rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 11 jun. 20:11

Cidadã russa residente na Dinamarca é detida por suspeita de espionagem

Cidadã russa residente na Dinamarca é detida por suspeita de espionagem

Cidadã russa detida esta terça-feira por suspeita de espionagem é apontada como "pilar da comunidade russa na Dinamarca" pelos meios de comunicação do país.

Esta terça-feira uma cidadã russa foi detida por suspeita de espionagem, anunciam os serviços de informação dinamarqueses. A cidadã é também apontada como "pilar da comunidade russa na Dinamarca" pelos meios de comunicação do país.

A detida é suspeita de ter permitido "que um serviço de informações estrangeiro operasse no país, nomeadamente através de atividades de influência", declaram os serviços de informações (PET) em comunicado.

Esclarecem ainda que a detenção não está relacionada com as últimas eleições europeias, mas sim com as recentes revelações da rádio pública dinamarquesa e de outros meios de comunicação social sobre a Fundação Pravfond, uma instituição russa que é utilizada para "financiar operações em benefício da Rússia" como projetos de desinformação e a defesa de suspeitos de espionagem. Segundo documentos recolhidos pela rádio pública da Dinamarca.

A cidadã foi detida no sul da capital, Copenhaga, e deverá ser libertada depois do interrogatório, como afirmam os serviços de informações. A sua identidade ainda não foi revelada.

NewsItem [
pubDate=2024-06-11 21:11:12.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2024/06/11/cidada-russa-residente-na-dinamarca-e-detida-por-suspeita-de-espionagem/382076/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=161
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_11_1839861606_cidada-russa-residente-na-dinamarca-e-detida-por-suspeita-de-espionagem
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]