rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 28 mar. 00:58

IL vai propor que 25 de Novembro seja incluído no programa do cinquentenário do 25 de Abril

IL vai propor que 25 de Novembro seja incluído no programa do cinquentenário do 25 de Abril

Rui Rocha anunciou medida como uma das "prioridades" do partido nos primeiros meses de legislatura. Reconhecimento da data tem carga "simbólica" devido à mudança do ciclo político e é "oportunidade para o PS se reconciliar com a sua própria história".

A Iniciativa Liberal vai avançar como uma das prioridades na nova legislatura a inclusão da data do 25 de novembro no programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Em entrevista na RTP, o líder Rui Rocha descreveu que a proposta que vai avançar na Conferência de Líderes é “simbólica” e vem acompanhada da mudança do ciclo político.

“Houve um entendimento à esquerda de desvalorização da relevância do 25 de novembro. Entendemos que o 25 de abril é obviamente uma data fundadora da nossa democracia, mas é também importante celebrar o cinquentenário do 25 de novembro”, afirmou, indicando que esta é também uma “oportunidade para o PS se reconciliar com a sua própria história”.

Rui Rocha sublinha que a data deve ser incluída no programa do cinquentenário, mesmo a menos de um mês dos 50 anos do 25 de Abril, considerando-a “muitíssimo relevante” e descarta que o reconhecimento da data de novembro seja uma desvalorização à data de abril: “É uma data que merece ser valorizada.”

Entre outras medidas, o presidente da Iniciativa Liberal indicou que outra das prioridades é a revogação do pacote Mais Habitação, aprovado pelo PS na última legislatura.

Nos primeiros três meses, até meados de junho, o partido irá ainda voltar a propor a criação de um círculo de compensação, e o cheque-creche, uma medida anunciada durante a campanha, além de defender a prioridade de atribuição de médico de família para crianças até nove anos, grávidas e pessoas com mais de 65 anos.

E não se importa que o PSD tenha o crédito caso as medidas sejam aprovadas: “O que importa é resolver os problemas, depois quem é o autor da medida é menos relevante”, afirma Rui Rocha.

O líder da IL defende ainda aumentos para forças de segurança e para a regularização da carreira dos professores, mas espera ver os planos e quanto custam essas medidas.

NewsItem [
pubDate=2024-03-28 01:58:32.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2024/03/28/il-vai-propor-que-25-de-novembro-seja-incluido-no-programa-do-cinquentenario-do-25-de-abril/372470/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=307
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_03_28_928053617_il-vai-propor-que-25-de-novembro-seja-incluido-no-programa-do-cinquentenario-do-25-de-abril
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]