visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 27 mai. 09:00

Visão | Elefantes gostam de visitas no jardim zoológico, diz novo estudo

Visão | Elefantes gostam de visitas no jardim zoológico, diz novo estudo

Os investigadores deram conta de que, depois dos horários de alimentação para o público, os animais eram mais propensos a ficar inativos e a comunicar menos uns com os outros

É a conclusão de um novo estudo desenvolvido por investigadores das universidades de Nottingham Trent e Harper Adams, ambas no Reino Unido, que analisaram mais de 100 investigações: os elefantes que vivem nos jardins zoológicos gostam de receber visitas.

A equipa, que utilizou “métodos robustos” para perceber como é que os visitantes destes espaços impactavam o comportamento e o bem-estar de mais de 250 espécies de animais residentes em jardins zoológicos, descobriu que os elefantes socializaram mais entre eles durante o período de visitas ao público, nos horários em que eram alimentados.

Pelo contrário, os investigadores do estudo, publicado na revista científica Animals, deram conta de que, depois do período de alimentação para o público, os animais eram mais propensos a ficar inativos e a comunicar menos uns com os outros.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! A PRIMA Gosta As escolhas da revista PRIMA sobre o que há de novo em tendências, cultura e criatividade.

Esta conclusão foi semelhante para outras espécies analisadas pela equipa, incluindo pinguins, onças, ursos pardos e ursos polares, por exemplo, diz a investigação, mas algumas espécies também mostraram não lidar tão bem com pessoas nestes ambientes, tal como as avestruzes, os marsupiais e os ouriços-cacheiros.

“Algumas espécies de animais nasceram e foram criadas em jardins zoológicos e, portanto, provavelmente acostumaram-se à presença de humanos”, afirma, citada pela Sky News, Samantha Ward, investigadora na Universidade de Nottingham Trent, em Nottingham, Inglaterra.

Por outro lado, a investigadora acrescenta que apesar de os visitantes fazerem naturalmente parte do ambiente de um jardim zoológico, existem variações nos seus estímulos devido ao comportamento dos visitantes, barulho e forma de interagirem com os animais.

Essa situação pode criar stress em alguns nos momentos das visitas, já que os animais não conseguem controlar estas alterações. Contudo, “algumas espécies pareçam mostrar boa adaptabilidade às mudanças nas condições relativamente aos visitantes”, assegura Ward.

“Em elefantes e pássaros, foi encorajador ver uma redução de comportamentos repetitivos em direção a algo mais positivo na presença de pessoas, embora a ausência de mudança na maioria das espécies também tenha sido muito boa, porque sugere que o design do recinto está a mudar para apoiar de forma mais eficiente os animais durante as visitas do público”, afirma, por seu lado, Ellen Williams, cientista na Universidade Harper Adams, em Newport, no País de Gales.

Os investigadores explicam que a repetição de comportamentos em alguns animais pode indicar tédio. Essa mudança de comportamento nestas espécies é, portanto, vista como uma alteração positiva à presença de humanos nos jardins zoológicos.

NewsItem [
pubDate=2023-05-27 10:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2023-05-27-elefantes-gostam-de-visitas-no-jardim-zoologico-diz-novo-estudo/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=413
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_05_27_1356660152_visao-elefantes-gostam-de-visitas-no-jardim-zoologico-diz-novo-estudo
, topics=[elefantes, atualidade, sociedade, comportamento animal, jardim zoológico]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]