www.dn.ptdn.pt - 23 set. 17:20

Viagem pelo Clima. Dia de arregaçar as mangas e pegar nas enxadas

Viagem pelo Clima. Dia de arregaçar as mangas e pegar nas enxadas

Durante 10 dias, os participantes percorrem o país de forma sustentável. Famalicão foi a 3ª paragem da Equipa Água.

Após o dia do Turismo Sustentável em Viana do Castelo, a Equipa Água escolheu a ferrovia para chegar até Famalicão e celebrar o dia da Floresta e Uso de Solo, dia temático no âmbito da Viagem pelo Clima.

Ao planearmos a nossa passagem por esta cidade, soubemos que o rio Pelhe está a passar por um processo de renaturalização único no país e quisemos dar o nosso contributo! Sendo nós apenas 4 pessoas, desafiámos a Escola Profissional CIOR para se juntar a nós e foi para lá que nos dirigimos à chegada.

Uma vez que um dos nossos princípios para esta viagem era ouvir as pessoas, em Famalicão tivemos duas sessões de partilha e aprendizagem.

Começamos a manhã no "Hospital de Monstros" da CIOR, um projeto que envolve os alunos do Curso Profissional de Eletrónica e que promove o concerto de pequenos e grandes eletrodomésticos, dando um contributo direto para a redução do lixo eletrónico e sensibilizando a comunidade famalicense para o concerto ao invés da substituição.

Após a visita ao "hospital" e a alguns dos espaços da escola, já uma plateia cheia esperava pela sessão que preparamos com o Engenheiro Pedro Teiga que nos falou sobre a importância da renaturalização dos rios.

Com a lição aprendida, foi hora de passar à ação e seguimos em direção ao local da nossa atividade no terreno! Pegamos nas enxadas e juntamo-nos num troço do rio Pelhe, junto às hortas urbanas, para iniciarmos o desafio de arborização e renaturalização ripícola numa zona que já passou pelo processo de retirada do betão, melhorando assim a conectividade do rio com a margem e integrando o rio na malha urbana.

No total foram plantadas 60 árvores, mas da árvore que a Equipa Água plantou em conjunto nós trouxemos as coordenadas: 41,39746° N, 8,51853° O.

Como a terra do local estava bem fértil, não foi necessário utilizar o composto que a Resinorte nos cedeu (proveniente de um projeto-piloto local de recolha dos bioresíduos em zona urbana), então aproveitamos a visita que fizemos às hortas urbanas para lhes doarmos todos os sacos de composto que tínhamos reunido.

Chegámos ao final da ação com um sentimento de missão cumprida por termos arregaçado as mangas num projeto de renaturalização para controlo de cheias, contribuindo para a conservação da natureza e para a mitigação das consequências das alterações climáticas e do agravamento dos desastres naturais.

Nesta nossa 3ª paragem, conseguimos ainda somar mais 2 trocas ao nosso desafio de economia circular e, para reforçar as nossas refeições, recolhemos alguma comida que seria excedente ao final do dia em padarias e pastelarias locais.

Aproveitando a data ser dedicada à floresta, durante a tarde andamos pelas ruas de Famalicão a procurar "árvores" no centro da cidade. Lançámos a pergunta "o teu apelido tem nome de árvore?", algo bem característico na língua portuguesa, e assim desbloqueamos diálogos sobre o tema do dia e sobre esta viagem.

E por falar em viagem, a partir de agora as deslocações da Equipa Água entre municípios serão todas feitas em comboio e já vamos a caminho de Faro. Venham connosco!

Segue a viagem das 3 equipas em: https://www.instagram.com/viagem_pelo_clima/

NewsItem [
pubDate=2023-09-23 18:20:00.0
, url=https://www.dn.pt/sociedade/viagem-pelo-clima-dia-de-arregacar-as-mangas-e-pegar-nas-enxadas-17071424.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=508
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_09_23_1293489239_viagem-pelo-clima-dia-de-arregacar-as-mangas-e-pegar-nas-enxadas
, topics=[clima, viagem pelo clima, sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]