www.vidaeconomica.ptvidaeconomica.pt - 4 abr. 14:05

Investimento em seguros de vida unit linked pode ser vantajoso em termos fiscais

Investimento em seguros de vida unit linked pode ser vantajoso em termos fiscais

Os rendimentos dos seguros de vida unit linked (seguros ligados a fundos de investimento) estão sujeitos a IRS às taxas efetivas de 28%, 22,4% ou 11,2% ou estão isentos se se beneficiar do novo regime de incentivo fiscal à investigação científica e à inovação. Trata-se de um instrumento financeiro complexo que pode apresentar vantagens do ponto de vista fiscal, mas que implica obrigações e cautela na sua subscrição.

Os riscos associados a este tipo de seguros dependem da própria entidade em que se investe, sendo aconselhável estudar a gestão apresentada pela entidade em causa antes de o investimento ser concluído. De salientar que este tipo de investimento poderá revelar-se vantajoso considerando a perspetiva e o enquadramento fiscal a que ficará sujeito o rendimento gerado. São instrumentos que podem constituir uma forma interessante de diversificar os investimentos dos contribuintes, mas devem ser precedidos de um estudo atento e pormenorizado, sobretudo atendendo ao facto de o risco associado estar relacionado com o tipo de seguro adquirido e as condições acordadas entre as partes.
NewsItem [
pubDate=2024-04-04 15:05:31.0
, url=http://www.vidaeconomica.pt/vida-economica-1/publicacoes/edicao-num-2023-do-vida-economica-de-05042024/fiscalidade/investimento-em-seguros-de-vida-unit-linked-pode-ser-vantajoso-em-termos-fiscais
, host=www.vidaeconomica.pt
, wordCount=103
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_04_1670007848_investimento-em-seguros-de-vida-unit-linked-pode-ser-vantajoso-em-termos-fiscais
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]