tek.sapo.pttek.sapo.pt - 16 abr. 14:37

GeSI destaca inovação nas áreas de educação, cidades inteligentes e biodiversidade

GeSI destaca inovação nas áreas de educação, cidades inteligentes e biodiversidade

A Global e-Sustainability Initiative (GeSI) anunciou a abertura das candidaturas à segunda edição do prémio Global DWP (Digital With Purpose) que este ano tem três novas categorias....

Os vencedores da 2.ª edição do prémio Digital With Purpose serão conhecidos durante a cerimónia de encerramento da Digital With Purpose Global Summit, em julho e as propostas premiadas serão submetidas ao DWP High Level Advisory Council.

A GeSI é responsável pela organização da Digital With Purpose Global Summit e este ano traz três novas categorias aos prémios, juntando a Educação, Cidades Inteligentes e Biodiversidade à lista de áreas destacadas.

A Digital With Purpose Global Summit vai ter lugar em Cascais entre 9 e 11 de julho e reunirá especialistas, líderes empresariais, governos e organizações da sociedade civil.

O prémio tem como objetivo distinguir soluções digitais que permitem dar resposta a temas urgentes como a pobreza, a inclusão ou a conservação ambiental, com inspiração nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030 e no conceito Half-Earth.

Luís Neves, CEO da GeSI, refere que “o alargamento para três novas categorias do Prémio Global DWP tem como propósito incentivar a inovação das melhores soluções digitais que contribuam de forma significativa para a sustentabilidade do planeta”.

Em entrevista ao SAPO TEK, em antecipação da cimeira de 2023, o CEO assinalou que "temos a responsabilidade de assegurar um Planeta para as gerações vindouras”. E que é preciso pôr o humano à frente da tecnologia.

O prémio Educação pretende reconhecer inovações que promovam a aprendizagem e a inclusão com a capacitação das gerações futuras. Por sua vez o prémio Cidades Inteligentes quer destacar soluções digitais que tornam as cidades mais eficientes, sustentáveis e conectadas, enquanto o prémio Biodiversidade vai premiar tecnologias que protegem e preservam a riqueza natural do planeta e os seus distintos ecossistemas.

Em 2023, a Analytics4Vegetation venceu o prémio com um projeto para redes elétricas inteligentes.

As candidaturas serão avaliadas pelo Instituto Wuppertal, que identificará as três melhores soluções. Estas propostas serão posteriormente submetidas ao DWP High Level Advisory Council, um conselho liderado por Georg Kell, chairman da Arabesque.

NewsItem [
pubDate=2024-04-16 15:37:00.0
, url=https://tek.sapo.pt/expert/artigos/gesi-destaca-inovacao-nas-areas-de-educacao-cidades-inteligentes-e-biodiversidade
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=317
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_16_2072805190_gesi-destaca-inovacao-nas-areas-de-educacao-cidades-inteligentes-e-biodiversidade
, topics=[digital with purpose, sustentabilidde, tecnologia, gesi, prémio, inovação]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]