente sobretudo nas múltiplas receitas de Bacalhau como o “Bacalhau à Braga”, assim como nas influências das muitas ordens religiosas que ali conviveram e convivem e criaram doçaria conventual de alto gabarito. Prove as “rainhas” Tíbias de Braga os Biscainhos, Moletinhos, Fidalguinhos, Viúvas e Sameirinhos, e culmine no Pudim Abade de Priscos. Banhada pelo rio Cávado, que dá nome a uma das 18 sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, dispõe de clima adequado à produção de vinhos brancos que constituem um convite à degustação, tanto durante o Vinho Verde Fest como ao longo do ano nas muitas adegas produtoras.

Sè de Braga

Lugares de culto: Catedral de Braga e Bom Jesus

Para conhecer a temática do culto sugere-se um primeiro percurso denominado “O Tesouro-Museu da Sé de Braga”, no centro histórico da cidade de Braga, inserido no conjunto monumental da Catedral de Braga, mais concretamente, na antiga Casa do Cabido, uma construção do século XVIII, admira o acervo de arte sacra, que percorre mais de mil anos de vida cristã dinamizada a partir da Catedral. Um segundo percurso, “Capelas e Coro Alto”, inclui visita às capelas dos Reis, de S. Geraldo, da Glória, Coro Alto e Órgãos da Catedral e é guiado por um especialista. Por fim, descobre o lugar de culto em si que é a Catedral de Braga (Tel. 253263317). A próxima sugestão é visita obrigatória. Classificado como Património Cultural Mundial da Humanidade pela Unesco, (Tel. 253276636), o Bom Jesus do Monte (ou Bom Jesus de Braga) tem o funicular mais antigo do mundo, conhecido por Elevador do Bom Jesus e inaugurado em 1882, Escadórios, fontes e estátuas barrocas, envolvidos por um manto de vegetação centenário, onde se acrescenta uma história com génese no séc. XIV. Percorra os vários Escadadórios, - do Pórtico, Cinco Sentidos e Virtudes -, admire o belo jardim barroco no Largo do Pelicano e o Adro do Bom Jesus, onde, depois de aceitar o desafio de subir os 573 degraus da longa escadaria, encontra um conjunto de estátuas representativo de personagens bíblicas ligadas à Paixão de Cristo.

Parque da Ponte

Trilhos da história, natureza e património

A Via XVII ligava, no tempo do Império Romano, as cidades de Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga). O traçado da Via XVII passa perto de uma pequena nascente do rio Este, onde inicia o percurso, e passa depois a cidade de Braga. Pleno de história, este percurso evoca também a batalha no século XIX, que opôs o exército português ao invasor francês. Na nascente do rio Este, o ambiente é bucólico e o percurso prolonga-se pela serra dos Picos, onde o verde e a pastorícia se conjugam; a serra do Gerês, a cidade de Braga, e no horizonte litoral longínquo vislumbra-se o oceano Atlântico. Para uma experiência mais ligada ao património edificado, que dá a conhecer o Mosteiro de Tibães e envolvente, o Trilho do Couto de Tibães, que se estendia outrora por uma vastar área em torno do mosteiro até ao rio Cávado, por terras que permitiram que se tornasse num dos mais ricos e poderosos da região. São vários os pontos de interesse que, ao longo de 9 km, dão nota de uma íntima ligação do Mosteiro com a envolvente marcada por uma invulgar riqueza patrimonial (Bragatours. Tel. 968917555).

Trilhos de natureza em Braga CM Braga

Boa Cama Boa Mesa

Novo hotel nasce em junho no antigo Retiro das Convertidas em Braga

Leia também

Praia Fluvial de Adaúfe

Adaúfe, Merelim e Ponte do Bico

A praia fluvial de Adaúfe será porventura o ex-líbris das praias fluviais do distrito de Braga. Banhada pelo rio Cávado, fica apenas a cerca de 15 minutos do centro de Braga. Com sombras e águas cristalinas, dispõe de parque merendas e aluguer de gaivotas e canoas para poder admirar as várias represas com quedas de água e um moinho antigo com um engenho de água. Conta com o apoio um café/bar. Conheça em São Paio de Merelim, a praia fluvial homónima e ainda, na margem esquerda do Cávado, na N101 por debaixo da Ponte do Bico, precisamente a praia da Ponte do Bico na localidade de Outeiro na freguesia de Palmeira. Tem parque de lazer e um restaurante e bar, com espreguiçadeiras para apreciar o pôr-do-sol dourado sobre o rio Cávado.

