tek.sapo.pttek.sapo.pt - 16 abr. 19:17

InGaming vai promover gaming mais inclusivo durante a SINFO

InGaming vai promover gaming mais inclusivo durante a SINFO

A CDI Portugal vai levar a iniciativa InGaming|Inclusive Gaming para a SINFO Tech Conference a decorrer esta semana no IST. ...

A Semana Informática do Instituto Superior Técnico começou hoje e vai decorrer durante toda a semana, com diversas palestras e atividades tecnológicas. A SINFO Tech Conference tem entrada gratuita e um dia dedicada a um tema diferente. No dia 18 de abril, o tema central será o Gaming, com várias iniciativas dedicadas. Uma delas é a presença da CDI Portugal, que vai apresentar o projeto de gaming inclusivo InGaming|Inclusive Gaming.

A organização tem vindo a apresentar a iniciativa em eventos dedicados ao gaming pelo país, dedicada a promover a inclusão, assim como desmistificar as conotações por vezes associadas ao tema. A CDI Portugal vai apresentar diferentes projetos, mas o enfoque principal será o projeto InGaming|Inclusive Gaming.

Multimédia, IA e videojogos em destaque na semana tecnológica da SINFO. Todas as conferências são gratuitas Ver artigo

O tema foca-se nas inúmeras oportunidades pedagógicas que o gaming apresenta, funcionando como motor de aprendizagem para os jovens. O InGaming oferece propostas de desenvolvimento pessoal e em grupo, através das ferramentas que os videojogos oferecem: seja o trabalho em equipa, o desenvolvimento de criatividade, a inteligência emocional ou resolução de problemas.

Tem ainda como objetivo a interação saudável, assim como a superação de desafios que a própria cultura de gaming apresenta. Nesse sentido, o projeto pretende tornar o gaming acessível e saudável aos jovens, sejam eles gamers ou não, com idades entre os 15 e 25 anos. Potenciar o desenvolvimento de competências para os percursos de vida de cada um.

A iniciativa InGaming está sedeada em Valongo, na Casa do Conhecimento, e já ajudou jovens em todo o país, tanto nos eventos presenciais, como nas iniciativas organizadas online.

Relativamente ao SINFO, pode consultar o calendário e horários para as atividades no website oficialO evento de acesso gratuito traz a Portugal produtores e designers de empresas como a Riot Games de League of Legends, a Ubisoft, da Walt Disney Animation Studios, Microsoft, Pixar, Apple. Pode contar também com um cientista de investigação da Google DeepMind e um designer da Meta.

NewsItem [
pubDate=2024-04-16 20:17:00.0
, url=https://tek.sapo.pt/expert/artigos/ingaming-vai-promover-gaming-mais-inclusivo-durante-a-sinfo
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=333
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_16_601034348_ingaming-vai-promover-gaming-mais-inclusivo-durante-a-sinfo
, topics=[tecnologia, ingaming, sinfo, inclusão, cdi portugal, inclusive gaming]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]