observador.ptobservador.pt - 22 mar. 15:02

Apreendida mais de uma tonelada de amêijoa japónica na zona do Samouco

Apreendida mais de uma tonelada de amêijoa japónica na zona do Samouco

Além dos 1.280 quilos de amêijoa japónica, cuja captura se encontra proibida sem a devida documentação de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, a Polícia Marítima apreendeu também duas viaturas.

A Polícia Marítima apreendeu mais de uma tonelada de amêijoa japónica na zona do Samouco, concelho de Alcochete, durante uma ação de fiscalização dirigida à captura de bivalves, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Polícia Marítima adianta que além dos 1.280 quilos de amêijoa, cuja captura se encontra proibida sem a devida documentação de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados, foram ainda apreendidas duas viaturas.

As viaturas também não cumpriam com as condições relativas às regras sanitárias para o transporte e manuseamento dos bivalves.

A amêijoa japónica, apreendida na ação de fiscalização desenvolvida na terça-feira, foi posteriormente destruída com o apoio da Câmara Municipal de Alcochete, distrito de Setúbal, por não apresentar as condições sanitárias para consumo.

Este tipo de atividade no rio Tejo tem sido alvo de queixas e protestos.Em maio de 2022, a Câmara Municipal de Alcochete aprovou por unanimidade uma moção a exigir maior vigilância e fiscalização no rio Tejo para combater a apanha ilegal de amêijoa, atividade que tem também causado problemas de segurança no concelho.

Na moção, enviada ao Governo, Presidente da República, Assembleia da República, Procuradoria-Geral da República, autoridades policiais e marítimas, a autarquia exigia o reforço de efetivos e de meios para a Guarda Nacional Republicana, para que possa desenvolver com eficácia as suas atribuições, assim como maior vigilância, fiscalização e atuação por parte da Polícia Marítima.

Esta foi a segunda moção aprovada pela autarquia a insurgir-se contra o problema e a exigir das entidades mais fiscalização e vigilância.

NewsItem [
pubDate=2023-03-22 16:02:47.0
, url=https://observador.pt/2023/03/22/apreendida-mais-de-uma-tonelada-de-ameijoa-japonica-na-zona-do-samouco/
, host=observador.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_22_1103650652_apreendida-mais-de-uma-tonelada-de-ameijoa-japonica-na-zona-do-samouco
, topics=[polícia marítima, polícia, setúbal]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]