expresso.ptHenrique Raposo - 3 abr. 10:13

Eles e elas devem fazer o serviço militar (ou cívico)

Eles e elas devem fazer o serviço militar (ou cívico)

Se o jovem ou a jovem da Grande Lisboa ou do Grande Porto não quer fazer tropa, pode e deve fazer um serviço cívico, isto é, pode e deve passar um ano a limpar as matas numa vila de Trás os Montes ou da Beira ou pode ser guarda-rios, ou seja, pode arregaçar as mãos e fazer ecologia real e não de instagram; ou pode estar num centro de dia em Beja, ou seja, pode fazer os tais voluntariados da moda, mas não em Bali ou no Cambodja, mas sim em Mogadouro, na Idanha, em Nisa, em qualquer terra do seu próprio país habitada por esses seres exóticos chamados concidadãos.

Seguindo o exemplo dos países nórdicos, sempre defendi o serviço militar ou cívico obrigatório. Uma democracia não funciona sem um sentido de comunidade antes do individualismo; sem esse sentido de comunidade, vivemos apenas no mercado e é isso que temos hoje em dia: vivemos no “capitalismo” ultra individualista e não numa democracia ou numa república; o tal problema das “bolhas” resulta do facto de um jovem de 18 anos não conhecer ninguém para lá do seu mundo social, não conhece pobres se é privilegiado e vice versa, não conhece a sério outras regiões do país. Não há um tecido social antes do mercado e antes do estado.

Os laços comunitários limitam-se aos deveres fiscais; não chega. Não é preciso citar Tocqueville para percebermos o que está a acontecer às nossas democracias no ocidente inteiro: sem um sentido de comunidade para lá do mercado e do estado, a república não resiste. Um miúdo privilegiado de Lisboa ou Porto ou de Nova Iorque ou Seattle conhece Paris e Londres, mas não conhece as zonas profundas do seu próprio país; e isto cria um problema social e, como se vê hoje em dia, político. Não se compreende o fenómeno do populismo sem esta divisão profunda entre regiões e classes. E, sim, um serviço militar ou cívico na altura certa ajudaria neste campo.

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1,73€ por semana.

Já é Subscritor? Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
NewsItem [
pubDate=2024-04-03 11:13:58.381
, url=https://expresso.pt/opiniao/2024-04-03-Eles-e-elas-devem-fazer-o-servico-militar--ou-civico--f305b5a1?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter
, host=expresso.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_03_70475249_eles-e-elas-devem-fazer-o-servico-militar-ou-civico
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]