expresso.ptexpresso.pt - 13 fev. 11:10

André Ventura: “Hoje estamos à frente da AD em todas as sondagens abaixo do Tejo”

André Ventura: “Hoje estamos à frente da AD em todas as sondagens abaixo do Tejo”

Numa entrevista a Sebastião Bugalho, no podcast Os Protagonistas, em que admite ter medo de ser pai, André Ventura fala de como a sua vida mudou em sete anos, desde a controversa entrevista em que visou a etnia cigana quando se candidatou à Câmara de Loures. E deixa mais um aviso a Montenegro: "Não há acordo sem um programa de Governo único"

“Sabia que este caminho teria consequências, mas não pensei que seriam tão evidentes”, reconhece. “Uma pedra, uma faca, a qualquer momento pode deixar uma marca para sempre”. Mas não voltaria atrás. “Que político seria eu se colocasse a minha segurança à frente daquilo em que acredito?”.

Não esconde que o programa do Chega mudou, que perdeu liberalismo face a 2019, e justifica as mudanças com “uma maior proximidade às pessoas”. “Hoje estamos à frente da AD em todas as sondagens abaixo do Tejo”, avisa. Sobre os excessos do seu partido, conta que já teve de pedir moderação e “cautela” aos militantes do seu partido na linguagem que utilizam e que ele próprio também faz a sua “autocrítica”. “Às vezes posso errar ou exagerar”, medita.

Nuno Fox José Fernandes

Legislativas 2024

Pedro Nuno Santos vs Rui Rocha: oiça aqui o debate entre o líder do PS e o da IL

Leia também

Sobre futuros entendimentos com o PSD, avança como condição “um programa de governo único” entre os dois partidos, mas sem necessidade de ministros do Chega. Um acordo de incidência parlamentar ‒ estilo ‘geringonça’ de direita ‒ não seria suficiente. Mas independentes indicados pelo Chega para ministérios é uma hipótese que equaciona, tendo já feito contactos para tal.

Acerca do lugar onde se situa do ponto de vista ideológico, aponta para “uma direita inovadora” mas considera que “os conceitos de esquerda e direita dizem cada vez menos dos seus eleitorados”. “A classe média está-se nas tintas para ser de direita ou de esquerda, mas não se está nas tintas para os lucros dos bancos”, atira. E é para ela que o Chega pretende falar até ao dia 10 de março. Se há coisa que a conversa revelou foi essa: o partido mais à direita do hemiciclo ambiciona chegar a bem mais do que aos votantes de direita.

A caminho das eleições, a SIC Notícias apresenta 'Os Protagonistas'. Da direita à esquerda, dos senadores aos estreantes, Sebastião Bugalho entrevista uma série de personalidades da política nacional até ao dia em que todos seremos, mais uma vez, chamados a votar. Até lá, programas serão apresentados, debates serão travados e um país percorrido. Pelo caminho, teremos realmente entendido quem são os nossos protagonistas? Se os políticos não são todos iguais, o que têm em comum entre eles? Que poder têm, não os políticos, mas os que passaram pela política? Todas as terças-feiras um novo episódio.

A Noite da Má Língua

A Noite da Má Língua: com PSP quem mete baixa é você

Leia também

NewsItem [
pubDate=2024-02-13 12:10:00.318
, url=https://expresso.pt/podcasts/os-protagonistas/2024-02-13-Andre-Ventura-Hoje-estamos-a-frente-da-AD-em-todas-as-sondagens-abaixo-do-Tejo-17c480a3
, host=expresso.pt
, wordCount=413
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_02_13_136523274_andre-ventura-hoje-estamos-a-frente-da-ad-em-todas-as-sondagens-abaixo-do-tejo
, topics=[os protagonistas]
, sections=[]
, score=0.000000]