observador.ptobservador.pt - 5 jun. 21:53

Ponte em construção colapsou pela segunda vez num ano

Ponte em construção colapsou pela segunda vez num ano

Uma queda de quase 250 metro de superfície de cimento segura por pilares caiu no rio Ganges, na Índia. Não foram registadas vitimas mas Nitish Kumar afirma que "os culpados não serão poupados".

Em Bihar, na Índia, uma parte da ponte em construção sobre o rio Ganges colapsou sem provocar vítimas este domingo. O Governo indiano abriu uma investigação sobre o acidente deste fim de semana, a segunda vez que a estrutura cai em um ano.

A ponte de quase 250 metros tem uma superfície de cimento segura por pilares e é a sexta sobre o rio Ganges. Não existem relatos de vítimas nem movimento de pessoas ou veículos na construção antes do desabamento. Vários vídeos do incidente foram registados e publicados nas redes sociais.

A bridge under construction in India has collapsed for the second time in a year, but this time bystanders were there to film its dramatic fall.

The project in Bihar was originally due to be completed in 2020 ⤵️ pic.twitter.com/LJVvAiWTsw

— Al Jazeera English (@AJEnglish) June 5, 2023

“Quem for considerado culpado não será poupado”, afirmou o chefe do governo regional de Bihar, Nitish Kumar, num comunicado, sobre o apuramento de responsabilidades que vai seguir-se. A ponte “não estava a ser construída corretamente e por isso é que desabou. Devia ter sido feita de maneira mais forte”, alega ainda Kumar.

Do lado da partido da oposição, o porta-voz Shehzad Poonwalla, nomeou a construção como “a ponte da corrupção”. Na rede social Twitter publicou que “o projeto dos sonhos de Nitish Kumar desmoronou. Esta é a segunda vez que a ponte desaba. Imagine o nível de corrupção! 1750 mil milhões de rupias de dinheiro dos contribuintes”, contabilizou o opositor.

A primeira tentativa de construção da ponte de 3,6 quilómetros foi em 2014 e a sua inauguração prevista para março de 2020, no entanto, foi sempre sendo adiada devido a vários atrasos. Um dos contratempos foi o colapso em abril do ano passado devido a alegados ventos e chuvas fortes, segundo a Reuters. Já o The Times of India afirma que a queda se deu devido a um cabo solto, existindo também acusações de utilização de material de baixa qualidade para a construção.

NewsItem [
pubDate=2023-06-05 22:53:32.0
, url=https://observador.pt/2023/06/05/ponte-em-construcao-colapsou-pela-segunda-vez-num-ano/
, host=observador.pt
, wordCount=329
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_05_510691560_ponte-em-construcao-colapsou-pela-segunda-vez-num-ano
, topics=[índia, acidente, construção]
, sections=[]
, score=0.000000]