eco.sapo.pteco.sapo.pt - 16 mai. 21:08

Warren Buffett torna-se, secretamente, no 2.º maior acionista da Chubb

Warren Buffett torna-se, secretamente, no 2.º maior acionista da Chubb

A Berkshire Hathaway esteve desde o verão passado a comprar secretamente 6,7 mil milhões de dólares em ações da 8.ª maior seguradora europeia. Agora deu a conhecer que é a segunda maior acionista.

O grupo Berkshire Hathaway, construído pelo empresário Warren Buffett, anunciou esta quarta-feira que se tornou o segundo maior acionista da Chubb, detendo agora 6,4% da oitava maior seguradora da Europa. O grupo esteve a comprar secretamente ações desde o verão de 2023, mas não divulgou o investimento porque a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, tinha permitido a confidencialidade.

A posição indicada de 6,4% do capital é a registada no final do primeiro trimestre. A maior acionista da Chubb continua a ser a Vanguard com 9,5% do capital e depois da BH estão a BlackRock, T. Rowe Price a State Street e a Fidelity.

A Chubb tem sede na Suíça e contou com cerca de 53 milhões de euros de prémios emitidos em 2023, 65% dos quais obtidos no mercado dos Estados Unidos, obtendo 9,3 mil milhões de lucros. Cotada na Bolsa de Nova Iorque, o anúncio do interesse da Berkshire Hathaway fez nesse dia as cotações subirem 9,9% e nesta quinta-feira, o valor de mercado da seguradora atingia os 103 mil milhões de dólares.

Sendo uma das maiores seguradoras Não Vida, dos EUA, a Chubb opera em 55 países, incluindo Portugal, e oferece também seguros vida (apenas 12% da carteira), saúde e resseguros, através da General Re. A empresa é muito conhecida pelo specialty insurance, a cobertura de riscos pouco usuais que vão desde o recente show da Madonna no Brasil, com 1,6 milhões de espetadores, até a ponte abalroada por um navio em Maryland em que o prejuízo vai, até agora, em 350 milhões de dólares.

O CEO da empresa, Evan Greenberg, é filho de um lendário CEO da AIG, Maurice ‘Hank’ Greenberg. Em 2015, foi Greenberg quem planeou a compra, pela ACE Limited, da Chubb Corporation numa transação de 28 mil milhões de dólares. A nova empresa — Chubb Limited — ficou baseada em Zurique, onde já era a sede da ACE.

Já a Berkshire tem diversos investimentos no setor de seguros, incluindo participações em companhias como a Geico, líder nos seguros automóvel nos Estados Unidos e a Alleghany que custou 11,6 mil milhões em 2022.

A Berkshire Hathaway é um grupo em que os seguros têm um peso significativo dada a predileção de Buffet por um negócio que recebe antecipadamente e paga, só em caso de sinistro, quando for caso disso. Essa liquidez permanente pode ser usada para outros investimentos e foi isso que levou o empresário a comprar a seguradora National Indemnity em 1967, dando início ao grupo.

Hoje a Berkshire Hathaway vale em bolsa 892 mil milhões de dólares e apresentou vendas consolidadas de 357 mil milhões em 2023, com resultados líquidos de 33,4 mil milhões de dólares. Com uma posição de liquidez de 189 mil milhões de dólares de liquidez, exposta na última assembleia geral, Buffet gastou uma parcela pequena para obter uma posição muito relevante na Chubb.

NewsItem [
pubDate=2024-05-16 22:08:06.0
, url=https://eco.sapo.pt/2024/05/16/warren-buffett-torna-se-secretamente-no-2-o-maior-acionista-da-chubb/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=477
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_16_476566848_warren-buffett-torna-se-secretamente-no-2-maior-acionista-da-chubb
, topics=[seguradoras]
, sections=[]
, score=0.000000]