expresso.ptDaniel Oliveira - 15 mai. 09:48

Mais desregulação, mais AL e 14 slides

Mais desregulação, mais AL e 14 slides

Com o fim de quase todos os impedimentos legais ao crescimento do AL, assistiremos à saída de mais casas do mercado habitacional do que as que poderão vir a entrar com as propostas do governo. Pelo meio, a desregulação do mercado de arrendamento e das medidas travão à especulação desprotegem ainda mais os inquilinos. Sem avaliar o efeito que que os limites ao AL tiveram, Montenegro fala do “regresso da confiança”. A única coisa que regressa é uma desregulação quase sem paralelo na Europa

O governo só garante mais casas no nome do seu programa: “Construir Portugal”. O que sobra, nas trinta medidas apresentadas na semana passada, são algumas boas intenções que esbarrarão com a realidade. E uma fé infinita que os promotores privados resolverão uma crise de preços que resulta de uma falha do mercado. Falha de mercado que a direita não pode entender sem abalar as suas convicções ideológicas mais profundas.

Com o fim de quase todos os impedimentos legais ao crescimento do Alojamento Local, assistiremos, no curto e médio prazo, à saída de mais casas do mercado habitacional para o turismo do que aquelas que poderão vir a entrar com as propostas do governo. Pelo meio, a desregulação do mercado de arrendamento e das medidas travão à especulação desprotegem ainda mais os inquilinos, deixando-os indefesos perante o galopante aumento de preços. O tabuleiro tomba para o lado dos proprietários e Montenegro chama-lhe “o regresso da confiança”. A única coisa que regressa é um quadro de desregulação quase sem paralelo na Europa.

Já é Subscritor? Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
NewsItem [
pubDate=2024-05-15 10:48:42.515
, url=https://expresso.pt/opiniao/2024-05-15-mais-desregulacao-mais-al-e-14-slides-d10f20d3
, host=expresso.pt
, wordCount=186
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_15_1041977978_mais-desregulacao-mais-al-e-14-slides
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]