www.publico.ptpublico.pt - 28 mar. 07:10

Orquestra Jazz de Matosinhos edita concerto com curadoria de Zuza Homem de Mello

Orquestra Jazz de Matosinhos edita concerto com curadoria de Zuza Homem de Mello

Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses, gravado em 2019 pela OJM em Matosinhos com curadoria do musicólogo brasileiro é editado esta quinta-feira em CD duplo

Cinco anos depois da sua gravação ao vivo, chega finalmente a disco o concerto resultante da colaboração entre o musicólogo brasileiro Zuza Homem de Mello (também jornalista, crítico, investigador, radialista, escritor e produtor) e a Orquestra Jazz de Matosinhos. Realizado na noite de 12 de Abril de 2019, na Tanoaria da Casa da Arquitectura em Matosinhos, no âmbito da exposição Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira, o concerto teve o baterista gaúcho Kiko Freitas por convidado, Zuza por curador e Pedro Guedes na direcção musical.

O disco, em CD duplo, que é editado esta quinta-feira em simultâneo em Portugal e no Brasil (com chancelas da CARA e da Biscoito Fino), inclui doze temas, com arranjos assinados por cinco arranjadores brasileiros, a convite de Zuza e da OJM. Nelson Aires, que contribuiu com duas composições suas (Organdi e gomalina e Só xote), fez um arranjo para Corcovado, de António Carlos Jobim; Mario Adnet fez arranjos para outro tema de Jobim, Wave, e para Nanã (coisa n.º 5), de Moacir Santos e Mário Telles; Nailor “Proveta”, que também entrou com uma composição sua (Vovô Manuel), arranjou Sempre, de K-Ximbinho, e Linha de passe, de João Bosco e Aldir Blanc; Antonio Adolfo trouxe a sua 2099 e fez arranjos para Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro; e, por fim, Letieres Leite, que contribuiu para o lote com a sua Dasarábias, assinou os arranjos de Canto para Nanã, de Dorival Caymmi.

Com Kiko Freitas e Gabi Guedes como solistas convidados, o primeiro na bateria e o segundo nos atabaques, a Orquestra Jazz de Matosinhos teve neste trabalho a seguinte composição: nas madeiras, João Guimarães, João Pedro Brandão, Mário Santos, Hristo Goleminov, José Pedro Coelho e Rui Teixeira; nos trompetes e fliscornes, Luís Macedo, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro e Javier Pereiro; nos trombones, Andreia Santos, Gil Silva, Daniel Dias, Álvaro Pinto e Gonçalo Dias; no piano, Miguel Meirinhos; na guitarra, Cláudio César Ribeiro; no contrabaixo e baixo, Filipe Louro; e na percussão, Andrés Tarabbia “Pancho”.

Depois desse concerto, cujo nome é agora replicado no disco, Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses, já duas destas figuras nos deixaram: Zuza Homem de Mello morreu em 4 de Outubro de 2020 e o maestro e arranjador Letieres Leite em 27 de Outubro de 2021. Aliás, esta edição é apresentada pela OJM como, “antes de tudo, uma homenagem a Zuza Homem de Mello, quatro anos depois do seu desaparecimento”.

Foto A capa do disco

Este registo, que agora ganha forma física, trazendo para as casas de quem o adquirir a intensa e excitante atmosfera musical que se viveu naquela noite de 2019, ajudará a preservar a memória de um concerto único.

NewsItem [
pubDate=2024-03-28 08:10:00.0
, url=https://www.publico.pt/2024/03/28/culturaipsilon/noticia/orquestra-jazz-matosinhos-edita-concerto-curadoria-zuza-homem-mello-2085075
, host=www.publico.pt
, wordCount=453
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_03_28_1960952489_orquestra-jazz-de-matosinhos-edita-concerto-com-curadoria-de-zuza-homem-de-mello
, topics=[música]
, sections=[vida]
, score=0.000000]