visao.ptvisao.pt - 11 jun. 12:14

EXAME | CMB: o mundo dos vinhos conquistou o México e agora ruma à China

EXAME | CMB: o mundo dos vinhos conquistou o México e agora ruma à China

Longe vão os tempos em que o Concurso Mundial de Bruxelas se realizava apenas na cidade que lhe dá nome. Um dos mais aclamados eventos do mundo dos vinhos volta à China em 2025

Mais de 300 provadores reagiram com moderado entusiasmo ao anúncio de que a sessão de vinhos Brancos e Tintos do Concurso Mundial de Bruxelas regressa à China no próximo ano. A revelação foi feita no domingo passado, no último dia da competição que levou mais de 7500 referências e três centenas de jurados à cidade de Léon, no México. Durante três dias, os especialistas provaram e classificaram vinhos brancos e tintos de todo o mundo, às cegas, na sessão de Brancos e Tintos 2024. Com a ajuda de um software desenvolvido para o efeito e com recurso a Inteligência Artifical, as notas de prova e as classificações serão agora organizadas e posteriormente enviadas aos produtores que colocaram vinhos a concurso.

 Os resultados serão revelados no próximo dia 19 de junho, e Portugal contou, como habitualmente, com uma expressiva participação por parte dos produtores nacionais. Um grupo de cerca de dez especialistas portugueses – jornalistas, enólogos, escanções – esteve presente e integrou várias das mesas de prova que ocuparam o espaço do Poliforum de Léon, entre os dias 7 e 9 de junho.

Para saber mais

O Concurso Mundial de Bruxelas, que se realiza desde 1994, é um dos mais reconhecidos eventos da indústria. Com mais de 15 mil candidaturas anuais, atingiu uma dimensão que obrigou, há uns anos, a dividir em várias sessões um concurso que começou por acontecer apenas num momento.

Atualmente, a sessão de Brancos e Tintos (a maior) está separada da dos Rosés, da dos Espumantes e da dos Vinhos Fortificados. Há ainda outras dedicadas a vinhos 100% Sauvignon Blanc e o CMB já estendeu também as suas asas até ao Brasil – onde fará uma edição dedicada aos vinhos daquele país, no final deste ano – e à África do Sul.

Para saber mais

Para já, o que se sabe é que a China volta, sete anos depois, a receber a maior sessão de prova do CMB, cumprindo um acordo feito com a organização ainda antes da Covid-19, segundo explicou o Presidente do CMB, Baudouin Havaux. Em 2025, será Yinchuan, uma região a norte da Grande Muralha, que receberá esta iniciativa. Yinchuan é apontada como uma das principais regiões vitivinícolas da China e representantes do Governo chinês estiveram no México para o anúncio oficial do regresso da competição àquele território.

O país de Xi Jinping tem-se destacado na produção de vinhos, ao longo dos últimos anos, com muitas referências a competir entre os ‘grandes’ da indústria, como os vinhos franceses. Sem história na produção vitivinícola, a China tem tentado responder à procura de mercado, o que significa que produz vinhos muito parecidos com o que se encontra na Europa – sobretudo em França. Tornam-se difíceis de descobrir em prova cega, graças às parecenças que têm com os de outras regiões, mas coloca-os, muitas vezes, em patamares igualmente competitivos.

“O vinho é a língua do mundo, o mensageiro da cultura e o fruto da arte. O Concours Mondial de Bruxelles 2025 aderirá sempre ao espírito da Rota da Seda, de paz, cooperação, abertura e inclusão, aprendizagem mútua e benefício mútuo”, referiu Li Quancai, vice-presidente de Yinchuan, este domingo, em Guanajuato. “Tudo em colaboração com todas as regiões vinícolas internacionais e nacionais para construir uma ponte de amizade, intercâmbio e cooperação. Juntos, abriremos um novo capítulo no desenvolvimento da indústria vinícola chinesa, colocando as nossas cores firmemente no mapa mundial do vinho”.

A próxima sessão do Concurso Mundial de Bruxelas de 2024, dedicada aos vinhos espumantes, realizar-se em Alghero, Itália, entre os dias 3 a 5 de julho.

NewsItem [
pubDate=2024-06-11 13:14:10.0
, url=https://visao.pt/exame/2024-06-11-cmb-o-mundo-dos-vinhos-conquistou-o-mexico-e-agora-ruma-a-china/
, host=visao.pt
, wordCount=599
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_11_156141844_exame-cmb-o-mundo-dos-vinhos-conquistou-o-mexico-e-agora-ruma-a-china
, topics=[exame, atualidade]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]