rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 12 jun. 01:37

Papa Francisco, Modi e Zelensky esperados na cimeira do G7 em Itália

Papa Francisco, Modi e Zelensky esperados na cimeira do G7 em Itália

Sem participarem nas reuniões oficiais, outros líderes não pertencentes ao grupo dos países mais industrializados do mundo foram convidados para o evento pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

O Papa Francisco, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, estão entre os convidados da cimeira do G7, que vai decorrer em Itália e onde será discutida a situação na Ucrânia e no Médio Oriente.

Perante as crescentes tensões globais, os líderes do G7, incluindo o presidente Joe Biden, o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro japonês, Fumoi Kishida, vão estar reunidos entre quinta-feira e sábado no luxuoso resort de Borgo Egnazia, no sul de Itália.

Na lista de convidados estão vários líderes africanos, incluindo o argelino Abdelmadjid Tebboune, o tunisino Kais Saied, o queniano William Ruto e o mauritano Mohamed Ould Ghazouani.

África, alterações climáticas e desenvolvimento serão os temas da sessão de abertura do G7 na quinta-feira.

Seguir-se-á uma sessão dedicada à situação no Médio Oriente, seguida de discussões sobre a Ucrânia, considerada o tema central da cimeira e na qual participará Volodymyr Zelensky, antes de um jantar oficial.

A lista de convidados publicada inclui também os presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, o argentino Javier Milei e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, cujo país detém a presidência rotativa do G20.

O líder dos Emirados Árabes Unidos, o sheik Mohammed bin Zayed al-Nahyan, também deverá comparecer, assim como o rei Abdullah II da Jordânia, de acordo com a lista oficial.

Fontes diplomáticas italianas mencionaram a presença do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, mas o seu nome não aparece na lista.

Outros representantes dos países do G7 serão o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, o seu homólogo canadiano Justin Trudeau e o chanceler alemão Olaf Scholz.

A agenda de sexta-feira inclui discussões sobre imigração, região Indo-Pacífico e segurança económica, bem como Inteligência Artificial. O Papa estará presente neste último.

A cimeira deve terminar na sexta-feira ��s 19h00 (18h00 em Portugal continental), antes de uma conferência de imprensa final de Giorgia Meloni na tarde de sábado.

NewsItem [
pubDate=2024-06-12 02:37:47.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2024/06/12/papa-francisco-modi-e-zelensky-esperados-na-cimeira-do-g7-em-italia/382119/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=306
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_12_117904813_papa-francisco-modi-e-zelensky-esperados-na-cimeira-do-g7-em-italia
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]