expresso.ptAscenso Simões - 10 jun. 11:24

Uma saborosa vitória do PS

Uma saborosa vitória do PS

O PS, em suma, não pode ser o partido matraca de discurso rápido, impenetrável e que não encontra os olhos e os sorrisos de quem está em casa. Esta é a boa e grande tarefa que Pedro Nuno tem pela frente

.

Carmo Afonso teve, esta semana, um momento de grande lucidez num artigo que levou ao prelo no Público. Falava do declínio do Bloco de Esquerda e do PCP, mas o endereço ia mais além – Largo do Rato, 2 – Lisboa.

O eleitorado português abandonou a luta de classes, ninguém se afirma trabalhador, quase toda a gente é da classe média, mesmo os que recebem subsídios rejeitam a consideração imagética de pobre ou de desprotegido. Tudo isto é realmente decisivo.

Se o PS optar por ser só o grande partido dos de baixo e negar a energia, a imaginação e o futuro dos que querem ser alguém na vida, então não haverá Estados Gerais que lhe valham. É por isso que o trabalho de Pedro Nuno não é só preparar o PS para ganhar as autárquicas e as presidenciais, é ter a humildade de entender Carmo Afonso, abandonar os dois ou três cucos que querem mandar no PS sem serem do PS e lhe falam através de estatísticas, para voltar a ter uma verdadeira ambição de líder que rejeita ser calimero.

Se ele quiser, há muita gente com ideias e conhecimento do país e do partido que embarcará consigo.

NewsItem [
pubDate=2024-06-10 12:24:21.959
, url=https://expresso.pt/opiniao/2024-06-10-uma-saborosa-vitoria-do-ps-e7b4614a
, host=expresso.pt
, wordCount=196
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_10_991946365_uma-saborosa-vitoria-do-ps
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]