eco.sapo.pteco.sapo.pt - 16 mai. 17:53

Empresários do Porto pedem ao Governo obras no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Empresários do Porto pedem ao Governo obras no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Empresários do Porto pedem obras no aeroporto nortenho e garantem que pode responder à procura enquanto a futura infraestrutura em Alcochete estiver em construção.

Face ao anúncio do Governo em construir o novo aeroporto em Alcochete, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Comercial do Porto (ACP) pedem ao Executivo de Montenegro para avançar “de imediato” com obras prioritárias de ampliação e melhoria do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que tem um grande “potencial de crescimento” e de complementaridade “por custos mínimos“. Estas empreitadas permitirão à infraestrutura nortenha responder depois à procura no país enquanto o futuro aeroporto estiver em construção, uma vez que o atual aeroporto da Portela está em modo de “saturação”.

Os empresários argumentam que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro assume uma enorme importância estratégica e, por isso, pedem ao Executivo de Montenegro para “reavaliar do potencial de complementaridade” desta infraestrutura. Num comunicado conjunto, a AEP e a ACP justificam que as obras nesta infraestrutura aeroportuária iriam “permitir aumentar a capacidade de resposta do país durante o período de construção do novo aeroporto, que o Aeroporto Humberto Delgado não permite assegurar, tendo em conta a saturação da sua capacidade de resposta à crescente procura”.

Por isso mesmo, “a par desta decisão de construir o novo Aeroporto Luís de Camões, a AEP e a ACP apelam ao Governo para não ignorar a importância estratégica que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem para o país, servindo em particular as regiões portuguesas mais industrializadas, fortemente exportadoras e que geram excedentes na sua balança comercial, bem como a eurorregião do Norte de Portugal e Galiza”.

A AEP e a ACP apelam ao Governo para não ignorar a importância estratégica que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem para o país, servindo em particular as regiões portuguesas mais industrializadas, fortemente exportadoras e que geram excedentes na sua balança comercial, bem como a eurorregião do Norte de Portugal e Galiza.

Associação Empresarial de Portugal (AEP) e Associação Comercial do Porto (ACP)

Apesar de congratularem o Governo pela decisão da localização do novo aeroporto, os empresários nortenhos pedem que não se esqueça do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e que avance “de imediato com os investimentos que, por diversas vezes”, estas duas entidades nortenhas já sinalizaram juntamente com outras entidades públicas e privadas.

A AEP e a ACP entendem, por isso, que o “Governo deve reavaliar, em termos estratégicos, o importante papel do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que tem ainda um potencial de crescimento por custos mínimos, e avançar de imediato com os investimentos que, por diversas vezes, a AEP e a ACP sinalizaram, juntamente com outras entidades, públicas e privadas, nomeadamente no âmbito do Grupo de Trabalho para a Conectividade Aérea da Região Norte”.

Em causa estão, elencam, “obras de ajustamento necessário, ampliação e melhoramento desta importante infraestrutura aeroportuária, que é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

Mesmo assim, os empresários congratulam o Executivo “pela decisão de avançar com uma solução para ultrapassar os constrangimentos da infraestrutura aeroportuária da capital – que o país anda a discutir há meio século –, a qual passa pela construção do novo Aeroporto Luís de Camões, mantendo temporariamente o Aeroporto Humberto Delgado e aumentado a sua capacidade até que esteja operacional”.

NewsItem [
pubDate=2024-05-16 18:53:51.0
, url=https://eco.sapo.pt/2024/05/16/empresarios-do-porto-pedem-ao-governo-obras-no-aeroporto-francisco-sa-carneiro/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=510
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_16_879681879_empresarios-do-porto-pedem-ao-governo-obras-no-aeroporto-francisco-sa-carneiro
, topics=[expansão do aeroporto]
, sections=[]
, score=0.000000]