visao.ptvisao.pt - 13 fev. 10:18

Visão | Receita de Pastelinhos de nata, por Mafalda Agante

Visão | Receita de Pastelinhos de nata, por Mafalda Agante

Receita do ebook “Tentações Conventuais e Tradicionais”, de Mafalda Agante

“Fiz uma adaptação de uma receita de 1729, do Convento de Santa Clara de Évora. É a primeira receita publicada que se conhece que apresenta este nome: Pastéis de Nata. A atual receita do pastel de nata que se encontra em todo o lado apresenta mais ingredientes, incluindo farinha de trigo no creme e aroma de limão. Eu prefiro esta receita com apenas três ingredientes no recheio. Um trio perfeito: açúcar, gemas e natas!Mafalda Agante

Ingredientes (para 14 pastéis)

1 embalagem de massa folhada (com manteiga) de compra ou 1 embalagem de massa filo

Creme
375 ml de natas (usei frescas)

8 gemas

190 g de açúcar (usei mascavado biológico)

Preparação

Se usarem a massa filo é mais fácil, basta forrar formas de queque com massa filo cortada aos quadrados. Usei dois quadrados de massa por queque.

No caso de preferirem a massa folhada: desenrolar a massa folhada. Pincelar a superfície com água. Enrolar a massa até ficar com um rolo. Cortar discos com 2 cm de espessura. Colocar as porções no centro de cada forma, com a seção cortada voltada para cima. Com os polegares molhados, pressionar a massa folhada e esticar até que saia ligeiramente do limite das formas. Reservar no frigorífico e fazer o creme.

Na receita original não está publicada a receita de massa folhada que utilizavam, está apenas escrito: “Misture as natas, não batidas, com as gemas de ovo e o açúcar fino. Leve a mistura ao lume até engrossar.” Eu deixei apenas aquecer até o açúcar dissolver.

Depois continua: “Deixe arrefecer um pouco. Quando morno, deite nas formas com massa ‘afolhada’. Coza em forno bem quente. Cozidos e bem alourados servem-se quentes os pastéis.”

A receita de creme serve para 14 pastéis. Na receita não é referido o tempo de forno. Eu pré-aqueci o forno até aos 250º C (ventilado). Depois de encher as forminhas com o creme, levei ao forno durante 15 minutos.

Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar. Podem polvilhar com canela e açúcar em pó.

Neste ebook Tentações Conventuais e Tradicionais (€2,45) de Mafalda Agante, há receitas para qualquer altura do ano. “Eu preciso de um docinho diariamente, mas que seja confecionado sem corantes, nem conservantes, tal como nestas receitas que apresentam alguns dos meus doces preferidos!”, escreve a autora. Além dos ebooks, Delícias sem Glúten e Os Meus Bolos Preferidos, disponíveis no seu site, Mafalda Agante publicou o livro Doce e (Mais) Saudável, que venceu o prémio de melhor livro português no concurso Gourmand World Cookbook Awards 2021, na categoria de Pastelaria e Sobremesas.

NewsItem [
pubDate=2024-02-13 11:18:16.0
, url=https://visao.pt/visaose7e/comer-e-beber/2024-02-13-receita-de-pastelinhos-de-nata-por-mafalda-agante/
, host=visao.pt
, wordCount=418
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_02_13_515650748_visao-receita-de-pastelinhos-de-nata-por-mafalda-agante
, topics=[comer e beber, receita, mafalda agante, visão sete, pastéis de nata]
, sections=[]
, score=0.000000]