expresso.ptRute Serra - 11 jul. 06:50

Compromisso genuíno: assegurar a prosperidade da democracia

Compromisso genuíno: assegurar a prosperidade da democracia

Deixamos ainda outro alerta que nos parece relevante: reformar a administração pública terá de caber num espaço maior que aquele que ocupa a simples deslocação física de serviços e a extinção de outros. Nesse espaço maior convirá que não se esqueçam as pessoas

No rescaldo do susto pregado pela França ao mundo civilizado, ao deixar às portas da governação na primeira volta eleitoral, o bloco de extrema-direita que se apresentou a votos, felizmente derrotado a final, que não se iluda ninguém e mantenham-se os sinos a dobrar, que o que nos ameaça paira ainda no horizonte.

Vivemos numa Europa intimidada pelo ressurgimento de nativismos, nacionalismos, conservadorismos, fascismos, ditaduras, populismos e outros quejandos que tais, na qual o até aqui considerado “voto de protesto” vai paulatinamente transformando-se num “voto de convicção”, dos que sofrem de déficit de memória (recente). Os fenómenos de ascensão da extrema-direita pelos países europeus, mais do que circunstâncias constatadas e logo de seguida relativizadas, devem antes suscitar, isso sim, uma nova relação entre eleitos e cidadãos.

Já é Subscritor? Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
NewsItem [
pubDate=2024-07-11 07:50:31.0
, url=https://expresso.pt/opiniao/2024-07-11-compromisso-genuino-assegurar-a-prosperidade-da-democracia-2d91f5b6
, host=expresso.pt
, wordCount=142
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_07_11_1511081498_compromisso-genuino-assegurar-a-prosperidade-da-democracia
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]