rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 11 jun. 13:39

Portugal vai receber vacinas para a gripe das aves em compra conjunta de Bruxelas

Portugal vai receber vacinas para a gripe das aves em compra conjunta de Bruxelas

O objetivo da contratação conjunta "é oferecer uma capacidade adicional aos Estados-membros para adquirirem as vacinas".

A Comissão Europeia vai comprar até 665 mil doses de vacina Segirus para prevenir o contágio humano com gripe das aves para reforçar a prevenção em Portugal e noutros 14 Estados-membros participantes, foi anunciado esta terça-feira.

O contrato de quatro anos, celebrado com o laboratório britânico Segirus e a Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, na sigla inglesa) da Comissão, incluiu uma opção para a aquisição de mais 40 milhões de doses.

O objetivo da contratação conjunta, disse à Lusa fonte comunitária, "é oferecer uma capacidade adicional aos Estados-membros para adquirirem as vacinas".

"Os Estados-membros têm sempre a possibilidade de utilizar o seu próprio procedimento nacional para adquirir as vacinas, independentemente do facto de estarem ou não abrangidos pelo concurso conjunto", salientou.

A Seqirus UK Ltd possui uma autorização de introdução no mercado da União Europeia de uma vacina atualizada para as estirpes H5 do vírus da gripe A destinada a ser utilizada em adultos.

A vacina destina-se a prevenir o contacto nas pessoas que trabalham com aves e mamíferos infetados ou que estão expostas aos mesmos.

NewsItem [
pubDate=2024-06-11 14:39:10.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/06/11/portugal-vai-receber-vacinas-para-a-gripe-das-aves-em-compra-conjunta-de-bruxelas/382039/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=175
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_11_1634252341_portugal-vai-receber-vacinas-para-a-gripe-das-aves-em-compra-conjunta-de-bruxelas
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]