eco.sapo.ptCarlos Marques de Almeida - 11 jun. 09:24

Checkpoint Gémeas

Checkpoint Gémeas

Não existe um checkpoint entre os dois lados do Atlântico. Mas a viagem das gémeas é também a história de um mundo que falhou na sua aspiração independente e soberana.

E é assim que as boas intenções acabam em investigações. Somos todos portugueses de aquém e de além-mar, mesmo se a relação de identidade, a matriz cultural, a relação afectiva, não passe de uma memória volátil baseada no passado de um membro distante da família. O vínculo da nacionalidade é na circunstância das gémeas apenas um pretexto legal para extrair um tratamento privilegiado de um país que não passa de uma memória de família. Vir a Lisboa fotografar a estátua de Pedro Álvares Cabral, ter acesso a medicação no valor de 4 milhões de euros e depois voltar para o Brasil. É a versão de um “turismo médico” inacessível ao comum e vulgar português doente e esquecido numa fila de um centro de saúde.

Revolta-se o mais sensível leitor pelo facto do colunista expandir uma chocante insensibilidade perante um caso humanitário que envolve duas crianças. Acontece apenas que as crianças são o fundamento clínico para o exercício de uma teia de influências, uma corrente de privilégios, um muro de opacidade, mais o silêncio de quem sabe que não agiu de modo nem ético nem legal. O argumento humanitário é na circunstância um sucedâneo do cinismo de quem se sente culpado. E por falar em argumentos éticos e em superioridade moral resta ainda a pergunta – Afinal a vida humana terá um preço?

Mas o argumento que se pretende explorar é político e não emocional. Falta nesta equação das gémeas a vaidade, o poder, a influência de uma personagem que não foi nomeada para um cargo público, que não foi eleita para uma qualquer função de representação nacional. Estamos pois a falar numa figura que se dedica aos negócios privados, que apenas se representa a si mesmo. No entanto, a personalidade exerce um cargo de poder na República Portuguesa que se pode designar por Embaixador Biológico do Presidente da República. A presunção do termo está de acordo com a presunção das acções, uma espécie de circulação política oficiosa e invisível que facilita os contactos e contorna as regras. No caso das gémeas, as diligências são legitimadas pela causa humanitária. Mas a pergunta política do momento é saber se o Embaixador Biológico do Presidente da República teve ou tem outras intervenções como “facilitador” nacional de outras causas menos confessáveis.

Obviamente que a Administração Pública e os governantes envolvidos não ficam muito bem neste retrato da República. Primeiro, a revelação de uma cultura política em que o Estado é uma fonte de poder pessoal e não um instrumento ao serviço do progresso da Nação. Depois, a revelação de uma atitude temerosa e subserviente relativamente àqueles que, independentemente dos seus talentos e capacidades são beneficiados pela lotaria genética. Ser Embaixador Biológico do Presidente da República é ser membro de uma classe superior, a quem se deve agradar e obedecer. No fundo um princípio monárquico absoluto incompatível com a Ética Republicana. Mais ainda, a perpetuação de uma vinculação política típica de um clientelismo em que há troca de favores, mas que se desconhecem vantagens patrimoniais. A grande vantagem reflecte-se no património simbólico e prestígio social de quem extrai o favor. A grande vantagem reflecte-se na segurança política do património simbólico do detentor do eventual cargo político. Assim se fazem grandes carreiras na política e grandes carreiras nos negócios internacionais.

Embora o Presidente da República pareça não ter tido interferência no processamento público e secreto das gémeas, a sua imagem política sai obviamente ensombrada pela circunstância. A Europa continua a ser o centro obsessivo de todas as necessidades e de todas as esperanças. E a esperança é o último recurso da Humanidade.

NewsItem [
pubDate=2024-06-11 10:24:39.0
, url=https://eco.sapo.pt/opiniao/checkpoint-gemeas/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=592
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_11_1180405290_checkpoint-gemeas
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]