expresso.ptexpresso.pt - 16 mai. 13:14

Centeno faz tabu sobre recondução, mas defende que administração do Banco de Portugal é a mais “completa” de sempre

Centeno faz tabu sobre recondução, mas defende que administração do Banco de Portugal é a mais “completa” de sempre

Governo fecha as portas à recondução de Mário Centeno no Banco de Portugal, mas o governador não responde se gostava de continuar em funções

As portas do Banco de Portugal parecem fechadas para que Mário Centeno veja o seu mandato reconduzido, em junho de 2025, mas o governador não se quis comprometer com nenhum posicionamento, nem esclareceu se gostava de continuar em funções. Remeteu a posição para o futuro, mas foi já defendendo que nunca houve um Conselho de Administração tão completo como o atual.

“Falta mais de um ano. É um evento que ainda vem bastante no futuro”, respondeu o governador na conferência de imprensa para apresentação de resultados esta quinta-feira, 16 de maio, no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

Iniciado em junho de 2020, o mandato do governador termina em junho de 2025, sendo que a sua escolha depende do Governo.

O atual ministro das Finanças começou o seu mandato a criticar Mário Centeno, precisamente devido às contas, sendo que o líder do Banco de Portugal também foi alvo de acusações por parte dos partidos PSD e CDS, que compõem o atual Executivo. O Expresso já deu conta que a sua recondução está fora das perspetivas do Governo de Luís Montenegro.

“O mandato do governador do Banco de Portugal é muito exigente”, declarou Centeno, sem responder se estava disponível para ser reconduzido.

TIAGO MIRANDA

Sistema financeiro

Centeno apresenta resultados nulos em 2023 e responde ao Ministro das Finanças: “Um banco central não existe em função dos seus resultados”

Leia também

Na sua resposta, Mário Centeno ainda mencionou a sua equipa, dizendo que o atual Conselho de Administração “é o mais completo e diversificado, não só em termos de género, como de qualificações”.

O Governo está muito limitado nas opções relativamente a destituir o governador (devido às regras do Banco Central Europeu), mas poderá alterar o ocupante do cargo no fim do mandato (que poderia ser renovado uma vez).

Antes disso, em setembro deste ano, tem a hipótese de nomear um nome para administrador, já que o mandato de Hélder Rosalino chega ao fim.

NewsItem [
pubDate=2024-05-16 14:14:57.654
, url=https://expresso.pt/economia/sistema-financeiro/2024-05-16-centeno-faz-tabu-sobre-reconducao-mas-defende-que-administracao-do-banco-de-portugal-e-a-mais-completa-de-sempre-a922860b
, host=expresso.pt
, wordCount=312
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_16_167031399_centeno-faz-tabu-sobre-reconducao-mas-defende-que-administracao-do-banco-de-portugal-e-a-mais-completa-de-sempre
, topics=[sistema financeiro]
, sections=[economia]
, score=0.000000]