expresso.ptexpresso.pt - 26 abr. 13:25

Música nova para o fim de semana: o grito de St. Vincent, o Brasil de Dino D'Santiago e o musical de Deslandes & Tinoco

Música nova para o fim de semana: o grito de St. Vincent, o Brasil de Dino D'Santiago e o musical de Deslandes & Tinoco

Na última sexta-feira de abril, há álbuns novos de St. Vincent, Pet Shop Boys, Iron & Wine, Justice e dois discos conjuntos, de Carolina Deslandes com Bárbara Tinoco e António Zambujo com Yamandu Costa. Canções novas de Dino D'Santiago e A Garota Não completam o ‘menu’ da semana

O sétimo álbum de St. Vincent, “All Born Screaming”, é um dos destaques desta sexta-feira, no que toca a discos novos. O sucessor de “Daddy's Home”, de 2021, conta com a participação de vários convidados, como Dave Grohl, Cate Le Bon e Stella Mozgawa, das Warpaint, entre outros.

Este é o primeiro disco que Annie Clark, nome ‘civil’ de St. Vincent, produz na íntegra. Sobre a sonoridade do trabalho, a norte-americana descreveu-o como “fazer uma grande caminhada pela floresta, sozinha, em busca das mensagens do meu coração”.

St. Vincent Facebook St. Vincent

Blitz

A canção nova de St. Vincent também tem Dave Grohl (e nota-se): ouça aqui a poderosa ‘Flea’

Leia também

Quem também lança esta sexta-feira o seu sétimo longa-duração é Iron & Wine, cantor-compositor dos Estados Unidos que, em “Light Verse”, recrutou vários músicos para acompanhá-lo. Fiona Apple é convidada especial do novo disco de Sam Beam, dando voz à canção ‘All In Good Time’.

“Hyperdrama” é o título do novo álbum da dupla francesa Justice. Primeiro disco da banda em sete anos, o sucessor de “Woman” foi apresentado pelos singles ‘One Night/All Night’, com os Tame Impala, e ‘Saturnine’, com a voz de Miguel.

Quem também está de volta são os Pet Shop Boys. Os veteranos da pop eletrónica feita em Inglaterra acabam de lançar “Nonetheless”, álbum produzido por James Ford e primeiro da banda desde “Hotospot”, de 2020. ‘Loneliness’ serviu de cartão de visita a um disco com o qual os Pet Shop Boys querem “celebrar as emoções únicas e variadas que nos tornam humanos”.

Taylor Swift Getty Images

Blitz

Neil Tennant dos Pet Shop Boys pergunta: quais as “canções conhecidas” de Taylor Swift?

Leia também

Em Portugal, foi esta semana lançado “A Madrugada que eu Esperava”, disco de Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes, inspirado no espetáculo musical do mesmo nome, que ambas as cantoras-compositoras têm protagonizado no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Em maio, a peça é apresentada no Porto.

No álbum participam, que é descrito como “uma ode à liberdade”, participam Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Luísa Sobral, Filipe Melo, Salvador Sobral, Rita Rocha, Tatanka, Tiago Nogueira, Buba Espinho e Diogo Branco.

No alinhamento encontram-se as 13 canções apresentadas no espetáculo, e quatro que acabaram por ficar de fora do mesmo - algumas são cantadas por Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes e outras pelos convidados.

Carolina Deslandes e Bárbada Tinoco

Blitz

Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes anunciam álbum em conjunto, “A Madrugada Que Eu Esperava”

Leia também

Também esta semana, Dino d’Santiago apresentou uma nova canção. ‘Oh Bahia’ é um duero com a cantora-compositora brasileira Luedji Luna, que incorpora “influências vanguardistas da música africana e suas diásporas, desde o afro-beat ao amapiano, e do soul ao jazz.

Descrita como “uma ode ao Atlântico Negro, celebrando-o como território que une Cabo Verde e Brasil”, ‘Oh Bahia’ aborda os temas de amor, pertença e a busca pela beleza que se revela quando nos abrimos ao mundo.

“Bahia e Cabo Verde ligam-se historicamente, somos um povo bonito, um povo musical, um povo preto. Essa canção é mais uma magia produzida pela diáspora. É uma honra fazer parte”, afirma Luedji Luna.

O tema foi produzido por Seiji e Nosa Apollo e tem a colaboração de Kalaf Epalanga.

Por seu turno, e depois de estrear a canção nos concertos de Sérgio Godinho nos coliseus de Lisboa e Porto, A Garota Não apresentou uma versão de estúdio para ‘Diga 33’, tema que construiu com base em 33 títulos de canções do homem de ‘Maré Alta’.

No Instagram, a cantora-compositora de Setúbal eescreveu: “Perguntaram-me o que era para mim a Liberdade. (…) Saíram-me rios e ondas dos olhos, lembrei-me de alguns livros. Depois reparei que há outras margens de liberdade: viver sem dívidas, estender culpas e remorsos ao sol, deixarmos de pensar que podíamos ter feito melhor. Às vezes podíamos. A maior parte das vezes não.”

“Pela parte que me toca, escolhi que este 25 de abril fosse o dia de saída da canção que fiz de homenagem ao Sérgio Godinho. Pedi-lhe 33 títulos emprestados, resignificaram-se caminhos, juntaram-se parentes de sentimento. Se a Liberdade é a chamada, nunca mudemos de assunto”, rematou Cátia Oliveira, aka A Garota Não, que esta sexta-feira atua no Cineteatro D. João V, na Amadora, onde irá receber o Prémio José Afonso.

A Garota Não em 2022

Blitz

A Garota Não lança tema inspirado em títulos de canções de Sérgio Godinho: ouça aqui 'Diga 33'

Leia também

Também já disponível está “Prenda Minha”, álbum que junta António Zambujo e o brasileiro Yamandu Costa. Neste trabalho, os músicos apresentam composições originais, mas também versões de temas de Chico Buarque, José Carlos Ary dos Santos ou Tom Jobim, entre outros.

“Prenda Minha” regista para a posteridade uma parceria ao vivo que, desde 2022, esgotou várias salas no Brasil e em Portugal, passando também por Espanha, França e Sérvia.

‘Prenda Minha’ é, também, o título do primeiro single do trabalho: trata-se de um tema original de Yamandu Costa e Paulo César Pinheiro.

NewsItem [
pubDate=2024-04-26 14:25:02.294
, url=https://expresso.pt/blitz/2024-04-26-musica-nova-para-o-fim-de-semana-o-grito-de-st.-vincent-o-brasil-de-dino-dsantiago-e-o-musical-de-deslandes--tinoco-815ac85f
, host=expresso.pt
, wordCount=810
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_26_1069653584_musica-nova-para-o-fim-de-semana-o-grito-de-st-vincent-o-brasil-de-dino-d-santiago-e-o-musical-de-deslandes-tinoco
, topics=[blitz]
, sections=[vida]
, score=0.000000]