visao.ptLUIS DELGADO - 4 jun. 19:28

Visão | A solidão de Zelensky

Visão | A solidão de Zelensky

David Petraeus, general de quatro estrelas, ex-CinC do Comando Central americano, ex-diretor da CIA, e nos últimos dias de passagem por Kiev, acredita que a contraofensiva terrestre será muito rápida e impressiva

O momento mais difícil e solitário da vida de Volodymyr Zelensky, enquanto presidente, será dar luz verde à ofensiva terrestre ucraniana para libertar os territórios ocupados. Não há forma de atenuar esse imenso peso, essa decisão de vida e morte dos seus soldados. Ele é o comandante supremo das forças armadas ucranianas e, apresentado o plano final pelas suas chefias militares, cabe-lhe dar a ordem para o início das operações. Nunca será uma decisão tomada levianamente e sem hesitações.

Zelensky está obrigado a cumprir o que prometeu ao seu povo, aos seus militares e aos países que nele acreditaram. Tal como disse ao «The Wall Street Journal», a Ucrânia está pronta para reclamar os territórios ocupados pelos russos, que vão de Luhansk à Crimeia. O tempo de preparação já passou, as armas e os equipamentos estão disponíveis e alinhados, e a vontade nacional não falta.

. A vontade e a coragem ucraniana, aliadas aos melhores equipamentos militares do mundo, causarão uma derrocada fulminante nas tropas e comandos russos. Nisso também acredita o conselheiro de Segurança Nacional do presidente americano, Jake Sullivan.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! A PRIMA Gosta As escolhas da revista PRIMA sobre o que há de novo em tendências, cultura e criatividade.

Zelensky sabe que perderá mais soldados e civis de todas as idades, mas essa batalha será decisiva para a liberdade e independência da Ucrânia. Nunca terá as condições ideais para desencadear a ofensiva, mas para tê-las, sendo membro da NATO o mais rapidamente possível, e também da União Europeia, terá de mostrar agora que a ajuda aliada foi decisiva, imbatível e incontável. E merecida. Zelensky decide sozinho, mas nunca esteve só.

MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR

+ PSD levou o troco!

+ A ofensiva que já começou

+ A feira nuclear

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.

NewsItem [
pubDate=2023-06-04 20:28:57.0
, url=https://visao.pt/opiniao/ponto-de-vista/linhas-direitas/2023-06-04-a-solidao-de-zelensky/
, host=visao.pt
, wordCount=309
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_04_1700396715_visao-a-solidao-de-zelensky
, topics=[opinião, linhas direitas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]