www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 27 set. 16:55

“A internacionalização das PME tecnológicas portuguesas é um passo fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento sustentável”

“A internacionalização das PME tecnológicas portuguesas é um passo fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento sustentável”

Num mercado relativamente pequeno como o de Portugal, as empresas, independentemente do seu tamanho, encaram a necessidade de expandir para mercados internacionais como uma etapa importante para o seu desenvolvimento. Conversámos com Jorge Portugal, presidente da COTEC, sobre o programa Connect 4.0

Por João Miguel Mesquita

Na nossa conversa Jorge Portugal destaca a importância da internacionalização para o crescimento empresarial, enfatizando que exportar é apenas uma parte do processo. Trata-se, na verdade, de posicionar o negócio num contexto global, onde ele pode maximizar o seu potencial. “Independentemente do tamanho da empresa, a internacionalização é um desafio complexo.”

O Connect 4.0 diferencia-se pela sua abordagem centrada na eficácia e na gestão de riscos. Para as empresas, a transição de vender em mercados nacionais e próximos para operar globalmente implica uma mudança significativa. “A dimensão cultural, os requisitos de certificação, as parcerias e as estratégias de negócios variam de país para país.”

As empresas só podem ter êxito em novos mercados se acrescentarem valor com as soluções ou produtos que comercializam. Importa ter em mente uma gestão eficiente e planeada de forma abrangente, com alocação adequada de recursos. A gestão de riscos é fundamental, e o Connect 4.0 é projetado para ajudar as empresas a enfrentar estes desafios de forma mais eficaz.

O Connect 4.0 tem como foco as empresas tecnológicas, embora muitas das lições aprendidas desde o seu lançamento se apliquem a diversos setores. O objetivo deste programa é não apenas ajudar as PME a internacionalizarem-se, mas também a fazê-lo de maneira inovadora e estratégica.

Para Jorge Portugal, “a internacionalização das PME tecnológicas portuguesas é um passo fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento sustentável.” O programa Connect 4.0, visa preparar as empresas para os desafios globais, oferecendo uma abordagem focada na eficácia e na gestão de riscos. Com a necessidade de inovação constante e uma visão estratégica a longo prazo, este programa promete ser uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam conquistar os mercados internacionais de forma bem-sucedida.

 Por Computerworld Tags
NewsItem [
pubDate=2023-09-27 17:55:22.0
, url=https://www.computerworld.com.pt/2023/09/27/a-internacionalizacao-das-pme-tecnologicas-portuguesas-e-um-passo-fundamental-para-o-seu-crescimento-e-desenvolvimento-sustentavel/
, host=www.computerworld.com.pt
, wordCount=286
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_09_27_1524625379_-a-internacionalizacao-das-pme-tecnologicas-portuguesas-e-um-passo-fundamental-para-o-seu-crescimento-e-desenvolvimento-sustentavel
, topics=[cotec, tecnologia, negócios, internacionalização, vídeo, em destaque]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]