expresso.ptexpresso.pt - 16 mai. 15:56

Chef Leonel Pereira lança apelo a cozinheiros nacionais: “Salvem o carabineiro!"

Chef Leonel Pereira lança apelo a cozinheiros nacionais: “Salvem o carabineiro!"

O apelo foi feito em público na primeira edição das Recheio Talks, em Faro, sobre “Produção Sustentável”. O responsável pelo restaurante Checkin Faro by Leonel Pereira, garante não ser necessário utilizar esta espécie em perigo “para ganhar estrelas”

De forma apaixonada e conhecedora, que Leonel Pereira apelou aos colegas que lideram as cozinhas nacionais para deixarem de incluir o carabineiro nas ementas dos restaurantes. O chef do restaurante Checkin Faro by Leonel Pereira, que faz investigações com o CCMAR – Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, reforça o apelo, também nas redes sociais: “Acreditem que é possível ganhar estrelas sem carabineiro no menu”.

Recheio Talks Paulo Fernandes

Leonel Pereira, que recentemente foi distinguido com o prémio Sustentabilidade 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa pelo trabalho que tem apresentado no restaurante em Faro foi um dos convidados da primeira edição das Recheio Talks que teve como tema a “Produção Sustentável”. Aproveitando o tema deste debate, Leonel Pereira foi incisivo na abordagem: “Os politicamente corretos não se cansam de falar em sustentabilidade, mas, na verdade, nada fazem para se tornarem sustentáveis ou, pelo menos, parcialmente sustentáveis”. Na Loja Recheio em Faro, o conhecido cozinheiro que chegou a conquistar o prémio de Chef do Ano em 2015, reforçou o alerta em relação ao carabineiro, uma “espécie que está em perigo" para grantir aos colegas de profissão e empresários de restauração que "a oferta deste produto em menus de degustação não tem nada de novo, já saiu de moda. Usem o vosso cérebro e a vossa criatividade para elaborarem pratos novos, com ingredientes diferentes, com futuro e mais sustentáveis”.

Carabineiros Divulgacao

O alerta deixado por Leonel Pereira, explica o chef, não significa que se “tenha tornado vegetariano ou vegan, ou que, a pedido, não sirva carabineiros aos clientes”. Significa, sim, remata, que “é preciso ter ponderação e, sempre que possível, servir espécies que não estejam ameaçadas, garantindo assim o equilíbrio dos ecossistemas”. Refira-se que, com o apoio do Recheio, o prémio Sustentabilidade 2024 foi entregue a Leonel Pereira no final do debate.

Leonel Pereira Paulo Fernandes

João Marreiros, chef do restaurante Loki, em Portimão, e que tal como o Checkin Faro by Leonel Pereira, ganhou o prémio Sustentabilidade 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa, concorda com este apelo. No restaurante que comanda em Portimão e onde serve apenas seis pessoas por serviço ao jantar, é um dos grandes adeptos e praticantes da sustentabilidade na restauração. Nas Recheio Talks contou que, quando usa um animal para produzir o menu, “é da cabeça aos pés, de modo que nada se desperdice”. Garatindo ainda, respondendo ao repto de Leonel Pereira, que no Loki não usa carabineiros.

No debate, André Duarte, Diretor Comercial de Frescos do Grupo Jerónimo Martins, assumiu ser preocupação da empresa “promover uma compra responsável aos clientes, garantindo a sustentabilidade dos oceanos e nos meios terrestres, porque tudo isso é valorizado pelo cliente, que, já não tem só a preocupação pela sustentabilidade, mas porque quer, ao comprar, ter a certeza que está contribuir, para a sustentabilidade do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, garantir a segurança alimentar”.

Herdade do Esporão

Boa Cama Boa Mesa

Prémio Sustentabilidade 2024: Conheça os restaurantes distinguidos pelo Guia Boa Cama Boa Mesa

Leia também

Na primeira edição das Recheio Talks, que decorreu no dia 14 de maio, foram apresentados dois projetos do Grupo Jerónimo Martins: Best Farmer e Seaculture. Destinado à produção de carne biológica e 100% sustentável, a Best Farmer baseia-se "em três grandes pilares, como a diferenciação, o bem-estar animal e a sustentabilidade”. Atualmente apostam nos bovinos, borregos e nos frangos, criados em pasto e ao ar livre, garantindo assim “maior qualidade aos produtos apresentados ao consumidor”, explicou Luísa Silva.

Já o projeto “Seaculture”, representado por Pedro Encarnação, tem centros de aquacultura na Madeira, no Algarve e em Marrocos, para a produção de robalos, douradas, garoupas, entre outros, sempre com preocupações ambientais e de sustentabilidade. Assume que, desta forma, “servimos ao consumidor o melhor peixe do mundo, criado de forma natural, alimentando-se dos nutrientes existentes no ecossistema marinho, com naturais vantagens para o consumidor”. O grupo que representa já produz algas para reforço da alimentação dos animais que cria, seja em terra ou no mar, e, acredita, em breve vai poder “apresentar ao cliente várias espécies de algas para confeção e consumo doméstico”.

Recheio Talks Paulo Fernandes

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram!

NewsItem [
pubDate=2024-05-16 16:56:59.495
, url=https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa/2024-05-16-chef-leonel-pereira-lanca-apelo-a-cozinheiros-nacionais-salvem-o-carabineiro-fbcd4d8b
, host=expresso.pt
, wordCount=691
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_16_1784223748_chef-leonel-pereira-lanca-apelo-a-cozinheiros-nacionais-salvem-o-carabineiro-
, topics=[boa cama boa mesa]
, sections=[]
, score=0.000000]