eco.sapo.ptCarla Carvalho - 7 jun. 14:00

Promover a igualdade de género: um compromisso coletivo

Promover a igualdade de género: um compromisso coletivo

Precisamos, em todas as organizações, de políticas e práticas que contribuam para um ambiente inclusivo e equitativo, onde a mulher tenha voz e espaço para evoluir.

A igualdade de género não é apenas uma questão de direitos humanos, é um pilar fundamental para a equidade social. E felizmente, hoje, mais do que nunca, este tema está em destaque em diversas esferas da sociedade, assumindo a forma de um compromisso coletivo.

A evolução global em matéria de equidade é cada vez mais visível, desde o ambiente escolar até às organizações e à sociedade em geral. Em Portugal, o acesso a condições justas e equitativas desde a primeira infância tem sido crucial para garantir um equilíbrio a longo prazo. Um exemplo disso é o crescente número de mulheres que concluem o ensino superior e que consequentemente integram o mercado de trabalho – em 2021, as mulheres representavam 60% dos estudantes universitários.

Mas este é apenas um passo de um longo caminho, pois aquando da integração destas jovens no mercado de trabalho, as organizações desempenham um papel determinante na promoção da igualdade de género, garantindo equidade no acesso a qualquer função e no respetivo desenvolvimento. Medidas como o apoio à igualdade parental e a correspondente legislação têm possibilitado uma participação mais equilibrada entre homens e mulheres, garantindo um mercado de trabalho mais justo.

Neste sentido, o compromisso social com cada colaborador é determinante para o sucesso. Por isso, o desenvolvimento de uma Política Social assente em pilares como a valorização de todos os colaboradores e o apoio ao crescimento e desenvolvimento das equipas deve ser uma prioridade nas equipas de Recursos Humanos.

Nesta Política devem constar objetivos estratégicos como a representação significativa de mulheres nos comités de gestão de executivos, a igualdade de remuneração entre géneros e a obrigatoriedade de todos os trabalhadores receberem formação sobre estereótipos e preconceitos. Apoiar a Agenda 2023 da ONU e considerar o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Igualdade de género como um pilar atuação – é também um caminho para a equidade nas empresas.

A igualdade de género é um compromisso coletivo, para o qual todos contribuímos. Precisamos, em todas as organizações, de políticas e práticas que contribuam para um ambiente inclusivo e equitativo, onde a mulher tenha voz e espaço para evoluir, pois a desigualdade de género, e de qualquer outro cariz, é um verdadeiro obstáculo ao progresso.

NewsItem [
pubDate=2024-06-07 15:00:36.0
, url=https://eco.sapo.pt/opiniao/promover-a-igualdade-de-genero-um-compromisso-coletivo/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=363
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_06_07_2042801582_promover-a-igualdade-de-genero-um-compromisso-coletivo
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]