visao.ptRUI FERREIRA - 4 abr. 14:41

Exame Informática | IA Generativa: O 'segredo' para duplicar as receitas nas empresas

Exame Informática | IA Generativa: O 'segredo' para duplicar as receitas nas empresas

A Inteligência Artificial Generativa é o próximo grande filão de produtividade e inovação nas empresas. Mas isso implica ter bons dados, boas políticas de segurança e também um plano de formação para trabalhadores e executivos, defende Gabriel Coimbra, diretor-geral da IDC Portugal

Até 2025, 35% das empresas vão dominar a utilização de IA Generativa para desenvolver produtos e serviços digitais, alavancando o crescimento da receita para o dobro em relação aos concorrentes

Na era dos negócios digitais as organizações procuram identificar novas fontes de receita. O papel da Inteligência Artificial (IA) Generativa tem sido relevante, pois tem vindo a ajudar no desenvolvimento de produtos e serviços digitais, de modo a identificar oportunidades de mercado e designar recursos da empresa. De acordo com o estudo FutureScape: Worldwide Generative Artificial Intelligence 2024 Prediction, a IDC prevê que, até 2025, 35% das empresas vão dominar o uso de IA Generativa para desenvolver produtos e serviços digitais, alavancando o crescimento da receita para o dobro em relação aos concorrentes.

Embora muitos casos de uso de IA Generativa estejam atualmente focados na melhoria de processos internos, a longo prazo, 58% dos executivos da C-suite acreditam que o crescimento da receita é resultado de negócios que estão a tentar alcançar com a IA Generativa, refere o relatório Global C-Suite 2023 da IDC. As empresas que optarem por utilizar a IA Generativa dessa forma vão conseguir desenvolver projetos lucráveis com mais eficiência. Isso vai levar a um crescimento mais acelerado que a concorrência que não usa IA Generativa.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! Exame Informática Diária Todos os dias, pelas 18h, a melhor informação sobre tecnologia em Portugal e no mundo

Atualmente, a IA Generativa está a ganhar destaque como uma tecnologia inovadora com potencial para transformar diversos setores. A sua capacidade de criar outputs criativos e originais está a despertar o interesse de empresas que procuram novas formas de impulsionar o crescimento e a competitividade.

A automação é vista como uma forma de otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência, e a IA Generativa pode automatizar tarefas repetitivas e complexas, limitando tempo e recursos para que as empresas se concentrem em atividades estratégicas de maior valor.

No entanto, a qualidade dos outputs da IA Generativa depende da qualidade dos dados utilizados. Razão que leva as tecnologias de informação a priorizar a gestão e a integridade dos dados para garantir que a IA Generativa seja utilizada de forma eficaz.

A IA Generativa utiliza dados confidenciais da empresa para desenvolver produtos e serviços, mas a área de TI deve implementar medidas de segurança específicas para proteger esses dados contra acessos não autorizados e violações. Por isso, é importante que os líderes empresariais e especialistas utilizem o seu conhecimento e experiência para complementar e aprimorar os resultados da IA Generativa.

As principais partes interessadas, incluindo os líderes empresariais e os utilizadores finais, devem receber formação sobre a IA Generativa para que possam utilizá-la de forma eficaz.

Contudo, a implementação da IA Generativa deve ser feita de forma ágil e adaptável, com foco em resultados rápidos e tangíveis. A IDC alerta que é importante garantir que os outputs da IA Generativa estejam alinhados com os valores da empresa e sejam alcançáveis.

NewsItem [
pubDate=2024-04-04 15:41:00.0
, url=https://visao.pt/exameinformatica/opiniao-ei/2024-04-04-ia-generativa-o-segredo-para-duplicar-as-receitas-nas-empresas/
, host=visao.pt
, wordCount=484
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_04_536776392_exame-informatica-ia-generativa-o-segredo-para-duplicar-as-receitas-nas-empresas
, topics=[ia generativa, tecnologia, opinião, b2b, produtividade, inteligencia artificial, ai, empresas, ia, idc, opiniao, exame informática]
, sections=[opiniao, economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]