expresso.ptDaniel Oliveira - 5 jun. 07:45

Sempre, sempre ao lado da banca

Sempre, sempre ao lado da banca

Os certificados de aforro são a única concorrência a uma banca cartelizada. A segunda a oferecer uma remuneração mais baixa pelos depósitos, na UE. O chairman do Banco CTT disse que o Estado tinha de parar com a emissão, que lhes levaram 7,6 mil milhões dos depósitos, só no primeiro trimestre. Solícito, o governo piorou as condições e a remuneração

A banca portuguesa é a segunda a oferecer remuneração mais baixa pelos depósitos, em toda União Europeia. Como Luís Aguiar-Conraria bem explicou, num texto sobre o “cartel da banca” que recomendo vivamente, os bancos estão a pagar 1% pelo dinheiro que os seus clientes lhes emprestam, para pegarem nesse mesmo dinheiro e o colocarem a render a 3,25% no Banco Central Europeu. A margem entre estas duas taxas é o lucro que a banca nacional está a ter, sem qualquer risco, aproveitando a crise inflacionista. Nada melhor do que olhar para os outros países da zona euro, onde a banca remunera em média os seus clientes a 2%, para perceber o ultraje.

Este negócio só se confrontava com um inconveniente: existirem produtos financeiros no mercado com taxas de remuneração mais elevada. A discrepância entre as taxas pagas pela banca e as dos certificados de aforro levou a que, só no primeiro trimestre deste ano, as famílias portuguesas tenham tirado 7,6 mil milhões de euros dos depósitos banc��rios e tenham reforçado com nove mil milhões o investimento em certificados de aforro. Este instrumento tradicional de financiamento do Estado tornou-se a única fonte de concorrência de um sector bancário conhecido pelas práticas de cartelização e promessa de não agressão entre bancos.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante? Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
NewsItem [
pubDate=2023-06-05 08:45:01.623
, url=https://expresso.pt/opiniao/2023-06-05-Sempre-sempre-ao-lado-da-banca-a27746f1
, host=expresso.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_05_890800102_sempre-sempre-ao-lado-da-banca
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]