desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 17 abr. 05:30

Antevisão FC Porto-Vitória SC: Dragão tem o Jamor mais perto, mas um passo em falso e fica-se pelo deserto

Antevisão FC Porto-Vitória SC: Dragão tem o Jamor mais perto, mas um passo em falso e fica-se pelo deserto

Momento de forma Histórico de confrontos O que disseram os treinadoresSérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É mais um jogo entre duas equipas que se ...

FC Porto e Vitória SC decidem esta quarta-feira o segundo finalista da Taça de Portugal, e que irá lutar com o Sporting pela conquista da 'prova-rainha' do nosso futebol. Os dragões trazem um golo de vantagem do jogo da primeira-mão em Guimarães e procuram manter viva a possibilidade de conquistar um troféu esta temporada.

Mas do outro lado está um Vitória que, apesar de estar em desvantagem nestas meias-finais, sabe o que é vencer no Estádio do Dragão e procura repetir a dose, por forma a assegurar a terceira final da Taça da sua história.

Momento de forma

FC Porto e Vitória SC chegam a esta partida em momentos diferentes, mas não muito. Com efeito, ambas as equipas apresentam os mesmos cinco triunfos nos últimos dez jogos, a principal diferença está no facto dos dragões terem três derrotas e dois empates, enquanto que os vimaranenses têm duas derrotas e três empates.

Números à parte, ao olhar para a condição anímica das duas equipas, é possível encontrar algumas diferenças. Nos azuis e brancos o clima é de cortar à faca, com a equipa a registar três jornadas sem vencer para o campeonato; esta série de resultados, não só deitou totalmente por terra as ambições azuis e brancas de alcançar a Liga dos Campeões, como levou a que o SC Braga igualasse o FC Porto no terceiro lugar da classificação.

Para além dos maus resultados dentro de campo, o ambiente crispado que antecede as eleições do próximo dia 27 e alegados casos de indisciplina no plantel, aumentam consideravelmente os índices de ansiedade no seio de uma equipa que tem apenas na Taça de Portugal a oportunidade de conquistar um troféu esta época.

Do outro lado está um Vitória motivado pela boa série de resultados obtidos para o campeonato, e que inclui precisamente um triunfo no Estádio do Dragão. O recente empate diante do Farense colocou um pouco de freio na euforia vimaranese perante a possibilidade de chegar ao pódio da Primeira Liga.

Todavia, e apesar de se encontrar em desvantagem na eliminatória, os comandados de Álvaro Pacheco estão ainda lembrados do feito alcançado no passado dia 7 contra o mesmo adversário de hoje, e que lhes mostrou que é possível dar a volta à eliminatória e chegar ao Jamor.

Histórico de confrontos

A partida desta quarta-feira será a 181ª entre FC Porto e Vitória SC. No computo geral, os dragões levam larga vantagem na totalidade dos embates, registando 118 triunfos contra apenas 25 dos vimaranenses. Tal diferença é ainda maior se olharmos apenas para os encontros relativos à Taça de Portugal onde, dos 17 jogos, os portistas saíram vencedores em 13 ocasiões, contra 3 do Vitória.

Se tivermos em conta os jogos para a Taça realizados na cidade do Porto, aí a supremacia azul e branca é praticamente total, com quatro vitórias e um empate nas cinco partidas realizadas.

FC Porto e Vitória SC já se defrontaram em todas as eliminatórias da 'prova-rainha', tendo disputado inclusive duas finais no Jamor, ambas conquistadas pelos dragões. Em 1987/88 o FC Porto de Tomislav Ivic venceu o Vitória SC de José Alberto Torres por 1-0, graças a um golo de Jaime Magalhães.

Em 2010/211 deu-se novo triunfo azul e branco, com os comandados de André Villas-Boas a golearem os minhotos de Manuel Machado por 2-6.

Apesar da supremacia portista no histórico de confrontos, ambas as equipas terão certamente em mente a última vez que o Vitória esteve no Estádio do Dragão. No passado dia 7 de abril, os vimaranenses venceram no reduto portista por 1-2, em jogo relativo à 28ª jornada da Primeira Liga, graças a um auto-golo de Galeno e a um tiro certeiro de Jota Silva.

O que disseram os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É mais um jogo entre duas equipas que se conhecem bem. Todos os jogos são diferentes, não só porque os jogadores têm dias diferentes, como poderá haver mudanças. Há situações que mudam, os jogos são diferentes, entre equipas que, estruturalmente, não mudam muito. Na estratégia, haverá nuances para surpreender o adversário. Temos de perceber o que nos causou alguma dificuldade e o que podemos fazer para causar dificuldade. Há esse estudo normal, entre equipas de qualidade e competitivas"

Álvaro Pacheco, treinador do Vitória SC: “São equipas muito motivadas para estar na final. Estamos a perder ao intervalo. Temos de sair da zona de conforto, de ter uma coragem muito grande em assumir o jogo. Temos de demonstrar que queremos estar na final. Temos de criar mossa”

O árbitro

Artur Soares Dias foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto que a dupla de vídeo-arbitragem será composta por Fábio Melo e Sérgio Jesus.

É a segunda vez esta época que o juiz portuense apita um jogo de dragões e de vimaranenses. Artur Soares Dias esteve presente na vitória portista no Algarve diante do Portimonense por 0-3, e dirigiu o triunfo dos minhotos em casa do Famalicão por 1-3.

No que à Taça de Portugal diz respeito, Soares Dias esteve em Alvalade na vitória do FC Porto nas meias-finais da temporada 2021/22; já o Vitória não terá tão boa recordação, já que o árbitro nortenho apitou a partida dos oitavos de final da temporada passada, onde os 'conquistadores' perderam por 3-2 diante do SC Braga, dizendo assim adeus à prova.

NewsItem [
pubDate=2024-04-17 06:30:00.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-de-portugal/artigos/antevisao-fc-porto-vitoria-sc-dragao-tem-o-jamor-mais-perto-mas-um-passo-em-falso-e-fica-se-pelo-deserto
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=884
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_17_250272721_antevisao-fc-porto-vitoria-sc-dragao-tem-o-jamor-mais-perto-mas-um-passo-em-falso-e-fica-se-pelo-deserto
, topics=[/futebol/taca-de-portugal/, taca-de-portugal, desporto, futebol]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]