www.rtp.ptrtp.pt - 17 abr. 10:20

FC Porto defende vantagem nas "meias" da Taça de Portugal

FC Porto defende vantagem nas "meias" da Taça de Portugal

O FC Porto e o Vitória de Guimarães disputam esta quarta-feira a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, com os "dragões" a defenderem em casa uma vantagem de 1-0.
Na primeira mão, o FC Porto, vencedor das duas últimas edições, venceu em Guimarães, com um golo do brasileiro Pepê, aos 51 minutos, recebendo agora os vimaranenses num encontro marcado para as 20h15, com arbitragem de Artur Soares Dias. Às já habituais ausências de Zaidu e Marcano e ainda Samuel Portugal e Fábio Cardoso, Diogo Costa e Evanilson figuram também no lote de indisponíveis.  Se o guardião internacional português debela, por agora, uma lesão muscular, o avançado brasileiro é baixa por força da expulsão no empate contra o Famalicão.  Em sentido contrário Pepe está de regresso após cumprir suspensão, enquanto Alan Varela será, muito provavelmente, titular, estatuto que também deverá ser a realidade de Cláudio Ramos, João Mário e Galeno.  Do lado minhoto, Álvaro Pacheco vê-se privado de duas das figuras da temporada: João Mendes e Ricardo Mangas. Operado ao tornozelo, o médio ofensivo dos minhotos vai estar afastado seis meses da competição, enquanto o lateral canhoto também deve manter-se de fora, na sequência do contratempo contraído há pouco mais de uma semana, no Dragão.  Álvaro Pacheco garantiu que o desafio será diferente dos dois anteriores. Face às ausências mencionadas, Nuno Santos deve ressurgir nas primeiras opções no lugar de Mendes, tal como Afonso Freitas, na posição habitualmente ocupada por Mangas.

Este será o terceiro encontro entre as duas equipas no espaço de duas semanas, com o Vitória a ter vencido no Estádio do Dragão, por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da I Liga.

Nas últimas cinco temporadas, o FC Porto, que tem 19 títulos, chegou por quatro vezes à final da Taça de Portugal e venceu em três ocasiões (2019/20, 2021/22 e 2022/23), perdendo apenas em 2018/19 para o Sporting, equipa que já está na final, depois de afastar o Benfica nas meias-finais.

O Vitória, que festejou apenas uma conquista da Taça de Portugal, há 11 temporadas, tenta chegar pela oitava vez à final, a primeira desde 2016/17, quando perdeu com o Benfica.

A final da Taça de Portugal está marcada para 26 de maio. pub
NewsItem [
pubDate=2024-04-17 11:20:19.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/taca-de-portugal/fc-porto-defende-vantagem-nas-meias-da-taca-de-portugal_d1564977
, host=www.rtp.pt
, wordCount=334
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_17_294408861_fc-porto-defende-vantagem-nas-meias-da-taca-de-portugal
, topics=[taça de portugal]
, sections=[]
, score=0.000000]