Termas romanas

As Termas Romanas e a Fonte do ídolo

Foi durante um trabalho da Universidade do Minho que se encontraram as ruínas das Termas Romanas do século II, no Alto da Cividade, em Braga. Espaço de convívio e de relaxamento para os romanos que não descuravam a forma física e além de diferentes salas frias e quentes, tinham, neste espaço, uma palestra, uma espécie de ginásio da altura. Ao visitar as Termas é recomendada a visualização de um vídeo sobre o funcionamento, utilidade e evolução do edifício. Recomenda-se uma visita guiada (Tel. 253278455) que junte as Termas e a Fonte do Ídolo, ou “Quintal do Idro”, um santuário datado de início do séc. I, dedicado à deusa Nábia, e à divindade da “veiga bracarense” Tongonabiagus, intimamente ligados ao culto da água e fertilidade. Classificado como Monumento Nacional desde 1910, a Fonte do Ídolo foi alvo de importantes obras de musealização, que resultou no atual edifício que protege o monumento e permite ao público a visita. Aproveite o brunch no Colinatrum, um café com uma esplanada situado no Alto da Civilidade.

Braga CM Braga

Ler, pintar, moldar e aprender

Nesta livraria independente vendem-se livros, organizam-se exposições, apresentações de livros, debates, concertos, animações infantis e ateliers. A 100ª Página é um espaço original, único, instalada na Casa do Rolão, exemplar de arquitetura civil do século XVIII, em estilo barroco atribuído a André Soares, em pleno coração da cidade de Braga. Está classificado como imóvel de Interesse Público desde 1977. Tem ainda uma cafetaria onde almoçar e um jardim para relaxar (Tel. 253267647). Para outras experiências artísticas, visite o ateliê concebido pelo Coletivo Cobalto (Tel. 92608991925), do qual fazem parte a bracarense Mariana Jerónimo e o albicastrense Miguel Fernandes, dedicado à criação e venda de peças de cerâmica. Já com o Cave Coletivo é tempo de aprender todas as formas de expressão visual e performativas, da cerâmica à ilustração, fotografia, música e teatros (Tel. 927496182). Porque um museu que nasceu em 1918 não se pode ignorar ainda para mais dada a sua agenda dinâmica, conheça o Museu D. Diogo de Sousa, que preserva e valoriza o património arqueológico regional e nacional (Tel. 253273706).

Vinho Verde Fest

Provar os melhores vinhos verdes

Em pleno coração do Minho e na região dos Vinhos Verdes, realiza-se a 11ª edição do Vinho Verde Fest, evento dedicado à partilha de conhecimento, convívio e degustação de vinhos e gastronomia. Com data marcada para os dias 12 a 14 de julho, conta com numerosas provas e jantares vínicos, animação musical, concurso de vinhos e uma feira, onde não faltam os stands com petiscos típicos locais. O evento é de entrada livre, mas o copo oficial tem um custo de dois euros. Segundo a organização os vinhos verdes estão atualmente “num ponto de excelência” e, este ano, há “maior número de vinhos propostos a concurso”. Nos dias 12 e 13 de julho o Festival decorre entre as 18h00 e as 2h00 e, no último dia, 14 de julho, das 16h00 às 0h00.

Vinho Verde Fest

Vitela do bico da pá e Caldeirada de robalo

Entre os restaurantes selecionados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e distinguidos com o selo de qualidade Recheio, em Braga, a sugestão é reservar mesa no Tia Isabel (Tel. 968572281). Na ementa destaca-se “Vitela do bico da pá”, o “Bacalhau recheado à moda de Braga”, o “Polvo grelhado à lagareiro”, e ainda, propostas menos tradicionais como o “Camarão Tigre grelhado com arroz frito de gambas” e um clássico internacional, o “Rosbife Wellington”. Outra opção é o restaurante Arcoense (Tel. 253278952), onde a cozinha tradicional portuguesa se junta ao ambiente moderno e atendimento simpático, com destaque para mariscos e peixes, naturalmente para os bacalhaus, mas também “Caldeirada de robalo” e o “Arroz de lavagante”. Nas carnes, saboreie o “Cabrito pingado”, servido assado sobre uma grelha a pingar sobre o arroz.

“Cabrito pingado”

Boa Cama Boa Mesa

À descoberta de Braga, uma das cidades mais felizes da Europa

Leia também

Vila Galé Braga Collection Tiago de Paula Carvalho

Trio de lugares para descansar

Em Braga são três os alojamentos selecionados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e que ostentam selo de qualidade Recheio: O Porta Nova Collection House (Tel.253614185) no centro histórico da cidade, com decoração com peças de autor, o Meliá Braga Hotel & Spa (Tel.253144000) que dispõe de piscinas rodeadas de jardins, e o Vila Galé Collection Braga (Tel.253146000) com uma traça arquitetónica antiga, um hotel dedicado à história e à fundação de Portugal.

Natureza em Braga CM Braga

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

"Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB:

NewsItem [
pubDate=2024-07-11 13:15:24.644
, url=https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa/iniciativas-e-produtos/roteiro-de-fim-de-semana/2024-07-11-entre-banhos-de-rio-e-de-cultura-em-braga-e-tempo-de-celebrar-a-frescura-dos-vinhos-verdes-6411bb5a
, host=expresso.pt
, wordCount=1655
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_11_1557982747_entre-banhos-de-rio-e-de-cultura-em-braga-e-tempo-de-celebrar-a-frescura-dos-vinhos-verdes
, topics=[roteiro de fim de semana]
, sections=[]
, score=0.000000]