expresso.ptexpresso.pt - 21 nov. 20:32

Mayan felicitou Presidente eleito da Argentina, IL ignora e não comenta vitória

Mayan felicitou Presidente eleito da Argentina, IL ignora e não comenta vitória

Vitória do economista ultraliberal agradou o fundador da IL, mas parece não convencer os liberais. Por cá, foi o Chega que mais aplaudiu Javier Milei

Se o Chega inundou as redes sociais, no domingo, com felicitações ao recém-eleito Presidente da Argentina, a Iniciativa Liberal (IL) ignora o resultado e mantém-se em silêncio. Mas há um liberal que saltou à vista na hora de congratular a eleição do ultraliberal Javier Milei – o fundador e ex-candidato da IL a Belém, Tiago Mayan Gonçalves.

Muitas felicidades e sobretudo muita responsabilidade. Que possamos continuar pela Liberdade”, escreveu Tiago Mayan na rede social X (antigo Twitter) pouco depois de Sergio Massa ter reconhecido a derrota eleitoral na Argentina e dado os parabéns ao seu adversário.

O comentário foi alvo de uma chuva de respostas e partilhas, a maioria críticas ao posicionamento assumido pelo liberal. Para os mais atentos, o apoio de Mayan a Milei não foi, contudo, uma surpresa. “Antes que comece essa narrativa, a extrema-direita não vai ganhar na Argentina, seja como for. Isso é porque, pura e simplesmente, nenhum dos candidatos a representa”, defendera antes o presidente de Junta da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. “A propósito: estou por Milei”, assumiu na rede social.

Ver Twitter

Apesar de Mayan assumir no seu perfil na rede X que as opiniões vinculam-no a si, “somente”, vários são os críticos que associam o posicionamento assumido pelo liberal ao partido e alguns antecipam até consequências para o próximo dia 10 de março: “Assim, sim, fica às claras ao que vem a IL”, “Se há coisa em que a IL é boa, mesmo boa, é dificultar a vida a quem quer votar nela”, “Que vergonha, o PS agradece,” pode ler-se entre dezenas de comentários negativos.

Há também quem respondesse ao 'tweet' com uma foto de Milei ao lado de Santiago Abascal, líder do Vox (partido de extrema-direita espanhol) ou de Rita Matias, deputada do Chega. E quem apelasse à eliminação do comentário, o que foi de imediato recusado pelo membro fundador da IL: "Não há absolutamente nada a apagar. É surpreendente o ódio que uma pessoa consegue granjear pelo mero facto de dar os parabéns a um Presidente eleito e pedir-lhe responsabilidade…", escreveu noutro post, desvalorizando a polémica.

Liberal responde aos críticos com Lula e Von der Leyen

E carregando na ironia, Mayan partilhou ainda dois posts do Presidente brasileiro, Lula da Silva, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, a felicitar o Presidente eleito da Argentina: “Um perigoso anarco-capitalista. Mais uma perigosa anarco-capitalista. O mundo está pejado deles!”, satirizou.

Já Maria Castello Branco, consultora política e antigo membro da direção da IL, partilhou um post de Joey Mannarino, um estrategista político conservador dos EUA, para atacar o recém-eleito Presidente da Argentina: “Juro que achei que isto era uma publicação para explicar o quão mau o Milei é”, afirmou na rede X.

O maior entusiasmo pela eleição na Argentina veio mesmo do Chega. Em tom pré-eleitoral, André Ventura deu os parabéns a Milei na rede X, afirmando esperar que a vitória do ultraliberal seja uma “premonição” para as eleições de 10 de março, em Portugal. Também Rita Matias desejou que o “grito” do economista “contagie a Europa” contra o socialismo.

Com uma ascensão metéorica, Javier Milei tornou-se em dois anos um comentador conhecido na TV, passando de deputado a Presidente. O polémico economista, do partido ‘A Liberdade Avança’, foi eleito este domingo Presidente da Argentina com 55,7% dos votos, numa altura em que o país está mergulhado numa profunda crise económica.

NewsItem [
pubDate=2023-11-21 21:32:33.547
, url=https://expresso.pt/politica/2023-11-21-Mayan-felicitou-Presidente-eleito-da-Argentina-IL-ignora-e-nao-comenta-vitoria-a6653394
, host=expresso.pt
, wordCount=565
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_11_21_1783268655_mayan-felicitou-presidente-eleito-da-argentina-il-ignora-e-nao-comenta-vitoria
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]