observador.ptobservador.pt - 26 mai. 23:24

Turquia vai a votos no domingo e Erdoğan é o favorito à vitória. Num cenário de incerteza, reeleição vai trazer "mais do mesmo"

Turquia vai a votos no domingo e Erdoğan é o favorito à vitória. Num cenário de incerteza, reeleição vai trazer "mais do mesmo"

As previsões que anunciavam a queda de Erdoğan na 1.ª volta das eleições falharam e o líder turco segue à frente nas sondagens. Se reeleito, é esperado que pouco mude na governação de duas décadas.

Há muito em jogo na segunda volta das eleições presidenciais turcas deste domingo, em que o atual Presidente, Recep Tayyip Erdoğan, espera prolongar o seu poder por um novo mandato de cinco anos. Se na primeira volta se tratava de uma “questão de vida ou de morte” para o líder turco, com várias sondagens a prever a sua derrota, na segunda volta as estimativas são mais favoráveis ao candidato incumbente.

Erdoğan, que governa a Turquia há vinte anos, parte agora numa posição de vantagem. A 14 de maio conseguiu obter 49,5% dos votos, enquanto o seu opositor, Kemal Kilicdaroglu, reuniu 44,9%. O líder turco espera agora superar esse resultado, um cenário que as sondagens e analistas apontam como o mais provável.

A dois dias da segunda volta, Henri Barkey, professor de Relações Internacionais na Universidade de Lehigh e especialista em assuntos turcos, diz ao Observador que é mesmo “impossível” que Erdoğan permita uma vitória da oposição. Amanda Paul, do think tank European Policy Center, também não vê muitas hipóteses para Kilicdaroglu ser o candidato mais votado no dia 28 de maio, apesar de não afastar completamente esse desfecho. Ainda assim, a analista prevê que a reeleição de Erdoğan e o prolongamento de uma governação se traga “mais do mesmo” na governação dos destinos da Turquia.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-05-26 22:24:45.0
, url=https://observador.pt/especiais/turquia-vai-a-votos-no-domingo-e-erdogan-e-o-favorito-a-vitoria-num-cenario-de-incerteza-reeleicao-vai-trazer-mais-do-mesmo/
, host=observador.pt
, wordCount=255
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_05_26_1750047380_turquia-vai-a-votos-no-domingo-e-erdogan-e-o-favorito-a-vitoria-num-cenario-de-incerteza-reeleicao-vai-trazer-mais-do-mesmo
, topics=[eleições, turquia]
, sections=[]
, score=0.000000]