www.rtp.ptrtp.pt - 6 jun. 04:39

China inaugurou embaixada nas Honduras e relança relações bilaterais

China inaugurou embaixada nas Honduras e relança relações bilaterais

A presidente das Honduras, Xiomara Castro, parte esta terça-feira para Pequim numa viagem de Estado, um dia depois da China ter inaugurado a embaixada no país centro-americano, que rompeu em março as relações com Taiwan.
China inaugurou embaixada nas Honduras e relança relações bilaterais Está inaugurada a a embaixada da China nas Honduras

Está inaugurada a a embaixada da China nas Honduras Gustavo

Durante a visita "será assinado um conjunto de memorandos, documentos, acordos-quadro, e claro (realizar-se-á) a reunião ao mais alto nível entre a presidente Castro e o presidente (chinês) Xi Jinping", acrescentou o ministro.

Reina referiu que Pequim, ainda antes da conclusão do acordo de comércio livre entre os dois países, já autorizou a exportação para a China de vários produtos agroalimentares provenientes das Honduras, como melão, camarão ou banana.

O diplomata confirmou que a China aprovou a nomeação de Salvador Moncada, um investigador médico que estava atualmente radicado em Londres, como embaixador das Honduras em Pequim.

Reina falava após a cerimónia de inauguração da embaixada chinesa, que aconteceu num hotel de Tegucigalpa porque Pequim ainda não decidiu onde irá instalar a sua representação diplomática. Honduras também não decidiu a localização de sua embaixada em Pequim.

A delegação diplomática chinesa será inicialmente chefiada pelo encarregado de negócios Yu Bo.

"A embaixada da China em Honduras fará todo o possível para cumprir a sua responsabilidade de ser a janela, a plataforma que abre as relações entre os dois países", disse Yu Bo durante a cerimónia.

Honduras e China anunciaram em 25 de março o estabelecimento de relações diplomáticas, 11 dias após o país centro-americano ter rompido as relações que mantinha com Taiwan desde 1941.

pub
NewsItem [
pubDate=2023-06-06 05:39:06.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/china-inaugurou-embaixada-nas-honduras-e-relanca-relacoes-bilaterais_n1491404
, host=www.rtp.pt
, wordCount=225
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_06_657277169_china-inaugurou-embaixada-nas-honduras-e-relanca-relacoes-bilaterais
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]